SóProvas



Questões de Decorrências da Teoria Neoclássica: Departamentalização


ID
132511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A organização não governamental (ONG) Viver com
Saúde possui programas de incentivo à prática desportiva, de
monitoramento da saúde bucal, de divulgação sobre a prevenção
de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A referida
ONG atua exclusivamente no Distrito Federal (DF), mas pretende
ampliar sua área de atuação para o estado de Goiás em face da
realidade precária dos fornecedores de serviços de saúde das
pequenas cidades do entorno do DF. Tal ampliação implicará um
aumento de 70% nos custos da organização. Para tanto, a ONG
terá de tomar decisões acerca do seu processo organizacional.

A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir com
relação ao processo organizacional.

A ampliação da área de atuação da ONG em apreço para o estado de Goiás inviabiliza seu atual modelo de departamentalização por serviço da organização por se tratar de diferentes localidades.

Alternativas
Comentários
  • Pode ser que esta nova situação dificulte o modelo de DEPARTAMENTALIZAÇÃO, favorecendo o modelo de REGIONALIZAÇÃO, mas não inviabiliza o primeiro.
  • Isso sim é um bom comentário; simples claro e objetivo.
  • os modelos de departamentalização não são excludentes, ou seja, podem continuar sendo trabalhados separadamente ou em conjunto.

  • ESTAMOS DIANTE DE UMA DEPARTAMENTALIZAÇÃO MISTA. MISTA POR SERVIÇO E POR BASE TERRITORIAL. É COMO O NOSSO AMIGO DISSE: O PRIMEIRO TIPO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO ADOTADO NÃO INVIABILIZA A NECESSIDADE DE REGIONALIZAR, ASSIM COMO A NECESSIDADE DE REGIONALIZAR NÃO INVIABILIZA O PRIMEIRO TIPO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO ADOTADO. OU SEJA, NÃO SÃO ESCLUDENTES.

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • NÃO SÃO ESCLUDENTES..

    Calma Pedro Matos vamos teclar de vagarinho para não trocar a letra ..né noon!! rsrs 

     

  • Uma organização pode adotar diferentes tipos de departamentalização, sendo considerada híbrida. Adotar um modelo não exclui necessariamente o outro. 

  • Departamentalização Geográfica: Localidade, Culturais, Climáticas, Hábitos, Costumes, Enfraquecimento da especialização (global, geral).

    FONTE: Prof; Giovanna Carranza.


ID
986233
Banca
FUNRIO
Órgão
MJSP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A definição de Teoria no estudo das Idéias Fundamentais das Teorias da Administração, refere-se ao:

Alternativas
Comentários
  • (LETRA E) Uma teoria é um conjunto de proposições que ajudam a explicar e resolver problemas de uma realidade prática. As primeiras teorias da administração usavam basicamente a observação como base. Logo, os pesquisadores observavam certos comportamentos, eventos, etc e tentavam determinar quais as variáveis ou motivos que levavam a gerar determinado resultado ou ação. Somente após algum tempo, os pesquisadores começaram a utilizar métodos científicos nos seus trabalhos.

    Fonte: http://www.erudito.fea.usp.br/PortalFEA/repositorio/200/documentos/ead610_eca/apresentacoes/cap2/frame.htm  Parte 03
  • Aqui estou mais um dia! em 2009 haha

  • Se você chegou em 2009, parabéns! tu é guerreiro..


ID
1074271
Banca
CAIP-IMES
Órgão
UNIFESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As gestões: financeira, de recursos humanos e patrimonial também fazem parte da área administrativa de uma instituição de ensino superior.

1 - A administração financeira, num sentido amplo, é uma ferramenta utilizada para atuar da forma mais eficaz possível sobre o planejamento financeiro, a análise de investimentos, a entrada e saida dos recursos, visando sempre o desenvolvimento da instituição.

2 - A gestão de recursos humanos é uma tarefa dificil visto que é trabalhada envolvendo pessoas e, de maneira geral deve ter como objetivo adequar os projetos de desenvolvimento das pessoas ao projeto de desenvolvimento da instituição.

3 - A administração patrimonial tem como função o controle que engloba as atividades de recepção, registro, controle, conservação, e desfazimento dos bens pertencentes à instituição, no que diz respeito aos bens móveis.

São afirmações corretas:

Alternativas
Comentários
  • Somente bens móveis???

  • Pois é, também fiquei na dúvida quanto a isso. Somente bens móveis? 

  • Acho que a casca de banana está justamente no fato de não haver a palavra SOMENTE.

  • É VERDADE, não tem somente, mas a questão ainda sim está incompleta. Quando a banca é Cespe, a questão incompleta PODE estar correta, mas uma desconhecida colocar essa casca de banana dói meu lindo coraçãozinho.

  • mesmo não estando expresso a palavra somente...acho que dá a entender pela frase que quis dizer sim somente bens móveis! questão discutível.

  • Acho que a 1 está errada:

    A administração financeira não é uma ferramenta utilizada para atuar da forma mais eficaz possível sobre o planejamento financeiro, a análise de investimentos, a entrada e saida dos recursos. O planejamento financeiro, a análise de investimentos, a entrada e saida dos recursos, é que são ferramentas da administração financeira.


ID
1122781
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo quanto ao tema “departamentalização”, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. ( ) As organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivos.

II. ( ) Uma organização é o resultado da união de diversos recursos, dentre eles os recursos humanos.

III. ( ) Uma ONG não pode ser considerada uma organização, pois seu objetivo central não é a geração de lucro financeiro.

IV. ( ) Cada processo em uma organização é independente dos demais processos existentes.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários

  • Na minha opinião, o gabarito da questão é letra B.

     

  • Acho que o erro do item iV está em dizer que é independente quando deveria ser interdependente.


ID
1141201
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo de departamentalização que envolve a diferenciação e o agrupamento de atividades de acordo com as saídas e resultados (ouputs) relativos a um ou vários projetos é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Departamentalização por Projetos

    O agrupamento ou organização na base de projetos envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as saídas e resultados (outputs) relativos a um ou vários projetos da empresa. É uma estratégia utilizada em empresas de grande porte e que produzem produtos que envolvam grandes concentrações de recursos e prolongado tempo para sua produção. É o caso de estaleiros navais que produzem navios, de obras de construções civil (edifícios) ou industrial (fábricas e usinas hidrelétricas) que exigem tecnologia sofisticada, pessoal especializado, reunião de recursos diferentes ao longo do produto. Como o produto é de grande porte e exige planejamento individual e detalhado e um extenso período de tempo para execução, cada produto é tratado como um projeto especial e sob encomenda. Esta estratégia de organização adapta a estrutura da empresa aos projetos que ela se propõe a construir. Através deste critério, unidades e grupos de empregados são destacados e concentrados durante longo lapso de tempo em projetos específicos e os recursos necessários são colocados em cada projeto.

  • c) Estrutura por projeto. V

  • Gabarito C. É só ficar atento:

    E) Não é tipo de departamentalização, já elimina.

    Letras B e D não são relativos a projetos, elimina.

    Sobra A e C, e pra matar: ESTRUTURA MATRICIAL não é tipo de departamentalização, é ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

    Resposta ESTRUTURA POR PROJETO.

     

  • O enunciado já entrega a resposta.

  • DÁ ATÉ MEDO DE MARCAR KKKKK

  • Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa. 

    2 Crônicas 15:7


ID
1146844
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A empresa ROSAMAR tem três diretorias ligadas à Presidência. A Diretoria de Recursos Humanos tem dois Departamentos: (I) Recrutamento e Seleção e (II) Folha de Pagamento; a Diretoria de Comercial tem dois Departamentos: (I) Pesquisa de Mercado e (II) Vendas; e a Diretoria de Produção tem quatro departamentos: (I) Engenharia, (II) Suprimentos, (III) Planejamento e Controle da Produção e (IV) Fabricação.

