-
O Seis Sigma concentra-se na diminuição ou eliminação da incidência de erros, defeitos e falhas em um processo. A metodologia visa reduzir a variabilidade do processo e pode ser aplicada na maioria dos setores da atividade econômica.
Fonte: http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/rct20art11.pdf
-
Apenas para informação adicional, significados das outras opções:
Kaizen (mudança para melhor) é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, gradual. Pode ser visto como um processo diário, cujo propósito vai além de aumento da produtividade. Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. Sua metodologia traz resultados concretos, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, em um curto espaço de tempo e a um baixo custo (que, conseqüentemente, aumenta a lucratividade), apoiados na sinergia gerada por uma equipe reunida para alcançar metas estabelecidas pela direção da empresa.
O 5S é uma metodologia de trabalho que usa uma lista de cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo assim de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional. Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S. Os principais benefícios da metodologia 5S são:
- Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão
- Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais tende à degeneração
- Melhoria da qualidade de produtos e serviços
- Menos acidentes do trabalho
- Maior satisfação das pessoas com o trabalho
Denominação | Conceito | Objetivo particular |
Português | Japonês |
Classificação | ??, Seiri | Separar os desnecessários | Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil |
Ordem | ??, Seiton | Situar os necessários | Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz |
Limpeza | ??, Seis? | Suprimir os supérfluos | Melhorar o nível de limpeza |
Normatização | ??, Seiketsu | Sinalizar anomalias | Prevenir o aparecimento de supérfluos e a desordem |
Manutenção | ?, Shitsuke | Seguir melhorando | Incentivar esforços de aprimoramento |
-
continuação:
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou "Diagrama 6M" (ver abaixo), é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.
Método: toda a causa envolvendo o método que estava sendo executado o trabalho;Em sua estrutura, as causas dos problemas (efeitos) podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes (o que confere a esse diagrama o nome alternativo de "6M"):
- Matéria-prima: toda causa que envolve o material que estava sendo utilizado no trabalho;
- Mão-de-obra: toda causa que envolve uma atitude do colaborador (ex: procedimento inadequado, pressa, imprudência, ato inseguro, etc.)
- Máquinas: toda causa envolvendo á máquina que estava sendo operada;
- Medida: toda causa que envolve uma medida tomada anteriormente para modificar o processo, etc;
- Meio ambiente; toda causa que envolve o meio ambiente em si ( poluição, calor, poeira, etc.)e o ambiente de trabalho (layout, falta de espaço, dimensionamento inadequado dos equipamentos, etc.).
O sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potênciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética (isto é, com melhor visualização).
------
A reengenharia, criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.
Esta focalização no aumento da eficiência dos processos e, na obtenção de mais-valias a curto prazo, implica melhorias em três níveis a destacar: redução de custos, redução de tempo e melhoria da qualidade dos serviços.
A reengenharia vem modificar o perfil do processo empresarial, proporcionando mudanças importantes para a Estrutura Organizacional, os Valores Organizacionais e os Sistemas de Informação.
fonte: todos http://pt.wikipedia.org/
-
Seis Sigma
O programa Seis Sigma (Six Sigma) foi desenvolvido pela empresa Motorola nos anos 1980. Após
essa empresa, muitas outras adotaram o programa, pela sua capacidade de reduzir custos, aumentar a
qualidade e atingir resultados significativos.
Basicamente, o objetivo direto do programa é a redução da variabilidade dos processos de
trabalho, de modo que estes atinjam uma redução significativa dos seus defeitos.
A expressão Seis Sigma indica um objetivo principal do programa, que é atingir um nível de
defeitos de 3,4 peças por milhão, ou seja, quase defeito zero .23 Quanto maior o número de “sigmas”,
menor o número de problemas no processo. O programa busca gerar um processo com um
percentual de 99,9997% de sucesso.
-
a- kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa mudança para melhor, usada para transmitir a noção de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho.
b- 5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização.
c- O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.
d- A reengenharia é a reestruturação de uma empresa, por força das novas condições de mercado, da concorrência, do mercado internacional etc., para aumento de sua competitividade [Inclui reciclagem do pessoal interno, privatização, terceirização, demissões, utilização de um número menor de empregados, porém mais capacitados etc.]
e- Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações.
-
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó
A questão trata do programa Six Sigma (ou Seis Sigma), que foi desenvolvido pela empresa Motorola nos anos 80 do século passado.
Basicamente, o objetivo direto do programa é a redução da variabilidade dos processos de trabalho, de modo que estes atinjam uma redução significativa dos seus defeitos.