SóProvas


ID
2223517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito da estrutura organizacional e da análise administrativa nas organizações.

Em uma departamentalização funcional, as gerências são subordinadas a diretorias que estão em níveis hierárquicos superiores nas organizações.

Alternativas
Comentários
  •  

    4.9. Departamentalização Funcional
    É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.
    Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.

    Figura 4.11 – Departamentalização funcional
    Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento e é indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços.
    Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas.

  • DO TOPO PARA A BASE, TEMOS, RESPECTIVAMENTE:

     

      - PRESIDÊNCIA

      - DIRETORIA

      - GERÊNCIA

      - CHEFIA

      - SUPERVISÃO

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • GAB. CERTO

     

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

     

    O segundo modo mais simples de departamentalização é o que se baseia no critério funcional, que tanto pode ser usado pelas organizações de grande como de pequeno porte. A partir de uma departamentalização funcional, a estrutura pode evoluir para outras formas mais complexas.

     

    A departamentalização funcional consiste em atribuir a cada uma das unidades de trabalho a responsabilidade por uma função organizacional – operações, marketing, finanças, recursos humanos e assim por diante. 

     

    Em uma estrutura organizacional dividida segundo o critério funcional, há um administrador principal que comanda o conjunto todo e, logo abaixo, cada integrante do primeiro escalão hierárquico é responsável por uma função específica: produção, vendas, finanças e assim por diante.

    O critério funcional também é usado sucessivamente, dentro dos departamentos. Nessa divisão sucessiva, o trabalho é organizado de acordo com as operações principais dos departamentos de primeiro nível. 

     

    Fonte: Maximiano

  • Complementando...

    Para Elisabete Moreira (2016, p. 332) a departamentalização funcional consiste no agrupamento do trabalho de acordo com a similaridade das tarefas, habilidades, conhecimento e uso de recursos, baseado na especialização.

    A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais. É a divisão lógica de acordo com as funções (especializações) a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização.

    O principal ponto forte da departamentalização funcional é o agrupamento de especialistas ao mesmo tempo em que permite o compartilhamento dos recursos especializados entre os diversos produtos. Seu principal ponto fraco é a dificuldade de coordenação das tarefas dos diversos especialistas funcionais, possuindo um alto grau de diferenciação, de modo que as atividades sejam concluídas dentro do orçamento e prazos.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • cespe, é vc?
  • aí como o cespe me mete essa?

    (CESPE/CADE/2014/Agente) Nas organizações, a departamentalização pode ser identificada por meio da estrutura vertical de seus organogramas. ERRADO

  • #pmce