SóProvas



Questões de Gestão de Qualidade em Marketing


ID
214627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação à comunicação organizacional e ao comportamento
atual do consumidor, julgue os itens a seguir.


Na atualidade, o consumidor assume um papel exigente e requer novo posicionamento da organização quanto à divulgação de seus produtos e serviços, substituindo explicações para casos de desconsideração e desleixo por informações fidedignas a que o público tem direito.

Alternativas

ID
289306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens de 56 a 60, relativos a marketing, definido como
processo social e gerencial que permite, por meio da criação, oferta
e troca de produtos de valor, que indivíduos e grupos obtenham o
que necessitam e desejam.

No planejamento de marketing, considera-se o valor de um bem associado ao nível de satisfação dos desejos e necessidades dos compradores, para os quais os conceitos de caro ou barato representam valores relativos. Por essa razão, o trabalho dos profissionais de marketing envolve o desenvolvimento de valores que criam necessidades, despertam e influenciam os desejos.

Alternativas
Comentários
  • O trabalho dos profissionais de marketing está relacionado às estratégias necessárias ao atingimento de certo objetivo pela empresa. Dentre essas estratégias está a propaganda, que nesse caso sim envolve o desenvolvimento de valores que criam necessidades, despertam e influenciam os desejos. Ou seja, o plano de marketing envolve várias ações de comunicação, dentre elas a propaganda e publicidade.
  • o Mkt nao cria necessidade. Desperta o desejo.
  • Valor se associa aos benefícios do serviço/produto. Preço (justo) tem a ver com caro ou barato, que não pode ser nem muito elevado, que o cliente considere que não vale a pena leva-lo, nem muito baixo que o leve a pensar que existe algo de errado com o produto, a ponto de recusá-lo. 

  • Valor não é apenas preço; é uma equação que leva em conta custos para adquirir o produto (preço e outros esforços) e o benefício esperado (funcionais e emocionais)

  • A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. 

  •  

    Alguns conceitos que podem ajudar: 
    .

    é despertar, nos consumidores, suas necessidades reprimidas e demonstrar como supri-las através de produtos e/ou serviços. (NÓBREGA, Moacir, 2008). 
    -- 
    é a capacidade de identificar, por meio de estudos científicos do mercado, as necessidades e oportunidades de produtos e serviços gerados para um determinado público-alvo, trazendo benefícios financeiros e/ou administrativos aos clientes através de transações bilaterais. (JAQUES, Leonardo, 2009). 
    -- 
    O marketing de hoje deve ser entendido como uma forma de entender o cliente e satisfazer as suas necessidades e desejos. É o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar o seu valor de volta. ( KOTLER & ARMSTRONG, 2007: 4) 
    -- 
    Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER, 2000) 
    -- 
    “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através de criação, oferta e troca de produtos de valor com outros’’,diz Kotler (1998 p 27)”.

  • No planejamento de marketing, considera-se o valor de um bem associado ao nível de satisfação dos desejos e necessidades dos compradores, para os quais os conceitos de caro ou barato representam valores relativos. Por essa razão, o trabalho dos profissionais de marketing envolve o desenvolvimento de valores que criam necessidades, despertam e influenciam os desejos.

    Errado

    "[...] marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos de valor entre si." (KOTLER e KELLER, 2012, p.4)

  • O MARKETING DESPERTA O DESEJO.


ID
396610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e
gestão de marcas.

Para a construção de marcas fortes, o fator qualidade é importante apenas nos momentos iniciais de inserção ou expansão dos produtos e(ou) serviços no mercado; posteriormente, a fidelização à marca ocorre de forma natural, independentemente da qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O fator qualidade tem de estar presente em todos os momentos do ciclo de vida do produto.

ID
396970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.

Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).

Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade.

Wilson Bueno. Empresas “meio cidadãs”, a aberração de um conceito. Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável.

Alternativas
Comentários
  • A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável. - No lugar de normas, acho que seriam práticas internas.
     
  • A formação de uma cultura focada em valores corporativos sustentáveis inicia-se com a realização de campanhas de comunicação integrada, para conscientizar o público interno sobre a importância de tais valores e fortalecer a identidade organizacional, comprovando que as ações da empresa estão além do discurso, mas que se começam no estímulo à sustentabilidade, no dia a dia dos colaboradores.
  • A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável.

    NÃO O DISCURSO, MAS A PRÁTICA SUSTENTÁVEL.
  • "A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com práticas internas compatíveis com o discurso sustentável."
  • Errado

    Como já comentado, uma cultura (não só versada na sustentabilidade, mas também em outros matizes) sofre influência dos normativos internos de uma organização, sem dúvida, mas o que realmente irá moldar e produzir uma cultura organização são as práticas, atitudes e rotinas dos servidores em ações no dia a dia e na conscientização da importância de determinado valor para a empresa, para si mesmo e para os colegas de trabalho.


ID
850162
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um pequeno grupo de grandes empresas que produzem produtos pertencentes a uma mesma categoria, mas que se diferenciam em termos de qualidade, atributos, estilo e serviços, atuam em uma estrutura setorial chamada

Alternativas
Comentários
  • - Monopólio puro: somente uma empresa oferece um produto ou serviço em um país

    ou região. Um monopolista pode cobrar preços elevados, fazer pouca ou nenhuma propaganda

    e oferecer o mínimo em termos de atendimento. Um monopolista sob regulação é obrigado a

    praticar um determinado nível de preço e nível de serviço.

    - Oligopólio puro: poucas empresas fabricam o mesmo produto (commodity) e tem

    dificuldade de cobrar preços mais altos. A maneira de conseguir vantagem competitiva é

    reduzir os custos.

    - Oligopólio diferenciado: poucas empresas fabricam produtos parcialmente

    diferenciados, podendo cobrar um preço mais alto devido à diferenciação.

    - Concorrência monopolista: muitos concorrentes são capazes de diferenciar suas

    ofertas no todo ou em parte, podendo impor um preço mais alto.

    - Concorrência pura: muitas empresas oferecem o mesmo produto ou serviço

    praticando basicamente o mesmo preço.


  • Oligopólio Diferenciado

    > Segundo Possas (1985), no oligopólio diferenciado, a disputa das empresas pelo mercado se dá por meio da diferenciação de produtos. Não há concorrência via preços, pois tal competição geraria riscos à estabilidade do mercado e à sobrevivência da empresa.

    > As empresas, tendo como principal forma de concorrência a diferenciação de bens leva a implicações sobre a estrutura de mercado, ao passo de que o esforço competitivo está focado, basicamente, nas despesas de publicidade e comercialização de produtos existentes, como de novos produtos (POSSAS, 1985).

    > Neste modelo de oligopólio, as economias de escala de diferenciação dão origem às barreiras, à entrada, juntamente, com o hábito do consumidor de se apegar a marcas específicas. Assim, fazendo com que empresas que desejem ingressar no meio, tenham que dispender elevados gastos em investimento para obter uma pequena parcela do mercado consumidor. Possas (p. 187, 1985) aponta que “[...] a presença de barreiras à entrada não significa que a estrutura do oligopólio diferenciado tende a permanecer estável porque a diferenciação de produtos requer, para produzir os efeitos desejados, uma contínua renovação dos produtos”.

    > As indústrias de bens de consumo não duráveis, empresas farmacêuticas, de perfumaria, cigarros e bebidas se enquadram em oligopólio diferenciado (MATTOS, 2003)

  • Exemplos de oligopólio puro: empresas de telecom, bebidas - são poucas empresas e produzem a mesma coisa, sem muitas diferenças, mas são substitutos muito próximos.
    Exemplos de oligopólio diferenciado: empresas automobilísticas - são poucas empresas, mas seus produtos são diferenciados.

  • Um pequeno grupo de grandes empresas que produzem produtos pertencentes a uma mesma categoria, mas que se diferenciam em termos de qualidade, atributos, estilo e serviços, atuam em uma estrutura setorial chamada:

    E) Oligopólio diferenciado.