O principal critério de departamentalização existente na empresa é por

Alternativas
Comentários
  • Departamentalização funcional

  • GABARITO: B 

    Departamentalização funcional: ocorre quando as atividades são organizadas de acordo com as funções desempenhadas, como marketing, vendas, compras, etc.. Em diferentes organizações essa departamentalização pode assumir diferentes contornos, como departamento de pesquisa, cirurgia, terapia, contabilidade, etc. (em um hospital); ou departamento de treinamento, fisioterapia, imóveis, atletas, etc. (em um time de
    futebol).

    Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa. 

    2 Crônicas 15:7

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os diversos critérios de utilizados para departamentalizar as atividades organizacionais. Analisemos a situação narrada e qual das alternativas apresenta o critério correto de horizontalização das atividades.

    A - incorreta. Departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços (CHIAVENATO, 2014) para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.  

    B - correta. Departamentalização por funções fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.

    Concluímos que este é o critério usado porque as atividades apresentadas no enunciado estão agrupadas por especialização.

    C - incorreta. departamentalização por processos é usada frequentemente nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional, nas áreas de operações ou produtivas. A diferenciação e o agrupamento ocorrem pela sequência do processo de produção. Neste critério, cada setor da organização é dono de um macroprocesso, e cada fase/etapa desse macroprocesso está aos cuidados de uma unidade integrante desse setor.

    D - incorreta. Departamentalização por Clientes é responsável por agrupar as atividades da organização de acordo com os clientes-alvo. Nesse caso, o seu foco se concentrará nos atributos e nas necessidades de cada segmento de mercado.

    E - incorreta. Departamentalização Geográfica envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.

    Após analisar as alternativas, concluímos que a letra "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.


ID
1154794
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os principais tipos de departamentalização são por funções (funcional), por produtos ou serviços, por localização geográfica, por clientes, por fases do processo, por projetos. Leia abaixo algumas vantagens da departamentalização funcional e assinale a alternativa correta:

I. Orienta as pessoas para uma específica atividade concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.
II. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas. Porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica. Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento e é indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços.

      Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas


    Gabarito C.

    Fonte: Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011

  • Chiavenato, Introdução à TGA, p.212

     

    Vantagens da departamentalização funcional


    A departamentalização por funções apresenta as seguintes vantagens:


    a. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.

    b. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas Isso porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.

    c. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.

    d. Orienta as pessoas para uma específica atividade concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.

    e. É indicada para circunstâncias estáveis de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.

    f. Aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.

    g. Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização.

  • "Garante"??? Acho que é a primeira vez que estou contra ao pensamento de Chiavenato...mas se está no livro, a questão está correta!!!
  • Essas palavras só nos derrubam!!! "garantiu meu erro" kkkkkkk

  • GAB C

     

    Vantagens da departamentalização :



    I. Orienta as pessoas para uma específica atividade concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.

    Sim. Agrega vários especialistas e os treina explorando suas habilidades.


    II. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas. Porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.

    Garante tanto o aproveitamento máximo das capacidades técnicas dos especialistas como leva em conta o princípio de economia de escala. Ex: uma máquina de xerox é utilizada por todos os setores da empresa.

     

    "Não importa quantas pessoas bem sucedidas você veja, sempre vai ser injusto se comparar e negar seu próprio progresso."

  • Essa banca gosta de considerar a palavra "garante" como verdadeira, indo de encontro a qualquer experiência de concurseiro, que está acostumado a considerar errada a alternativa que aparecer com palavras que restringem ou ampliam muito o alcance de uma afirmação.

    Porém, não dá pra dizer que ela age SEMPRE assim. Há exceções. Por isso é importante, sempre, ler alternativa por alternativa. É melhor não arriscar hehe

  • Para que a questão seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre o critério de departamentalização funcional. Vejamos, de acordo com esse critério, como as afirmações apresentadas podem ser julgadas.

    O modelo de departamentalização funcional fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.

    A departamentalização funcional possui como vantagens (CHIAVENATO, p212, 2014). :

    • Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.
    • Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, pois se baseia no princípio da especialização ocupacional.
    • Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.
    • Orienta as pessoas para uma atividade específica, concentrando sua competência de maneira eficaz, e simplifica o treinamento do pessoal.
    • É indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
    • É aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.
    • Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização

    Após verificar o assunto, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

  • Talvez fosse melhor substituir a palavra "garantir" por "possibilitar".


ID
1162090
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo funcional de departamentalização possui características específicas e pode ser aplicado a um grande número de situações. Com relação ao tema, assinale a alternativa que indica uma característica comum desse modelo.

Alternativas
Comentários
  • Departamentalização Funcional

      É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.

      Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.

    Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento e é indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços.

    Alternativa: A

    Administração Geral para Concursos Públicos (Rodrigo Rennó)



  • Por que a letra E está errada? Não é um gerente por setor?

    Exemplo: 

    Marketing

    RG

    Financeiro.

    Não seria um gerente por função?

  • Afff... Não está escrtio o tanto de examinador que mistura "estrutura com departamentalização"!Afff

  • Alguém sabe o erro da E?

  • Não entendi a B estar errada, pois outra questão traz:

    I. A departamentalização funcional tem como uma desvantagem a resistência ao ambiente pró-inovação, devido à alta estabilidade e baixa adaptabilidade, propiciando ainda que ideias novas não sejam aproveitadas. C

  • qual é o erro da B?

  • Princípio da Defesa ou da Proteção visa a garantir a aplicação da lei penal brasileira aos crimes cometidos, em qualquer lugar (extraterritorialidade / territorialidade) e por qualquer agente, mas que ofendam bens jurídicos nacionais. Está previsto no art. 7°, I, “a, b e c”.

  • A última não seria HIPERCONDICIONADA?


ID
1175131
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A departamentalização por clientela apresenta a seguinte desvantagem, dentre outras:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    Desvantagens da departamentalização por clientela (Segundo Chiavenato):

    1.As demais atividades da organização (como produção, finanças etc.) podem tornar-se secundárias ou acessórias, em face da preocupação compulsiva pelo cliente.

    2.Os demais objetivos da organização (como lucratividade, produtividade, eficiência etc.) podem ser deixados de lado ou sacrificados em função da satisfação do cliente.

  • Essa é de acordo com as atividades que estão ligadas a cada um dos produtos ou serviços da empresa. Esse tipo agrupa seus colaboradores dentro de áreas específicas. Nesse caso, o foco é o tipo de produto oferecido pela empresa.

  • PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTE:

    Todos os produtos e serviços oferecidos pela empresa devem ser ajustados conforme as informações fornecidas na departamentalização por clientes, focando nas principais necessidades do público-alvo da empresa;

    • Ter divisões dentro das unidades organizacionais, onde cada divisão será responsável por um tipo diferente de cliente, considerando as características mais adequadas para vendas ou contratações de serviços.

     

    VANTAGENS:

    • Ter o cliente como foco principal. Nesta modalidade de departamentalização, o foco principal é sempre o cliente, o que ajuda em abordagens mais próximas, uma preocupação maior com a clientela, dentre outras abordagens que aproximam o cliente em relação a empresa;
    • Faz com que a empresa tenha todos os recursos, pessoas, habilidades, unidades e itens necessários focados apenas em seus clientes, consumidores e usuários;
    • Todos os produtos e os serviços oferecidos pela empresa recebem adaptação necessária para oferecer o máximo de qualidade, conforto e segurança para seus clientes. Nesse caso, todas as adaptações são realizadas com base nas reais necessidades dos clientes;
    • Faz com que a equipe da empresa tenha mais conhecimento sobre os consumidores, o que permite inovações no mercado de acordo com as preferências observadas e estratégias mais focadas em quem realmente está interessado nos produtos e serviços da empresa;
    • O retorno observado nos clientes da empresa oferecem mais informações para que decisões importantes sejam tomadas mais rapidamente e com maior eficiência.

