Vários são os conceitos para Cultura Surda. Muitos autores definem a língua como principal característica para a construção de crenças, valores e culturas. Com relação à “Cultura Surda”, é correto afirmar que, para Santana (2007),
Vários são os conceitos para Cultura Surda. Muitos autores definem a língua como principal característica para a construção de crenças, valores e culturas. Com relação à “Cultura Surda”, é correto afirmar que, para Santana (2007),
Partindo-se da afirmação “O surdo tem diferença e não deficiência” (Skliar, 2005, p. 56), o olhar mais adequado a respeito de cultura repousa sobre a ideia de:
Adaptações culturais, voltadas para as necessidades das pessoas surdas, procuram facilitar a autonomia e melhoria da qualidade da vida em sociedade. Servem de exemplo de adaptações tecnológicas:
No contexto da caracterização da situação linguística do surdo brasileiro, observa-se certa dificuldade em reconhecer as pessoas surdas como bilíngues. Em termos linguísticos, essa dificuldade deve-se especialmente:
Acerca da inclusão escolar de estudantes surdos, julgue o item subsecutivo.
Atualmente, a sigla LIBRAS é utilizada para designar dois
diferentes tipos de nomenclatura, Língua Brasileira de Sinais
e Linguagem Brasileira de Sinais.
A respeito da cultura e da comunidade surda, julgue o próximo item.
Com o fim de estabelecer sua identidade, por meio da obtenção
de informações e conhecimentos, é essencial que os sujeitos
surdos criem uma ligação com a comunidade surda por meio
da língua de sinais.
A respeito da cultura e da comunidade surda, julgue o próximo item.
A existência de associações de surdos, onde os sujeitos surdos
podem se encontrar e trocar ideias e informações diversas,
constitui elemento importante na cultura surda.
A respeito da cultura e da comunidade surda, julgue o próximo item.
A comunidade surda é composta exclusivamente de sujeitos
surdos que participam, compartilham e lutam pelos mesmos
interesses.
A respeito da cultura e da comunidade surda, julgue o próximo item.
Os sujeitos surdos que moram no campo têm contato com as
comunidades surdas e frequentam as associações de surdos.
No que tange à representação e à alteridade da pessoa com
deficiência na sociedade, julgue o item que se segue.
De modo geral, a pessoa com alguma deficiência convive
socialmente com sua família, embora possa apresentar
dificuldade de relacionamento, em decorrência de sua
deficiência, em ambientes externos ao ambiente familiar.
Um dos temas mais recorrentemente abordados pelos Estudos Surdos são as relações que se estabelecem entre surdos e ouvintes nos mais diversos espaços sociais. Nesse campo, o conceito de ouvintismo é compreendido como
Sobre as instituições que têm representado a comunidade surda brasileira nos dias atuais, é correto afirmar:
Em entrevista ao blog Vendo Vozes, a pesquisadora surda Karin Strobel questiona:
"Muitos autores escrevem lindos textos sobre oralismo, bilinguismo, comunicação total, ou sobre os sujeitos surdos... mas eles realmente conhecem-nos? Sabem o que é cultura surda? Sentiram na própria pele o que é ser surdo?"
(apud GESSER, 2009)
O livro "O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa" publicado pelo Ministério da Educação e
Cultura - MEC para orientação dos profissionais da área, traz, entre outras questões, apontamentos sobre a surdez e os
surdos. De acordo com esta publicação, é correto afirmar que
A língua de sinais é um elemento fundamental da cultura surda. Segundo Lane, Hoffmeister e Bahan (apud PEREIRA et al., 2011) "a língua de sinais tem basicamente três papéis para os Surdos: ela é um símbolo da identidade social, é um meio de interação social e é um depositário de conhecimento cultural (pp. 35-36)". Portanto, segundo os autores, os elementos que constituem a cultura surda são preservados e transmitidos através da língua de sinais. Considerando isso, poderíamos afirmar que algumas ações são culturalmente depreciadas ou valorizadas na interação entre surdos e surdos, e surdos e ouvintes. É uma atitude depreciada
O trabalho do tradutor/ intérprete envolve transmitir informações de uma língua para a outra, levando em conta aspectos culturais das línguas envolvidas. O profissional precisa, além dos conhecimentos linguísticos, de conhecimentos acerca da comunidade para a qual está traduzindo/interpretando determinada informação. Portanto, é correto afirmar que
Em relação à Língua de Sinais, é CORRETO afirmar que
Quanto à educação bilíngue para surdos, julgue o item seguinte.
