SóProvas


ID
2240359
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPR), ao propor ações e estabelecer responsabilidades para diferentes áreas das políticas públicas, reconheceu o significado histórico das lutas e os direitos das pessoas que vivem nas ruas das grandes cidades em condição de aviltamento, realidade incompatível com o estágio de desenvolvimento alcançado pela humanidade. Com a implantação do SUAS e com a Tipificação Nacional dos Serviços Sócio assistenciais, foi tipificado o Serviço para Pessoas em Situação de Rua. Desse modo, pode-se caracterizar o atendimento a esse público considerando:

Alternativas
Comentários
  • b)

    A Lei Nº 11.258, de 30 de dezembro de 2005, o Decreto Nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, o serviço de proteção especial de média complexidade, prevendo como lócus de sua oferta o Centro POP, bem como o Serviço Especializado em Abordagem Social, o Serviço de Acolhimento Institucional e o Serviço de Acolhimento em Repúblicas. 

  • A Lei 11.258/2005 altera a Lei n 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social, para acrescentar o serviço de atendimento a pessoas que vivem em situação de rua:

    "Art. 23. ..........................................................................

    Parágrafo único. Na organização dos serviços da Assistência Social serão criados programas de amparo:

    I – às crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, em cumprimento ao disposto no art. 227 da Constituição Federal e na Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990;

    II – às pessoas que vivem em situação de rua." (NR)

    Tipificação dos Serviços Socioassistenciais (Resolução 109/2009):

    II - Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade:

    b) Serviço Especializado em Abordagem Social;

    e) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

    .

    III - Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade:

    a) Serviço de Acolhimento Institucional, nas seguintes modalidades:

    - abrigo institucional;

    - Casa-Lar;

    - Casa de Passagem;

    - Residência Inclusiva.

    b) Serviço de Acolhimento em República;

    Decreto 7.053/2005

    Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências.

    GABARITO: B

  • Questão deve ter sido anulada. A opção B, tida como resposta certa, informa que os serviços de acolhimento institucional e de acolhimento em repúblicas sao de média complexidade, enquanto o correto é alta complexidade.

  • Gabarito: B

    Apesar de, ao meu ver, não ter nenhuma opção correta, já que o serviço de acolhimento está na alta complexidade e não na média, como diz a alternativa B.

  • gabarito B