  • Existem 04 tipos de estruturas competitivas (situações concorrenciais): 

    Monopólio puro (Monopólio) 

    • ocorre quando uma única organização oferece um produto que não tem um “substituto” no mercado. Ou seja, a organização é a única fornecedora desse produto. Em outras palavras, o produto oferecido pela organização não possui concorrentes. Portanto, a organização detém forte controle sobre os preços. 
    • Nesse caso, há muitas barreiras de entrada no mercado. 

    Oligopólio puro (Oligopólio) 

    • ocorre quando poucas organizações controlam o abastecimento de grande parte de determinado produto. Ou seja, poucas empresas controlam o mercado de determinado produto. Existe essa "limitação" de empresas no mercado por diversas causas, sendo uma delas a necessidade de altos investimentos  de capital. Por exemplo: serviços de cruzeiro marítimo e aviação. 
    • Nesse caso, há algumas barreiras de entrada no mercado. 

    Competição monopolista (Concorrência pura) 

    • ocorre quando existe um grande número de organizações e nenhuma delas pode influenciar significativamente no preço dos produtos. Ou seja, existem um número grande de concorrentes e um número grande de consumidores no mercado, que estão familiarizados com os produtos que apresentam muita similaridade. Nesse caso, não é difícil entrar e sair no mercado; por isso, os concorrentes são muito numerosos. Trata-se de um mercado “ideal”, que está no lado oposto do monopólio puro. Por exemplo: agricultores locais realizam feiras informais para venderem frutas e verduras. 
    • Nesse caso, não existe qualquer barreira de entrada no mercado. 

    Competição perfeita (Concorrência monopolista) 

    • Da mesma forma que na classificação anterior, existem muitos vendedores, e os produtos também apresentam similaridade. Trata-se de um mercado em que as organizações podem buscar “diferenciar” seus produtos, com o intuito de agregar valor a eles e diferenciá-los dos demais produtos do mercado.

    Uma situação de concorrência imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço. Concorrência pura é um tipo de concorrência perfeita.


ID
1259308
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A qualidade na prestação de serviços é um elemento diferencial nas empresas públicas e privadas, sabendo que qualidade deve ser vista dentro do ambiente organizacional como um todo. Nessa perspectiva de promoção da qualidade na prestação de serviços, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
1259311
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quando falamos em qualidade na prestação de serviços, estamos nos referindo a

Alternativas
Comentários
  • oh god, cade a fonte?


ID
1259314
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A promoção do controle de qualidade na prestação de serviços exige um planejamento. Em relação ao que é possível implantar, analise os itens abaixo:
I. É possível reduzir os erros na operacionalização das tarefas
II. Reduzir custos
III. Melhorar a produtividade
IV. Tornar competitivo
Está(ão) CORRETO(S)

Alternativas

ID
1259317
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Constitui-se em elemento-chave na qualidade da prestação de serviços

Alternativas

ID
2199508
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Novos produtos requerem uma cuidadosa administração no início de seu ciclo de vida. Nesse contexto, alguns autores trabalham com o conceito de prontidão à tecnologia, como uma medida da predisposição dos consumidores em adotar novos produtos e tecnologias. Dentre os cinco grupos de consumidores, o grupo, chamado ___________ , abrange um grupo mais pragmático que adota o novo produto quando seus benefícios já foram comprovados. Já o grupo _________ busca novas tecnologias capazes de lhe proporcionar alguma vantagem e demonstra uma razão para adotá-las. Se o novo produto oferecer vantagens significativas, mostra-se disposto à adoção. As expressões que completam as lacunas são, corretamente,

Alternativas
Comentários
  • Diante das fases de adoção, Kotler (apud REIS, 2007) consegue identificar quais são os tipos de consumidores, como pode ser visto a seguir:

    Inovadores: são os consumidores extravagantes e que gostam de assumir riscos, porém não são formadores de opinião e também não servem como referência de consumo para a grande massa;


    Adotantes imediatos: são os consumidores tidos como intelectuais e altamente respeitados por seus grupos. Esse grupo é considerado de grande importância para a organização, pois contribui para o estágio de crescimento e para o incremento do volume de vendas necessário para investimento nos novos produtos;


    Maioria imediata: são consumidores altamente cuidadosos e que não gostam de correr riscos. São também responsáveis pelo crescimento do lucro na fase de maturidade;


    Maioria tardia: são consumidores expressivamente cautelosos, que não gostam de correr riscos e que ainda possuem resistência à adoção de um produto novo. São conservadores e só passam a adotar um produto quando já é utilizado pela maioria consumidora;


    Retardatários: são consumidores tradicionais. Para eles, a compra de um produto novo traz uma sensação de extremo desconforto psicológico. Não gostam de novidades, inclusive fogem delas, e consideram imatura a compra de um artigo inovador no mercado.


  • Consumidor é um indivíduo que usufrui dos benefícios de um produto ou serviço, de modo eventual ou frequente, a fim de satisfazer um desejo ou uma necessidade.

    De acordo com Kotler & Keller (2012), cada consumidor pode se comportar de formas variadas diante de um mesmo estímulo; com base nisso, é categorizado como inovador, adotante imediato, maioria imediata, maioria tardia e retardatário.

    Os inovadores têm forte ligação com a tecnologia; buscam novos produtos a fim de dominar sua complexidade e relatar as falhas iniciais.

    Os adotantes imediatos formam opinião, pois buscam e analisam as opções a fim de encontrar produtos com novas tecnologias que lhes proporcionam expressiva vantagem competitiva. São menos sensíveis a preços, mas se mostram dispostos a adotar novos produtos se forem oferecidas soluções personalizadas e serviço adequado de suporte.

    A maioria imediata adota a nova tecnologia somente quando já aceite e adquirida por muitos. Eles constituem a corrente dominante do mercado.

    A maioria posterior compõe-se de conservadores céticos, avessos ao risco, tímidos em relação

    à tecnologia e sensíveis ao preço.

    Os retardatários são ligados à tradição e resistem à inovação até descobrirem que seu status quo não é mais defensável.

    Com base nessa explicação, podemos afirmar que a alternativa E é a certa. Dentre os cinco grupos de consumidores, o grupo chamado “maioria inicial" é composto de indivíduos mais pragmáticos que adotam o novo produto quando seus benefícios já foram comprovados. Já o grupo “adotantes iniciais" (ou adotantes imediatos) busca novas tecnologias capazes de lhe proporcionar alguma vantagem e demonstra uma razão para adotá-las.

    Gabarito do professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2213194
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Coloque F (Falso) ou V (Verdadeiro) nas afirmativas abaixo, relacionadas ao marketing de produto e ao marketing institucional, assinalando a seguir a opção correta.

( ) O ponto central da questão, que impõe a necessidade de rever o modelo comunicativo desenvolvido ao longo dos últimos 50 anos é: reunir a idéia de qualidade de produto ao escopo de confiabilidade de quem produz e não programar separadamente as duas atividades.

( ) O modelo de comunicação a serviço do sistema empresarial deve, além de se preocupar com as vendas, procurar sedimentar o conceito da credibilidade das organizações.

( ) O contexto de crise que cerca determinados setores da atividade econômica indica a necessidade de reativar o marketing de produtos e a estrutura de logística, promovendo racionalização e economia na distribuição de produtos.

( ) O modelo comunicativo concebido nos anos 30 ainda pode ser aproveitado em situações em que a imagem de um bom produto poderá não estar associada à imagem de uma boa empresa.

( ) Auscultar os comportamentos psicossociais, descobrir as tendências dos grupos, enfim, ajustar as estratégias mercadológicas e institucionais dentro de parâmetros não apenas quantitativos, mas qualitativos, pode ser a receita de um bom planejamento em comunicação.

Alternativas

ID
2703562
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Depois de aguardar por um mês, o cliente finalmente recebeu o equipamento de solda com o qual esperava melhorar a sua produtividade no trabalho. No primeiro dia de uso, no entanto, o equipamento apresentou alguns problemas e acabou não podendo ser usado. O fabricante foi contatado e recolheu o equipamento no dia seguinte para reparos. Após uma semana, o equipamento pôde ser usado e funcionou, mas seu desempenho não alcançou o nível de expectativa que o cliente tinha antes da compra.

