-
b) a realização de inventário físico é a atividade em que se calcula o valor dos bens existentes no registro, descontando-se a depreciação acumulada.
Acredito que a depreciação acumulada não esteja relacionada ao inventario físico. A depreciação acumulada é tratada na contabilidade patrimonial, após a realização do inventário.
-
b) O inventário físico, é atividade em que sabemos a quantidade de itens existentes em uma empresa. Já o inventário de valor nos informa quanto vale todo inventário.
-
b) a realização de inventário físico é a atividade em que se calcula o valor dos bens existentes no registro, descontando-se a depreciação acumulada.
De acordo com a Instrução Normativa no 205/88,25
INVENTÁRIO FÍSICO é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade.
-
B) A depreciação acumulada é descontada no balanço patrimonial, ativo não circulante - imobilizado e não no inventário.
Vejam:
"No Imobilizado, como dedução do valor bruto, encontra-se a Depreciação Acumulada, ou seja, a perda da capacidade (pelo desgaste ou pela deterioração tecnológica) daquele imobilizado de produzir eficientemente. Obtém-se assim o valor líquido (valor bruto - depreciação acumulada), que deverá aproximar-se do valor dos ativos imobilizados em termos de potencial de benefícios futuros para a empresa".
Livro: Contabilidade Básica - Marion
-
GABARITO: LETRA B
A) o termo Gestão de Materiais indica um conceito integrado que inclui tanto as compras e os suprimentos como a distribuição física, além do fluxo de materiais e informações dentro da unidade produtiva. Já a logística inclui a distribuição física de bens ao lado da demanda, normalmente indo além dos clientes imediatos, através da cadeia de suprimentos, até os consumidores finais.
B) a realização de inventário físico é a atividade em que se calcula o valor dos bens existentes no registro, descontando-se a depreciação acumulada.
- esse desconto é feito no balanço e não no inventário
C) as compras e o desenvolvimento de fornecedores incluem a preparação de pedidos formais de cotação a fornecedores, avaliação dos fornecedores, emissão de pedidos de compra formais, assim como o monitoramento da entrega. Procura obter bens e serviços pelo preço correto, para serem entregues no momento correto, na qualidade correta, na quantidade correta e da fonte correta.
D) para se fazer uma avaliação dos estoques, pode ser tomado por base o preço de custo ou preço de mercado, sendo usado um dos métodos consagrados pela literatura e uso: UEPS (último que entra primeiro que sai) e PEPS (primeiro que entra primeiro que sai).
E) o sistema de gestão de estoques Just-in-time supõe a produção na quantidade necessária e no momento adequado, permitindo o atendimento à variação de vendas com o mínimo de estoques em produtos acabados, em processos e em matéria-prima.