     DESVANTAGENS:

    • Dificulta a coordenação entre a equipe uma vez que o próprio departamento exige a divisão de pessoas entre os diferentes tipos de clientes;
    • Faz com que a administração da empresa se torne mais complexa em vista da variedade de clientes, decisões e informações que devem ser processadas por causa dessa modalidade de departamentalização;
    • Atividades como produtividade, finanças, gestão da empresa, fluxo de caixa, geografia, entre outras, podem se tornar secundárias por causa da departamentalização por clientes;
    • Outros objetivos da empresa também podem ser deixados de lado para que o cliente tenha a maior satisfação que possa ser oferecida pela empresa, o que pode comprometer a eficiência e a lucratividade da empresa;
    • A empresa fica a mercê do cliente para tomar decisões importantes, em vista de que esse setor tem grande influência em tudo que é decidido pela empresa, como planejamentos, redução de gastos, metas, planos de negócios, visão da empresa, entre outras decisões.

    OBS. PEGUEI DA INTERNET: https://agrego.net/departamentalizacao-por-clientes/


ID
1203010
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de organizar consiste em criar blocos de trabalho chamados departamentos. A escolha das tarefas que serão atribuídas aos departamentos baseia-se nos critérios de departamentalização. Ainda sobre departamentalização, processo de organização, leia as sentenças e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A departamentalização serve para que a empresa possa dividir as atribuições em várias repartições (unidades ou blocos). A alternativa d está errada ao afirmar que antes de se identificar os departamentos, as responsabilidades são definidas. Essa questão dá para ser resolvida mesmo sem muito aprofundamento na teoria, apenas com atenção nas alternativas. 


    Bons estudos 

  • os departamentos podem ser agrupados pelas responsabilidades.

  • Gab. D

    De nada!

  • A ordem é essa:

    Missão > Funções > Departamentos > Cargos > Responsabilidades > Tarefas

    Maximiano.

  • Identifica os departamentos e só depois as autoridades são definidas.

  • Antes de identificarmos os departamentos (ou unidades de trabalho), as responsabilidades são definidas. Entendendo-se por responsabilidades as obrigações ou deveres das pessoas pela realização de tarefas ou atividades

  • "Entendendo-se por responsabilidades as obrigações ou deveres das pessoas pela realização de tarefas ou atividades". entendo que responsabilidade é a subordinação para a autoridade dentro da organização...


ID
1349311
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os componentes de uma estrutura organizacional têm seus sistemas de responsabilidades constituídos por departamentalização, linha e assessoria e especialização do trabalho, que são representados graficamente através de um organograma. Sobre os critérios de departamentalização, analise.

I. A departamentalização funcional tem como uma desvantagem a resistência ao ambiente pró-inovação, devido à alta estabilidade e baixa adaptabilidade, propiciando ainda que ideias novas não sejam aproveitadas.
II. A departamentalização por processo surgiu como uma forma intermediária entre dois tipos de departamentalização, a funcional e por projetos, reduzindo as desvantagens de cada uma e procurando usufruir as vantagens dos respectivos tipos. III. Uma empresa para atender a sua realidade pode estabelecer uma departamentalização baseada no critério de diferenciação e na integração de suas atividades.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Essa banca é uma piada. Propiciando que ideias novas não sejam aproveitadas? Haja subjetividade!

  • I. CORRETA A departamentalização funcional tem como uma desvantagem a resistência ao ambiente pró-inovação, devido à alta estabilidade e baixa adaptabilidade, propiciando ainda que ideias novas não sejam aproveitadas. 

    Obs: A banca abriu margem para questionamentos ao dizer que "ideias novas não sejam aproveitadas" pois abordou de forma subjetiva demais. 

     

    De fato, sabemos que a departamentalização funcional junta dos os profissionais capacitados para determinada tarefa em um único ambiente, como por exemplo o departamento de vendas, de contabilidade e por aí vai. Nesse tipo de departamentalização, há uma maior especialização das atividades, e como contrapartida, uma maior resistencia a novos processos.

     

    Exermplo: Imagina que um departamento de vendas, da Ambev por exemplo, e que lá haja vendedores. Óbvio né?! Mas aí um diretor novo, recem formado em Marketing decide que além de vender esses vendedores terão que atuar realzindo atividades de propaganda, colocando cartazes nos bares, restaurantes, lógicamente, os vendedoresa não vão gostar muito da ideia e vão resistir a nova tarefa.

     

     


    II. ERRADA. A departamentalização por processo surgiu como uma forma intermediária entre dois tipos de departamentalização, a funcional e por projetos, reduzindo as desvantagens de cada uma e procurando usufruir as vantagens dos respectivos tipos. 

    A departamentalização por processo não surgiu para "aproveitar-se" dos beneficios da departamentalização funcional ou por projetos. Na verdade ela surgiu pela necessidade de maior comunicação entre os processos produtivos. 

     

    III. CORRETA. Uma empresa para atender a sua realidade pode estabelecer uma departamentalização baseada no critério de diferenciação e na integração de suas atividades. 

    Perfeita, a organização deve escolher a forma de departamentalização que atenda de forma satisfatória a sua atividade. 

  • A alternativa II na verdade aborda a departamentalização MATRICIAL (ou ainda, a HÍBRIDA).

  • A alternativa III não está aparecendo pra mim.

  • GABARITO DA BANCA, LETRA E,

    GABARITO CORRETO: C

    I. A departamentalização funcional tem como uma desvantagem a resistência ao ambiente pró-inovação, devido à alta estabilidade e baixa adaptabilidade, propiciando ainda que ideias novas não sejam aproveitadas.

    Desafio-vos a questionar a procedência dessa questão a qualquer Professor e ele lhes dirá.

    E outra, é só observar QUALQUER Empresa que adote esse estilo de Departamentalização e perceber por si próprio se elas aproveitam ou não novas ideias... Ai delas se não aproveitarem, não é mesmo?

    Enfim, Assertiva completamente EQUIVOCADA

    II. A departamentalização por processo surgiu como uma forma intermediária entre dois tipos de departamentalização, a funcional e por projetos, reduzindo as desvantagens de cada uma e procurando usufruir as vantagens dos respectivos tipos

    Na verdade essa é a Departamentalização Matricial/Híbrida.

    III. Uma empresa para atender a sua realidade pode estabelecer uma departamentalização baseada no critério de diferenciação e na integração de suas atividades.

  • Vamos por partes:

    Questão saiu do livro do Oliveira (2011)

    Segundo ele,

    Uma das desvantagens da departamentalização funcional é

    Resistência ao ambiente pró-inovação, pois esse critério de departamentalização tem alta estabilidade e baixa adaptabilidade. Portanto, algumas ideias novas podem ser destruídas no início, em vez de serem discutidas e analisadas.

    Departamentalização funcional + projetos = matricial

    Por fim, o autor destaca que um outro critério básico para departamentalização está baseado na diferenciação e na integração.

    OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.


ID
1519957
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A prática de subdivisão do trabalho e dos colaborado­res em unidades separadas, que se ocupam das fun­ções ou áreas organizacionais diferentes, é conhecida como departamentalização

Alternativas
Comentários
  • B) 

    Departamentalização Funcional

    É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.

    Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.

    Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento e é indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços.

    Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas.


    RENNÓ (2013)

  • .