A comparação entre o desempenho percebido e o resultado obtido, em relação às expectativas do comprador, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Satisfação

     

    A satisfação reflete os julgamentos comparativos de uma pessoa sobre o desempenho percebido de um produto em relação as suas expectativas.

     

    Desempenho abaixo das expectativas = cliente insatisfeito;

    Desempenho de acordo com as expectativas = cliente satisfeito;

    Desempenho superou as expectativas = cliente altamente satisfeito ou encantado.

     

    Gab. D

  • Gabarito do Professor

    Ao contratar um serviço, o consumidor cria a expectativa de que sua necessidade ou desejo será suprido. As informações visualizadas no anúncio, os detalhes transmitidos por conhecidos ou o conhecimento e experiências pessoais: tudo isso serve para que o cliente se sinta confiante com a atividade selecionada, seus benefícios e sua qualidade.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Benefício é a utilidade que determinado produto ou serviço oferece ao consumidor; é o usufruto possibilitado por uma característica da mercadoria ou atividade. Por exemplo: motor do automóvel tem 400 cavalos de potência (característica) à potência para se deslocar mais rapidamente (benefício). Cada consumidor busca benefícios próprios e podem ser racionais (potência, força, precisão, etc) ou emocionais (alegria, segurança, tranquilidade, etc). Quando um benefício atende uma expectativa, obtêm-se a satisfação.

    B) ERRADO. Qualidade é a demonstração de que um produto ou serviço cumpre requisitos pré-estabelecidos e se adequa ao uso proposto. É uma característica subjetiva, que pode ser valorada em graus diferentes de acordo com o indivíduo.

    C) ERRADO. Valor total é um conceito que envolve os benefícios esperados pelos clientes no momento da compra/contratação. É parte integrante do valor entregue para o cliente.

    D) CERTO. Satisfação é a comprovação efetiva de que uma determinada expectativa foi suprida pelo desempenho, resultado, qualidade e benefícios de um produto ou serviço. Envolve desde a compra/contratação e assistência técnica até a manutenção do relacionamento.

    E) ERRADO. Retroalimentação, na área de vendas, é o retorno dado pelo consumidor à organização responsável pela produção/venda/entrega do produto ou prestação do serviço. Geralmente é feita por meio dos canais de atendimento ao cliente (telefone, e-mail, formulários no site ou nas mídias sociais).

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a única que denomina adequadamente o texto do enunciado.

    RESPOSTA: D

    Fontes de pesquisa:

    - Chiavenato, Idalberto. Administração de Vendas. Elsevier. 2010.

    - Site da Rock Content

    - Kotler, P. Administração de marketing. 10. ed. Prentice Hall. 2000.
  • O que é "valor total" então?

  • Gabarito do Professor

    Ao contratar um serviço, o consumidor cria a expectativa de que sua necessidade ou desejo será suprido. As informações visualizadas no anúncio, os detalhes transmitidos por conhecidos ou o conhecimento e experiências pessoais: tudo isso serve para que o cliente se sinta confiante com a atividade selecionada, seus benefícios e sua qualidade.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Benefício é a utilidade que determinado produto ou serviço oferece ao consumidor; é o usufruto possibilitado por uma característica da mercadoria ou atividade. Por exemplo: motor do automóvel tem 400 cavalos de potência (característica) à potência para se deslocar mais rapidamente (benefício). Cada consumidor busca benefícios próprios e podem ser racionais (potência, força, precisão, etc) ou emocionais (alegria, segurança, tranquilidade, etc). Quando um benefício atende uma expectativa, obtêm-se a satisfação.

    B) ERRADO. Qualidade é a demonstração de que um produto ou serviço cumpre requisitos pré-estabelecidos e se adequa ao uso proposto. É uma característica subjetiva, que pode ser valorada em graus diferentes de acordo com o indivíduo.

    C) ERRADO. Valor total é um conceito que envolve os benefícios esperados pelos clientes no momento da compra/contratação. É parte integrante do valor entregue para o cliente.

    D) CERTO. Satisfação é a comprovação efetiva de que uma determinada expectativa foi suprida pelo desempenho, resultado, qualidade e benefícios de um produto ou serviço. Envolve desde a compra/contratação e assistência técnica até a manutenção do relacionamento.

    E) ERRADO. Retroalimentação, na área de vendas, é o retorno dado pelo consumidor à organização responsável pela produção/venda/entrega do produto ou prestação do serviço. Geralmente é feita por meio dos canais de atendimento ao cliente (telefone, e-mail, formulários no site ou nas mídias sociais).

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a única que denomina adequadamente o texto do enunciado.

    RESPOSTA: D

    Fontes de pesquisa:

    - Chiavenato, Idalberto. Administração de Vendas. Elsevier. 2010.

    - Site da Rock Content

    - Kotler, P. Administração de marketing. 10. ed. Prentice Hall. 2000.


ID
2837482
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Programa que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos e embalagens inovadores e de bom design voltadas à exportação.

A definição apresentada refere-se ao

Alternativas
Comentários
  • O Wi-Fi, Wireless Fidelity, é um tipo de rede local que não utiliza fios, mas sim radiofrequência como meio de transmissão.

    Resposta certa, alternativa e).

  • GABARITO:C

    Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que se desenvolve por meio de consultorias individualizadas em gestão do design nas empresas, objetivando não apenas o desenvolvimento de novos produtos e embalagens, mas especialmente a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.

  • letra c

    O Design Export é um programa que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design voltadas a exportação.

  • De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design, o Design Export é um programa que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos com design diferenciado voltados à exportação. Por meio de uma metodologia simples e didática, as organizações participantes são orientadas a inserir a inovação como parte do processo de desenvolvimento de novas mercadorias e embalagens, recebem apoio para identificar os escritórios de design mais adequados às suas necessidades e têm acesso a recursos financeiros para a contratação do serviço de desenvolvimento do produto inovador.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) é uma iniciativa do Governo Federal que busca difundir a cultura exportadora e contribuir para ampliar o número de exportadores brasileiros, por meio de uma rede de apoio a empresas formada por instituições públicas e privadas. Apesar de incentivar a exportação, não lida com o desenvolvimento de produtos e embalagens inovadores e de bom design em especial.

    B) Errado. Exporta Fácil é um conjunto de serviços dos Correios que oferece facilidades para Pessoas Físicas e Jurídicas que desejam exportar seus produtos de maneira mais simples. O exportador contrata a logística postal de sua mercadoria até o país de destino e os Correios providenciam os detalhes burocráticos. Apesar de incentivar a exportação, não lida com o desenvolvimento de produtos e embalagens inovadores e de bom design em especial.

    C) Certo. Design Export serve como uma ponte entre os empresários e os profissionais do design.

    D) Errado. Desenho de Produto tem íntima relação com o desenho industrial, atividade que determina as propriedades formais dos objetos produzidos industrialmente, atentando-se às características externas e às relações funcionais e estruturais destes, e conduzindo ao uso otimizado. (Bomfim, 1998). Não foram encontradas referências confiáveis sobre o termo “Desenho de Produto para o Mercado Internacional". Portanto, deduzimos que é um tipo de desenho de produto voltado para atender às necessidades e demandas de consumidores localizados fora ao País. Pela falta de informações, também concluímos que não é um programa de apoio às empresas brasileiras.

    E) Errado. Não foram encontradas referências confiáveis sobre o termo “Desenho para Internacionalizar".  Deduzimos, portanto, que são atividades ligadas ao desenho ou ao design que visam alcançar visibilidade além das fronteiras nacionais. Pela falta de informações, também concluímos que não é um programa de apoio às empresas brasileiras.

    Com base nessas explicações, podemos afirmar que a alternativa correta é a C.
     Gabarito do professor: Alternativa C


    Bibliografia:

    - Design Export já desenvolveu 42 projetos de inovação. Disponível em https://portal.apexbrasil.com.br/noticia/design-ex.... Acesso em abril de 2021.

