SóProvas


ID
2199508
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Novos produtos requerem uma cuidadosa administração no início de seu ciclo de vida. Nesse contexto, alguns autores trabalham com o conceito de prontidão à tecnologia, como uma medida da predisposição dos consumidores em adotar novos produtos e tecnologias. Dentre os cinco grupos de consumidores, o grupo, chamado ___________ , abrange um grupo mais pragmático que adota o novo produto quando seus benefícios já foram comprovados. Já o grupo _________ busca novas tecnologias capazes de lhe proporcionar alguma vantagem e demonstra uma razão para adotá-las. Se o novo produto oferecer vantagens significativas, mostra-se disposto à adoção. As expressões que completam as lacunas são, corretamente,

Alternativas
Comentários
  • Diante das fases de adoção, Kotler (apud REIS, 2007) consegue identificar quais são os tipos de consumidores, como pode ser visto a seguir:

    Inovadores: são os consumidores extravagantes e que gostam de assumir riscos, porém não são formadores de opinião e também não servem como referência de consumo para a grande massa;


    Adotantes imediatos: são os consumidores tidos como intelectuais e altamente respeitados por seus grupos. Esse grupo é considerado de grande importância para a organização, pois contribui para o estágio de crescimento e para o incremento do volume de vendas necessário para investimento nos novos produtos;


    Maioria imediata: são consumidores altamente cuidadosos e que não gostam de correr riscos. São também responsáveis pelo crescimento do lucro na fase de maturidade;


    Maioria tardia: são consumidores expressivamente cautelosos, que não gostam de correr riscos e que ainda possuem resistência à adoção de um produto novo. São conservadores e só passam a adotar um produto quando já é utilizado pela maioria consumidora;


    Retardatários: são consumidores tradicionais. Para eles, a compra de um produto novo traz uma sensação de extremo desconforto psicológico. Não gostam de novidades, inclusive fogem delas, e consideram imatura a compra de um artigo inovador no mercado.


  • Consumidor é um indivíduo que usufrui dos benefícios de um produto ou serviço, de modo eventual ou frequente, a fim de satisfazer um desejo ou uma necessidade.

    De acordo com Kotler & Keller (2012), cada consumidor pode se comportar de formas variadas diante de um mesmo estímulo; com base nisso, é categorizado como inovador, adotante imediato, maioria imediata, maioria tardia e retardatário.

    Os inovadores têm forte ligação com a tecnologia; buscam novos produtos a fim de dominar sua complexidade e relatar as falhas iniciais.

    Os adotantes imediatos formam opinião, pois buscam e analisam as opções a fim de encontrar produtos com novas tecnologias que lhes proporcionam expressiva vantagem competitiva. São menos sensíveis a preços, mas se mostram dispostos a adotar novos produtos se forem oferecidas soluções personalizadas e serviço adequado de suporte.

    A maioria imediata adota a nova tecnologia somente quando já aceite e adquirida por muitos. Eles constituem a corrente dominante do mercado.

    A maioria posterior compõe-se de conservadores céticos, avessos ao risco, tímidos em relação

    à tecnologia e sensíveis ao preço.

    Os retardatários são ligados à tradição e resistem à inovação até descobrirem que seu status quo não é mais defensável.

    Com base nessa explicação, podemos afirmar que a alternativa E é a certa. Dentre os cinco grupos de consumidores, o grupo chamado “maioria inicial" é composto de indivíduos mais pragmáticos que adotam o novo produto quando seus benefícios já foram comprovados. Já o grupo “adotantes iniciais" (ou adotantes imediatos) busca novas tecnologias capazes de lhe proporcionar alguma vantagem e demonstra uma razão para adotá-las.

    Gabarito do professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.