-
alguém sabe explicar?
-
Gab - D
A opção D é a unica em que o substantivo destacado é um objeto indireto.
-
B) verbo pleitear.
Quem pleiteia, pleteia ALGO a ALGUÉM.
Ou seja, não seria um VTDI?
Chefe seria o O.I?
Logo, a questão tem dois objetos indiretos? Ou tô viajando infinitamente?
-
A questão ser torna inviável de resposta quando peca em colocar a alternativa A "ampla gama de questões", o termo sublinhado exerce ao meu ver função de ADJUNTO ADNOMINAL, pois percebo uma ideia de ação. Já as alternativas B e C apresentam função sintática de COMPLEMENTO NOMINAL. E a última, dada como correta, apresenta função de OBJETO INDIRETO. Gostaria que alguém pudesse esclarecer quanto a isso.
-
Alguém explica essa questão ?
-
Eu entendi assim...
Questões, independente do contexto trará o mesmo siginificado. Da mesma forma acontece com o substantivo chefe e atalhos. Já o substantativo comédia, depende do contexto em sim, podendo ser até mesmo um adjetivo!
-
D: objeto indireto. as outras alternativas são complementos nominais
-
Nem a pau que alternativa B apresenta um complemento nominal. "Ao chefe" não complementa aumento, mas, sim, o transito verbal de pleitear. Portanto, para que fosse um complemento nominal, deveríamos ter substantivos como "salário", formando "aumento de salário", p. ex.
A regência nominal diz que o substantivo "aumento" exige a preposição "de" e, não, "a".
Questão absurda.
-
COMPLEMENTOS NOMINAIS = SEMPRE COM PREPOSIÇÃO, PASSIVO (SOFRE A AÇÃO)
COMPLETA SUBSTANTIVO ABSTRATO, ADJETIVO OU ADVÉRBIO
-
a) “ampla gama de questões” (2º§) Substantivo abstrato + preposição + palavra que é um substantivo. Para não incorrermos no erro de acharmos que é um adjunto adnominal, por causa da preposição DE, façamos a análise de passivo (compl. nominal) e ativo (adjunto adnominal). A gama pertence às questões? Como não tem sentido isso, não existe sentido "ativo", logo, temos um sentido passivo.
b) “pleitear aumento ao chefe” (3º§) Mesmo caso da questão anterior. O aumento pertece ao chefe? Não, o aumento será dado ao chefe, mas não pertence a ele, mas sim a outra pessoa. Logo, temos um sentido passivo. Caso fosse "pleitear um aumento do chefe", nesse caso, o aumento pertence ao chefe e não será "dado a ele", pois já é dele, como anteriormente colocado.
c) “A investigação desses atalhos” (4º§) Mesmo caso dos colocados anteriomente.
d) “assistir àquela comédia romântica no cinema” (3º§) Objeto Indireito. Quem assisti, assisti A alguma coisa.
A boa é a letra D
Forte abraço!!!
-
Concordo com o Gustavo Serra. Esta questão deveria ter sido anulada, pois temos dois objetos indiretos (alternativas B e D) e dois complementos nominais (alternativas A e C). Não há uma só diferente.
-
GENTE, vamos indicar para professor !
-
-pleitear aumento AO chefe
posso substituir por:
-pleitear aumento DO chefe
foi assim que eu entendi que a B funciona como COMPLEMENTO NOMINAL... mas essa questão numa prova é muita crueldade. não acho que acertaria.