    - Bomfim, Gustavo Amarante. Ideias e formas na história do Design: uma investigação estética. Editora universitária UFPB. 1998.

ID
2892964
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca do marketing institucional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Marketing Institucional é a estratégia responsável pelo conjunto de ações de comunicação de uma empresa para com seu público. Tem com objetivo construir e fortalecer a imagem de uma marca no mercado no que diz respeito não só as diretrizes de qualidade e oferta dos seus produtos e/ou serviços. Mas também aos seus valores sociais e culturais.

    Marketing institucional que, conforme Boone e Kurtz “[...] envolve tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a receber seus serviços ou contribuir de alguma forma com ela [...]”.

    Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno.

    Marketing cultural é usar a cultura para aumentar a visibilidade de uma empresa.

    Marketing cultural é toda ação de marketing que usa a cultura como meio de comunicação para difundir o nome, produto ou fixar a imagem de uma empresa patrocinadora.

    Marketing pessoal é composto por um conjunto de estratégias que visam aprimorar suas características profissionais e pessoais.

    Personal Branding nada mais é que a gestão da sua marca pessoal. Envolve você descobrir o que o torna único, a determinar o seu posicionamento e a comunicar melhor a sua promessa única de valor, para então alcançar relevância e influência para determinado público alvo. Seja esse público mais específico como os seus colegas de trabalho ou amplo como o mercado global.

  • "envolve tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização"...essa parte me pegou!

  • Gabarito do Professor:
    Marketing é o conjunto de processos, técnicas, ferramentas e estratégias que possibilita a troca entre pessoas (físicas ou jurídicas), visando à satisfação de uma necessidade ou de um desejo de clientes por meio da oferta de produtos ou serviços.

    Marketing institucional é uma vertente do marketing que lida com ideias e trocas simbólicas, e está intimamente relacionado à imagem organizacional. Seu principal objetivo é criar uma percepção positiva nos públicos; em última instância, no entanto, visa ao lucro por meio da comercialização de produtos e serviços, à manutenção da base de clientes e à conquista crescente do mercado.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A vinculação da imagem do patrocinador aos valores positivos identificados em produções culturais é o fundamento do chamado marketing cultural, mas isso NÃO está restrito às iniciativas do setor privado.

    B) Errado. Personal marketing é um termo em inglês que traduzido significa marketing pessoal. É uma estratégia de marketing usada para promover uma pessoa, destacar seus atributos positivos e atrair a atenção de outras pessoas, especialmente com objetivos profissionais.

    C) Errado. O objetivo principal do marketing institucional é fortalecer a imagem de uma organização perante o público-alvo. Aumentar as vendas é um alvo, mas de importância menor.

    D) Certo. De acordo com Boone e Kurtz (2009), o marketing institucional é definido como um conjunto de estratégias e ações que visam a influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a consumir os respectivos produtos, a receber os respectivos serviços ou a contribuir de alguma forma com ela. Para esses autores, o marketing institucional busca influenciar o público a “vestir a camisa".

    E) Errado. O endomarketing trata o público interno como cliente, o que contribui para a diminuição da rotatividade, a atração de profissionais capacitados e melhor desempenho de suas atividades. Não tem relação ou é conhecido como marketing institucional.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Boone, Louis E. & Kurtz, David L. Contemporary Marketing. Cengage Learning. 2009.

    - Souza, Flávia Clemente de. Os usos do marketing institucional na era digital. Intercom. XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Rio de Janeiro – 7 a 9 de maio de 2009.

ID
2892979
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a definição de Comunicação Integrada de Marketing.

Alternativas
Comentários
  • É a definição de Comunicação Integrada do jornalista e professor Wilson da Costa Bueno:

    Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

    Fonte: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaointegrada.php

  • letra a

    A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

  • A comunicação integrada de marketing é o meio pelo qual a organização se comunica com seus públicos consumidores com o intuito de informá-los, relembrá-los, convencê-los ou manter o relacionamento. Atua também na fidelização do cliente, na experimentação de produtos ou serviços, no posicionamento da marca, na consolidação da imagem positiva, no aumento das vendas e no valor gerado para os acionistas.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que define o termo Comunicação Integrada de Marketing:

    A) Certo. Consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à própria marca ou de consolidar a respectiva imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

    B) Errado. A comunicação integrada de marketing não apresenta diversos setores de uma organização (empresa ou órgão público) em prol de um objetivo comum. A comunicação institucional é a responsável pelo fornecimento de informações sobre setores de uma organização para criar uma imagem positiva perante os públicos.

    C) Errado. A comunicação integrada de marketing não é conhecida como Marketing 3.0. Este termo é uma evolução do marketing; nessa fase as organizações focam no ser humano, e buscam a lucratividade com responsabilidade corporativa.

    D) Errado. A comunicação integrada de marketing não é o nome dado ao ato de se enviar uma mala direta, estimulando o cliente a acessar o site de uma empresa ou órgão público. Essa ação é realizada pelo marketing direto.

    E) Errado. A comunicação integrada de marketing não consiste na utilização dos diversos canais de rede social para a promoção de uma marca ou produto. O nome dado para essa ação é Omnichannel marketing. Observação: esse tipo de marketing também utiliza outros canais online (como blogs) e offline, que se complementam e se convergem para aumentar a interação com o público-alvo e criar experiências únicas.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A. 
    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2892982
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Qual é a definição correta de marketing?

Alternativas
Comentários
  • É a definição da American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6) e citada também por Peter Bennett (Dictionary of marketing terms, 1995):

    Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

  • letra c

    1 MARKETING

    A palavra Marketing origina-se da palavra inglesa “market”, cuja tradução é mercado e pode ser conceituada de inúmeras formas. Contudo, a American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6), a partir de 1985, adotou a seguinte definição: “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais”.

    fonte: CONCEITOS EXPOSITIVOS SOBRE MARKETING: UMA REVISÃO LITERÁRIA, Maurício Barth

  • O termo marketing é objeto de estudo há décadas. Ao longo do tempo, sua definição vem sofrendo alterações e adaptações para conseguir abranger tudo o que ele é e faz, de fato. É importante enfatizar que as muitas definições convergem para pontos em comum: possibilidade de trocas entre pessoas (físicas e jurídicas), satisfação de necessidades e desejos, oferta de produtos e serviços são alguns.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Ações articuladas dentro do mercado é uma definição incompleta do termo marketing. O marketing consiste em processos planejados e articulados, baseado em estudos e análises, que, por meio de estratégias e ações voltadas para atender necessidades e desejos do mercado, atingem os objetivos mercadológicos de uma organização. As ações, portanto, são apenas parte do que o marketing é ou faz.

    B) Errado. O termo marketing deriva da palavra inglesa market (mercado, em português), mas não estuda as relações entre os diversos públicos de uma organização. Quem lida com públicos de uma organização são as Relações Públicas. Um dos objetivos do marketing é estudar as relações entre os consumidores (atuais e em potencial) e a organização a fim de proporcionar trocas satisfatórias entre eles para atender necessidades e desejos.

    C) Certo. Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais. Yanaze (2009) afirma que essa é a definição literal de marketing criada pela Associação Americana de Marketing (AMA) e que trabalha basicamente os quatro P's, (produto, preço, promoção e ponto).

    D) Errado. O conjunto de conhecimentos sistematizados que orientam as ações de uma organização ou profissional liberal faz parte dos elementos que compõe o marketing, mas não define plenamente o termo. Marketing consiste em estudar e analisar os cenários interno e externo a fim de planejar ações para atender objetivos mercadológicos de um ou mais indivíduos. O conhecimento, portanto, é apenas parte do que o marketing é ou faz.