A educação bilíngue deve ser entendida não como uma
estratégia para a assimilação de diferenças, mas como uma
proposta de dar voz política à comunidade surda e a seus
direitos e anseios — que não são homogêneos — em um
projeto educacional que construa novas práticas de
significação da surdez.
A afirmação das identidades surdas não decorre imediata e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes, funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e possíveis, representações, significações e categorias sociais.
Hugo Eiji. Identidades surdas. Internaet:
A afirmação das identidades surdas não decorre imediata e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes, funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e possíveis, representações, significações e categorias sociais.
Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet:
A afirmação das identidades surdas não decorre imediata e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes, funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e possíveis, representações, significações e categorias sociais.
Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet:
A afirmação das identidades surdas não decorre imediata e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes, funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e possíveis, representações, significações e categorias sociais.
Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet:
De acordo com Strobel (2008) e Padden e Humphries (2000) no que se refere à comunidade surda, povo surdo, e cultura surda é correto afirmar que:
I- Na comunidade surda pode haver sujeitos surdos e ouvintes.
II- Os membros de uma cultura surda podem ser pertencentes aos povos surdos e aos povos ouvintes.
III- “Povo surdo” se refere aos sujeitos surdos que não habitam no mesmo local, mas que estão ligados por uma origem, por um código ético de formação visual, independente do grau de evolução linguística, tais como a língua de sinais, a cultura surda e quaisquer outros laços.
Assinale a alternativa correta:
Sobre as línguas de sinais, podemos afirmar que
Sobre cultura e cultura surda, é correto afirmar-se que
Considere o seguinte fragmento:
Pode-se debater se a surdez é ou não “preferível” à cegueira quando adquirida não muito cedo na vida; mas nascer surdo é infinitamente mais grave do que nascer cego pelo menos de forma potencial. Isso porque os que têm surdez pré-linguística, incapazes de ouvir seus pais, correm o risco de ficar seriamente atrasados, quando não permanentemente deficientes, na compreensão da língua, a menos que se tomem providências eficazes com toda a presteza. E ser deficiente na linguagem, para um ser humano, é uma das calamidades mais terríveis [...].
(SACKS, O. Vendo Vozes. Uma jornada pelo mundo dos Surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990, p. 19)
Assinale a alternativa que demonstra o entendimento do autor quanto às relações entre surdez e linguagem.
Sobre os conceitos e campos epistemológicos apresentados por Skliar (1998), que apreendem a educação de surdos em uma visão socioantropológica, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Surdez.
2. Cultura Surda.
3. Estudos Surdos.
4. Multiculturalismo.
5. Ouvintismo.
( ) Apresenta características que são específicas, que se traduzem de forma visual. As formas de organizar o pensamento e a linguagem transcendem as formas ouvintes. Elas são de outra ordem, uma ordem com base visual, e por isso têm características que podem ser ininteligíveis aos ouvintes. Ela se manifesta mediante a coletividade que se constitui a partir dos próprios surdos.
( ) Pode ser definido como um território de investigação educativa e de proposições políticas que, por meio de um conjunto de concepções linguísticas, culturais, comunitárias e de identidades, definem uma particular aproximação ao conhecimento sobre a surdez e os surdos.
( ) Se constitui em uma diferença politicamente reconhecida e localizada, na maioria das vezes, dentro do discurso da deficiência e caracteriza identidades múltiplas e multifacetadas.
