SóProvas


ID
2192584
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre as várias psicoterapias existentes, os instrumentos principais para acesso ao tratamento variam e as distinguem, como no caso da psicoterapia que parte de exercícios, análises de sonhos e cenários vívidos, denominada

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa resposta, por favor?

  •  

    Bom, a únca justificativa que achei para explicar que a gestalt terapia se utiliza de exercício foi esse:"Outra técnica, conhecida por cadeira quente, segundo Monteiro Jr (2010) é uma das mais aceitas e utilizadas pelos psicoterapeutas da Gestalt. A técnica consiste em colocar o cliente frente a uma cadeira vazia. A esta cadeira, segundo a vontade do cliente, ele projeta um personagem imaginário, mas real em seu dia a dia. Nesta situação o cliente poderá dizer ao seu personagem imaginário o que gostaria de dizer a pessoa real que ali esta sendo representada pela cadeira vazia ou cadeira quente. Sendo uma variação do psicodrama, o monodrama é outra técnica utilizada em sessões psicoterápicas da Gestalt. A técnica consiste, segundo Monteiro Jr (2010, s.p.) “em que o próprio protagonista desempenha, de maneira alternada, os diferentes papéis da situação por ele evocada (...). Troca sempre de lugar quando for mudar de papel para que a situação fique clara”. Ainda, segundo o mesmo autor, essa técnica auxilia na percepção do próprio sentimento, à medida que este surge na encenação, sem interferência do outro."

    file:///C:/Users/biamv/Downloads/698-1-2664-1-10-20141202%20(1).pdf

     

    Massssss, mesmo assim, não fiquei satisfeita. De alguem mais pudesse colaborar, seria ótimo!

  • Também não gostei muito da questão. Consegui responder por lembrar de exercícios de respiração que eu fazia quando chegava na sessão (dessa abordagem) para me conscientizar melhor do momento. Lembrei também de um professor que nos deu uma aula prática sobre sonhos de acordo com a Gestalt. Ele pediu que escrevessemos um sonho que tivemos e do qual não esquecemos com o passar do tempo. Depois convidou algumas pessoas para contar o sonho e nos mostrar como a gestalt interviria em cada um. A ideia da Gestalt com sonhos é trazê -los de forma vívida para a terapia, como se fosse uma nova vivência, aqui e agora, do sonho que o paciente teve - independente de quando o sonho tenha acontecido. Resumindo, respondi com experiência e não pelo que li. :/
  • Isso não tá certo. O próprio Pearls diz que a Gestalt NÃO ANALISA sonhos.

  • Pessoal, concurso não é "saber o conteúdo", mas sim saber responder questões. Apenas isso, felizmente ou infelizmente. Muitos excelentes profissionais com muita experiência não passam em provas, pois não entendem essa máxima acima. Vamos focar nas palavras principais, pois elas respondem a questão:

    "(...)psicoterapia que parte de exercícios, análises de sonhos e cenários vívidos, denominada":

    A) Psicanálise não trabalha com exercícios e cenários vívidos (encenação). Cortamos de cara;

    B) Comportamentalismo não trabalha com análise de sonhos. Fora;

    C) Gestalt, pois trabalha com exercícios (dramatização, amplificação, fantasia dirigida), análise de sonhos (ver Psicologia para concursos, de Becker) e cenários vívidos (cadeira quente, cadeira vazia etc).

    D) Centrada no cliente não trabalha com análise de sonhos. Corta;

    E) Eclética, outro nome pra Psicoterapia Breve. Palavras-chave seriam brevidade, objetivo delimitado etc, coisas que não aparecem no enunciado.

    Concurso é isso: identifica as palavras-chave, vai direto no basicão e partiu pra aprovação.

  • Gestalt e Sonhos...ta aí uma coisa que eu não sabia rs