SóProvas


ID
2247685
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder a questão.

                                         A divisão do trabalho social cria a solidariedade

[...]

Bem diverso [da solidariedade mecânica] é o caso da solidariedade produzida pela divisão do trabalho. Enquanto a precedente implica que os indivíduos se assemelham, esta supõe que eles diferem uns dos outros. A primeira só é possível na medida em que a personalidade individual é absorvida na personalidade coletiva; a segunda só é possível se cada um tiver uma esfera de ação própria, por conseguinte, uma personalidade.  É necessário, pois, que a consciência coletiva deixe descoberta uma parte da consciência individual, para que nela se estabeleçam essas funções especiais que ela não pode regulamentar; e quanto mais essa região é extensa, mais forte é a coesão que resulta dessa solidariedade. De fato, de um lado, cada um depende tanto mais estreitamente da sociedade quanto mais dividido for o trabalho nela e, de outro, a atividade de cada um é tanto mais pessoal quanto mais for especializada. Sem dúvida, por mais circunscrita que seja, ela nunca é completamente original; mesmo no exercício de nossa profissão, conformamo‐ nos a usos, a práticas que são comuns a nós e a toda a nossa corporação.  Mas, mesmo nesse caso, o jugo que sofremos é muito menos pesado do que quando a sociedade inteira pesa sobre nós, e ele proporciona muito mais espaço para o livre jogo de nossa iniciativa. Aqui, pois, a individualidade do todo aumenta ao mesmo tempo que a das partes; a sociedade torna‐se mais capaz de se mover em conjunto, ao mesmo tempo em que cada um de seus elementos tem mais movimentos próprios. Essa solidariedade se assemelha à que observamos entre os animais superiores. De fato, cada órgão aí tem sua fisionomia especial, sua autonomia, e contudo a unidade do organismo é tanto maior quanto mais acentuada essa individualização das partes. Devido a essa analogia, propomos chamar de orgânica a solidariedade devida à divisão do trabalho.

[...]

(DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.) 

Através da forma verbal empregada no título do texto, é correto afirmar que há indicação de que

Alternativas
Comentários
  • O tempo verbal PRESENTE DO INDICATIVO, representado no título do texto, aponta uma SITUAÇÃO PERMANENTE, DE VALIDADE ILIMITADA.

  • Presente do Indicativo
    eu crio
    tu crias
    ele cria
    nós criamos
    vós criais
    eles criam

  • Qual seria o erro da D ?

  •  

     A divisão do trabalho social cria a solidariedade

    O verbo criar estar no imperativo afirmativo!

    ou seja ele afirmou!


  • Resposta: Letra C.

    O presente do indicativo é usado, principalmente, para indicar ação permanente, repetida ou habitual. Nesse sentido, não dependem de decurso de tempo, sendo verificáveis em eventos passados, presentes ou futuros. Por exemplo, nas orações A Terra gira em torno do Sol ou Todos os dias, acordo às 8 horas da manhã. Evidentemente, a alternativa correta é a letra C, porquanto apresenta a ideia de processo contínuo frequentemente relacionada ao presente do indicativo. Nesse sentido, a criação de solidariedade mediante a divisão social do trabalho é fenômeno permanente ou habitual, criado ou repetido a qualquer momento.
    As opções A, B e D estão evidentemente erradas, porquanto circunscreveriam o fenômeno indicado no título (a criação de solidariedade) a determinado momento, respectivamente ao passado, ao futuro ou ao presente. Nesses casos, excluir-se-ia a ideia de situação permanente, de validade ilimitada, que poderia ser repetida a qualquer momento.
    Espero ter contribuído...
    Abraços!
  • Questão requer alteração de gabarito para letra "D".

    Presente do indicativo, indica um fato: 
    1) como regra geral, que ocorre no momento em que se fala (aspecto pontual ou momentâneo).

    ex: 1) A  torcida grita o nome do artilheiro
    1) O Brasil está jogando contra a Argentina.

    By Pestana

  • Marquei a letra D, achando que era a correta, errei.

    Indicativo

    É o modo da certeza, empregado para expressar que algo seguramente acontece, aconteceu ou acontecerá:

    “Só vendo a dinheiro!”.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Modo_indicativo

  • pq a letra D está errada?

  • Já é a segunda vez que faço essa questão e marco a letra D mais uma vez e não consigo entender o erro. Procuro na gramática e nos gramáticos. Quem puder me ajudar.Agradeceria.