    ABORDAGEM FUNCIONAL

     

    É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.

     

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

     

    Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.

    Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada.
    Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos. Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações.

    A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.

    A departamentalização funcional pode também ser denominada de departamentalização pelo uso de recursos organizacionais ou estrutura funcional.

    VANTAGENS

    Melhora a coordenação intradepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.

    Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.

    Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua capacidade de maneira eficaz, garantindo o máximo de utilização das habilidades técnicas, simplificando o treinamento do pessoal.

    Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.

    DESVANTAGENS

    A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos. Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.

    Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

    Devido à focalização interna de cada departamento e não sobre os objetivos globais da organização, existe uma carência de estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho, levando os problemas de coordenação para os níveis mais elevados da organização.

    A estrutura funcional tende a ser muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis hierárquicos. www.coladaweb.com/administração/depart

     

  • LETRA B CORRETA

    Tipos de Departamentalização

    Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

    Por Clientes

    Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.

    Por Processos

    Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.

    Por Produtos ou Serviços

    Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.

    Matricial

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

    Geográfica ou Territorial

    Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.

    Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.

    Por Projetos

    Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.


ID
1709302
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise o texto abaixo:

___________________é uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa. Trata-se, portanto, de um agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e recursos (humanos, financeiros, materiais) em unidades organizacionais.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - (Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.))

    A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa.8

    O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si. De acordo com Chiavenato,9 a departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.

    A departamentalização deve facilitar o trabalho dos administradores, pois possibilita um aproveitamento mais racional dos recursos da organização. Assim sendo, os critérios devem ser os mais racionais, visando atingir os objetivos da organização

  • Complementando...

    ALTERNATIVA A) CORRETA. Para DAFT 2005, departamentalização é o modo encontrado de alorcarmos pessoas, atividades ou tarefas em unidades, com objetivo de melhorar a coordenação dos esforços.

    ALTERNATIVA B) INCORRETA. Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. 

    ALTERNATIVA C) INCORRETA. Estrutura informal é aquela que nasce da interação das pessoas

    ALTERNATIVA D) INCORRETA. FeedBack é a resposta a um determinado estímulo.

    ALTERNATIVA E) INCORRETA. É um método de gestão organizacional que se baseia na melhoria contínua.


    SOBRAL 2008/RENNó

  • A questão trata da departamentalização. Esta é um modo encontrado para alocarmos pessoas, tarefas e atividades em unidades, com o objetivo de melhorar a coordenação de esforços.

     

    De acordo com Oliveira: "Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais".

     

     

    Gabarito: A.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • Para Rennó (2013, p. 98) a departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa. O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si.

    Já Djalma de Oliveira (2009, p. 101) a departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos - humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos - em unidades organizacionais.

     

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • falou em agrupamento de atividades é DEPARTAMENTALIZAÇÃO

  • Para responder corretamente à questão em apreço, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns elementos relacionados às organizações. Marquemos a alternativa que completa corretamente a lacuna do enunciado.

    A - correta. Departamentalização é uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa. Trata-se, portanto, de um agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e recursos (humanos, financeiros, materiais) em unidades organizacionais.

    B - incorreta. O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes em uma organização. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    • Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.
    • Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
    • Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
    • Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    C - incorreta. Segundo Chiavenato (p. 137, 2014), "a organização informal tem sua origem na necessidade de conviver com outras pessoas. Em sua associação com outras na empresa, as pessoas criam relações sociais e se integram em grupos informais nos quais adquirem uma posição ou status."

    D - incorreta. Feedback: é um mecanismo pelo qual parte da energia de saída de um sistema volta à sua entrada para alterá-la. É também denominada servomecanismo, retroalimentação ou realimentação.

    E - incorreta. PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte. Representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que buscam a melhoria contínua dos processos de trabalho.

    Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
2223517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito da estrutura organizacional e da análise administrativa nas organizações.

Em uma departamentalização funcional, as gerências são subordinadas a diretorias que estão em níveis hierárquicos superiores nas organizações.

Alternativas
Comentários
  •  

    4.9. Departamentalização Funcional
    É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.
    Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.

    Figura 4.11 – Departamentalização funcional
    Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento e é indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços.
    Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas.

  • DO TOPO PARA A BASE, TEMOS, RESPECTIVAMENTE:

     

      - PRESIDÊNCIA

      - DIRETORIA

      - GERÊNCIA

      - CHEFIA

      - SUPERVISÃO

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • GAB. CERTO

     

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

     

    O segundo modo mais simples de departamentalização é o que se baseia no critério funcional, que tanto pode ser usado pelas organizações de grande como de pequeno porte. A partir de uma departamentalização funcional, a estrutura pode evoluir para outras formas mais complexas.

     

    A departamentalização funcional consiste em atribuir a cada uma das unidades de trabalho a responsabilidade por uma função organizacional – operações, marketing, finanças, recursos humanos e assim por diante. 

     

    Em uma estrutura organizacional dividida segundo o critério funcional, há um administrador principal que comanda o conjunto todo e, logo abaixo, cada integrante do primeiro escalão hierárquico é responsável por uma função específica: produção, vendas, finanças e assim por diante.

    O critério funcional também é usado sucessivamente, dentro dos departamentos. Nessa divisão sucessiva, o trabalho é organizado de acordo com as operações principais dos departamentos de primeiro nível. 

     

    Fonte: Maximiano

  • Complementando...

    Para Elisabete Moreira (2016, p. 332) a departamentalização funcional consiste no agrupamento do trabalho de acordo com a similaridade das tarefas, habilidades, conhecimento e uso de recursos, baseado na especialização.

    A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais. É a divisão lógica de acordo com as funções (especializações) a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização.

    O principal ponto forte da departamentalização funcional é o agrupamento de especialistas ao mesmo tempo em que permite o compartilhamento dos recursos especializados entre os diversos produtos. Seu principal ponto fraco é a dificuldade de coordenação das tarefas dos diversos especialistas funcionais, possuindo um alto grau de diferenciação, de modo que as atividades sejam concluídas dentro do orçamento e prazos.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • cespe, é vc?
  • aí como o cespe me mete essa?

    (CESPE/CADE/2014/Agente) Nas organizações, a departamentalização pode ser identificada por meio da estrutura vertical de seus organogramas. ERRADO

  • #pmce


ID
3192808
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A departamentalização denota uma demarcação de área, uma divisão ou um setor distinto de uma empresa. O tipo em que áreas diferentes de uma mesma empresa são estabelecidas como unidades para assegurar que determinados produtos ou linhas de produtos sejam promovidos e dirigidos, como se cada uma fosse uma empresa, denomina-se departamentalização por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    UEN (Unidade Estratégica de Negócio) consiste na forma adotada por muitas empresas que dividem suas atividades em unidades de negócios independentes, com resultados, estratégias e gestores distintos. Nestes casos, o  é dividido em duas formas de abordagem: estratégia corporativa e estratégia da unidade organizacional.

  • VALHA,NUNCA NEM VI.

  • Cada dia que passa, uma departamentalização diferente é inventada...

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre os critérios de departamentalização. Dentre as alternativas apresentadas, vejamos qual é a correta.

    A - incorreta. A departamentalização por Clientes envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho e executado. É um importante critério quando a organização lida com diferentes classes de clientes, com características e necessidades distintas. Isso fica evidenciado com a divisão, típica desse modelo, das unidades organizacionais para que cada uma delas possa atender um tipo diferente de cliente, segundo suas preferências e necessidades.

    B - incorreta. A departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.

