SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2016 - Prefeitura de Cascavel - PR - Farmacêutico


ID
2248738
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O coeficiente de mortalidade geral é um indicador de saúde global; apresenta um panorama básico sobre a mortalidade local, porém NÃO revela:

Alternativas
Comentários
  • e) As causas de óbito e nem as faixas etárias envolvidas.


ID
2248741
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Os critérios que envolvem o processo de seleção para notificação de doença são variados. Aquele que visa a observação da frequência da doença, mortalidade e anos potenciais de vida perdido denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • b)

    Magnitude.

  • · Magnitude - doenças com elevada freqüência que afetam grandes contingentes populacionais, que se traduzem pela incidência, prevalência, mortalidade, anos potenciais de vida perdidos.

    · Potencial de disseminação - expressa-se pela transmissibilidade da doença, possibilidade da sua disseminação através de vetores e demais fontes de infecção, colocando sob risco outros indivíduos ou coletividades.

    · Transcendência - que se tem definido como um conjunto de características apresentadas por doenças e agravos, de acordo com sua apresentação clínica e epidemiológica, das quais as mais importantes são: a severidade medida pelas taxas de letalidade, hospitalizações e seqüelas; a relevância social que subjetivamente significa o valor que a sociedade imputa à ocorrência do evento através da estigmatização dos doentes, medo, indignação quando incide em determinadas classes sociais; e as que podem afetar o desenvolvimento o que as caracteriza como de relevância econômica devido a restrições comerciais, perdas de vidas, absenteísmo ao trabalho, custo de diagnóstico e tratamento, etc.

    · Vulnerabilidade - doenças para as quais existem instrumentos específicos de prevenção e controle permitindo a atuação concreta e efetiva dos serviços de saúde sob indivíduos ou coletividades.

    · Compromissos internacionais - o governo brasileiro vem firmando acordos juntamente com os países membros da Organização Panamericana de Saúde / Organização Munidal de Saúde (OPS/OMS), que visam empreender esforços conjuntos para o alcance de metas continentais ou até mesmo mundiais de controle, eliminação ou erradicação de algumas doenças. Exemplo mais expressivo é o do Programa de Erradicação do Poliovírus Selvagem, que alcançou a meta de erradicação proposta para as Américas. Desta forma, teoricamente a poliomielite deveria ser excluída da lista, mas, este programa preconiza a sua manutenção e sugere ainda que se acrescentem as Paralisias Flácidas Agudas, visando à manutenção da vigilância ativa do vírus, para que se detecte a sua introdução em países indenes, visto que o mesmo continua circulando em áreas fora do continente americano.


ID
2248744
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo a Constituição Federal, em seu Artigo 199, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada, isso significa, segundo esse Artigo, que:

I. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

II. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

III. O capital estrangeiro pode ser aplicado em qualquer circunstância junto à saúde pública no Brasil.

Está(ão) INCORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Constituição Federal de 1988:

     

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 1º - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

     

    § 3º É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

     

     

     

  • ele quer a INCORRETA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Gabarito: Letra D.

     

     

    Colegas tomem cuidado com o enunciado da questão !!!!!! Observe que ela quer a INcorreta.

     

     

     

    De acordo com a Constituição Federal (Artigos 196 a 200)

     

     

     

    Item I-Correto.

     

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 1º - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

     

     

    Item II- Correto.

     

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 3º - É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

     

     

    Item III- Errado.

     

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 2º - É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

  • Art. 23. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde, salvo através de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos. § 1° Em qualquer caso é obrigatória a autorização do órgão de direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), submetendo-se a seu controle as atividades que forem desenvolvidas e os instrumentos que forem firmados. § 2° Excetuam-se do disposto neste artigo os serviços de saúde mantidos, sem finalidade lucrativa, por empresas, para atendimento de seus empregados e dependentes, sem qualquer ônus para a seguridade social.

                                                                          A REDAÇÃO ACIMA FOI REVOGADA....

                                                      SEGUE ABAIXO A NOVA REDAÇÃO ALTERADA PELA LEI 13.097


    Art. 23.  É permitida a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde nos seguintes casos:        (Redação dada pela Lei nº 13.097, de 2015)
    I - doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos;        (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
    II - pessoas jurídicas destinadas a instalar, operacionalizar ou explorar:         (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
    a) hospital geral, inclusive filantrópico, hospital especializado, policlínica, clínica geral e clínica especializada; e        (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
    b) ações e pesquisas de planejamento familiar;        (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
    III - serviços de saúde mantidos, sem finalidade lucrativa, por empresas, para atendimento de seus empregados e dependentes, sem qualquer ônus para a seguridade social; e         (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
    IV - demais casos previstos em legislação específica.          (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
     

  • GABARITO: LETRA D

    Capítulo II  

    Da Seguridade Social

    Seção II  

    Da Saúde

     

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

        § 1º As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

        § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

        § 3º É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

        § 4º A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.

    Constituição Federal de 1988.


ID
2248747
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Muitas doenças cursam um estado epidêmico no Brasil. Sobre essa dinâmica de ocorrência de doenças, é correto afirmar que uma epidemia é:

Alternativas
Comentários
  • A pegada é"além do limites estabelecidos" 

  • Essa questão não faz parte do filtro "Lei n° 11.445/2007 – Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico". Não sei pq aparece o tempo todo.

  • PANDEMIA - nº de casos acima do esperado, afeta países e continentes.

    ENDEMIA - casos controlados em determinada região.

    EPIDEMIA - aumento de casos , muito acima do esperado e não delimitado a uma região.