-
A)ampla gama de questões”
Eles analisaram diversos estudos que mostram como o pensamento coletivo resolve melhor que o individual uma ampla gama de questões
Quem Resolve, resolve algo ==>VTD
B) pleitear aumento ao chefe”
quem pleiteia, pleiteia algo a alguem ==> VTDI
C) “A investigação desses atalhos”
Quem investiga, invetiga algo ==> VTD
D)“assistir àquela comédia romântica no cinema”
Quem assisti, assisti a alguma coisa ==> VTI ==> GABARITO
-
"Questão: 06 Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar. A) “Eles analisaram diversos estudos que mostram como o pensamento coletivo resolve melhor que o individual uma ampla gama de questões.” (2º§) A palavra destacada é apenas “questões” (questões constitui o complemento nominal "de questões", ou seja, completa o substantivo "gama”). Se o termo regido de preposição estiver preso a adjetivo ou a advérbio, será sempre complemento nominal. Quando, porém, o termo regido de preposição estiver preso a um substantivo, poderemos ter complemento nominal ou adjunto adnominal. O substantivo de valor relativo, ou seja, que reclama complemento, será sempre abstrato. É o que ocorre com o substantivo “gama”. “B) Ela dá as caras ao pedir passagem no trânsito, pleitear aumento ao chefe ou quando queremos demover a namorada de assistir àquela comédia romântica no cinema (ou o namorado de ver um filme de ação).”(3º§) A palavra destacada é apenas “chefe” (chefe constitui o complemento nominal "ao chefe", ou seja, completa o substantivo "aumento".) “D) Ela dá as caras ao pedir passagem no trânsito, pleitear aumento ao chefe ou quando queremos demover a namorada de assistir àquela comédia romântica no cinema (ou o namorado de ver um filme de ação).” (3º§) (comédia constitui o objeto indireto "àquela comédia romântica, ou seja, é complemento verbal do verbo assistir.) “C) A investigação desses atalhos começa com os estudos do psicólogo e Prêmio Nobel Daniel Kahneman, que descreveu o mecanismo rápido de tomada de decisões do cérebro.”(4º§) Apenas a palavra “atalhos” foi destacada (atalhos constitui o complemento nominal "desses atalhos", ou seja, completa o substantivo "investigação".) O substantivo de valor relativo, ou seja, que reclama complemento, será sempre abstrato. É o que ocorre com o substantivo “investigação”. Fonte: CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2013. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Ed. Objetiva. SACONNI, Luiz Antonio. Nossa Gramática Teoria e Prática. Ed. Atual, 21ª ed"
http://www.idecan.org.br/concursos/252/45_14092016164415.pdf
-
-
b) Pleitear não é verbo bitransitivo. Ou ele é direto, indireto ou intransitivo.
(sentido de obter=) Pleitear o quê? Aumento --> ao chefe (complemento nominal)
-
PLEITEAR
VERBO TRANSITIVO DIRETO
Contestar na justiça: pleiteou os alugueis atrasados do inquilino.
VERBO INTRANSITIVO
Ficar discutindo; manter em litígio: não decidiam, só pleiteavam.
VERBO TRANSITIVO DIRETO
Argumentar a favor de algo ou de outrem: os acionistas pleiteavam a favor da venda da companhia.
Almejar algo; buscar ou competir: pleiteavam pelo único lugar.
Transformar algo no tópico da discussão: não resolveu suas pendências até pleiteá-las exaustivamente
.Esforçar-se com afinco para obtenção de algo: pleiteava uma vaga na faculdade.
VERBO TRANSITIVO INDIRETO
Disputar face a face; competir: pleitear com os inimigos.
-
"Questão: 06 Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.
A) “Eles analisaram diversos estudos que mostram como o pensamento coletivo resolve melhor que o individual uma ampla gama de questões.” (2º§)
A palavra destacada é apenas “questões” (questões constitui o complemento nominal "de questões", ou seja, completa o substantivo "gama”).
Se o termo regido de preposição estiver preso a adjetivo ou a advérbio, será sempre Complemento Nominal.
Quando, porém, o termo regido de preposição estiver preso a um substantivo, poderemos ter Complemento Nominal ou Adjunto Adnominal. O substantivo de valor relativo, ou seja, que reclama complemento, será sempre abstrato. É o que ocorre com o substantivo “gama”.
“B) Ela dá as caras ao pedir passagem no trânsito, pleitear aumento ao chefe ou quando queremos demover a namorada de assistir àquela comédia romântica no cinema (ou o namorado de ver um filme de ação).”
(3º§) A palavra destacada é apenas “chefe” (chefe constitui o complemento nominal "ao chefe", ou seja, completa o substantivo "aumento".)
“C) A investigação desses atalhos começa com os estudos do psicólogo e Prêmio Nobel Daniel Kahneman, que descreveu o mecanismo rápido de tomada de decisões do cérebro.”(4º§)
Apenas a palavra “atalhos” foi destacada (atalhos constitui o complemento nominal "desses atalhos", ou seja, completa o substantivo "investigação". O substantivo de valor relativo, ou seja, que reclama complemento, será sempre abstrato. É o que ocorre com o substantivo “investigação”.
“D) Ela dá as caras ao pedir passagem no trânsito, pleitear aumento ao chefe ou quando queremos demover a namorada de assistir àquela comédia romântica no cinema (ou o namorado de ver um filme de ação).”
(3º§) (comédia constitui o objeto indireto "àquela comédia romântica, ou seja, é complemento VERBAL do verbo assistir.)
-
comentário do Rodolfo Inácio é 5 estrelas.
-
Mais comentários nas questões professor Alexandre Soares, muito bom.
-
Difícil uma questão dessa banca relacionada a português não ser polêmica.
-
Deveria ter sido anulada!
Sobre a crase:
Aquele / aquela / aquilo terão crase quando substituíveis por " A este , a esta, a isto.
Bons estudos!