    E) Errado. A análise dos diversos players em um determinado contexto, público ou privado, é uma das etapas do marketing, mas não define plenamente o termo. Estudar e obter informações oportunas sobre a concorrência é importante para ajustar ações e estratégias e atingir os objetivos mercadológicos da organização.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a correta.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • O marketing, de maneira bem simples, pode ser conceituado como o processo de suprimir necessidades por meio de trocas de modo a obter lucro. Para que o marketing seja realizado, é preciso realizar um processo composto, segundo a abordagem tradicional, por 4 elementos: a) produto, b) preço, c) praça (ponto de venda), d) promoção.

    A alternativa C é a alternativa que melhor descreve o conceito de Marketing.

    Gabarito: C

  • C

    Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

    • "A American Marketing Association propõe a seguinte definição: o marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo."(KOTLER e KELLER, 2012, p.3)

ID
2945560
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para aumentar a probabilidade de conquistar mais defensores da marca, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) propõem aos profissionais de marketing apostar em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Netizens são os cidadãos da internet, do mundo virtual.

  • Gabarito do Professor

    De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os consumidores são impactados por três fatores antes de adquirirem um produto ou contratarem um serviço: comunicações de marketing em diferentes mídias (anúncios na televisão, na internet ou impressos e ações de relações públicas); opiniões de amigos, familiares e terceiros; e conhecimentos e experiências pessoais.

    Quando um indivíduo satisfaz suas necessidades ou seus desejos, dentro ou acima das suas expectativas, este tem grande chance de se tornar advogado da marca e passar a defender a bandeira da organização, fazendo comentários positivos nos ambientes online e offline, reagindo favoravelmente às suas atividades e influenciando pessoas inexperientes.

    Para aumentar a probabilidade de conquistar defensores da marca, os profissionais de marketing deveriam apostar nos JMN – jovens, mulheres e netizens (cidadãos da internet). Esses três grandes segmentos são os mais influentes na era digital e representam, em termos de tamanho, uma parte bastante lucrativa.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a alternativa correta é a E.

    RESPOSTA: E

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
2945566
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Visando aumentar a taxa de sucesso no desenvolvimento de novos produtos, empresas lançam mão da nova estratégia de marketing:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    A cocriação, ou como determinados estudiosos da área gostam de chamar, a inovação aberta, significa criar algo com a participação das partes interessadas. Para exemplificar: imaginemos profissionais em um processo de criação de um novo design de embalagem para um produto, ali cada um com sua bagagem tenta desvendar o que é melhor para o consumidor, sempre munidos de pesquisas, relatórios e claro bastantes técnicas.

    O trabalho é realizado com o foco em: criar algo para alguém. Neste caso para o público consumidor do produto e possíveis clientes potenciais. Já na cocriação o público participa da criação de modo intrínseco. Ele faz parte do processo e, portanto, o trabalho é feito com o consumidor para o consumidor.

    Fonte:

    https://www.ideiademarketing.com.br/2017/05/28/a-co-criacao-e-as-estrategias-de-marketing/

  • Gabarito do Professor:

    De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os quatro elementos que formam o composto de marketing – produto, preço, praça e promoção – não são os mais adequados para lidar com todas as mudanças causadas pela conectividade e a interação que há entre organização e consumidores. Por esse motivo, devem ser substituídos por quatro novos conceitos – cocriação (co-criation), moeda (currency), ativação comunitária (communal activation) e conversa (conversation).

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. O Grupo Focal, também conhecido como focus group, é um exemplo de pesquisa qualitativa que tem como alvo compreender profundamente um tema em estudo por meio do debate entre pessoas selecionadas (de 8 a 10 participantes), por cerca de 2 horas, e com a condução de um moderador.

    B) Errado. Conversa (conversation) é um novo elemento do mix de marketing, segundo os autores mencionados acima, mas não é a nova estratégia de marketing responsável pelo aumento da taxa de sucesso no desenvolvimento de novos produtos.

    C) Errado. Ativação comunitária (communal activation) é um novo elemento do mix de marketing, segundo os autores mencionados acima, mas não é a nova estratégia de marketing responsável pelo aumento da taxa de sucesso no desenvolvimento de novos produtos.

    D) Errado. Cooperação (cooperation) é uma abordagem teórica usada na cocriação de produtos, ao lado dos conceitos de inovação, liderança, flexibilidade e reciprocidade. Não é a nova estratégia de marketing responsável pelo aumento da taxa de sucesso no desenvolvimento de novos produtos.

    E) Certo. Cocriação (co-criation) é uma estratégia que, junto com o envolvimento do consumidor desde cedo no estágio de concepção, contribui significativamente para o aumento da taxa de sucesso no desenvolvimento de novos produtos. Segundo os autores mencionados acima, a cocriação possibilita que os produtos sejam customizados e personalizados, o que aumenta seu valor.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

     

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.
  • LANÇAR MÃO É SINÔNIMO DE FAZER USO.


ID
2945581
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para Miceli e Salvador (2017), o Planejamento de Marketing Digital abrange as seguintes etapas, entre as quais NÃO se encontra:

Alternativas
Comentários
  • Não há essa etapa de benchmark no livro citado.

  • só se for p esse autor... mas td mundo q faz marketing digital faz benchmarking... eu hein!!! Q pegadinha...

  • só se for p esse autor... mas td mundo q faz marketing digital faz benchmarking... eu hein!!! Q pegadinha...

  • Gabarito do Professor:

    O Planejamento de Marketing digital é uma metodologia criada por Miceli e Salvador que contribui para que as organizações entendam a necessidade de estarem presentes no ambiente virtual e a relevância de posicionarem sua marca de modo adequado nesse meio através do uso de canais digitais. Para alcançar os objetivos, tais autores elencam quatro etapas: planejamento estratégico, seleção de canais, montagem do plano (o DSD) e desdobramento (metas e métricas).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar qual não é uma etapa do planejamento de marketing digital:

    A) Certo. O benchmarking é uma estratégia na qual uma organização analisa as práticas bem-sucedidas de outras organizações (do mesmo setor ou não) a fim de aprimorar seus processos internos. Apesar de ser algo importante a se fazer, não é uma etapa do planejamento de marketing digital elaborado pelos autores citados no enunciado.

    B) Errado. A definição do conjunto de estratégias para o início das ações digitais, baseadas no modelo Balanced Scorecard, é a primeira etapa, e consiste em buscar formas de aumentar a lucratividade, reduzindo os custos.

    C) Errado. A escolha dos canais adequados à proposta da empresa, considerando seus valores, seus objetivos e seu público-alvo, é a segunda etapa. Consiste em analisar os canais disponíveis, interativos ou estáticos, e identificar aquele(s) que apresenta(m) maior número de acessos, a forma de consumo e o target.

    D) Errado. O plano estratégico de aplicação dos canais, ou DSD (Diagrama de Soluções Digitais), é a terceira etapa. Diz respeito a uma representação visual organizada que resume o que foi planejado nas etapas anteriores e relaciona-se com a distribuição, formato de atuação, frequência de uso e interação entre os canais.

    E) Errado. A estipulação das metas derivadas dos objetivos que levaram o gestor a escolher a forma de atuação para cada canal e a medição de resultados de acordo com a periodicidade adequada dizem respeito à quarta etapa. Basicamente, significa estabelecer alvos tangíveis e definir maneiras de avaliar se estes foram atingidos satisfatoriamente.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a única que não apresenta uma etapa do planejamento de marketing digital segundo a metodologia elaborada por Miceli e Salvador (2017).

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Miceli, André Lima Cardoso & Salvador, Daniel O. Planejamento de Marketing Digital (2ª edição). Rio de Janeiro: Brasport, 2017.
  • Benchmarking é o processo de medir as principais métricas e práticas de negócios e compará-las – nas áreas de negócios ou com um concorrente, colegas do setor ou outras empresas ao redor do mundo – para entender como e onde é preciso mudar para melhorar o desempenho.


ID
2981089
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma das vantagens que compõe o arcabouço da qualidade em serviços reside em uma visão simplista, onde as pessoas que atuam em áreas de atendimento devem servir os clientes e/ou cidadãos. Esta afirmativa baseia-se no conceito de visão, cujos detalhes visam a transformar as organizações em excelências nos atendimentos A visão simplista baseia-se no conceito de

Alternativas
Comentários
  • De onde é que a banca tem tirado essas respostas?????

