SóProvas


ID
2204947
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia parte da matéria de A Gazeta, 26/10/2015, escrita por Elayne Mendes, e responda à questão.

Reflexos na saúde podem durar anos

No garimpo, a aspiração de poeira, contato com a terra e até mesmo mercúrio são ações comuns. O que muitos que desenvolvem esses tipos de atividades não sabem é que com o passar do tempo reflexos negativos podem ser expressos na saúde, provocando doenças e acarretando até mesmo a morte.
Nos últimos dois meses, circularam na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, cerca de cinco mil pessoas, que foram para o local para trabalhar na extração de ouro. A maioria não era garimpeiro profissional e atuava de maneira amadora, sem nenhum tipo de proteção ou segurança. Além disso, inalava poeira e substâncias tóxicas o tempo todo durante as escavações e enquanto bateava o ouro. [...] tal exposição pode acarretar diversos tipos de enfermidades e o pior é que algumas só se manifestarão quando estiver em estado avançado [...] a exemplo de fibrose pulmonar.

Um dos usos do sinal de pontuação denominado vírgula é separar orações adverbiais, mesmo reduzidas, no período. Assinale o trecho do texto que exemplifica esse uso.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Uma  oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto adverbial do verbo da oração principal. Dessa forma, pode exprimir circunstância de tempomodofimcausacondiçãohipótese, etc. Quando desenvolvida, vem introduzida por uma das conjunções subordinativas (com exclusão das integrantes). Classifica-se de acordo com a conjunção ou locução conjuntiva que a introduz. Observe os exemplos abaixo:

    Naquele momento, senti uma das maiores emoções de minha vida.
    Adjunto Adverbial

    Quando vi a estátua, senti uma das maiores emoções de minha vida.
    Oração Subordinada Adverbial

    No primeiro período, "naquele momento" é um adjunto adverbial de tempo, que modifica a forma verbal "senti". No segundo período, esse papel é exercido pela oração "Quando vi a estátua", que é, portanto, uma oração subordinada adverbial temporal. Essa oração é desenvolvida, pois é introduzida por uma conjunção subordinativa (quando) e apresenta uma forma verbal do modo indicativo ("vi", do pretérito perfeito do indicativo). Seria possível reduzi-la, obtendo-se:

    Ao ver a estátua, senti uma das maiores emoções de minha vida.

    A oração em destaque é reduzida, pois apresenta uma das formas nominais do verbo ("ver" no infinitivo) e não é introduzida por conjunção subordinativa, mas sim por uma preposição ("a", combinada com o artigo "o").

    Obs.: a classificação das orações subordinadas adverbiais é feita do mesmo modo que a classificação dos adjuntos adverbiais. Baseia-se na circunstância expressa pela oração. 

     

  • Não entendi o gabarito. Só pode estar errado. A letra B é que tem a oração adverbial deslocada.

     b) Nos últimos dois meses, circularam na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, cerca de cinco mil pessoas.

    Ordem correta:   Circularam na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, cerca de cinco mil pessoas nos últimos dois meses,  

    Se a letra A for considerada também, teremos dois gabaritos corretos.  

     a) com o passar do tempo reflexos negativos podem ser expressos na saúde, provocando doenças e acarretando até mesmo a morte.  Com o passar do tempo, também é uma oração adverbial, mas não está separado com vírgula( embora por ser frase longa, creio que deveria estar) e a banca pediu para identificar o uso da vírgula separando oração adverbial. 

  • Toda oração possui um verbo. Se não possui verbo, é apenas frase. 

     

    Na letra B:  "Nos últimos dois meses, circularam na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, cerca de cinco mil pessoas". Temos um adjunto adverbial deslocado, e não oração subordinada adverbial - já que não há verbo na frase sublinhada. A ordem direta (sujeito + verbo + complementos + adjuntos adverbiais) seria: "Cerca de cinco mil pessoas circularam na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, nos últimos dois meses". Nesse caso, a frase italicada é um aposto explicativo. 

    Letra C: "Além disso, inalava poeira e substâncias tóxicas o tempo todo". Novamente, não é oração. No caso, é um elemento coesivo que remete à oração anterior. 

     

    Letra D: "a aspiração de poeira, contato com a terra e até mesmo mercúrio são ações comuns". Temos dois verbos, portanto duas orações. Porém, tratam-se de orações coordenadas.

     

    Letra A: "com o passar do tempo reflexos negativos podem ser expressos na saúde, provocando doenças e acarretando até mesmo a morte". A frase sublinhada possui um verbo substantivado, portanto é apenas frase, classificando-se como adjunto adverbial. Deveria estar entre vírgulas. 

    A oração em negrito está reduzida. O primeiro passo para identificar isso é observar que após a vírgula está um verbo em forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio). Para desenvolver a oração, deve-se trocar a forma nominal por um tempo do indicativo ou do subjuntivo e iniciar a oração com um conectivo, de modo que apenas a forma da frase seja alterada, e não o seu sentido. Ficaria assim: com o passar do tempo reflexos negativos podem ser expressos na saúde, pois provocam doenças e acarretam até mesmo a morte". O pois retoma "esses tipos de atividades".

     

    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint45.php

  • GAB.: B

  • Gab A

  • Habemus pegadinha: Um dos usos do sinal de pontuação denominado vírgula é separar orações adverbiais, mesmo reduzidas, no período. Assinale o trecho do texto que exemplifica esse uso.

  • Nos últimos dois meses não é uma oração, pois não tem verbo