Enquanto a teoria clássica estudava as relações formais da organização, a teoria das relações humanas estudava as relações informais; em muitas situações essas teorias eram incompatíveis, e por isso se fez necessário uma visão mais abrangente e integradora, e é neste cerne em que surge a teoria estruturalista. O estruturalismo acrescentou bastante com a percepção de que, por as organizações serem uma unidade social e complexa, os seus integrantes poderiam compartilhar alguns objetivos organizacionais, mas também poderiam discordar e ser contrários a outros, como, por exemplo, a forma de como a empresa desenha o plano de carreira dos funcionários.
O humanista Etzioni crê que as organizações, por serem unidades sociais e complexas, possuem objetivos específicos, e por isso não se encaixam num modelo universal. O autor agrupa as organizações em três categorias, que são definidas pelo tipo de poder que exercem nas pessoas. Coercitiva, Utilitária e Normativa.
Gabarito: D
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
GAB: D.
Cuidado com a pressa! Não confunda Sociologia Organizacional com Psicologia Organizacional.
Psicologia Organização foi base da teoria comportamental, que redimensiona e atualiza os conceitos da teoria das relações humanas.
Já a Sociologia Organizacional foi base da teoria estruturalista.
Lembrando que: Fayol > Teoria Clássica.
Logo, gabarito: D.
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!