SóProvas


ID
2237641
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para as questão

SUSTENTABILIDADE

    O termo “sustentabilidade” tem sido muito utilizado, fazendo referência às diversas formas de se manter a preservação ambiental, com bases não predatórias, aproveitando, através de recursos próprios, os materiais já existentes, como os lixos que podem ser reciclados.

    Segundo o relatório de Brundtland, de 1987, sustentabilidade significa “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

    Dentro dessa linha de pensamento, pesquisadores desenvolveram técnicas de reaproveitamento que valorizam as produções, estimulando as atitudes ecologicamente corretas, desde uma vizinhança até o âmbito mundial.

    Mas não basta ser somente ecologicamente correto. Para ser considerado como sustentável, um empreendimento deve ainda conter atitudes que visem ser socialmente justas, culturalmente aceitas e economicamente viáveis.

    Alguns cursos universitários estão voltados para a sustentabilidade, ampliando suas pesquisas. (...)

    A agricultura também se voltou para a questão da sustentabilidade, visando à conservação do meio ambiente, criando as comunidades agrícolas bem como as suas unidades lucrativas. Nessa perspectiva são consideradas tanto as práticas voltadas para os lucros dos agricultores, bem como as vantagens que trazem para os consumidores, como a agricultura orgânica de alta qualidade.

    Engenharia florestal era um campo que atuava nas empresas de carvão, celulose e madeira, mas hoje traz a preocupação com o desenvolvimento sustentável, defendendo as unidades de conservação, fiscalizando as empresas privadas e o uso das áreas ambientais, além de proporcionar a formação de áreas florestais em áreas rurais de pequeno e médio porte.

    Porém, em face da demanda e da necessidade do mercado de trabalho, ainda foram criados cursos para promover o desenvolvimento sustentável, como Gestão Ambiental, Controle Ambiental e Saneamento Ambiental, favorecendo um ambiente urbano ecologicamente equilibrado.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/educacao/sustentabilidade.htm> Acesso em 03/11/2016 (adaptado)

A escrita, assim como a fala, permite várias possibilidades de formulação de um enunciado. Quando, nessa construção, empregamos um verbo, criamos estruturas sintáticas que, gramaticalmente, são consideradas organizadas em ordem direta ou indireta.
Tem-se como exemplo de construção oracional feita em ordem DIRETA o fragmento apresentado na opção:

Alternativas
Comentários

  • Descontraídos, alegres e peraltas na sala os garotos estão.

    Houve alguma dificuldade no que se refere à compreensão da mensagem? Ficou meio confuso e você sentiu necessidade de pronunciar pausadamente os termos constituintes desta oração?

    Naturalmente que sua resposta é positiva, mas por que isso acontece?
    Justamente porque o emissor da mensagem não usou a Ordem Direta das palavras, que por sua vez, é responsável pelo bom entendimento daquilo que é pronunciado ou escrito no momento da comunicação.

    É importante sabermos que há certa distinção entre oralidade e escrita, já que nesta há o predomínio da linguagem formal, bem como o uso correto da pontuação, da concordância e da grafia de acordo com a gramática normativa. E naquela, a linguagem já é mais livre de convenções e regras, predominando, portanto, um nível mais coloquial.
    E por assim dizer, o uso da ordem direta das palavras refere-se mais precisamente à língua escrita.

    Mas qual seria a ordem direta da oração acima?

    Os garotos alegres, descontraídos e peraltas estão na sala.

    Para compreendermos melhor sobre a mesma, basta fazermos a análise sintática:

    Os garotos - Sujeito Simples
    Estão na sala- Predicado Nominal
    Alegres, peraltas e descontraídos - Predicativo do sujeito.
    Na sala - Adjunto adverbial de lugar.


    Diante da análise feita, notamos que a oração dispõe de todos os requisitos básicos para que haja uma perfeita compreensão do enunciado linguístico, ou seja, possui: Sujeito + Predicado + Complemento -

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/ordem-direta-ordem-inversa-das-palavras.htm

  • Opção A

     

    É a única que está na ordem direta (sujeito + predicado + complemento) e representa uma Or. sub. adv. causal reduzida de gerúndio.

     

    a) “O termo “sustentabilidade” tem sido muito utilizado, fazendo referência às diversas formas de se manter a preservação ambiental (...).

    Desenvolvendo: O termo “sustentabilidade” tem sido muito utilizado porque (pois, já que, uma vez que...) faz referência às diversas formas de se manter a preservação ambiental.

     

    Comuniquem -me se houver erro. :)

  • A letra B não está na ordem direta?

    "Segundo o relatório de Brundtland, de 1987, sustentabilidade significa ‘suprir as necessidades da geração presente (...)’.”"

  • @Algum Concurseiro, não. Segundo, conforme e consoante, por exemplo, são conjunções conformativas.

     

  • Ordem DiretaSUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO(PRETICADO)

    a)  “O termo “sustentabilidade” tem sido muito utilizado, fazendo referência às diversas formas de se manter a preservação ambiental (...)”