  • Acertei a questao, mas quero saber como a primeira colocada só errou duas questões em conhecimento específico e o terceiro só errou uma, nessa prova...To até agora querendo entender

  • Conseguir resolver destacando os pontos principais e percebi que a única que falava em simplificar as coisas era a alternativa D

    Uma das vantagens que compõe o arcabouço da qualidade em serviços reside em uma visão simplista, onde as pessoas que atuam em áreas de atendimento devem servir os clientes e/ou cidadãos. Esta afirmativa baseia-se no conceito de visão, cujos detalhes visam a transformar as organizações em excelências nos atendimentos A visão simplista baseia-se no conceito de:

    D) propósitos claros, envolventes, fáceis de memorizar, compatíveis com os valores da organização, ligados às necessidades dos clientes, vistos como desafios.

  •  VISÃO: DEFINIÇÃO

    “Uma imagem vivida de um estado futuro ambicioso e desejável que esteja associado ao cliente e sejam melhor em algum aspecto importante do que o existente hoje”.

    CONSIDERAÇÕES

    Tem de ter o poder de motivar e inspirar;

    Deve ser clara, envolvente, fácil de memorizar, compatível com os valores da organização;

    Ligado às necessidade dos clientes;

    Vista como um desafio, ou seja, difícil, mas não impossível;

    A visão precisa ser positiva.

    fonte:

  •  Visão simplista - onde as pessoas que atuam em áreas de atendimento devem SERVIR OS CLIENTES. Falou em servir os clientes, atendimento, a resposta tem haver com atender às NECESSIDADES DOS CLIENTES.

    ALTERNATIVA D

  • Visão, de acordo com Sérgio Mansilha, é algo que inspira e leva indivíduos, equipes e organizações, a servirem os outros e a fazerem seu melhor. É um “desenho" de algo mais favorável que a situação atual. Para que alcance seus objetivos, no entanto, tal visão precisa ser simples, clara, envolvente, fácil de memorizar, compatível com os valores da empresa, ligada às necessidades dos clientes, vista como um desafio e repetida constantemente pela gerência.

    Com base nessa explicação, vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Visão é algo abrangente como uma estratégia e engloba a organização como um todo. A administração efetiva de recursos ativos e redução continuada do custo para a eliminação do desperdício são preocupações de toda a empresa, mas são aplicadas efetivamente em cada departamento ou setor, conforme suas características.

    B) ERRADO. De acordo com Sérgio Mansilha, operação mais segura está relacionada com gestão da segurança da informação e não tem vínculo com o conceito de visão.

    C) ERRADO. O compromisso estabelecido no planejamento estratégico da organização relaciona-se com a visão organizacional, mas é apenas uma etapa rumo ao seu alcance, não fazendo parte, portanto, da sua definição.

    D) CERTO. A visão simplista, como o próprio nome diz, deve ter propósitos claros, envolventes, fáceis de memorizar, compatíveis com os valores da organização, ligados às necessidades dos clientes e precisam ser vistos como desafios.

    E) ERRADO. Inspiração está relacionada à visão, visto que motiva os envolvidos a buscar algo melhor. Os demais termos da frase (operação segura, plano de expansão, estabelecimento de altos padrões e métodos para o superávit) dizem respeito a outros aspectos organizacionais, como gestão de segurança da informação e planejamento financeiro.

    Gabarito do professor: Letra D.

    Fonte: - Mansilha, Sérgio. Comunicação Corporativa. Clube de Autores (managed).
  • "vista como desafios" é a pegadinha!


ID
2989057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere à comunicação com o mercado, julgue o item que se segue.


O atendimento aos direitos do consumidor e o cuidado com o cliente são questões de sobrevivência da empresa no mercado, as quais impactam diretamente na imagem e dão visibilidade à empresa que assume essa atitude perante o consumidor.

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO

  • A razão de existência de qualquer organização que visa ao lucro é satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. Por meio do adequado atendimento aos direitos do consumidor e do devido cuidado com as demandas deste, a empresa contribui para que sua imagem permaneça positiva perante esse público e favorece sua sobrevivência no mercado.

    De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, são dez os direitos do consumidor: proteção da vida e da saúde, educação para o consumo, liberdade de escolha de produtos e serviços, informação, proteção contra publicidade enganosa e abusiva, proteção contratual, indenização, acesso à Justiça, facilitação da defesa dos seus direitos e qualidade dos serviços públicos.

    De acordo com essa explicação, o enunciado da questão está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.
  • Não me diga, Erick.


ID
2989132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Uma comunicação eficaz inclui várias etapas que devem funcionar de forma integrada, tais como a identificação do público-alvo, a definição de objetivos e do orçamento da comunicação, a elaboração da mensagem, a seleção de canais de comunicação e o gerenciamento de resultados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    São 8 as etapas para um comunicação eficaz no marketing:

    1) Identificação do público alvo

    2) Determinação dos objetivos da comunicação

    3) Elaboração da mensagem

    4) Seleção dos canais de comunicação

    5) Estabelecimento do orçamento de comunicação

    6) Decisão sobre o mix de comunicação

    7) Mensuração dos resultados

    8) Gerenciamento da comunicação integrada de marketing

    Fonte: Administração de Marketing: a edição do novo milênio/2000 - Philip Kotler.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • O planejamento da comunicação eficaz é composto por oito etapas: identificação do público-alvo, definição do objetivo da comunicação, seleção do tipo de mensagem, seleção dos canais de comunicação, elaboração do orçamento da campanha, decisão sobre o mix de comunicação, medição e avaliação dos resultados e gerenciamento da comunicação integrada.

    Os resultados da comunicação eficaz podem ser observados no volume de vendas, na melhora da percepção do público consumidor quanto à marca, na mudança de atitude em relação ao produto/serviço e nas intenções de compra.

    Com base nessa explicação, o enunciado da questão está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.

    Fonte:

    - Ogden, J. R. Comunicação integrada de marketing. Prentice Hall. 2002.

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 12. ed. Pearson Prentice Hall. 2006.
  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3179854
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quanto às Indicações Geográficas é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • 1. No âmbito do direito da proteção de bens de propriedade industrial, abrangem os seguintes ramos:

    - Marca;

    - Patente;

    - Desenho Industrial;

    - Indicação Geográfica;

    - Segredo Industrial & Repressão à Concorrência Desleal;

    2. Tipos de Indicação Geográfica: denominação de origem; Indicação de Procedência;

    3. INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA (IP): são considerados com nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou prestação de serviço >> não há características específicas naturais (clima, geografia etc) ou humanas envolvidas na produção do produto;

    Fonte: A Caminho da Inovação.


ID
3180067
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação as Marcas, analise as assertivas a seguir:


I. Marcas de produto - Marcas utilizadas para distinguir produtos de uma determinada empresa.

II. Marcas de serviço - Marcas utilizadas para distinguir serviços de uma determinada empresa.

III. Marcas coletivas - Marcas utilizadas para distinguir os produtos ou os serviços provindos de membros de uma determinada entidade e associação.

IV. Marcas cooperativas – Marcas utilizadas para distinguir serviços compartilhados por vários usuários.

V. Marcas de certificação - Marcas utilizadas para atestar a conformidade de um produto ou serviço com certas normas ou especificações técnicas a uma série de normas.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • Os tipos de marcas são:

    Marcas de Produto

    Marcas de serviço

    Marcas coletivas

    Marcas de certififcação

    Marcas notoriamente conhecidas

    Marcas de alto renome;

    Não existe Marcas cooperativas.

  • Marca é um conjunto de elementos, expresso por meio de nomes, termos, sinais, logotipos, slogan, símbolos e/ou desenhos, com o objetivo de identificar, individualizar, revelar e diferenciar um produto, serviço, ideia ou organização no mercado, bem como proporcionar uma experiência única aos clientes. É um aspecto essencial no relacionamento entre uma organização e seus consumidores e uma representação de tudo o que o produto ou serviço significa na mente do público.

