a) a forma de expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui uma linguagem de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do mundo.
b) a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
c) a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-gestual, utiliza a estrutura gramatical da língua portuguesa, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas e ouvintes do Brasil.
d) a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza oral-auditivo, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
e) a forma de expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, mas que também pode ser entendida a partir da inclusão de qualquer tipo de manifestação de intenção comunicativa