ID
2248750
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal estabelece critérios para a decretação da perda do cargo efetivo de servidores estáveis, dentre os quais se inclui:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 1º O servidor público estável perderá o cargo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • Reposta D


    O S.P. somente perderá o cargo em 4 hipóteses:
    -> Sentença judicial transitada em julgado;
    -> Processo administrativo em que seja assegurada a ampla defesa;
    -> Avaliação periódica de desempenho;.
    -> Adequação dos gatos públicos a à lei complementar que define o limite de gastos com o funcionalismo público.

  • Complementando: 

    A avaliação Especial é para aquisição de Estabilidade, enquanto a avaliação Periódica é para Perda de cargo

  • PESA

    Processo adm

    Excesso de pessoal

    Sentença judicial transitada

    Avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar

     

  • lais em 21/01

  • Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    Caso queiram me acompanhar no instagran: profluisalberto. Dicas e esquemas diários. Abraços e Boa sorte!!! 

  • Isaias de Cha Grande -PE

  • Muito bom o mnemônica PESA Eduardo!
  • letra c) Avaliação PROVISÓRIA de desempenho. Isso existe ?

  • Não existe Avaliação Provisória, Ana. Apenas a Periódica e a Especial (segundo art 41, CF)

  • Interessante o que Thaís Trindade escreveu. E já foi cobrado em prova dessa banca (Q636742).

     

  • GABARITO: D

    Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

  • Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo relativo à Administração Pública.

    Dispõe o artigo 41, da Constituição Federal, o seguinte:

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa."

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, para que o servidor público perca o cargo público, no âmbito judicial, é necessária uma sentença judicial transitada em julgado, e não uma decisão judicial recorrível, já que esta deve ser irrecorrível.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, para que o servidor público perca o cargo público, no âmbito administrativo, o processo administrativo não precisa ser necessariamente sigiloso. Tal processo, no entanto, deve garantir a ampla defesa do servidor público.

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois a avaliação de desempenho, na forma de lei complementar, deve ser periódica, e não provisória.

    Letra d) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pelos motivos expostos nas demais alternativas e pelo artigo 41, da Constituição Federal, transcrito anteriormente.

    Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois tal avaliação especial ao final de dois anos de exercício não encontra respaldo constitucional, no que tange à perda de cargo público pelo servidor público. Como já explanado nas demais alternativas e ressaltado no artigo 41, da Carta Magna, o servidor público pode perder o cargo público por intermédio de uma avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar.

    Gabarito: letra "d".


ID
2248753
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Quanto ao direito à saúde, nos termos traçados na Constituição Federal, ao Sistema Único de Saúde compete, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Olá, prezados.

     

    Resposta letra "E".

     

    A alternativa da questão se apresenta desse modo: "Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde, vedado participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos."

     

    Mas, em conformidade com o artigo 200, inciso I da CB/88, tal participação não é vedada, e sim permitido "[...] participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos", logo, o vedado é que torna incorrera a alternativa.

     

    Bons estudos.

     

    Att,

     

    JP.


ID
2248756
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, são princípios que norteiam a aplicação de medidas de proteção, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D ERRADA

    ART.100

    III-Responsabilidade primária e solidária do poder público.

     

     

  • art. 100 principios: 

    I- SUJEITOS DE DIREITOS;

    II- PROTEÇÃO INTEGRAL E PRIORITÁRIA;

    III- RESPONSABILIDADE PRIMÁRIA e SOLIDÁRIA DO PODER PÚBLICO;

    IV- INTERESSE SUPERIOR DA CRIANÇA e do ADOLESCENTE;

    V- PRIVACIDADE;

    VI- INTERVENÇÃO PRECOCE;

    VII- INTERVENÇÃO MINIMA;

    VIII- PROPORCIONALIDADE e ATUALIDADE;

    IX- RESPONSABILIDADE PARENTAL;

    X- PREVALÊNCIA da FAMÍLIA;

    XI- OBRIGATÓRIEDADE da INFORMAÇÃO;

    XII- OITIVA OBRIGATÓRIA e PARTICIPAÇÃO.

     

  •  a)  Responsabilidade parental. 

    CERTO

    Art. 100. Parágrafo único.  São também princípios que regem a aplicação das medidas:    IX - responsabilidade parental: a intervenção deve ser efetuada de modo que os pais assumam os seus deveres para com a criança e o adolescente;    

     

     b) Proteção integral e prioritária.

    CERTO

    Art. 100. II - proteção integral e prioritária: a interpretação e aplicação de toda e qualquer norma contida nesta Lei deve ser voltada à proteção integral e prioritária dos direitos de que crianças e adolescentes são titulares;

     

     c)  Interesse superior da criança e do adolescente. 

    CERTO

    Art. 100. IV - interesse superior da criança e do adolescente: a intervenção deve atender prioritariamente aos interesses e direitos da criança e do adolescente, sem prejuízo da consideração que for devida a outros interesses legítimos no âmbito da pluralidade dos interesses presentes no caso concreto;

     

     d)  Responsabilidade secundária e subsidiária do poder público.

    FALSO

    Art. 100.  III - responsabilidade primária e solidária do poder público: a plena efetivação dos direitos assegurados a crianças e a adolescentes por esta Lei e pela Constituição Federal, salvo nos casos por esta expressamente ressalvados, é de responsabilidade primária e solidária das 3 (três) esferas de governo, sem prejuízo da municipalização do atendimento e da possibilidade da execução de programas por entidades não governamentais; 

     

     e) Condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos.