( ) Define um conjunto de representações dos ouvintes a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e narrar-se como se fosse ouvinte. Nessa perspectiva é que acontecem as percepções do ser deficiente, do não ser ouvinte, percepções que legitimam as práticas terapêuticas.
( ) Apresenta a surdez como uma diferença política e uma experiência visual para pensarmos as identidades surdas a partir do conceito de diferença, e não de deficiência. Essa compreensão implica distanciarmo-nos do conceito de diferença como exclusão e marginalização e nega uma atribuição puramente externa do ser surdo a alguma característica marcante, como, por exemplo, não ouvir.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Sobre a relação entre língua oral e língua de sinais apontada por Gesser (2009), identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A língua de sinais tem estrutura própria e é autônoma, ou seja, independente de qualquer língua oral em sua concepção linguística. Apesar disso, no bimodalismo, a estrutura sintática do português, muitas vezes, é presente durante o uso da Libras.
( ) As marcas de imposição da estrutura do português em falares sinalizados se caracteriza como uma forma de hibridismo e funciona como uma estratégia para aqueles ouvintes que estão iniciando o contato e a aprendizagem da língua de sinais, sendo que a fala oral é inerente à cultura dos ouvintes e, portanto, é difícil desvencilhar-se dela.
( ) As marcas de imposição da estrutura do português em falares sinalizados advêm das mãos de surdos oralizados (congênitos ou adquiridos) que, em primeiro lugar, fazem uso da oralidade e rejeitam a língua de sinais. A partir do momento em que passam a utilizar a língua de sinais, eles o fazem ainda tendo em vista a supremacia da fala.
( ) A comunidade surda está inserida na e cercada pela comunidade majoritária ouvinte, e isso faz com que as línguas de sinais estejam em contato direto com as línguas orais locais. Essa “coabitação” linguística faz com que haja não compreensão entre surdos e ouvintes.
( ) A relação entre as línguas não é, nem nunca foi, neutra ou simétrica. Sempre há em jogo questões de poder e as decorrentes situações de conflito, como no caso da língua oral e da língua de sinais, em que a língua dominante tenta abocanhar a língua dominada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
“A humanidade, ao longo do tempo, adquire conhecimentos através da língua, crenças, hábitos, costumes, normas de comportamentos dentre outras manifestações. Partindo do suposto que cultura é a herança que o grupo social transmite a seus membros através de aprendizagem e de convivência, percebe-se que cada geração e sujeito também contribuem para ampliá-la e modificá-la.” (STROBEL, 2009.)
A partir desse texto, marque a afirmativa que se refere a um artefato cultural da comunidade surda.
No que se refere à cultura surda, Strobel (2009) afirma que os sujeitos surdos não se diferenciam um do outro de acordo com o grau de surdez, o importante para eles é o pertencimento ao grupo, usando a língua de sinais e a aderência à cultura surda. Sobre a cultura surda, assinale a afirmativa correta.
A respeito da metodologia de ensino da Libras, julgue o item subsequente.
Contação de histórias, desenvolvimento da criatividade
plástica e utilização do sign writing são alguns dos
elementos da cultura surda adotados pela pedagogia
visual.
A respeito da metodologia de ensino da Libras, julgue o item subsequente.
A pedagogia surda enfatiza a educação na diferença, que
ocorre na mediação intercultural e no respeito à
identidade surda.
Miorando (2006) menciona uma discussão sobre a formação docente acerca de uma identidade, necessária no espaço escolar para alunos surdos, e propõe que a atuação dos professores ouvintes com seus alunos ouvintes não é tão diferente daquela dos professores surdos com seus alunos surdos, pois afirma que o diferencial, no processo de ensino de uma língua, é seu tratamento como primeira língua. Abaixo estão listadas propostas feitas pela autora acerca do que seria necessário para o melhor trabalho de professores surdos com alunos surdos:
I) Discutir o desenvolvimento linguístico, por exemplo, da criança surda, que estuda a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa como segunda.
