Redação confusa!
a) ERRADO. O metabolismo interfere completamente na eficácia farmacológica, visto que os fármacos que podem promover ação devem estar biodisponíveis.Caso o metabolismo esteja alterado por algum motivo e ocasione no aumento da sua velocidade, vai diminuir a quantidade de fármaco biodisponível e, consequentemente, a ação do fármaco.
b) ERRADO. A farmacodinâmica (estudo do mecanismo de ação) depende da biodisponibilidade do fármaco no local de ação.
c) ERRADO. Quanto maior o tempo de meia vida de um fármaco, mais tempo ele ficará biodisponível e mais tempo irá promover ação no organismo.
d) ERRADO. No metabolismo de primeira passagem ocorre a primeira modificação do composto, transformando-o em metabólito. Se o metabólito for ativo, ainda irá promover ação farmacológica.
e) CERTO. Pessoas com hepatite viral tendem a metabolizar os fármacos de forma mais lenta, tornando-os mais biodisponíveis e aumentando sua ação farmacológica;
Questão mal formulada, maas.... vamos lá!
A- O metabolismo não interfere na eficácia farmacológica.
B- A biodisponibilidade não possui relação com a farmacodinâmica.
C- Quanto maior o tempo de meia-vida de um fármaco, menos tempo o fármaco irá atuar no organismo.
D- No metabolismo de primeira passagem, levando em consideração um metabólito ativo, irá reduzir a eficácia farmacológica.
Gabarito E- Pessoas com hepatite viral podem ser intoxicadas pelos medicamentos devido ao aumento do tempo de ação farmacológica, sendo o metabólito em questão inativo.
Em relação aos metabólitos: Inativos: não mantêm nenhuma atividade relacionada à substância original. Ativos: mantêm atividade relacionada à substância original. Algumas vezes os metabólitos são até mais potentes.
Repare que a letra A e D são opostas (letra A diz que o metabolismo não interfere na eficácia, já a letra D diz que interfere - reduz a eficácia), porém, ambas estão erradas conforme o gabarito!