    CERTO

    Art. 100.  I - condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos: crianças e adolescentes são os titulares dos direitos previstos nesta e em outras Leis, bem como na Constituição Federal;  

  • X - prevalência da família: na promoção de direitos e na proteção da criança e do adolescente deve ser dada prevalência às medidas que os mantenham ou reintegrem na sua família natural ou extensa ou, se isso não for possível, que promovam a sua integração em família adotiva;             (Redação dada pela Lei nº 13.509, de 2017)

  • LEI Nº 8.069/1990

    Art. 100, III – responsabilidade primária e solidária do poder público: a plena efetivação dos direitos assegurados a crianças e a adolescentes por esta Lei e pela Constituição Federal, salvo nos casos por esta expressamente ressalvados, é de responsabilidade primária e solidária das 3 (três) esferas de governo, sem prejuízo da municipalização do atendimento e da possibilidade da execução de programas por entidades não governamentais;

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: D

  • A – Correta. A responsabilidade parental é um dos princípios que norteiam a aplicação de medidas de proteção.

    Art. 100, parágrafo único. São também princípios que regem a aplicação das medidas: (...) IX - responsabilidade parental: a intervenção deve ser efetuada de modo que os pais assumam os seus deveres para com a criança e o adolescente.

    B – Correta. A proteção integral e prioritária é um dos princípios que norteiam a aplicação de medidas de proteção.

    Art. 100, parágrafo único. São também princípios que regem a aplicação das medidas: (...) II - proteção integral e prioritária: a interpretação e aplicação de toda e qualquer norma contida nesta Lei deve ser voltada à proteção integral e prioritária dos direitos de que crianças e adolescentes são titulares.

    C – Correta. O interesse superior da criança e do adolescente é um dos princípios que norteiam a aplicação de medidas de proteção.

    Art. 100, parágrafo único. São também princípios que regem a aplicação das medidas: (...) IV - interesse superior da criança e do adolescente: a intervenção deve atender prioritariamente aos interesses e direitos da criança e do adolescente, sem prejuízo da consideração que for devida a outros interesses legítimos no âmbito da pluralidade dos interesses presentes no caso concreto.

    D – Errada. A “responsabilidade secundária e subsidiária do poder público” NÃO é um dos princípios que norteiam a aplicação de medidas de proteção. O correto é “responsabilidade primária e solidária”.

    Art. 100, parágrafo único. São também princípios que regem a aplicação das medidas: (...) III - responsabilidade primária e solidária do poder público: a plena efetivação dos direitos assegurados a crianças e a adolescentes por esta Lei e pela Constituição Federal, salvo nos casos por esta expressamente ressalvados, é de responsabilidade primária e solidária das 3 (três) esferas de governo, sem prejuízo da municipalização do atendimento e da possibilidade da execução de programas por entidades não governamentais.

    E – Correta. A condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos é um dos princípios que norteiam a aplicação de medidas de proteção.

    Art. 100, parágrafo único. São também princípios que regem a aplicação das medidas: I - condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos: crianças e adolescentes são os titulares dos direitos previstos nesta e em outras Leis, bem como na Constituição Federal.

    Gabarito: D

  • A questão exige o conhecimento das medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Todas as pessoas, seja criança ou adolescente, abaixo de 18 anos são penalmente inimputáveis. Entretanto, as crianças sofrem a penalização com a incidência das medidas de proteção, enquanto os adolescentes sofrem as medidas socioeducativas (responsabilização, de fato).

    Para a aplicação dessas medidas de proteção, o ECA prevê que sejam observados diversos princípios. Veja:

    Art. 100, p.ú., ECA: são também princípios que regem a aplicação das medidas:

    I - condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos: crianças e adolescentes são os titulares dos direitos previstos nesta e em outras leis, bem como na Constituição Federal; (alternativa E)

    II - proteção integral e prioritária: a interpretação e aplicação de toda e qualquer norma contida nesta lei deve ser voltada à proteção integral e prioritária dos direitos de que crianças e adolescentes são titulares; (alternativa B)

    III - responsabilidade primária e solidária do poder público: a plena efetivação dos direitos assegurados a crianças e a adolescentes por esta lei e pela Constituição Federal, salvo nos casos por esta expressamente ressalvados, é de responsabilidade primária e solidária das 3 esferas de governo, sem prejuízo da municipalização do atendimento e da possibilidade da execução de programas por entidades não governamentais; (alternativa D - incorreta)

    IV - interesse superior da criança e do adolescente: a intervenção deve atender prioritariamente aos interesses e direitos da criança e do adolescente, sem prejuízo da consideração que for devida a outros interesses legítimos no âmbito da pluralidade dos interesses presentes no caso concreto; (alternativa C)

    IX - responsabilidade parental: a intervenção deve ser efetuada de modo que os pais assumam os seus deveres para com a criança e o adolescente; (alternativa A)

    Conforme se observa da redação dos incisos do parágrafo único do artigo 100, a única alternativa incorreta é a letra D. Em verdade, o ECA prevê a responsabilidade primária e solidária do poder público, e não secundária e subsidiária.

    Gabarito: D


ID
2248759
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Quanto ao Estatuto da Criança e do Adolescente, a infração administrativa consistente em “Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente” implica a pena de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente:

    Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

    LETRA D

  • Que questão é essa??????????? Isso não mede conhecimento nenhum!!!!!!!!

  • mais uma sacanagem...

  • Pode-se eliminar as alternativas A,B e E,já que infração administrativa não cabe pena de detenção

  • No inicio, achei difícil a questao, porem ao citar que é uma infracao administrativa, deduz-se que não pode ter pena de detencao. E sobram duas opcoes, uma das quais expressa não haver pena maior em caso de reincidencia, o que não faz sentido em face da sistematica logica de punicao.
  • Dica: Na maioria das infrações administrativas prevista no ECA, a pena de multa é aplicada em dobro em caso de reincidência, salvo aquelas infrações as quais em caso de reincidência a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento.