    C - correta. O conceito de Unidade Estratégica de Negócios (UEN) surgiu com um executivo da General Eletric (GE). Fred Borch adotou a divisão dos negócios da GE em uma conjunto de unidades independentes e autônomas. De acordo com Buzzel e Gale (1991), a GE adotou os conceitos a seguir para UEN:

    “Uma unidade de negócios é uma divisão, linha de produtos ou outro centro de lucro de uma empresa que:

    • Produz e comercializa um conjunto bem definido de produtos ou serviços correlatos.

    • Serve um conjunto claramente definido de clientes, numa área geográfica razoavelmente bem delimitada.

    • Compete com um conjunto bem definido de concorrentes.”

    Para Oliveira (2003, p.90), uma UEN representa um "agrupamento de atividades que tenham amplitude de um negócio e atuem com perfeita interação com o ambiente empresarial”.

    Antes que eu me esqueça, a UEN tem a estrutura divisional como base.

    D - incorreta. A departamentalização Geográfica, ou por território, envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.

    Tendo visto as alternativas, concluímos que a letra "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    BUZZELL, R.D. & GALE, B.T.: PIMS - O Impacto das Estratégias de Mercado no Resultado das Empresas. São Paulo, Livraria Editora Pioneira, 1991

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

    OLIVEIRA, D. P. R. Holding, Administração Corporativa e Unidade Estratégica de Negócio. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

  • Unidades estratégicas de negócios é o mesmo que estrutura Divisonal.

  • acho q vou inventar uma departamentalização tbm, parece q qualquer um pode


ID
3207664
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos critérios de departamentalização.

Alternativas
Comentários
  • Gab. LETRA D

    A) Na departamentalização por produtos (o certo é GEOGRÁFICA), a diferenciação e o agrupamento das atividades são feitos de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.

    B) Na departamentalização funcional (o certo é POR PRODUTOS/SERVIÇOS), a diferenciação e o agrupamento de atividades são realizados de acordo com o resultado da organização, isto é, de acordo com o produto ou o serviço realizado.

    C) Na departamentalização por projetos (o certo é FUNCIONAL) ocorre o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as principais funções desenvolvidas.

    D) Na departamentalização por processo, a diferenciação e o agrupamento se fazem por meio da sequência do processo produtivo ou operacional ou, ainda, por meio do arranjo e da disposição racional do equipamento utilizado. (Lembre-se da Indústria. Ela é um dos principais exemplos de departamentalização por Processo, pois possui etapas, há um processo na produção de determinados produtos/serviços específicos).

    E) Na departamentalização geográfica (o certo é POR PROJETOS), a diferenciação e o agrupamento das atividades são feitos de acordo com as saídas e os resultados (outputs) relativos a um ou a vários projetos da empresa.

    BONS ESTUDOS! :D

  • Gabarito: Letra D

     

     

    Exemplos de Tipos de Departamentalização:

     

    Por função: Marketing

                       Administração

                       Área técnica

     

    Por clientes: Departamento infantil

                          Departamento feminino

                          Departamento masculino

     

    Por processos: Montagem da base

                              Colocação dos pneus

                              Colocação das portas

                              Colocação da carcaça

                              Pintura

     

    Por produtos:   Laticínios

                              Açougue

     

    Por serviços:   Cardiologia

                             Dermatologia

                             Ortopedia

     

    Por território:   Região Sul

                             Região Sudeste

                             Região Norte

     

    Por projeto:     Campanha para a Fiat

                             Campanha para a SBT

                             Campanha para o Burger King

     

    Fonte: https://blog.luz.vc/o-que-e/tipos-de-departamentalizacao/

  • departamentalização por processo

    **** Está ligado ao processo produtivo

    **** níveis operacionais

    **** vantagem

    -processo integrado

    -aumento da eficácia

    -otimização do layout

    Desvantagem

    -maior risco operacional

    -perda da visão "macro"

  • A departamentalização consiste em escolher modalidades de homogeneização de atividades, agrupando componentes similares em departamentos ou divisões. Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. Na departamentalização geográfica, a diferenciação e o agrupamento das atividades são feitos de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.

    Alternativa B. Errado. Na departamentalização funcional, o agrupamento das atividades e tarefas são feitas acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa.

    Alternativa C. Errado. Na departamentalização por projetos, o agrupamento é na base de projetos e envolve a diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com as saídas e resultados (outputs) relativos a um ou a vários projetos da empresa. 

    Alternativa D. Certo. Esse é o conceito de departamentalização por processos de Chiavenato.

    Alternativa E. Errado. Na departamentalização geográfica, a diferenciação e o agrupamento das atividades são feitos de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.

    Gabarito: D


ID
3209827
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais. Os administradores, por sua vez, enfocam seu modelo de gestão de acordo com as abordagens e variáveis necessárias ao desenvolvimento do trabalho para o alcance dos resultados.
Com relação às teorias da administração, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A Administração Científica de Taylor coloca ênfase nas tarefas e na racionalização do trabalho no nível operacional.
( ) A teoria das Relações Humanas coloca ênfase nas pessoas e enfoque principal na informalidade, motivação e liderança.
( ) A Teoria Neoclássica enfatiza a competitividade e foca principalmente o caos e a complexidade, o capital intelectual e a abordagem organizacional.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • (V) A Administração Científica de Taylor coloca ênfase nas tarefas e na racionalização do trabalho no nível operacional.

    Administração CienTífica --> Taylor --> Ênfase nas Tarefas

    Administração Clássica --> Fayol --> Ênfase na Estrutura

    (V) A teoria das Relações Humanas coloca ênfase nas pessoas e enfoque principal na informalidade, motivação e liderança.

    Teoria das Relações Humanas

    Trata a organização como um grupo de pessoas; enfatiza as pessoas; inspira-se em sistemas de psicologia; delegação plena de autoridade; autonomia do empregado; confiança e abertura; ênfase nas relações humanas; confiança nas pessoas; dinâmica grupal e interpessoal.

    (F) A Teoria Neoclássica enfatiza a competitividade e foca principalmente o caos e a complexidade, o capital intelectual e a abordagem organizacional.

    A Teoria Neoclássica focaliza nos resultados e objetivos, a chamada Administração por Objetivos (APO).

    Algumas características: ênfase na parte prática da Administração, as funções administrativas; reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos; ênfase nos primeiros clássicos de Administração; teoria eclética e receptiva.

    Fonte: Apostila Vestcon, Administração.

    Resposta: V, V, F

  • Gab. D

  • Respondi Certo. Revisar.

  • "A Administração Científica de Taylor coloca ênfase nas tarefas e na racionalização do trabalho no nível operacional." (VERDADEIRO)

    Analisei segundo os Tipos de estruturas organizacionais formais a Funcional, em que este tipo de estrutura é fundamentado no trabalho de Taylor sobre supervisão funcional, em que ele dividiu o processo de produção em dois níveis: planos e execução. Ou seja, separou o planejamento da execução. A autoridade é funcional é relativa e baseada na especialização. Assim, cada operário da linha de produção se reporta a diversos supervisores, cada um relacionado a uma especialidade. Logo, a Administração Científica de Taylor coloca ênfase nas tarefas e na racionalização do trabalho no nível operacional.

    "A teoria das Relações Humanas coloca ênfase nas pessoas e enfoque principal na informalidade, motivação e liderança" (VERDADEIRO)

    Analisei segundo a Gestão de Pessoas que tem como conceito buscar e garantir a produtividade em níveis mais elevados, por meio do alinhamento entre objetivos individuais e organizacionais.

    (Fonte Loja do Concurseiro).

  • Isso que é um chute!

  • Só não consegui entender esse enfoque principal!!!

    ( )A teoria das Relações Humanas coloca ênfase nas pessoas e enfoque principal na informalidade, motivação e liderança.

  • Como a Teoria das Relações Humanas enfoca na "informalidade"? Cabe recurso, nada a ver!

