SóProvas


ID
2268928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às relações entre cinema e televisão, ao enquadramento e ao movimento de câmera e à simbiose entre imagem e som, julgue o seguinte item.

O conceito de acusmatização é utilizado para determinar aquilo que se ouve, mas de cuja fonte de origem não se tem conhecimento. Tal conceito está relacionado diretamente às criações sonoras off-screen, capazes de apresentar narrativas sonoras de elementos que não aparecem na tela.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    Rodriguez (2006) explica a origem clássica do termo acusmatização, à qual associamos ao rádio. O conceito de acusmatização tem sua origem em uma técnica pedagógica utilizada por Pitágoras para tornar mais efetivos os ensinamentos que ministrava a seus discípulos. O ilustre sábio grego fez com que seus alunos o escutassem atrás de uma cortina enquanto falava, para que assim o conteúdo de seus discursos adquirisse toda a força possível ao ser desvinculado de sua própria imagem. Os discípulos que durante cinco anos escutaram as lições do mestre nessa situação foram denominados acusmáticos. Possivelmente o sábio descobriu que, muitas vezes, seus ouvintes prestavam mais atenção em sua aparência e em sua gesticulaçãodo que naquilo que ele tentava contar. Assim, decidiu cortar o mal pela raiz, desvinculando a narração da fonte física que a narrava. Devido a sua origem, o termo acusmático passou a ser utilizado para denominar aquilo que é ouvido sem que veja a fonte de onde provém (RODIGUEZ, 2006, p.40).

     

    FONTE:https://www.unip.br/presencial/ensino/pos_graduacao/strictosensu/comunicacao/download/comunic_paulodebarrosribeiro.pdf

  • O conceito de acusmatização é utilizado para determinar aquilo que se ouve, mas de cuja fonte de origem não se tem conhecimento. Tal conceito está relacionado diretamente às criações sonoras off-screen, capazes de apresentar narrativas sonoras de elementos que não aparecem na tela.

    acusmatização isola os objetos sonoros e os transforma em portadores de conceitos.