  • Toda questão mede conhecimento, se assim não fosse, todo mundo passaria na prova. Aquele que leu, releu, leu de novo e continua lendo a lei seca vai passar na frente daquele que se limita em dizer "isso não mede conhecimento". Vai nessa onda que o bonde inteiro vai passar na sua frente! 

  • @Charles angelo, vlw pela dica

  • GAB.: D

    Infrações administrativas do ECA com agravo da sanção em razão de REINCIDÊNCIA (repetição do ato):

    1 Deixar de comunicar à autoridade suspeita ou confirmação de maus-tratos: DOBRO DA MULTA;

    2 Impedir os exercícios de direitos relacionados à privação de liberdade do adolescente: DOBRO DA MULTA;

    3 Divulgar nome ato ou documento de procedimento policial, judicial ou administrativo relativo a criança ou adolescente: DOBRO DA MULTA;

    4 Descumprir deveres do pátrio poder ou tutela/guarda: DOBRO DA MULTA;

    5 Hospedar criança, adolescente sem os pais ou autorização: MULTA + FECHAMENTO 15 DIAS; SEGUNDA REINCIDÊNCIA, EM MENOS DE 30 DIAS - CASSAÇÃO DA LICENÇA E FECHAMENTO DO ESTABELECIMENTO;

    6 Transportar criança/adolescente sem autorização para viajar - DOBRO DA MULTA

    7 Deixar de afixar informação sobre natureza de diversão e espetáculo - DOBRO DA MULTA;

    8 Anunciar peças, filmes ou espetáculos sem limites de idade - DOBRO DA MULTA, SEPARADAMENTE, PARA A CASA DE ESPETÁCULO E PARA OS ÓRGÃOS DE PUBLICIDADE;

    9 Transmitir por Rádio e TV sem classificação de idade - DOBRO DA MULTA;

    10 Exibir filme, peça, amostra ou congênere inadequado para crianças e adolescentes admitidos no espetáculo: SUSPENSÃO DO ESPETÁCULO OU FECHAMENTO DO ESTABELECIMENTO ATÉ 15 DIAS;

    11 Vender ou locar fita em desacordo com a classificação - FECHAMENTO DO ESTABELECIMENTO ATÉ 15 DIAS;

    12 Revista imprópria sem lacre ou destinadas ao público infanto-juvenil que contenham propaganda imprópria (tabaco, álcool, armas...) - DOBRO DA MULTA E APREENSÃO DA REVISTA/PUBLICAÇÃO;

    13 Permitir acesso a locais de diversão impróprios - FECHAMENTO ATÉ 15 DIAS;

    OBS: NA VENDA DE BEBIDA ALCOOLICA, ARMAS, MUNIÇÕES, EXPLOSIVOS, FOGOS DE ARTIFÍCIO, BILHETE LOTÉRICO, REVISTAS IMPRÓPRIAS E SUBSTÂNCIAS (LÍCITAS, SOB PENA DE INCIDIR A LEI DE DROGAS) QUE CAUSEM DEPENDÊNCIA, INDEPENDENTEMENTE DE REINCIDÊNCIA, SERÁ APLICADA A MEDIDA ADMINISTRATIVA DE INTERDIÇÃO COMERCIAL ATÉ O RECOLHIMENTO DA MULTA.

  • Palavras-chaves para caracterização de CRIME:

    1) ausência de declaração de nascimento; exames medicinais; tudo relativo a parto.

    2) apreensão ilegal; desatenção às formalidades de apreensão.

    3) subtração de criança/adolescente; venda de filho; envio de criança/adolescente para o exterior.

    4) pornografia; munição ou armas; fogos de artifício; bebidas alcoólicas;

    5) exploração sexual.

  • O examinador quis saber se candidato estudou pelo menos o artigo 245, do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, reproduzido a seguir: “deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente: pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência”.

    Resposta: Letra D

  • A conduta descrita corresponde a uma infração administrativa.

    Considerando que para infrações administrativas são aplicáveis apenas MULTAS, podemos descartar as alternativas A, B e E, que preveem pena de DETENÇÃO.

    Restam as alternativas C e D. Entre essas, a correta só pode ser a letra D, pois normalmente o ECA aplica em dobro as penas de multa em caso de reincidência – isso não ocorre somente nas hipóteses em que a reincidência é punida com fechamento de estabelecimento, o que não se coaduna com a questão.

    Dessa forma, não é preciso decorar a quantidade de salários de referência!

     Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente: Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

    Gabarito: D

  • A questão exige o conhecimento da pena no caso da ausência de comunicação obrigatória por parte do médico, professor ou responsável por estabelecimento de saúde ou educacional nos casos de maus tratos a menores.

    O art. 245 da lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) traz uma infração administrativa (cuidado: não é um crime, seja por ação ou omissão, nem contravenção penal), uma vez que está localizada no capítulo referente às infrações administrativas. Veja:

    Art. 245 ECA: deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus tratos contra criança ou adolescente:

    Pena - multa de 3 a 20 salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

    Essa tipificação advém da obrigatoriedade prevista no art. 13 do mesmo diploma legal:

    Art. 13 ECA: os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

    É importante salientar que, apesar de o art. 13 fazer referência apenas ao Conselho Tutelar, os médicos, professores e correlatos poderão comunicar os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos ao Conselho, ao Ministério Público, à Polícia ou ao Juizado da Infância e Juventude.