  • Creio que o último item se refira à Teoria Contingencial.

  • (V) A Administração Científica de Taylor coloca ênfase nas tarefas e na racionalização do trabalho no nível operacional.

    Administração CienTífica --> Taylor --> Ênfase nas Tarefas

    Administração Clássica --> Fayol --> Ênfase na Estrutura

    (V) A teoria das Relações Humanas coloca ênfase nas pessoas e enfoque principal na informalidade, motivação e liderança.

    Teoria das Relações Humanas

    Trata a organização como um grupo de pessoas; enfatiza as pessoasinspira-se em sistemas de psicologia; delegação plena de autoridade; autonomia do empregado; confiança e abertura; ênfase nas relações humanas; confiança nas pessoas; dinâmica grupal e interpessoal.

    (F) A Teoria Neoclássica enfatiza a competitividade e foca principalmente o caos e a complexidade, o capital intelectual e a abordagem organizacional.

    A Teoria Neoclássica focaliza nos resultados e objetivos, a chamada Administração por Objetivos (APO).

    Algumas características: ênfase na parte prática da Administração, as funções administrativas; reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos; ênfase nos primeiros clássicos de Administração; teoria eclética e receptiva.

  • (VERDADEIRO) A Administração Científica de Taylor coloca ênfase nas tarefas e na racionalização do trabalho no nível operacional.

    A Administração científica de Taylor possuía ênfase nas tarefas que consistia em aumentar a eficiência do trabalho dos operários por meio da especialização do trabalhador e da padronização dos métodos. A Organização Racional do Trabalho (ORT) era a tentativa de substituir o empirismo pela cientificidade na formulação e seleção de métodos de trabalho. Taylor pregava o conceito de “the best way” como sendo o único caminho para o alcance da eficiência.

    (VERDADEIRO) A teoria das Relações Humanas coloca ênfase nas pessoas e enfoque principal na informalidade, motivação e liderança. 

    De acordo com a teoria das relações humanas as pessoas procuram se ajustar às atitudes e normas informais do grupo ao qual integra. Se a administração fomentar a criação de valores dentro dos grupos informais, as pessoas que ingressarem tendem a perseguir esses mesmos valores.

    (FALSO) A Teoria Neoclássica enfatiza a competitividade e foca principalmente o caos e a complexidade, o capital intelectual e a abordagem organizacional.

    A teoria neoclássica possuía ênfase nos objetivos e resultados. A organização deveria ser organizada em todos seus aspectos em função dos objetivos e resultados.

    GABARITO: D

  • •      Científica (TAYLOR)............................... nas tarefas;

    •      Clássica (FAYOL) ................................... nas estruturas;

    •      Neoclássica ........................................... (eclética) tarefa, pessoa, estrutura;

    •      Relações Humanas ............................... nas pessoas;

    •      Burocrática ............................................ na estrutura;

    •      Estruturalista ......................................... estrutura e ambiente;

    o  É um homem que desempenha diferentes papéis em várias organizações.

    •      Comportamental ................................... pessoas e organização;

    •      Sistêmica ............................................... ambiente;

    •      Contingências ........................................ ambiente;


ID
3211513
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere às características básicas das organizações formais modernas e ao processo organizacional, julgue o item seguinte.


A departamentalização por produtos tem a vantagem de fixar a responsabilidade dos departamentos para um produto ou uma linha de produtos ou serviços, fazendo com que sejam avaliados pelo sucesso desse produto ou dessa linha de produtos ou serviços.

Alternativas
Comentários
  • Correto:

    Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos ou serviços realizados, ou seja, os resultados esperados da empresa. A responsabilidade é totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto ou serviço, ou seja, o administrador no cargo de chefia de cada departamento é responsável pelo seu produto ou serviço.

  • São vantagens da departamentalização por produtos ou serviços:

    -Facilita o emprego de recursos, da tecnologia, das máquinas e dos equipamentos do conhecimento para cada grupo de -produto ou serviço da organização.

    -Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou serviço.

    -Facilita a coordenação interdepartamental.

    -Facilita a inovação e a criatividade

    -Indicada para circunstâncias externas mutáveis.

    -Permite flexibilidade.

  • Certo

     Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto ou serviço.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da departamentalização por produto, sendo mais especificamente cobrada uma de suas vantagens.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação:


    A departamentalização por produto é o agrupamento de atividades de acordo com o produto a ser realizado. Ou seja, todas as atividades necessárias para o produto, mesmo que não guardem relação entre si, devem coexistir no mesmo departamento.


    Chiavenato (2003) lista as principais vantagens e desvantagens da departamentalização por produto, que são descritas na tabela abaixo:


    (Tabela elaborada a partir de Chiavenato, 2003, p. 215)

    Ante o exposto, a questão está certa ao afirmar que a departamentalização por produto fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou uma linha de produtos, fazendo com que sejam avaliados pelo sucesso desse produto ou dessa linha de produtos ou serviços. Com isso, o departamento é avaliado pelo sucesso do produto e o chefe do departamento é orientado para todos os assuntos de seu produto, como marketing, custos, desempenho etc.


    Gabarito do Professor: CERTO.

    Fonte:

    Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. - 7.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª reimpressão.
  • Este tipo de departamentalização diz respeito à forma como a organização irá se organizar de acordo com o produto ou serviço realizado. Nele, todas as tarefas ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento. Mesmo que estas tarefas tenham naturezas diferentes.

    Se uma empresa produz o produto X, que exige a realização das atividades A, B, C e D em sua produção, ela deve reunir todas estas atividades em um mesmo departamento do produto X. Assim, tudo o que envolve a produção deste produto estará interligada e em constante contato nesta área da empresa. Facilitando a aplicação de tecnologias, máquinas, equipamentos, conhecimento, mão-de-obra etc.

    Fonte: sobre administração.com


ID
3211516
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere às características básicas das organizações formais modernas e ao processo organizacional, julgue o item seguinte.


Uma das desvantagens da departamentalização geográfica deve-se ao fato de deixar em segundo plano os aspectos ligados ao planejamento, à execução e ao controle da organização em face do grau de liberdade e autonomia colocado em cada filial.

Alternativas
Comentários
  • Certo:

    O enfoque territorial tende a deixar para segundo plano a coordenação entre os departamentos, prejudicando de certa forma o comportamento global da empresa, em relação ao nível de autonomia e liberdade oferecido às filiais, o que pode ocorrer um desequilíbrio de poder dentro da organização, pois as áreas da empresa que forem geograficamente mais amplas, poderão ter a seu favor um grande potencial para discutir certas decisões importantes.

  • complementeando. O termo "em face de" significa diante de ou por causa de

  • A departamentalização geográfica, territorial, regional ou por localização requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. É utilizada geralmente por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos.

    Como desvantagens pode-se destacar o enfraquecimento da especialização, bem como todo o planejamento, a execução e o controle da organização.

    Podendo apresentar as seguintes vantagens: fixação de responsabilidades por local ou região; possibilidade de maior ajuste às condições locais ou regionais e costuma ser o ideal para firmas de varejo.

    Resposta: Certa

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/departamentalizacao-geografica/29135

  • CORRETA...

    SUA ÊNFASE ESTÁ NA COBERTURA GEOGRÁFICA.

    SUA DESVANTAGEM;-

    - O PLANEJAMENTO,EXECUÇÃO OU CONTROLE ESTÁ EM SEGUNDO PLANO.

  • CORRETA

    Pode haver perda de visão global da empresa face à regionalização existente.

  • Nunca nem vi.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da departamentalização geográfica.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação:


    A departamentalização territorial ou geográfica é o agrupamento de atividades por localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. Deste modo, a organização está mais voltada para seu ambiente territorial, para o seu mercado do que para seus aspectos internos.