II) Buscar formações específicas na área da surdez para trabalhar com alunos surdos e deficientes auditivos, respeitando as suas diferenças de ensino-aprendizagem.
III) Incluir estudos sobre a história dos surdos no Brasil, os aspectos visuais de sua cultura, o desenvolvimento sócio-político do seu movimento, que talvez não seja muito diferente do de outras minorias culturais, como os afrodescendentes ou os índios fazem.
IV) Criar materiais didáticos e visuais, com suas adaptações de conteúdos seguindo as normas curriculares propostas nas secretarias de educação.
Marque a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS em relação à discussão feita pela autora:
Lopes (2007) relata que, para a consolidação dos Estudos Surdos no Brasil, muitos foram e ainda são os pesquisadores surdos e ouvintes que se agregaram e se agregam em busca de produção acadêmica, formação profissional, inserção na escola de surdos e na comunidade surda. Entre os grupos de estudos sobre surdos e surdez brasileiros abaixo relacionados, marque com V (VERDADEIRO) aqueles que são listados pela autora e F (FALSO), os que não constam em sua obra:
( ) Grupo de Estudos Surdos (GES), formado na Universidade Federal de Mato Grosso.
( ) Grupo de Estudos sobre Linguagem e Surdez (GELES), na Universidade federal do Rio de Janeiro.
( ) Grupo de Pesquisa em Políticas de Educação de Surdos (NUPPES), na Universidade federal do Rio Grande do Sul.
( ) Grupo de Estudos Surdos (GES), na Universidade Federal da Bahia.
( ) Grupo de Estudos Surdos (GES), na Universidade Federal de Santa Catarina.
( ) Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES), formado por pesquisadores de cinco universidades localizadas no Estado do rio Grande do Sul.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Strobel (2007), no capítulo intitulado “História dos surdos: representações “mascaradas” das identidades surdas”, refere-se às práticas de sujeitos surdos famosos, que envolvem identidades surdas histórica e socialmente camufladas, isto é, mascaradas. Segundo a autora:
“Estes seres famosos são sujeitos conhecidos através de vários discursos oficiais por meio de feitos que marcaram a história da humanidade, por exemplo, a invenção da luz, em performance nos cinemas e televisões, participação na política e outros. No entanto, estes registros nada referem a respeito de que estes mesmos famosos são surdos.”
Abaixo são mostrados nomes de surdos famosos que tiveram sua identidade mascarada. Associe-os com as descrições de seus feitos, relacionadas em seguida:
I) Gastão de Orléans, o Conde d’Eu
II) Lou Ferrigno
III) Thomas Edison
( ) O inventor da luz elétrica – aos 31 anos, propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia elétrica. A autora afirma ter pesquisado em muitas enciclopédias, artigos, revistas e, na maioria dessas referências bibliográficas, nem citam que ele era surdo.
( ) Era um nobre nascido na França e, por ser francês e ter direito a ocupar o trono na condição de príncipe consorte, tornou-se um dos fortes motivos da deposição de D. Pedro II e da proclamação da República do Brasil. Casou-se com a Princesa Isabel, herdeira do trono de Pedro II, adotou a nacionalidade brasileira e ambos se empenharam na abolição do regime escravagista.
( ) Fisiculturista e ator que ficou mundialmente famoso por participar da série de televisão “O incrível Hulk”. Ele teve uma grave infecção auditiva na infância, causando a perda de 85% da audição. Tal problema foi descoberto apenas aos 3 anos de idade.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação:
Reis (2007), no capítulo intitulado “Professores Surdos: Identificação ou Modelo”, relata sobre a necessidade de se estabelecer a diferença entre os conceitos modelo e identificação na relação professor e aluno surdos. Sobre a distinção desses conceitos, proposta pela autora, analise como V (VERDADEIRO) e F (FALSO) as afirmativas abaixo:
( ) Modelo - É nesse espaço que o professor expõe sua cultura, sua língua de sinais, sua identidade e sua alteridade, revelando para o aluno muito do seu próprio processo formativo.