    Gabarito: D

  • Na maioria das infrações administrativas do ECA, A MULTA será DUPLICADA EM CASO DE REINCIDÊNCIA;


ID
2248762
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Nos termos da Lei nº 10.741/2003, ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •         Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

            Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:

            I – pelo curador, quando o idoso for interditado;

            II – pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil;

            III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;

            IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

    Gabarito Letra "B"

  •  ARTIGO RECORRENTE EM PROVAS DE CONCURSO

     

     Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

            Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:

            I – pelo curador, quando o idoso for interditado;

            II – pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil;

            III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;

            IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

     

    GABA  B

  •   Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

            Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:

            I – pelo curador, quando o idoso for interditado;

            II – pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil;

            III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;

            IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso - EI) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante à pessoa que não pode proceder à opção pelo tratamento de saúde, quando o idoso não estiver em condições de realizar a escolha. Vejamos:

    a) Pelo curador, quando o idoso for interditado.

    Correto, nos termos do art. 17, parágrafo único, I, do Estatuto do Idoso: Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:  I – pelo curador, quando o idoso for interditado;

    b) Pelo promotor de justiça, em primeira ordem.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. O rol que o estatuto prevê é taxativo. E não há prerrogativa de o Promotor de Justiça optar pelo tratamento do idoso quando este não estiver em condições de realizar a escolha.

    c) Pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil.

    Correto, nos termos do art. 17, parágrafo único, II, do Estatuto do Idoso: Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:  II – pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil;

    d) Pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar.

    Correto, nos termos do art. 17, parágrafo único, III, do Estatuto do Idoso: Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita: III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;

    e) Pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

    Correto, nos termos do art. 17, parágrafo único, IV, do Estatuto do Idoso: Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:  IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

    Gabarito: B


ID
2248768
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

“Um paciente faz uso de carbamazepina e recentemente tem relatado maior sonolência durante o dia, incapacitando-o de exercer suas atividades normais no trabalho. Sendo assim, o médico pediu alguns exames laboratoriais e foi constatado uma hepatite viral.” De acordo com este caso clínico, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A biotransformação da carbamazepina está reduzida, DEVIDO A HEPATITE, aumentando seus efeitos.

    GABARITO : D

  • Em hepatite há lesão nos hepatócitos. A carbamazepina é metabolizada pelas enzimas microssomais hepáticas (CYP), e também atua como importante indutora dessas mesmas enzimas (aumentando assim sua própria biotransformação). Em dano hepático esse processo diminui, acarretando em aumento das concentrações plasmáticas do fármaco e, consequentemente, em exacerbação dos seus efeitos.


ID
2248771
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um fármaco X inibe o metabolismo do fármaco Y. De acordo com esta informação e considerando todos os metabólitos gerados sendo inativos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quando um fármaco x inibe o metabolismo do y, aumenta a concentração plasmática de y no organismo, poderá ocorrer assim intoxicação por y.

  • Lembrando apenas que tratra-se de uma interação do tipo farmacocinética de inibição enzimática


ID
2248774
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

“Na bula de um medicamento é apresentado o valor da biodisponibilidade oral do fármaco X, que é de 65% para uma dose de 200 mg em uma pessoa saudável. Uma pessoa possui uma doença intestinal caracterizada por dificuldade na absorção de nutrientes e medicamentos. Sendo assim, a biodisponibilidade do fármaco X nesta pessoa é de 50% na mesma dose de 200 mg.” Qual a concentração de propranolol perdida nesta pessoa em relação a uma pessoa saudável?

Alternativas
Comentários
  • 200 x 65% = 130mg disponível (indivíduo saudável)

    200 x 50% = 100mg disponível (indivíduo comprometido)

    130 - 100= 30mg (concentração perdida)

     

    GABARITO A

  • Como você chegou a essa conclusão?
  • 200mg é 100%

    200 ----- 100%

    x --------65%

    x= 130mg

    200 ---- 100%

    y ------50%

    y= 100mg

    Dose perdida = 130-100 = 30mg


ID
2248777
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponda ao mecanismo de ação do anlodipino.

Alternativas
Comentários
  • BLOQUEADORES DOS CANAIS DE CÁLCIO:

    DIIDROPIRIDINAS: Nifedipina e amlodipina

    NÃO DIIDROPIRIDINAS: Verapamil e diltiazem


ID
2248780
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O medicamento capaz de impedir a recirculação entero-hepática dos sais biliares é:

Alternativas
Comentários
  • Colestiramina é um fármaco sequestrador de ácidos biliares, que se liga a bile no trato gastrointestinal para impedir a sua reabsorção


ID
2248783
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao medicamento frequentemente utilizado como anorexígeno.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • Questão pra pegar desatento, ele colocou 4 benzodiazepínicos ( Midazolam, alprazolam, clonazepam, bromazepam) e misturou um ISRS só pra confundir o nome, pois são parecidos (Citalopram)

  • Pessoal é só lembrar citalopram é comumente indicado para distúrbios de ansiedade, então auxilia na perda de peso, para parar de fumar,beber, dente outras indicações.

  • Gabarito LETRA A

    Citalopram - É um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS) e, dentre outros efeitos, promove a diminuição do apetite e a perda de peso.


ID
2248786
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na farmacodependência, sente-se prazer em utilizar certa droga. Ao utilizar a droga, sinais químicos são enviados para a região do núcleo accumbens, onde ocorre a liberação de qual neurotransmissor?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Fonseca & Lemos (2011), dois fatores são essenciais: aliviar a dor ou produzir um estado de espírito agradável (euforia). “Seu efeito deve ser rápido, pois, do contrário, o indivíduo não associará o que sente à droga consumida (p. 26)”.

    Todas as drogas capazes de produzir euforia ou aliviar a dor têm uma característica comum: atuam de maneira diferenciada no circuito do prazer ou de recompensa, o que resulta na liberação de dopamina.


