-
GABARITO: E
IV. ERRADA. A Teoria dos Sistemas é uma corrente que trata as organizações como sistemas sociais abertos em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente, que inclui variáveis desconhecidas e incontroláveis. Por essa razão, as consequências dos sistemas sociais são probabilísticas e não-determinísticas, e seu comportamento NÃO É totalmente previsível.
-
Gabarito: E - IV Errada.
Acho que com a explicação do que é um problema COMPLEXO na Teoria de Sistema, dá pra entender porque o comportamento não é 100% previsível.
1.7 Teoria de Sistemas, interdependências
A teoria dos sistemas (TGS) trata as organizações como personalidades complexas, mas o que é complexidade? Este conceito diz respeito a situações em que existam problemas e variáveis, diante disso, as eventuais soluções são conduzidas por um pensamento racional que considere os diferentes caminhos, antes de tomar uma decisão. Em síntese, uma situação problemática pode ser ocorrida por diversas causas, pode gerar diversos resultados e pode haver diversas soluções para essa situação complexa.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
-
Discordo da primeira alternativa pela palavra: "somente", pois faltou citar os incentivos financeiros.
-
No item I, ele diz especialização e amplitude de controle. Isso é dito por outro autor? Nos prinicipios de Fayol, a especialização não entra
Alguém ajuda?
-
Paulo Lima! A definição te fez lembrar Frederick Taylor. (Adm. Científica)
Taylor fez o estudo da especialização do trabalhador, que acaba se desdobrando no estudo dos tempos e movimentos.
Entretanto, não se pode confundir essa definição com a que foi elaborada por Henry Fayol (Teoria Clássica). Fayol normatizou os princípios gerais da administração (14 no total). Dentre os princípios normatizados por Fayol encontramos a Divisão do Trabalho. Para ele, a especialização é uma decorrência da Divisão do Trabalho. Seria, genericamente, o funcionário certo para o cargo certo.
Ou seja:
Estudo da especialização do trabalhador (Taylor) ≠ Especialização decorrente da Divisão do Trabalho (Fayol)
-
Questão cabível de recursos, da Letra E para letra B, pois no item I fala sobre os principais príncipios de Fayol ( Teoria Clássica), sendo que o da especialização não é abordado nessa estrutura.
Segue os 14 príncipios de Fayol
1. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
2. Autoridade e responsabilidade: autoridade e o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade e significa ter o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si.
3. Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito às normas estabelecidas.
4. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.
5. Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.
6. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.
7. Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.
8. Centralização: refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização
9. Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo.
10. Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.
11. Equidade (reconhecer o direito de cada um): amabilidade e justiça para alcançar lealdade do pessoal.
12. Estabilidade do pessoal: a rotatividade das pessoas tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo, tanto melhor.
13. Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.
14. Espírito de equipe: harmonia e união entre as pessoas são as forças da organização.
Detalhe na questão ele separa divisão de trabalho de especialização, ou seja, essa especialização se tornaria um príncipio.
-
Quem se preocupou na administração como ciênia foi o engenheiro mecânico norte-americano, considerado o pai da Administração Científica do trabalho. Frederick Taylor (Frederick Winslow Taylor) (1856-1915).
-
Para: RODOLFO TAVARES.
"1. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
Divisão do trabalho gera especialização.
-
Teoria de Sistema permite reconceituar os fenômenos em uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de natureza completamente diferentes.( Nada previsível)
-
LETRA E
o erro do ítem IV está na frase destacada em vermelho visto que a teoria dos sistemas trabalha com sistemas abertos, adaptativos e por isso está relacionado a flexibilidade, a lidar com incertezas. A questão ao afirmar: comportamento totalmente previsível, aponta o contrário.
A Teoria dos Sistemas é uma corrente que trata as organizações como sistemas sociais abertos em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente, que inclui variáveis desconhecidas e incontroláveis. Por essa razão, as consequências dos sistemas sociais são probabilísticas e determinísticas, e seu comportamento totalmente previsível.
-
Nossa que excelente questão.
-
"Os autores clássicos partem do pressuposto de que a simples adoção dos princípios gerais da administração – como divisão do trabalho, especialização, unidade de comando e amplitude de controle – permite uma organização formal da empresa capaz de proporcionar-lhe a máxima eficiência possível."
Sinceramente não consegui entender essa alternativa como correta, caso alguém tenha a referência bibliográfica para embasar esse entendimento...