SóProvas


ID
2245666
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para a definição dos requisitos de um software, os métodos ágeis XP e Scrum baseiam-se, respectivamente, em

Alternativas
Comentários
  • XP:

     

    Usuários em uma equipe XP ajudam a escrever e selecionar histórias e tomam decisões relativas ao domínio do negócio durante o desenvolvimento. Sua participação é tão valiosa quanto for seu conhecimento sobre o domínio do negócio. É ainda melhor quando os usuários têm experiência com sistemas semelhantes no passado.

    Projetos XP procuram envolvê-los ativamente desde o início, como forma de obter feedback cedo e direcionar o desenvolvimento para a implementação das funcionalidades que mais puderem gerar valor imediato para a organização.

     

    SCRUM:

     

    Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.

     

    No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. OSprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.

     

    As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlogpara o Sprint Backlog.

     

    A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.

     

    Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo.

     

    Fontes:

     

    http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/papeis/usuarios

    http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/

  • Quem não tem acesso:  - -> B