ID
2248789
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O avanço na área de atuação do farmacêutico foi uma grande vitória do Conselho Federal de Farmácia. Um destes avanços foi a atuação clínica do farmacêutico. A Resolução que autoriza a atuação clínica é:

Alternativas
Comentários
  • Típica questão que só um nerd acertaria.. decorar número de lei é dose, nem pra delegado pedem que se decore isso..

  • Questão pobre, ao meu ver não explora bem o conhecimento.

     

  • Cuidado para não haver confusões, 2013 foi um ano importante no campo das legislações farmacêuticas:

    - RESOLUÇÃO Nº 585 DE 29 DE AGOSTO DE 2013 - Regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências.

    -RESOLUÇÃO Nº 586 DE 29 DE AGOSTO DE 2013 - Regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências.

    Para fins didáticos, lembrar: primeiro foi regulamentada a atribuição clínica (585/13), depois a prescrição (586/13)


ID
2248792
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

É considerado um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da receptação de serotonina:

Alternativas
Comentários
  • Venlafaxina : inibidor seletivo da recaptação de serotonina e noradrenalina.
  • Paroxetina - inibidor seletivo da captação de serotonina (ISCS)

    Imipramina, Nortriptilina, Amitriptilina - antidepressivo tricíclico (ADT)

    Venlafaxina - inibidor da captação de serotonina e norepinefrina (ICSN)


ID
2248795
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os testes feitos em animais para comprovar os fenômenos de carcinogenicidade são realizados na etapa:

Alternativas
Comentários
  • Testes em animais ocorrem na pré-clínica


ID
2248798
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O grupo farmacológico dos inibidores da MAO é muito utilizado para transtornos psíquicos. A consequência da interação medicamentosa dos IMAO com lítio é:

Alternativas
Comentários
  • paroxetina é antidepressivo ISRS

ID
2248801
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia

Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito à inscrição no quadro de farmacêuticos dos Conselhos Regionais.

Alternativas

ID
2248804
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O segundo mensageiro para ativação da proteína efetora Adenilato Ciclase é:

Alternativas
Comentários
  • E

    AMPc.

    gabarito : e


ID
2248807
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre os contraceptivos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  O contraceptivo promove um feedback negativo na alça hipotálamo/hipófise.

  • Acredito que a letra e) também esteja correta

    a) Os fatores liberados pelo hipotálamo são o FSH e o LH. ( Os principais hormônios liberados pelo hipotálamo que interferem na secreção hipofisária são: Hormônio liberador de tireotrofina (TRH); Hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH); Somatostatina ou hormônio inibidor do hormônio do crescimento (GHIRH))// O hipotálamo libera FATORES LIBERADORES DOS HORMÔNIOS GONADOTRÓFICOS que fazem a hipófise liberar FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante).

    b) O contraceptivo promove um feedback negativo na alça hipotálamo/hipófise.

    c) Para ocorrer a ovulação deve acontecer um pico de progesterona sanguíneo. ( A detecção de um significativo aumento na liberação de LH indica ovulação iminente) .

    d) Se uma pessoa tomar o contraceptivo esquecido em até 14 horas, ela estará segura. ( Se o prazo do esquecimento não passar de 12 horas, você pode tomar a pílula sem problemas e continuar a cartela normalmente. Caso seja mais do que isso, orienta-se que a paciente tome a pílula, mas se deve associar a um método de proteção adicional por 7 dias).

    e) O prazo mínimo para segurança farmacológica contraceptiva após administração de antibiótico são sete dias após o término do antibiótico.


ID
2248810
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Correlacionando a farmacocinética com a farmacodinâmica, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Redação confusa!

    a) ERRADO. O metabolismo interfere completamente na eficácia farmacológica, visto que os fármacos que podem promover ação devem estar biodisponíveis.Caso o metabolismo esteja alterado por algum motivo e ocasione no aumento da sua velocidade, vai diminuir a quantidade de fármaco biodisponível e, consequentemente, a ação do fármaco.

    b) ERRADO. A farmacodinâmica (estudo do mecanismo de ação) depende da biodisponibilidade do fármaco no local de ação.

    c) ERRADO. Quanto maior o tempo de meia vida de um fármaco, mais tempo ele ficará biodisponível e mais tempo irá promover ação no organismo.

    d) ERRADO. No metabolismo de primeira passagem ocorre a primeira modificação do composto, transformando-o em metabólito. Se o metabólito for ativo, ainda irá promover ação farmacológica.

    e) CERTO. Pessoas com hepatite viral tendem a metabolizar os fármacos de forma mais lenta, tornando-os mais biodisponíveis e aumentando sua ação farmacológica;

  • questão mal formulada!

  • Questão mal formulada, maas.... vamos lá!

    A- O metabolismo não interfere na eficácia farmacológica.

    B- A biodisponibilidade não possui relação com a farmacodinâmica.

    C- Quanto maior o tempo de meia-vida de um fármaco, menos tempo o fármaco irá atuar no organismo.

    D- No metabolismo de primeira passagem, levando em consideração um metabólito ativo, irá reduzir a eficácia farmacológica.

    Gabarito E- Pessoas com hepatite viral podem ser intoxicadas pelos medicamentos devido ao aumento do tempo de ação farmacológica, sendo o metabólito em questão inativo.

    Em relação aos metabólitos: Inativos: não mantêm nenhuma atividade relacionada à substância original. Ativos: mantêm atividade relacionada à substância original. Algumas vezes os metabólitos são até mais potentes.