    Ademais, a departamentalização geográfica é geralmente utilizada por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos, sendo mais indicada para a área de produção (operações) e de vendas, sendo pouco utilizada pela área financeira, que nem sempre permite descentralização.


    Nesta esteira, Chiavenato (2003) lista as principais vantagens e desvantagens da departamentalização geográfica, que são descritas na tabela abaixo:




    (Chiavenato, 2003, p. 222)

    Ante o exposto, a questão está correta ao afirmar que uma das desvantagens da departamentalização geográfica deve-se ao fato de deixar em segundo plano os aspectos ligados ao planejamento, à execução e ao controle da organização em face do grau de liberdade e autonomia colocado em cada filial, pois cada divisão focará em si e não na organização como um todo.



    Fonte:
    Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. - 7ª. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª reimpressão.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • a departamentalização territorial as atividades são agrupadas de acordo com a localização onde

    o trabalho será executado ou de acordo com a área em que a organização irá atender.

    Nesse tipo de departamentalização, todas as atividades e produtos (similares ou não) que são

    executadas em determinada localização geográfica, devem ser agrupados e colocados sob as

    ordens de um único administrador.

    Cada divisão ou departamento opera como se fosse uma empresa independente.

    Normalmente, é o tipo de departamentalização utilizada por empresas territorialmente dispersas.

    Exemplo de departamentalização territorial em uma empresa multinacional que atua em 3 países:

    Vantagens:

    - Administradores consideram uma maior abrangência: os administradores se preocupam

    com o sucesso do território inteiro. Isso representa uma abrangência bem maior, quando

    comparado aos tipos de departamentalizações anteriores, onde os executivos preocupamse com o sucesso de um departamento especializado (departamentalização funcional) ou de

    um produto específico (departamentalização por produto), por exemplo.

    - Melhor acompanhamento das variações e preferências locais e/ou regionais.

    - Melhoria na tomada de decisão: a “proximidade” facilita reconhecer os fatores de

    influência e os problemas locais, auxiliando a tomada de decisão.

    - Possibilidade de obtenção de vantagens econômicas em determinadas operações locais.

    - Ações e respostas mais rápidas às demandas.

    - Melhor treinamento e capacitação do pessoal: em virtude da atuação direta no território

    considerado.

    Desvantagens:

    - Dificulta o controle efetuado pelo nível estratégico (nível institucional) da empresa.

    Duplicação das instalações físicas e de pessoas: esse tipo de departamentalização exige

    maiores investimentos, pois os recursos e as pessoas estão distribuídos entre as diversas

    regiões “cobertas” pela empresa.

    - Desequilíbrio no processo administrativo da empresa: a preocupação territorial se

    concentra mais nos aspectos mercadológicos e de produção, deixando “de lado” as demais

    áreas (contabilidade, recursos humanos, etc.), transformando-as em atividades

    “secundárias”. Isso provoca um desequilíbrio no processo administrativo da empresa.

    - Desequilíbrio de poder: os departamentos que abrangem áreas maiores, tendem a terem

    maiores poderes de deliberação nas decisões.

    - Dificuldade de coordenação: o enfoque pode deixar a coordenação entre os

    departamentos em segundo plano. Isso pode prejudicar tanto aspectos de planejamento,

    execução ou controle. Consequentemente, afeta o comportamento global da empresa.

    Fonte: Estratégia Concursos.


ID
3213589
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O administrador deve ser capaz de dividir tarefas entre os subordinados para que se atinja a máxima eficiência na alocação de recursos dentro de uma organização. Da mesma forma, ele deve ser capaz de reconhecer a necessidade de distribuir tarefas em uma escala mais elevada, entre as unidades de uma organização.

Assinale a opção que indica, respectivamente, os nomes dos conceitos apresentados acima.

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    dividir tarefas entre os subordinados para que se atinja a máxima eficiência na alocação de recursos dentro de uma organização.

    Delegação/Delegar a

    ser capaz de reconhecer a necessidade de distribuir tarefas em uma escala mais elevada (em maior quantidade), entre as unidades de uma organização.

    Departamentalização.

  • LETRA B

    Descentralização está relacionada a transferência de autoridade/poder.

    Delegação apenas transfere uma tarefa para outra pessoa de hierarquia igual ou inferior.

    Departamentalização está relacionada a divisão da empresa em departamentos (unidades) de acordo com critérios específicos (por território/por cliente/por produtos ou serviços/por processos/por quantidade/por projetos)

    ATENÇÃO: É bom sempre observar as palavras-chaves. No enunciado,

    "dividir tarefas entre os subordinados"; "atinja a máxima eficiência" - DELEGAÇÃO

    "distribuir tarefas...entre as unidades" - DEPARTAMENTALIZAÇÃO

  • Eu não sabia que Unidade é sinônimo de Departamento

  • Descentralização está relacionada a transferência de autoridade/poder.

    Delegação apenas transfere uma tarefa para outra pessoa de hierarquia igual ou inferior.

    Departamentalização está relacionada a divisão da empresa em departamentos (unidades) de acordo com critérios específicos (por território/por cliente/por produtos ou serviços/por processos/por quantidade/por projetos)

  • ASSERTIVA CORRETA LETRA "B"

    Complementando;

    Departamentalização: É um dos elementos da estrutura organizacional. Trata-se do elemento que se preocupa em “como agrupar as atividades”.

    Delegação: Consiste na atribuição de autoridade e responsabilidade diretas a um subordinado para que ele realize tarefas pelas quais o gestor normalmente é responsável.

    FONTE: MEUS RESUMOS!

  • A banca pode trazer essas formas como delegação:

    • Dividir tarefas (em si)
    • Transferir autoridade e responsabilidade para a execução de determinada tarefa
  • Descentralização: transferência de autoridade/poder.

    Delegação:  transfere uma tarefa para outra pessoa de hierarquia igual ou inferior.

    Departamentalização : divisão da empresa em departamentos (unidades) de acordo com critérios específicos (por território/por cliente/por produtos ou serviços/por processos/por quantidade/por projetos).


ID
3430735
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o texto a seguir.


“No início da década de 1950, a teoria administrativa passou por um período de intensa remodelação. A Segunda Guerra Mundial já havia acabado e o mundo passou a experimentar um novo surto de desenvolvimento industrial e econômico sem precedentes. Em outras palavras, o mundo das organizações ingressou em uma etapa de grandes mudanças e transformações. Com o surgimento da televisão, do motor a jato e o esboço das telecomunicações, o mundo organizacional já não seria o mesmo”. [...] [Porém], “Apesar de todas as críticas aos postulados clássicos e aos enfoques tradicionais da organização [...] a abordagem clássica nunca foi totalmente substituída por outra abordagem”, sendo a própria Teoria Neoclássica uma forma de reapropriação de alguns princípios clássicos.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª ed. 13ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.


A partir dos entendimentos centrais do texto, assinale a coluna B de acordo com a coluna A, identificando as principais características da Teoria Neoclássica.


COLUNA A: Características da Teoria Neoclássica

I. Ênfase na prática da administração.

II. Reafirmação dos postulados clássicos.

III. Ênfase nos princípios gerais da administração.


COLUNA B: Definição das características da Teoria Neoclássica

( ) Retoma as discussões sobre aspectos concretos e econômicos das empresas. Assim, conceitos clássicos como organização linear e funcional, departamentalização etc. são retomados, porém de maneira reformulada e mais flexível (CHIAVENATO, 2003).

( ) Foco nos aspectos práticos e concretos da administração. Assim, a teoria e os conceitos só possuem valor quando podem ser utilizados na prática. Ou seja, o foco na prática da administração ganha muito mais relevância do que na teoria sobre gestão (CHIAVENATO, 2003).

