SóProvas


ID
2278255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo a soluções.

Considere que a solubilidade do sal de cozinha (NaCl) em água, a temperatura ambiente (de 20 ºC) e pressão atmosférica normal (de 1 atm ao nível do mar) seja igual a 0,36. Nesse caso, é impossível dissolver 500 g de sal em 1 L de água, mesmo que se aqueça a solução.

Alternativas
Comentários
  • 0,36 Kg/ 100 mL = 360 g / 0,1L = 3600 g /L

    500 g < 3600 g

    Assim é possível a dissolução

  • Essa questão poderia ter sido anulada porque ela não diz ao as unidades da solubilidade

  • Faltou a unidade da solução, logo é uma questão cujo gagarito não é confiável. 

  • gente pesquisei aqui e é o seguinte,

    Errado- A solubilidade de compostos iônicos é medida em gramas do composto/100g de água. Logo, em 1000mL de água há  a dissolução de até 3,6g do composto na temperatura de 20ºC. A regra geral para sais iônicos é que a solubilidade aumenta com o aumento da temperatura, entretanto para o NaCl a solubilidade praticamente indepente da temperatura (variação ínfima), inviabilizando a dissolução de 500g.

    Acrescentando ainda, existe outra exceção em que a solubilidade diminui com o aumento da temperatura que é a do composto iônico Ce2(SO4)3.  já a solubilidade para gases a unidade é mmol/L e a solubilidade diminue com o aumento da temperatura.

  • Solubilidade ou coeficiente de solubilidade é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se em um líquido, e expressa-se em mols por litro, gramas por litro ou em porcentagem de soluto/solvente. A maior parte das substâncias tem sua solubilidade aumentada com o aumento de temperatura. Os gases, porém, tem sua solubilidade diminuída.

     

    Dessa forma, S = gramas/Litro, sabendo que 1 litro agua = 1000g de agua

    0,36 = g / 1000

    g = 3600 gramas de NaCl podem ser dissolvidos em 1 litro de agua a temperatura de 20C.

  • Só pelo fato de se dizer "...mesmo que aqueça a solução" já torna incorreta, pois o aumento de temperatura aumenta a solubilidade do sal na água, fazendo com que seja possível dissolver essa quantidade de sal em 1L de água aquecendo-a até atingir a solubilidade necessária.

  • Geralmente a unidade do coeficiente de solubilidade é g por 100 g de água. a questão não especifica as unidades. Posso supor que seja 0,36 g pra cada 100g de água ou 0,36kg por 100g de água. Para o caso de 1L temos 1000g. Fazendo a regra de três temos que se solubilizam 3,6Kg de sal = 360g. Porém nas condições de temperatura e pressão diferentes eu posso sim solubilizar mais sal. Desconfie de questões sensasionalistas " É IMPOSSÍVEL ISSO" .

  • Na verdade, temos um dado de solubilidade sem unidade de medida, ou seja, devemos enxergar tal dado como sendo unidades iguais no denominador e no numerador. (Ex: g/g, L/L, kg/kg)

    Deste modo, se analisarmos por gramas, teremos 0,36g/g

    -> Multiplicando a fração por 1000, teremos 360g/1000g

    -> Se adotarmos que 1000g de H20 equivale a 1L, teremos 360g/L.

    Assim, a primeira parte da assertiva está correta.

    Porém, a segunda parte, que fala que "mesmo que se aqueça a solução'' está errada, tendo em vista que a solubilidade tende a aumentar com o aumento da temperatura, e podemos sim então, chegarmos a uma solubilidade maior que 500g/L.