    Repare que a letra A e D são opostas (letra A diz que o metabolismo não interfere na eficácia, já a letra D diz que interfere - reduz a eficácia), porém, ambas estão erradas conforme o gabarito!


ID
2248813
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

É considerado um antiarrítmico da classe II o fármaco:

Alternativas
Comentários
  • A - atenolol: classe ll - betabloqueador

    B - diltiazem: classe lV - bloqueador de canais de cálcio

    C - quinidina: classe l - bloqueador de canais de sódio

    D - verapamil: classe lV - bloqueador de canais de cálcio

    E - amiodarona: classe lll - bloqueador de canais de potassio

     

    GABARITO A

  • Classe IA: bloqueadores de canais de sódio e potássio

    Classe IB: bloqueadores dos canais de Sódio

    Classe I:C: bloquadores dos canais de sódio

    Classe II: antagonistas beta-adrenérgicos

    Classe IIi: inibidores da repolarização

    Classe IV: bloqueadores dos canais de cálcio

    Outros: adenosina, ranolozina e digoxina.


ID
2248816
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito dos corticosteroides, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • D

    Eles aumentam o processo bioquímico de gliconeogênese, isto é, ocorre um aumento do catabolismo de glicose, retirando, assim, a glicose sanguínea.

    gabarito : D

  • Gab D

    "...aumento do catabolismo (processamento) de proteínas para favorecer a síntese de glicose".

  • Dava pra matar pela incoerência da assertiva : "Eles aumentam o processo bioquímico de gliconeogênese, isto é, ocorre um aumento do catabolismo de glicose, retirando, assim, a glicose sanguínea."

    - se há aumento da gliconegênese, há aumento de ANABOLISMO de glicose, lembrando clico (glicose) neo (novo/novas formas) gênese (síntese). Se há aumento de anabolismo de glicose há mais dela na corrente sanguínea, e não o contrário.


ID
2248819
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a uma interação farmacológica do tipo sinergismo.

Alternativas
Comentários
  • São as interações em que os efeitos finais são resultantes das ações farmacodinâmicas próprias de cada agente terapêutico administrado e podem ocorrer em nível de receptores e estruturas intimamente associadas a eles

  •  a) Álcool + cafeína. (Depressor SNC + Estimulante SNC = Antagonismo)

     b) Álcool + cocaína. (Depressor SNC + Estimulante SNC = Antagonismo)

     c) Álcool + sibutramina. (Depressor SNC + Estimulante SNC = Antagonismo)

     d) Álcool + fenobarbital. (Depressor SNC + Depressor = Sinergismo)

    (Fenobarbital e álcool agem nos receptores GABA(a) (Ionotrópicos), aumenta o influxo de íons Cloretos, consequentemente hiperpolarização dos neurônios pós-sinápticos= Depressor SNC).

     e) Álcool + metilfenidato. (Depressor SNC + Estimulante SNC = Antagonismo)

  • O item b poderia estar correto, pois o álcool potencializa o efeito tóxico cardíaco da cocaína.


ID
2248822
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A inativação de canais de sódio é um mecanismo de ação do(a):

Alternativas
Comentários
  • A - Agonista dos receptores GABA

    B - Agonista dos receptores GABA

    C - betabloqueador não seletivio

    D - GABARITO

    E - Hormônio de reposição da tiroxina


ID
2248825
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

É um agente antineoplásico da classe dos antimetabólicos:

Alternativas
Comentários
  • a)Ebastina: antimuscarínico e antihistamínico de segunda geração

    b) Cisplatina: Agentes alquilantes: Se ligam no DNA, ruptura da cadeia ou replicação defeituosa, deflagra a apoptose.

    c) Vincristina: Derivados vegetais. Interferem na formação do fuso mitótico durante a fase M.

    d) Tamoxifeno: Antagonista do receptor de estrógeno.

    e)Fluoracila: agente antimetabólito: bloqueiam sintese do dna ou bloqueiam enzimas necessarias a esses processos.

  • Questão deveria ser anulada. Fluouracila é um análogo de pirimidinas, não antimetabólito.

    Fonte: Rang, H.P; Dale, M.M. Farmacologia. Editora Elsevier, 8aedição, 2016


ID
2248828
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre os anestésicos gerais, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • #- Potencializa o efeito inibitório GABA

  • Tiopental aumenta a ação do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico, este que se liga ao receptor GABA e induz a depressão do SNC.

     

    GABARITO (E)

  • gabarito E

    Glutamato: neurotransmissor excitatório de transmissão rápida dos receptores NMDA, o tiopental é agonista dos receptores GABA, atua como depressor do SNC.

  • O tiopental potencia a ação gabaérgica, promovendo o prolongamento do tempo de abertura de canais de Cl- e consequente hiperpolarização neuronal.

  • Ao invés de glutamato que é excitatório, seria GABA que é inibitório.

  • hà duas questões corretas, a alternativa D afirma que só há duas classes de anestésicos. quando há três: locais, inalatórios e endovenoso.

  • A questão não afirma que SÓ EXISTEM duas classes de anestésicos. É bom prestar atenção na interpretação pra não cair em questão boba.

  • Segundo o livro de toxicologia forense de Junqueira,

    " Os barbitúricos exercem primariamente seus efeitos sedativos e anestésicos potencializando a ação do neurotransmissor inibitório ácido gama-aminobutúrico (GABA), no receptor GABA.In vitro, esses fármacos inibem a liberação de glutamato pré-sináptico, com isso atenuam a atividade pós-sináptica de glutamato nos receptores de N-metil D-aspartato (NMDA) e AMPA".

  • e os anestesicos locais?

  • A questão sobre anestésicos gerais, logo os anestésicos locais não fazem parte.