    Quanto à sua natureza, as marcas são classificadas como de produto, de serviço, coletiva e de certificação.

    Vamos analisar as assertivas:

    Certo. I. Marcas de produto – distingue um produto de outros idênticos, semelhantes ou afins.

    Certo. II. Marcas de serviço - distingue serviços de uma determinada empresa de outros idênticos, semelhantes ou afins.

    Certo. III. Marcas coletivas – distingue os produtos ou os serviços provindos de membros de uma pessoa jurídica representativa de coletividade (associação, cooperativa, sindicato, consórcio, federação, confederação, entre outros), de produtos ou serviços iguais, semelhantes ou afins.

    Errado. IV. Marcas cooperativas – não existe uma classificação com esse nome.

    Certo. V. Marcas de certificação - Marcas utilizadas para atestar a conformidade de um produto ou serviço com certas normas ou especificações técnicas a uma série de normas.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D está certa (Apenas as assertivas I, II, III e V estão corretas).

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

    - Manual de Marcas. Instituto Nacional de Propriedade Industrial. 3ª. Edição. Data: Outubro de 2019. Disponível em http://manualdemarcas.inpi.gov.br/. Acesso: Junho de 2021.

ID
3194611
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A construção de uma marca forte depende muito mais de estudo, planejamento e persistência do que de grandes investimentos em mídia. Dessa forma, é possível estabelecer que o planejamento de campanha

Alternativas
Comentários
  • Marca pode ser definida como um conjunto de elementos, expresso por meio de nomes, termos, sinais, logotipos, slogan, símbolos e/ou desenhos, com o objetivo de identificar, individualizar, revelar e diferenciar um produto, serviço, ideia ou organização no mercado, bem como proporcionar uma experiência única aos clientes. É um elemento essencial no relacionamento entre uma organização e seus consumidores e uma representação de tudo o que o produto ou serviço significa na mente do público.

    De acordo com Kotler e Armstrong (2015), a construção de uma marca forte envolve muito mais que investimento em mídia. Está intimamente ligada à diferenciação (o que faz a marca ser diferente das demais), relevância (como a marca atende aos anseios dos clientes), conhecimento (como e o quanto a marca é conhecida) e estima (quanto a marca é admirada e respeitada).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. A base do planejamento de uma campanha é uma abordagem concreta das decisões mercadológicas e publicitárias, as quais são fruto da análise da posição atual da organização no mercado onde atua, seus recursos característicos e suas capacidades atuais.

    B) Errado. O planejamento de uma campanha requer análises do ambiente, do mercado, da demanda, da concorrência e SWOT.

    C) Errado. O planejamento de uma campanha demanda analisar a concorrência, identificando quais materiais estão no ar, onde estão sendo veiculados, com que frequência e intensidade, utilizando, para tanto, um quadro comparativo com as características, share de mercado, imagem, preço, temas de campanhas, posicionamento, diferenciais, tempo de existência e pontos-de-venda dos players.

    D) Errado. O planejamento de uma campanha mapeia o cenário em que o produto/serviço/marca está inserido, utilizando a matriz SWOT para identificar as potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

    - Lupetti, L. Planejamento de Comunicação. Ed. Futura. São Paulo, 2000.

ID
3194644
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A extensão de marca é uma estratégia utilizada por muitas empresas para garantir sua fonte de crescimento. Ela pode acontecer de várias formas, envolvendo produtos existentes ou novos, conforme visem clientes e mercados novos ou atuais. Uma das formas de trabalhar a extensão de marca é por meio da extensão de linha, que indica 

Alternativas
Comentários
  • Extensão de marca é o processo em que uma organização utiliza uma marca consolidada no mercado para lançar um novo produto, associando alguns atributos da “marca-mãe" à nova submarca e proporcionando reconhecimento imediato, maiores chances de aceitação e economia de custos com a promoção. Pode ser classificada em duas categorias: extensão de linha e extensão de categoria.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. A extensão de linha indica o uso de uma marca-mãe para nomear um novo produto, que vise um novo segmento de mercado, dentro de uma categoria de produto atendida atualmente pela marca-mãe. Podemos ter como exemplos a inclusão de novos sabores, formatos, cores, ingredientes e tamanhos de embalagem.

    B) Errado. A extensão de linha não indica o uso da marca-mãe para entrar numa categoria de produto igual àquela atualmente atendida pela marca-mãe; o uso é de uma nova marca, que busca criar associação com os atributos da marca-mãe.

    C) Errado. A extensão de linha não indica o uso de novas ferramentas de marketing, que ampliem o conhecimento sobre os novos produtos a serem lançados. A novidade está relacionada à submarca, não às ferramentas de marketing utilizadas.

    D) Errado. A extensão de linha não indica somente as associações feitas entre a imagem da marca e o novo produto a ser anunciado. Ao criar uma extensão de linha, a organização busca fazer associações positivas dos atributos da marca-mãe com a nova marca; o processo, no entanto, não se resume a essa atividade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
  • Usar a marca-mãe para dar nome a uma inovação de produto ou a um novo produto criado e com o seu lançamento focando um novo segmento de mercado, um uma categoria que já está sendo atendida por essa marca-mãe.


ID
3271045
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A administração do composto de marketing implica um conjunto de ações relacionadas a quatro fatores: a gerência do produto; a definição e o monitoramento do preço; a aplicação das ferramentas de comunicação e a gestão dos

Alternativas
Comentários
  • 4 P's

    Alternativa A

  • Ele busca o P de Praça, que seria a alternativa A, visto que cita os outros 3 P's (Produto, Preço e Promoção) no enunciado.
  • Os 4P’s são: praça (ponto de venda), preço, produto e promoção. 

    O enunciado já apresentou o produto (“gerencia do produto”), o preço (“definição e o monitoramento do preço”), a promoção (“aplicação das ferramentas de comunicação”), falta, portanto, a praça.

    Praça corresponde ao conjunto de atividades voltadas a tornar o produto disponível e acessível para o consumidor onde e quando ele desejar. Dentro desse elemento são analisados os seguintes aspectos:

     Canais de distribuição – intermediários utilizados para a comercialização dos produtos.

     Relacionamento com os canais – formas utilizadas para estimular a venda e minimizar os conflitos de interesse com os canais de distribuição. Preocupa-se com indicadores como volume de vendas e margem de lucro do produto.

     Logística de mercado – administração de estoques, transporte e armazenagem dos produtos. Coordenação das atividades com fornecedores, comprados e outros participantes do canal de distribuição.

    Gabarito: A

  • A administração do mix de marketing, ou composto de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s - a gerência do produto; a definição e o monitoramento do preço; a aplicação das ferramentas de comunicação e a gestão dos canais de distribuição) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Certo. Canais de distribuição é o elemento que falta no enunciado para completar o composto de marketing. Está relacionado à Praça/ponto: localização da organização, aos mercados de atuação, ao transporte, armazenamento, pontos e zonas de vendas (físicas e virtuais) e ao estoque.

    B) Errado. Mecanismos de promoção não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “Aplicação das ferramentas de comunicação" – propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas – para alcançar seus objetivos de marketing.

    C) Errado. Métodos de vendas não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição. As vendas têm íntima relação com o marketing (que, resumidamente, é o modo como o produto chama a atenção do cliente) e com os canais de distribuição (que, resumidamente, é o modo como o produto vai ser disponibilizado ao cliente), mas não fazem parte do composto do marketing.

    D) Errado. Sistemas de pagamento não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “monitoramento do preço" – conjunto de políticas e estratégias para a formação de preços, descontos e reduções, condições e formas de pagamento.

    E) Errado. Veículos de divulgação não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “Aplicação das ferramentas de comunicação" – propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas – para alcançar seus objetivos de marketing.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A. 
    Gabarito do professor: Alternativa A

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e pratica. 7ª. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
  • A administração do composto de marketing ( os famosos 4 Ps) implica um de ações relacionadas a quatro fatores: a gerência do produto(produto); a definição e o monitoramento do preço (preço); a aplicação das ferramentas de comunicação (promoção) e a gestão dos...... Qual o P que falta ? O P de Praça canais de distribuição.

