SóProvas


ID
2204971
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda à questão.

Os jovens da geração Millennial não se interessam mais por automóveis da mesma forma que as gerações anteriores. A partir dessa constatação, a mesa formada por Lara e Malu, e mediada por Alexandre Caldini, presidente da editora Abril, discutiu os novos hábitos de um consumidor que já não faz questão de ter um carro ao completar 18 anos. “O jovem hoje está muito mais ligado ao ser do que ao ter”, disse Lara. Malu citou uma pesquisa com jovens mostrando que 71% deles comprariam um carro da Apple ou do Google. “O consumidor hoje está muito mais propenso a experimentar novas marcas. Para conquistá-lo, não basta apenas um bom produto – é preciso criar uma relação de identidade, sensação e experiência,” afirmou.

(Quatro Rodas, outubro de 2015.)

Em relação aos recursos linguísticos do texto, analise as afirmativas.

I - Alguns adjetivos têm seu sentido alterado se colocados antes do substantivo, é o caso de novos hábitos e novas marcas.
II - Em Para conquistá-lo, o pronome remete ao sentido do termo produto, ambos em perfeita concordância: singular e masculino.
III - A palavra que nos trechos discutiu os novos hábitos de um consumidor que já não faz questão de ter um carro e citou uma pesquisa com jovens mostrando que 71% deles comprariam um carro exerce diferentes funções, pronome relativo no primeiro e conjunção integrante no segundo.
IV - Os termos sensação e relação fazem o plural de igual forma, mas diferentemente dos termos capitão e guardião.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • I - Alguns adjetivos têm seu sentido alterado se colocados antes do substantivo, é o caso de novos hábitos e novas marcas.

    Errada:

    Tanto faz "novos hábitos e novas marcas" e "hábitos novos e marcas novas": o sentido não se altera

     

    II - Em Para conquistá-lo, o pronome remete ao sentido do termo produto (ERRADO), ambos em perfeita concordância: singular e masculino.

    Errada:

    O consumidor hoje está muito mais propenso a experimentar novas marcas. Para conquistá-lo (conquistar quem? O CONSUMIDOR), não basta apenas um bom produto – é preciso criar uma relação de identidade, sensação e experiência.

     

    III - A palavra "que" nos trechos discutiu os novos hábitos de um consumidor que já não faz questão de ter um carrocitou uma pesquisa com jovens mostrando que 71% deles comprariam um carro exerce diferentes funções, pronome relativo no primeiro e conjunção integrante no segundo.

    Certa:

    "discutiu os novos hábitos de um consumidor (O QUAL) que já não faz questão de ter um carro": PRONOME RELATIVO, refere-se a consumidor

    "citou uma pesquisa com jovens mostrando (ISSO) que 71% deles comprariam um carro": CONJUNÇÃO INTEGRANTE

     

    IV - Os termos sensação e relação fazem o plural de igual forma, mas diferentemente dos termos capitão e guardião.

    Certa:

    . Sensação: sensações

    . Relação: relações

    Diferentemente de:

    . Capitão: capitães

    . Guardião: guardiães/guardiões

     

  • Para diferenciar pronome relativo e conjunção integrante basta que:

    discutiu os novos hábitos de um consumidor (troca por o qual) que já não faz questão de ter um carro

    citou uma pesquisa com jovens mostrando (isso ) que 71% deles comprariam um carro exerce diferentes funções