  • O Tiopental é um Barbitúrico que age em receptor GABA A , o qual está acoplado a um canal de Cl, tornando a membrana pós-sináptica hiperpolarizada. A ligação é em um sítio de ação único e de maneira []-dependente. 

  • tipental é agonista GABA que aumenta o tempo de abertura dos canais de cloro no sítio do GABAa
  • Sobre os anestésicos gerais, assinale a afirmativa INCORRETA.

    Que viajem é essa de ANESTÉSICO LOCAL ser uma classificação dos GERAIS?!

    LETRA E


ID
2248831
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O mecanismo de ação da metoclopramida é:

Alternativas
Comentários
  • D

    Antagonismo de receptores D2.

  • E agonismo parcial de 5HT4

  • A metoclopramida é um antagonista do receptor D², atuando centralmente sobre a zona do gatilho quimiorreceptora e tendo ação periférica sobre o próprio TGI, aumentando a motilidade do esôfago, do estômago e do intestino..


ID
2248834
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O mecanismo de ação do mononitrato de isossorbida é:

Alternativas
Comentários
  • Nitratos orgânicos (Mononitrato de isossorbida) São potentes vasodilatadores que atuam através do óxido nítrico, ao qual são metabolizados. O óxido nítrico estimula a formação de GMPc e, assim, ativa a proteína quinase G, afetando tanto as proteínas contráteis (cadeias leves da miosina) quanto a regulação do Ca²+.

    HANG&DALE, 7ª edição.


ID
2248837
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O motivo pelo qual a loratadina não provoca sono é:

Alternativas
Comentários
  • Anti-histamíminicos (H1) de 1ª geração:   

    Ciclizina: anti cinetose
    Buciclizina: usado para estimular apetite
    Dimenidrinato: é o Dramim cinetose
    Doxilamina: anti-alérgico (na composição do xarope Hytós Plus)
    Prometazina: é o Fenergam > potente efeito anti histamínico, usado reações anafiláticas, alérgicas e anti-eméticas, potente sedação

    Anti-histamínicos (H1) de 2ª geração:  (não ultrapassam a barreira hematoencefálica > menos sono)

    Cetirizina
    Fexofenadina
    Loratadina


    Anti-histamínicos H2: (uso para redução secreção ácida estomago)
    Cimetidina
    Ranitidina

    Nizatidina
    Famotidina

  • Anti-histaminicos de segunda geração atravessam menos a BHE por isso não provocam sedação.

  • Questão deveria ser anulada.

    Alternativa a) está correta. O bloqueio é apenas em receptores H1, porém, em alguns indivíduos e também em casos de superdosagem ela causará sono.

    A BHE é seletiva, mas não totalmente impermeável.


ID
2248840
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os flavonoides são produtos vegetais derivados do(a):

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Os metabólitos secundários por serem fatores de interação entre organismos, frequentemente apresentam atividades biológicas interessantes, sendo de grande interesse para o estudo de substâncias oriundas de espécies vegetai


ID
2248843
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O miracídio é um hospedeiro intermediário de qual parasitose?

Alternativas
Comentários
  • Para quem não tem acesso ao gabarito... Resposta E

  • Os miracídios dão origem as cercárias as quais vão parasitar o homem.

  • Miracídio é a denominação dada ao estágio larval de vida livre dos vermes da classe Trematoda. 

     

  • Amebáse e Ascaridíase: o homem é seu único hospedeiro.

    Toxoplasmose: o gato é o hospedeiro definitivo, e o homem e outros animais os hospedeiros intermediários.

    Esquistossomose: difinitivo é o homem, formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria. No ciclo os ovos eclodem e liberam larvas, denominadas miracídios, que infectam os caramujos.

  • Consulplan e suas cagadas!


ID
2248846
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na manipulação de medicamentos, deve-se ficar atendo às incompatibilidades. Assinale a alternativa que corresponde à vitamina estável ao calor.

Alternativas
Comentários
  • A vitamina A é estável sob uma atmosfera inerte, no entanto, ela perde rapidamente sua atividade quando aquecida na presença de oxigênio, especialmente em altas temperaturas.

    As várias formas de vitamina K são relativamente estáveis ao calor. Esta vitamina é decomposta pela luz solar e na presença de álcalis. A vitamina K1 é apenas decomposta por oxigênio atmosférico. 

    Gabarito C- Vitamina K1


ID
2248849
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São interações farmacológicas farmacocinéticas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Antagonismo competitivo ocorre no sítio de ação, logo está relacionado a farmacodinâmica e não à cinética.

  • Farmacocinética

    -Absorção

    -Distribuição: fármacos ao alcançarem a circulação sanguínea podem se ligar, em diferentes proporções às proteínas plasmáticas.

    -Metabolismo:

    - Indução Enzimática: é uma importante causa de interação entre fármacos, induzindo enzimas e, consequentemente, diminuindo a atividade farmacológica de vários outros fármacos.

    - Inibição Enzimática: diminui o metabolismo e ,consequentemente, aumenta a ação de outros fármacos metabolizados pela enzima.

    -Excreção: Competição por transportadores no néfron.

    Gabarito C- Antagonismo competitivo. -> relacionado com a Farmacodinâmica

  • A e B = metabolismo

    D) distribuição

    E) Excreção

    C é a única que fala sorbe farmacodinâmica.


ID
2248852
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São considerados medicamentos controlados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Sujeitos a controle especial:

     

    Morfina - A1 

    Naloxona - C1

    Meperidina - A1

    Bromazepam - B1

     

    GABARITO (C)

    Piracetam - Distúrbios de atenção, memória, direção, tratamento de vertigem