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise de aspectos internos, a fim de identificar as forças, as falhas, as oportunidades e as ameaças é chamada de SWOT. A análise do macroambiente está relacionada aos fatores econômicos, políticos, legais, naturais, socioculturais e tecnológicos, que impactam questões maiores. A análise do microambiente diz respeito a aspectos como concorrentes, distribuidoras e fornecedores, e estão associadas a questões mais específicas. Por fim, existe a análise do mercado.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que apresenta um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional:

    A) Errado. A população mundial não está diminuindo.

    B) Errado. A estratégia de foco está no cliente, não na produção.

    C) Certo. A formação de alianças empresariais, que ocorre quando organizações combinam seus recursos, capacidades e competências para perseguirem interesses mútuos e objetivos estratégicos comuns.

    D) Errado. A preferência é por mercados segmentados, não de massa.

    E) Errado. Não existe restrição à presença de multinacionais. Observa-se, pelo contrário, a coexistência entre empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
3338098
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De tempos em tempos, as empresas que faturam com a venda de aparelhos celulares oferecem um modelo atualizado e inovador, com diversas funções. Esse procedimento está atrelado à imagem que essas empresas nos transmitem em suas campanhas publicitárias.
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: Ibpex, 2011. Adaptado.)

Com base no fragmento apresentado, considere as asserções e a relação proposta entre elas.

I. “O exemplo relacionado à comercialização de novas versões de aparelhos celulares leva a acreditar que o mercado está evoluindo.”

PORQUE

II. “A estratégia de venda com a criação de novos modelos de aparelhos celulares fixa-se ao jogo de custos e preços, em vez de valorizar o efeito de marketing causado nas pessoas pela constante inovação do produto.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor:

    De acordo com o Manual de Olso (2006), documento de referência mundial criado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), inovação é a implementação de uma novidade ou melhoria significativa em um produto, processo, método de marketing, método organizacional na realização dos negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

    As inovações podem ser radicais (mais intensas) ou incrementais (suaves e contínuas) e podem ser classificadas em cinco tipos: as que introduzem novos produtos, as que introduzem novos métodos de produção; as que abrem novos mercados; as que desenvolvem novas fontes provedoras de matérias-primas e outros insumos; e as que criam novas estruturas de mercado em uma indústria.

    As organizações buscam inovar para melhorar o desempenho, reduzir custos, obter vantagem competitiva sobre os concorrentes, aumento da participação no mercado ou conquista de nichos. Aprimorar as práticas, processos e métodos é essencial para a subsistência organizacional.

    Vamos analisar as asserções:

    I. “O exemplo relacionado à comercialização de novas versões de aparelhos celulares leva a acreditar que o mercado está evoluindo." Verdadeira. Quando as campanhas publicitárias apresentam inovações, subentende-se que o produto terá melhorias significativas e isso atrai a atenção e interesse dos clientes.

    II. “A estratégia de venda com a criação de novos modelos de aparelhos celulares fixa-se ao jogo de custos e preços, em vez de valorizar o efeito de marketing causado nas pessoas pela constante inovação do produto." Falsa.  Essa asserção não justifica de maneira adequada a primeira afirmação. Além disso, contém um erro: a estratégia de venda com a criação de novos modelos valoriza o efeito de marketing causado no consumidor.

    Com base nessas explicações, podemos afirmar que

    A) Errado. As duas asserções não são falsas.

    B) Certo. A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.

    C) Errado. A primeira asserção não é falsa e a segunda não é verdadeira.

    D) Errado. As duas asserções não são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa da primeira.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Manual de Oslo - Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação. 3ª. Edição. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Gabinete Estatístico das Comunidades Europeias. 2006.

ID
3568702
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Ponta Grossa - PR
Ano
2011
Disciplina
Marketing
Assuntos

Na Gestão de Qualidade existe um modelo para análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Para garantir a criação de valor em longo prazo, a organização deve ter um portfólio de produtos que contenha tanto mercadorias com altas taxas de crescimento no mercado (que precisam de investimentos) e mercadorias com baixo crescimento (que geram receita). O modelo tem duas dimensões: Crescimento do Mercado e Participação Relativa de Mercado (que é a participação da empresa em relação à participação de seu maior concorrente). Quanto maior a participação de mercado de um produto ou quanto mais rápido o mercado de um produto cresce, melhor para a empresa. Como é identificado ou conhecido esse modelo?

Alternativas
Comentários
  • A questão versou sobre uma ferramenta que permite analisar o ciclo de vida do produto. Após ler a descrição do enunciado, analisaremos cada uma das alternativas em busca do item correspondente.

    A) INCORRETA. "Matriz de Prioridades"

    Matrizes de priorização servem para facilitar a execução de um processo em relação aquilo que deve ser feito antes.

    A Matriz GUT, por exemplo, analisa os seguintes aspectos de maneira de um problema para que a seguir ele possa ser ponderado em relação a priorização: Gravidade (G), Urgência (U) e Tendência (T).

    Já a Matriz de Einsenhower prioriza tarefas, entre: urgente e não-urgentes; importantes e não importantes. A combinação desses elementos resulta em delegação, ação, decisão ou exclusão da atividade. Essas matrizes não correspondem ao pedido no enunciado.

    B) INCORRETA. "Método 5W2H".

    A nomenclatura vem do inglês: 5W (what, who, when, why, where) 2H (how, how much). Essas perguntas devem ser feitas mediante a um problemas e servirão como um check list [✔] da atividade a ser desenvolvida. As respostas obtidas servem como um mapeamento ou um guia de ação da atividade e que vai nortear a execução do processo. Ou seja, não tem relação com o pedido no enunciado.

    C) INCORRETA. "Princípio de Pareto".

    O diagrama de Pareto é uma das 7 ferramentas da qualidade. Ela preconiza que 20% das causas ocasionam 80% dos problemas (Regra 80/20). Ou seja, a ferramenta é utilizada na priorização da correção de problemas.

    D) CORRETA. "Matriz Boston Consulting Group"- BCG

    A matriz BCG refere-se a uma análise de portfólio através dos seguintes aspectos: crescimento de mercado X participação de mercado. É um tema geralmente estudado em "gestão estratégica". A ferramenta refere-se à citada no enunciado da questão.

    _______________________________-______________PARTICIPAÇÃO

    ______________(Grande)_____________________________<______________________.(Pequena)

    ....__________________________.Estrelas ⭐ ....______________Pontos de Interrogação ?

    CRESCIMENTO .------

    ..__________________________Vacas leiteiras.______________ Vira-latas ou abacaxi.....(

    .._____________(Pequeno)__

    _

    ◾ Os produtos "ponto de interrogação" contam com pequena participação e necessitam muitos investimentos para participar de um mercado em crescimento.

    ◾ Os produtos "estrelas" possuem grande participação em um mercado crescente. ⬆

    ◾ As "vacas-leiteiras" estão em um mercado desenvolvido sem expectativas de maior crescimento mas com grande participação. Não precisam de grandes investimentos. Pode representar o futuro dos produtos "estrelas".

    ◾ "Vira-latas" são os produtos que estão com os dias contados pois não conseguem sobreviver por si só pois não há participação nem mercado suficientes.

    E) INCORRETA. "Modelo Myers-Briggs".

    É um modelo de análise de tipologia da personalidade que resultam em 16 tipos de personalidade.

    Fonte: MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para Concursos”. 4ª ed. Juspodivm. 2019 (pág. 460- 461)

    GABARITO: LETRA "D".

  • Matriz BCG = Matriz Boston Consulting Group


ID
4985650
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para crescer e alcançar sucesso, uma organização geralmente lança no mercado um novo produto que deve ser sistematicamente desenvolvido para se avaliar as chances de alcançar sucesso. Quando se está no processo de previsão de vendas, ocorre o(a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Quando se vai avaliar as chances de um produto alcançar sucesso você fará testes, avaliações, simulações do produto