( ) Transfigura-se o professor, portanto, em um elemento de identificação, não em um molde, do qual o aluno deve sair à sua imagem e semelhança.
( ) O processo de identificação acontece e provoca uma transgressão pedagógica do jeito que os professores surdos se ensinam.
( ) Os professores surdos se movimentam para assumir e construir a identidade e a cultura como modelo de si mesmos.
( ) Trata-se de uma identificação com uma nova cultura, identidade, alteridade de ser.
( ) Modelo implica dizer que há uma cópia dos objetos, por exemplo, roupas, utensílios, carros, jeitos pessoais, entre outras coisas; é como se houvesse o retorno ao mesmo.
( ) Processo de identificação é o elemento de cópias de qualquer coisa que não possui uma significação subjetiva e uma produção espontânea do ser.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA:
De acordo com Lane (1992), existe uma relação de saber/poder entre ouvintes e surdos, em que há uma imposição de língua, cultura e controle da educação de surdos por parte dos ouvintes. Afinal, tudo que é bem sucedido está relacionado a ser ouvinte. O conjunto de representações associados ao ser surdo está vinculado ao padrão de representação ouvinte. Nessa perspectiva, o surdo é apreendido como um sujeito de corpo danificado, a partir de uma visão clínico-patológica da surdez.
Em relação ao termo que designa este conjunto de representações sobre o ser surdo, marque a alternativa CORRETA.
Ao abordar as concepções da surdez, Gesser (2209) afirma que a surdez é muito mais um problema para ouvintes do que para a comunidade surda. Com base na referência citada, assinale as afirmativas VERDADEIRAS com (V) e as FALSAS com (F):
( ) A surdez olhada pelo viés cultural não é uma deficiência.
( ) O aspecto cultural da surdez é ainda mais difícil de ser aceito quando os discursos recaem e se fixam no fenômeno físico.
( ) A classificação dos tipos de surdez pode desviar o entendimento das relações que cada indivíduo estabelece com a língua de sinais, identidade e cultura surda.
( ) Os aparelhos auditivos funcionam para restabelecer a audição de todos os surdos profundos.
Assinale a alternativa que correspondente CORRETAMENTE à sequência de associação feita de cima para baixo:
Identifique, nos diálogos a seguir, o tipo de mito sobre a língua de sinais.
( ) Sujeito 1: Lá em casa meus pais e meu irmão são surdos. Eu sou o único ouvinte.
Sujeito 2: Nossa!! Com quem você aprendeu a falar?
Sujeito 1: Meus pais me ensinaram a Língua Brasileira de Sinais e minha tia veio morar lá na minha casa e me ensinou a falar português.
Sujeito 2: Mas a Língua de Sinais é língua?
( ) Sujeito 2: Você consegue se comunicar com seus pais e irmão quando quer falar algo sobre a escola?
Sujeito 1: Sim, usamos a Libras lá em casa.
Sujeito 2: Libras? O que é isso?
Sujeito 1: É a língua de sinais que usamos aqui no Brasil.
Sujeito 2: Como assim? Uma língua que é brasileira? Não é tudo igual no mundo inteiro?
( ) Sujeito 2: Eu pensei que era só mímica. Mas é língua de verdade? Parece mímica.
Sujeito 1: É língua como o português ou inglês, exatamente como aprendemos lá na escola. É uma língua e conversamos sobre tudo.
( ) Sujeito 2: Então como teus pais te ensinaram sobre os sentimentos? Quando tu ou eles sentem saudade, amor ou raiva? Como conseguem te ensinar sobre esses sentimentos?
Sujeito 1: Do mesmo jeito que os teus pais, só que em língua de sinais.
Agora, numere os diálogos, correlacionando-os aos mitos apresentados a seguir.
(1) Língua de Sinais é universal.
