-
Reengenharia é um processo de mudança radical, a busca por novos métodos e processos utilizados pelas organizações.
Isso se justifica quando os produtos (e/ou serviços) não atendem às necessidades dos clientes e revelam a necessidade de
mudanças em todos os níveis, desde a administração até a produção (e os serviços auxiliares).Herrera (2006)
Gabarito: Errado
-
Continuidade - umas das características (CID) do processo PODC de P. Drucker
Planejamento -> níveis: Estratégico, Tático e Operaciona
Operacional - não dará solucução aos problemas
-
"A reengenharia trata de repensar fundalmentalmente a organização criando mudanças radicais e drásticas nos processos organizacionais, que são substituídos por outros inteiramente novos e revolucionários. Ela deve ser iniciada de cima para baixo."
Fonte: Material de Gestão de Processos do Estratégia Concursos. Professor Carlos Xavier
Dessa forma, além das considerações apontadas nos demais comentários, a reengenharia não "utiliza equipes da linha de produção para a identificação e a solução sistemáticas de problemas", como afirma a questão, pois é um processo top-down. O processo bottom-up é uma característica da melhoria contínua.
-
Só para constar, seria o Kaizen, relacionado à melhoria continua. #comentáriode1linha
-
ERRADO. Reengenharia é uma mudança brusca/radical. Já melhoria contínua está atrelada ao ciclo PDCA.
-
Reengenharia começa do zero. É mudança brusca!
-
Melhoria radical.
-
GABARITO: ERRADO
- Reengenharia significa uma nova engenharia da estrutura organizacional, um novo desenho, começar de novo, desconsiderando os métodos e técnicas que existiam antes, como uma folha de papel em branco para ser preenchida. Nesse caso, não cabe falar em reforma total ou parcial.
- A reengenharia fundamenta-se em quatro palavras chaves:
· Fundamental;
· Radical;
· Drástica;
· Processos.
- A reengenharia encontra origem na Administração Científica, de Taylor, que propôs a racionalização do trabalho, através da análise científica e posterior padronização de tarefas e instrumentos.
- As consequências, para a organização, ao adotar a reengenharia são:
· Substituição da visão departamentalizada e verticalizada por redes de equipes de processos, horizontalizadas, maleáveis e descentralizadas.
· Utilização de equipes multidimensionais, solidárias e grupais.
· Formação das pessoas com foco nas habilidades pessoais, valores sociais, desempenhando papéis baseados em autonomia, liberdade e responsabilidade.
· Avaliação de desempenho focado em resultados.
· Gestores líderes, dotados de habilidades interpessoais.
· Foco no atendimento das necessidades do cliente.
- Fazer reengenharia não significa fazer downsizing, realizar demissões ou enxugar o quadro de empregados. Não significa fazer reestruturação, reorganização, desierarquização ou nivelamento da organização. Tampouco, pode ser confundida com a implantação de novos meios tecnológicos, que funcionam como instrumental crítico, apoio ou plataforma de atuação. Isso tudo pode acontecer, mas não necessariamente. Lembrando que a reengenharia é fazer tudo novo, como uma folha de papel em branco.
A questão trata-se do Kaizen e a Melhoria Contínua:
- A qualidade total é uma decorrência da aplicação da melhoria contínua.
- A filosofia da melhoria contínua deriva do Kaizen (kai = mudança, Zen = bom), que envolve um processo de aperfeiçoamento contínuo, de mudança cultural de hábitos e valores, que incorporem a noção contínua de fazer melhor as coisas e conquistar resultados específicos, como eliminação do desperdício (tempo, material, esforço e dinheiro) e elevação da qualidade (produtos, serviços, relacionamentos interpessoais e competências pessoais), para reduzir cistos de fabricação, nos projetos, estoques, distribuição, etc.
Fonte: Administração Geral e Pública. Elisabete de Abreu e Lima Moreira. Editora JusPodivm, 2018
-
Mudança radical, brusca.
-
O QUE É A REENGENHARIA?
É DESTRUIÇÃO TOTAL. Como diz ARNOLD "NÃO FICA PEDRA SOBRE PEDRA". A FCC ou a CESPE vai dizer que a mudança é gradual ou contínua (CESPE disse que era contínua na Q741140). NÃO CAIA NISSO! É como uma folha em BRANCO. Começa do ZERO! É a prática radical de deslocar a ênfase da gestão através de departamentos estanques para os processos gerenciais. A reengenharia foi aplicada na prática em muitas empresas na década de 80 e gerou uma redução drástica de empregados e divisões, que foi chamado de Downsizing. O Downsizing é o “achatamento”, uma diminuição do tamanho da organização.
QUEM ABORDOU A REENGENHARIA?
Os consultores norte-americanos Michael Hammer e James Champy.
QUAL É O OBJETIVO DA REENGENHARIA?
Romper com a rigidez e lentidão das estruturas tradicionais para atingir melhorias significativas da empresa em termos de custos, qualidade, serviço e velocidade.
COMO A FCC COBRA A REENGENHARIA?
[FCC/2007/Q197578]
Reengenharia: a radical redefinição dos processos em base zero, conhecido como princípio da “folha em branco”. [C]
[FCC 2016 Prefeitura de Teresina Q736966]
O aperfeiçoamento de processos por meio da reengenharia e)visa erradicar o trabalho desnecessário e fazer com que todos os processos da empresa apontem na direção da satisfação do cliente, redução do tempo do ciclo e qualidade total. [C]
COMO A CESPE COBRA A REENGENHARIA?
[CESPE/2010]
Ao se analisar os processos de uma organização que pretende realizar a reengenharia, não se adotam mudanças incrementais; outrossim, é preciso aplicar uma mudança radical, partindo-se do zero. [C]
>>>>>Casos de empresas que aplicaram a Reengenharia obtendo SUCESSO:
IBM: Reduziu o tempo na produção de um computador de 7 dias para um dia.
GENERAL ELETRIC: Melhorou o sistema de fornecimento e abastecimento de energia,com pedidos automáticos controlados pelo próprio fornecedor.
XEROX: Diminui o prazo de entrega ao produto para o mercado,melhorando os processos de planejamento,qualidade de seus produtos e administração.
MC DONALD´S: Aumentou a eficácia do planejamento e controle de estoque,atravès da informatização de suas lojas.
>>>>>Casos de empresas que aplicaram a Reengenharia obtendo FRACASSO:
GENERAL MOTORS: Na época do lançamento do Cadillac,os processos não foram aplicados adequadamente ás estratégias da empresa,pois as inovações não foram bem aceitas pelo processo,que até então era "antiquado".
KODAK: Implantou um novo software,que não foi adaptado pelo sistema.Os programas custavam caro e foram implantados arbitrariamente,estes possuíam poucas funções era difícil de ser modificado.
-
É um processo de mudança radical e não continuo.
Eu interpreto como ''radical'' algo que muda logo e não fica se estendendo e adapatando ( contínuo)