SóProvas


ID
2244394
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Além de ajudar a entender fenômenos do dia a dia, a química serve para elaborar novos e modernos materiais, otimizando a fabricação de aeronaves a construção de edifícios e formas alternativas de geração de energia. Um exemplo está na química dos materiais, a qual permite a descoberta de novas formas de uso para produtos que sempre existiram, como o vidro, sensível ao toque, por exemplo. Conseguimos ter ligas metálicas sensíveis ao calor, ligas metálicas sensíveis à eletricidade, que podem ser incorporadas com biocompatibilidade. Não obstante, temos os plásticos, mais resistentes que o próprio aço e muito mais leves; ou vitrocerâmicas, sensíveis ao calor, com capacidade de conduzir eletricidade e com enorme resistência. A química também está presente na energia nuclear, a qual atua na indústria desempenhando principalmente o papel na área da radiografia de peças metálicas, feitas por meio da impressão de radiação gama emitida por uma fonte radioativa em filme fotográfico. Essa radiografia permite ao controle de qualidade encontrar e verifica se existem defeitos na peça.  
Fonte: http://g1.globo.com/  

Analisando o texto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) Correta.

    b) Incorreta. O plástico possui pouco ou nenhum caráter iônico.

    c) Incorreta. As partículas gama entre as 3 existentes (alfa, beta e gama) é a que possui maior poder de penetração, chegando, em alguns casos, a penetrar em alguns centímetros de CHUMBO.

    d) Cada explosão e coloração causada pelo fogo de artifício tem por trás um envolvimento da química. As chamadas estrelas pirotécnicas são feitas à base de pólvora, que é um pó escuro. Depois, a mistura explosiva recebe combustível, oxidante, pó metálico e aglutinante, que faz com que todos esses ingredientes fiquem unidos. A explosão acontece graças à pólvora, e o gás e o calor produzidos pela combustão é o que faz os formatos de estrelinhas no céu. Nesse momento, o pó metálico adicionado à mistura acaba absorvendo a energia da explosão e seus elétrons entram em um estado mais excitado de energia. Quando voltam ao seu estado fundamental, o excesso de energia se converte em luz. Cada tipo de pó químico produz uma diferente forma de energia, e por isso conseguimos manipular os fogos de artifício, para que existam em formatos e colorações distintos. Por exemplo, o cloreto de cobre faz com que se forme a cor azul nos fogos de artifícios.

    e) A química é a principal envolta na produção de energia. Toda a situação existente sofre a ação da química em algum momento.