(2) Língua de Sinais não expressa conceitos abstratos.
(3) Língua de Sinais é pantomima.
(4) Língua de Sinais não é lingua.
A sequência correta é
De acordo com Karnopp (2012), a escrita dos surdos é frequentemente estigmatizada. As produções textuais são consideradas "erradas" quanto à norma-padrão do português, e os textos não são compreendidos a partir das relações autor-texto-leitor. São desconsideradas as diferentes práticas discursivas e os diferentes gêneros discursivos.
Sobre a escrita das pessoas surdas, assinale a afirmativa INCORRETA.
“Quando cheguei lá vi intérpretes e eu não entendia muito bem o que eles interpretavam. Eu fiquei olhando o que estava acontecendo lá e comecei a me surpreender, eu não acreditava que tinha surdos que trabalhavam com a LIBRAS e tinham capacidades, entendiam a LIBRAS. Percebi que ela não significava prejuízo, pelo contrário caracterizava a comunicação e havia surdos professores, que estavam palestrando e eu ficava admirado, havia muitos surdos”.
Taiane Santos dos Santos Narrativas surdas: experiências na comunidade e na cultura surda e a constituição de identidades Dissertação de Mestrado em Educação Universidade Federal de Pelotas: Pelotas–RS, 2012
Essa narrativa relata um episódio de espanto de um ouvinte frente à autonomia dos surdos e a importância da língua de sinais em suas vidas, na interação com o outro; em outras palavras, reflete o choque que os ouvintes têm quando percebem que os surdos não possuem as limitações que, tradicionalmente, são atribuídas às pessoas surdas no censo comum e, muito pelo contrário, possuem características e formas próprias de interagir entre si. Mediante isso, pode-se dizer que o excerto retrata, predominantemente, traços de
A cultura surda se constitui a partir da relação com e entre diversos artefatos que possibilitam aos surdos se reconhecerem como sujeitos pertencentes a uma comunidade que partilha valores, modos de ser, comportamentos e visões de mundo.
Compõem essa cultura os artefatos
Segundo Gesser (2009), alguns mitos sobre a Libras estão presentes na nossa sociedade. Marque a alternativa CORRETA:
I - A Libras é uma língua artificial, visto que foi construída e estabelecida por um grupo de indivíduos com algum propósito específico.
II – A Libras não é uma língua universal, visto que cada país possui a sua língua de sinais.
III – A Libras é uma língua exclusivamente icônica, visto que é uma língua espaço visual e seus sinais possuem nítida relação da sua forma com seu significado.
De acordo com Skliar (1998, p. 15) o que significa o termo ouvintismo? in: SKLIAR, C. (org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da LIBRAS, estabelece que, no exercício de sua profissão, os intérpretes devem
atentar para as especificidades da comunidade surda,
conduzindo e promovendo ações pontuais e ágeis para servi-la.
A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.
A alteridade baseia-se no princípio da representação do sujeito,
individual e independente, na medida em que expressa
a qualidade ou o estado do que é próprio do indivíduo,
sem afetar diretamente o outro, seja este igual ou diferente.
A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.
A alteridade surda é autônoma e independente de
reconhecimento pela normalidade ouvinte.
A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.
O conceito de alteridade distingue-se do conceito de empatia,
uma vez que não se trata apenas de vivenciar experiências do
outro, mas de entender como tais experiências se concretizam
a partir da lógica do outro.
Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.
Sentir-se inseguro no escuro ou constatar a presença de uma
pessoa em determinado lugar, por ter identificado, logo ao
chegar, que o carro dessa pessoa está entre outros carros
estacionados no local, são experiências vivenciadas por
surdos e que caracterizam o artefato da experiência visual.
Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.
A preferência de alguns surdos por estabelecer,
periodicamente, pontos de encontro com seus pares, casar-se
com pessoas surdas e residir próximo aos seus pares marca
o predomínio do artefato cultural linguístico presente
na comunidade surda.