SóProvas


ID
2250331
Banca
FCC
Órgão
Copergás - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O gás natural de uma determinada tubulação tem o Limite Inferior de Explosividade de aproximadamente 5% em volume e o Limite Superior de Explosividade de aproximadamente 15% em volume. Isso significa que, se essa tubulação se romper e provocar uma mistura entre gás natural e ar, em que o gás natural esteja a uma concentração de 20% em volume

Alternativas
Comentários
  • O limite Inferior/Superior de Inflamabilidade ou Explosividade para que ocorra a explosão, são:

    LS=17% e LI=6,5%.

    Sendo assim, pode-se verifcar que estes valores estão acima dos especificados no enunciado da questão (LS=15% e LI=5%). Logo, não irá explodir devido a concentração ser menor que a necessária para ocorrer tal ação.

    Gabarito: D

    Fonte: Ficha Técnica de Informações Sobre Produtos Químicos-FISPQ (Petrobras) 21/06/2012 

  • Limites explosivos ou limites de explosividade ou inflamabilidade são os limites de concentração entre os quais uma mistura gasosa é explosiva ou inflamável.

    Essas misturas são expressas em percentagens em relação ao volume de gás ou vapor no ar, e são determinados a pressão e temperaturas normais para cada substância.

    São definidos dois limites:

    Limite Inferior de Explosividade (LIE): É a menor concentração de uma substância que misturada com o ar forma uma mistura inflamável.

    Limite Superior de Explosividade (LSE): É a maior concentração de uma substância que misturada com o ar forma uma mistura inflamável.

    Uma mistura abaixo do limite inferior é dita "pobre" e uma mistura acima do limite superior é dita "rica". Tanto a mistura "rica" como a "pobre" estão fora dos limites para poderem queimar ou explodir.