SóProvas


ID
2261014
Banca
FCC
Órgão
CETAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante um Programa de Treinamento para Lideranças, um psicólogo organizacional apresentou uma classificação de liderança proposto por Robert Blake e Jane Mouton, conhecida como grade gerencial. Ao falar sobre o modelo, informou aos participantes sobre duas dimensões do comportamento do líder, definidas por esses autores: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. A preocupação com a produção é uma dimensão semelhante aos estilos de comportamento de liderança

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    Teoria do Grid Gerencial - Blake e Mouton

     

    Os autores apresentaram vários modos de usar autoridade ao exercer a liderança através do Grid Gerencial. Esta representação possui duas dimensões: preocupação com a produção e preocupação com as pessoas.

    O Grid Gerencial é baseado nos estilos "preocupação com as pessoas" e "preocupação com a produção" (Teoria Bidimensional). Ele é composto por dois eixos: horizontal (preocupação com a produção) e vertical (preocupação com as pessoas). O Grid não mostra os resultados, mas fatores dominantes no pensamento de um líder a respeito de como obter resultados.

     

    Posição 1.1 ("Empobrecida”): aqui o emprego do esforço é o mínimo necessário para que o trabalho seja executado e é também o esforço suficiente para permanecer como membro da organização.

     

    Posição 1.9 ("Clube Campestre"): a atenção concentrada nas necessidades das pessoas leva a uma atmosfera agradável e um confortável ritmo de trabalho.

     

    Posição 5.5 ("Gerência de meio de caminho"): um adequado desempenho organizacional pode ser obtido por um equilíbrio entre o atendimento das necessidades das pessoas, a manutenção do moral satisfatório e a necessidade de obtenção de resultados.

     

    Posição 9.1 ("Gerenciamento de tarefas"): a eficiência dos liderados é decorrente da organização das condições de trabalho, de tal forma que o fator humano interferirá em grau mínimo.

     

    Posição 9.9 ("Gerência de Equipe"): os resultados do trabalho provém do empenho pessoal. O comprometimento de todos leva a uma interdependência e à criação de um relacionamento confiante e respeitoso.

  • "A preocupação com a produção é uma dimensão semelhante aos estilos de comportamento de liderança centrada no estabelecimento de estruturas e de liderança centrada na tarefa."

    Teoria do Grid Gerencial - Blake e Mouton

     

    Os autores apresentaram vários modos de usar autoridade ao exercer a liderança através do Grid Gerencial. Esta representação possui duas dimensões: preocupação com a produção e preocupação com as pessoas.

    O Grid Gerencial é baseado nos estilos "preocupação com as pessoas" e "preocupação com a produção" (Teoria Bidimensional). Ele é composto por dois eixos: horizontal (preocupação com a produção) e vertical (preocupação com as pessoas). O Grid não mostra os resultados, mas fatores dominantes no pensamento de um líder a respeito de como obter resultados.

     

    Posição 1.1 ("Empobrecida”): aqui o emprego do esforço é o mínimo necessário para que o trabalho seja executado e é também o esforço suficiente para permanecer como membro da organização.

     

    Posição 1.9 ("Clube Campestre"): a atenção concentrada nas necessidades das pessoas leva a uma atmosfera agradável e um confortável ritmo de trabalho.

     

    Posição 5.5 ("Gerência de meio de caminho"): um adequado desempenho organizacional pode ser obtido por um equilíbrio entre o atendimento das necessidades das pessoas, a manutenção do moral satisfatório e a necessidade de obtenção de resultados.

     

    Posição 9.1 ("Gerenciamento de tarefas"): a eficiência dos liderados é decorrente da organização das condições de trabalho, de tal forma que o fator humano interferirá em grau mínimo.

     

    Posição 9.9 ("Gerência de Equipe"): os resultados do trabalho provém do empenho pessoal. O comprometimento de todos leva a uma interdependência e à criação de um relacionamento confiante e respeitoso.

  • Comentário

    Como eu te disse na teoria, muitos autores descrevem quase a mesma coisa com nomes diferentes, rsrsrs. Então, para fins de entendimento da matéria, podemos tomar como praticamente sinônimos os termos liderança centrada nas pessoas e liderança focada nos relacionamentos, assim como também são semelhantes os termos líder focado na produção, líder focado nas tarefas e líder com foco em resultados. Portanto, gabarito letra c).

    Gabarito: C

  • (1,1) GESTÃO EMPOBRECIDA: Esforço mínimo para que o trabalho seja feito é adequado para sustentar a qualidade dos membros da organização.

    (1,9) GESTÃO COUNTRY CLUB: Atenção cuidadosa às necessidades das pessoas para haver relacionamentos confortáveis e amigáveis.

    (5,5) GESTÃO MEIO-TERMO: Equilibro da necessidade de realizar o trabalho enquanto se mantém a disposição das pessoas em um nível satisfatório.

    (9,1) GESTÃO AUTORIDADE-OBEDIÊNCIA: A eficiência nas operações resulta de arranjar condições de trabalho de tal maneira que os elementos humanos interfiram a um grau mínimo.

    (9,9) GESTÃO DE EQUIPE: A interdependência através de um interesse em comum no propósito da organização leva a relações de confiança e respeito.

    Essa teoria além das dimensões de preocupação com as pessoas e com a produção, também inclui a questão da MOTIVAÇÃO...permitindo mais dois estilos de liderança: A GESTÃO PATERNALSTA, onde recompensas e aprovações são concedidas às pessoas como reconhecimento pela lealdade e pela obediência, o fracasso em cumprir acarreta punição. E a GESTÃO OPORTUNISTA, onde as pessoas se adaptam a qualquer estilo da grade necessário para se obter vantagem. O desempenho ocorre de acordo com um sistema de ganho egoísta. Só há esforço se houver, em contrapartida, uma vantagem pessoal.

    Fonte: FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DE JAMES L. BOWDITCH E ANTHONY F. BUONO.