( ) Os princípios gerais (planejar; organizar; dirigir; controlar) são retomados para a busca de soluções administrativas. Assim, eles passam a ser aplicados na prática para orientar a atuação na condução das operações de um negócio (CHIAVENATO, 2003).


Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão em análise nos demanda conhecimento sobre a evolução das escolas da Teoria Geral da Administração. Portanto, para melhor entendermos essa evolução, faz-se necessário um breve resumo (RENNÓ, 2015):

    As abordagens das escolas da Administração dividem-se em Prescritivas e Normativas ou em Explicativas e Descritivas. A primeira abordagem está presente nas escolas de Teoria: Clássica, das Relações Humanas e Neoclássica. A segunda abordagem está presenta nas escolas de Teoria: Burocrática, Estruturalista, Comportamental, dos Sistemas e da Contingência.

    Administração Científica – concepção de homem enquanto “Homo Economicus"; racionalização do trabalho a nível operacional; seus autores principais são Frederick Taylor e Henry Ford.

    Teoria Clássica – concepção de homem enquanto “Homo Economicus"; organização formal; seu autor principal é Henri Fayol. 

    Teoria das Relações Humanas – concepção de homem enquanto “Homem Social"; organização informal; seus principais autores são Elton Mayo e Victor Vroom .

    Teoria Neoclássica – concepção de homem enquanto “Homem Organizacional ou Administrativo"; ser racional e social voltado para o alcance de objetivos individuais e organizacionais; análise intraorganizacional e ambiental; seus principais autores são Peter Drucker e Enerst Dale.

    Teoria Burocrática – concepção de homem enquanto “Homem Organizacional"; ser isolado que reage como ocupante de cargo e de posição; organização formal burocrática; seu principal autor é Max Weber.

    Teoria Estruturalista – concepção de homem enquanto “Homem Organizacional"; análise intraorganizacional e interorganizacional; seus principais autores são Levi-Strauss e Amitai Etzione.

    Teoria Comportamental – concepção de homem enquanto “Homem Administrativo"; ser racional tomador de decisões; integração dos objetivos organizacionais com os indivíduos;  seus principais autores são McGregor, Maslow, Herbert Simon e Herzberg.

    Teoria dos Sistemas – concepção de homem enquanto “Homem Funcional"; organização autorreferente e sistema aberto; seu principal autor é Ludwing Von Bertalanffy.

    Teoria da Contingência – concepção de homem enquanto “Homem Complexo"; análise ambiental e abordagem de sistema aberto, com foco na tecnologia e no desempenho de papéis; seu principal autor é A. Chandler Jr.

    Após breve resumo, vamos entrar na questão propriamente dita. A questão nos trás aspectos da Teoria Neoclássica e que, segundo CHIAVENATO (2009), são:

    Ênfase na prática da Administração – forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis;

    Reafirmação dos postulados clássicos – estrutura organizacional mais linear e hierárquica, unidade de comando, departamentalização por funções etc;

    Ênfase nos princípios gerais de Administração - segundo Henry Fayol, na Teoria Clássica, existem 14 princípios gerais da administração, são eles: divisão do trabalho; autoridade e responsabilidade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção; subordinação dos interesses individuais aos gerais; remuneração do pessoal; centralização; cadeia escalar; ordem; equidade; estabilidade do pessoal; iniciativa; e espírito de equipe. Para os Neoclássicos, os princípios gerais são: planejar, organizar; dirigir e controlar;

    Ênfase nos objetivos e nos resultados – cultura de que toda organização existe para alcançar objetivos e para produzir resultados. É em função disso que a organização precisa ser dimensionada, estruturada e orientada; e

    Ecletismo nos conceitos – os autores neoclássicos são ecléticos, absorvem e abordam teorias administrativas de autores mais recentes d Administração.

    Após essa explicação, podemos afirmar que a coluna “B" fica preenchida da seguinte forma:

    (II) Pois a reafirmação dos postulados clássicos é o que permite uma retomada das discussões sobre aspectos concretos e econômicos das empresas.

    (I) Pois a ênfase na prática da Administração faz com que os conceitos possuam valor quando utilizadosno dia a dia. Ou seja, para os Neoclássicos, o foco na prática da administração ganha muito mais relevância do que na teoria sobre gestão.

    (III) Pois, como a própria alternativa já demonstra, os princípios gerais (planejar; organizar; dirigir; controlar) são retomados e aperfeiçoados da Teoria Clássica.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a assertiva que apresenta a sequência correta é a letra “C".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “C".

    FONTES:
    CHIAVENATO, Idalberto.Administração Geral e Pública. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
  • Letra C

    (II. Reafirmação dos postulados clássicos) Retoma as discussões sobre aspectos concretos e econômicos das empresas. Assim, conceitos clássicos como organização linear e funcional, departamentalização etc. são retomados, porém de maneira reformulada e mais flexível (CHIAVENATO, 2003).

    (I. Ênfase na prática da administração) Foco nos aspectos práticos e concretos da administração. Assim, a teoria e os conceitos só possuem valor quando podem ser utilizados na prática. Ou seja, o foco na prática da administração ganha muito mais relevância do que na teoria sobre gestão (CHIAVENATO, 2003).

    (III. Ênfase nos princípios gerais da administração.) Os princípios gerais (planejar; organizar; dirigir; controlar) são retomados para a busca de soluções administrativas. Assim, eles passam a ser aplicados na prática para orientar a atuação na condução das operações de um negócio (CHIAVENATO, 2003).

    CHIAVENATO, 2003, p.152

  • (II. Reafirmação dos postulados clássicos) Retoma as discussões sobre aspectos concretos e econômicos das empresas. Assim, conceitos clássicos como organização linear e funcional, departamentalização etc. são retomados, porém de maneira reformulada e mais flexível (CHIAVENATO, 2003).

    (I. Ênfase na prática da administração) Foco nos aspectos práticos e concretos da administração. Assim, a teoria e os conceitos só possuem valor quando podem ser utilizados na prática. Ou seja, o foco na prática da administração ganha muito mais relevância do que na teoria sobre gestão (CHIAVENATO, 2003).

    (III. Ênfase nos princípios gerais da administração.) Os princípios gerais (planejar; organizar; dirigir; controlar) são retomados para a busca de soluções administrativas. Assim, eles passam a ser aplicados na prática para orientar a atuação na condução das operações de um negócio (CHIAVENATO, 2003).

    CHIAVENATO, 2003, p.152

  • (II. Reafirmação dos postulados clássicos) Retoma as discussões sobre aspectos concretos e econômicos das empresas. Assim, conceitos clássicos como organização linear e funcional, departamentalização etc. são retomados, porém de maneira reformulada e mais flexível (CHIAVENATO, 2003).

    (I. Ênfase na prática da administração) Foco nos aspectos práticos e concretos da administração. Assim, a teoria e os conceitos só possuem valor quando podem ser utilizados na prática. Ou seja, o foco na prática da administração ganha muito mais relevância do que na teoria sobre gestão (CHIAVENATO, 2003).

    (III. Ênfase nos princípios gerais da administração.) Os princípios gerais (planejar; organizar; dirigir; controlar) são retomados para a busca de soluções administrativas. Assim, eles passam a ser aplicados na prática para orientar a atuação na condução das operações de um negócio (CHIAVENATO, 2003).

    CHIAVENATO, 2003, p.152

    MACETE PARA ACERTAR QUESTÕES: Analisar as palavras chaves, aqui, as grifei de azul.

    GABARITO: LETRA C

    Deus tá no comando. Bons estudos!

  • LETRA C

  • Passei nesse concurso! Agora vamos dobrar a meta haha