Em relação à letra C:
O fato de serem gratuitos (p/ os usuários) é de grande benefício, mas acho que seria mais exato falar em redução de custos. De maneira geral, os benefícios dos Repositórios são:
visibilidade/ acessibilidade às pesquisas;
preservação da produção científica em ambiente digital seguro;
mapeamento de comunidade científica e pesquisadores;
redução de custos de armazenamento e gestão da informação;
Fonte: minhas anotações/ Prof. Ana Patrícia (Estratégia Concursos)
Conforme Leite (2009, p. 15):
O acesso aberto nesse contexto significa a disponibilização livre pública na Internet, de forma a permitir a qualquer usuário a leitura, download, cópia, distribuição, impressão, busca ou criação de links para os textos completos dos artigos, bem como capturá-los para indexação ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal. O pressuposto de apoio ao acesso aberto requer que não haja barreiras financeiras, legais ou técnicas, além daquelas próprias do acesso à Internet. A única restrição à reprodução e distribuição e a única função do copyright neste contexto devem ser o controle dos autores sobre a integridade de sua obra e o direito de serem adequadamente reconhecidos e citados (BUDAPEST OPEN ACCESS INITIATIVE, 2001).
Gab. A
LEITE, Fernando César Lima. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: IBICT, 2009.