SóProvas


ID
22795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1 Abrir conta em banco é mais simples do que encerrá-la, mas também exige alguns cuidados. Veja abaixo os procedimentos mais adequados para os correntistas.

4 Para abrir uma conta

› Leia com atenção o contrato (ou carta-proposta). Não assine nada sem antes esclarecer todas as dúvidas.
7 › Leve uma cópia e o original da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de um comprovante de residência.
10 › Peça uma cópia de todos os documentos assinados.
< Deposite pelo menos o valor mínimo pedido pelo banco. A quantia varia de acordo com cada banco.
13 › Comunique ao banco, por escrito, qualquer mudança de endereço ou número de telefone.

Para encerrar uma conta

16 › Entregue ao banco uma correspondência em que solicite o encerramento da conta (exija recibo na cópia), ou mande-a pelo correio, por meio de carta registrada.
19 › Verifique se todos os cheques emitidos foram compensados para evitar que seu nome vá parar no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo.
22 › Devolva ao banco os cheques que ainda estão com você. Eles serão incinerados.
› Peça um nada-consta depois do encerramento da conta.

Fonte: IDC/PROCON-DF e Banco Central do Brasil.

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

O uso das formas verbais no imperativo concordando com você no lugar de tu contribui para que o texto instrucional seja mais informal, direto e objetivo.

Alternativas
Comentários
  • NAO entendi a pergunta . Ele diz que deve-se fazer a substituição da concordancia com voce ao inves de tu,mas ja nao esta na concordancia com você ???
    Se alguem puder me ajudar me mande um recado
  • TIPO DE QUESTÃO PRA TOMAR TEMPO DO CANDIDATO, OU SEJA, PELO ENUNCIADO NÃO PRECISARIA NEM DE LER O TEXTO, JÁ QUE A BANCA ESTÁ COBRANDO APENAS PARTE CONCEITUAL.

    O USO DAS FORMAS VERBAIS NO IMPERATIVO "VOCÊ" DARÁ AO TEXTO INFORMALIDADE, OBJETIVIDADE E CLAREZA, JUSTAMENTE POR SER DIRETO/COESO.


    QUESTÃO CORRETA

  • Mas porque a forma verbal concordando com "você" seria mais informal, direta e objetiva do que a forma verbal concordando com "tu"??
  • faço das minhas palavras a suas Alan.

    fiquei com cara de poker face..
  • ?!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!?

    KKKKKKKKK, se é conceitual, podem mudar o conceito, pois TU ou VOCÊ usado numa forma imperativa, têm a mesma CLAREZA e mesma OBJETIVIDADE.

    1ª - Tu devolvas ao banco os cheques que ainda tens.
    2ª - Você devolva ao banco os cheques que ainda tem.

    O que NÃO está OBJETIVO e CLARO na primeira frase?!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!?

  • Mas que questão FDP, o cara que fez essa questão deveria esta querendo confundir a cabeça do candidato. Essas banca examinadoras deveriam ser penalizadas por fazerem questões tao absurdamente burras.

  • Na verdade o TU no imperativo afirmativo ficaria assim:

    Devolve tu ao banco os cheques...

  • O texto injuntivo (ou instrucional) é aquele que, através de uma linguagem apelativa, tem como objetivo persuadir o leitor/alocutário a realizar uma ação ou a adotar determinado comportamento. 

    Nessa tipologia textual, exprimem-se ordens, pedidos, sugestões, orientações. Além disso, o texto injuntivo é marcado pelo emprego de formas verbais no imperativo, seja no afirmativo, seja no negativo, e pelo uso da segunda pessoa (pronomes tu e você) para aproximar o receptor da mensagem. Essa tipologia é muito recorrente em textos publicitários, propagandas, receitas, manuais, leis, horóscopos, provérbios e discursos políticos. 


    Professor Fabiano Sales

  • Os verbos do texto que estão definidos no imperativo são, entre outros, "leia", "leve", "peça", "verifique", "devolva", etc.

    O imperativo afirmativo é formado pela conjugação do verbo no Presente do Subjuntivo, com exceção das 2º pessoas (tu e vós), que são retiradas do Presente do Indicativo sem o "s" no final.

    Então, por exemplo, com os verbo "ler" e "verifique", tem-se:

    - lê tu (do indicativo "lês" sem o 's') e leia você (do subjuntivo "leia")

    - verifica tu (do indicativo "verificas" sem o 's') e verifique você (do subjuntivo "verifique")

    Logo, os comandos do texto estão, de fato, dirigidos a "você" e não a "tu". E como sabemos, o tratamento pessoal por "você" denota informalidade com o interlocutor.

    Resposta: CERTO

  • Concordo que o uso de "você" em detrimento de "tu" torna o texto mais informal, mas o que não entendo é por quê deixaria o texto mais direto e objetivo, alguém poderia me explicar?
  • Tu = 2º pessoa singular (Pessoalidade)

    Você = Conjuga-se na 3º (impessoal)

    Não precisava nem ler o texto, fizeram-no apenas para o candidato perder tempo.

     

    Bons Estudos!!!

  • Desde quando VOCÊ é mais informal que TU? 

  • Cadê o comentário do professor nessa questão? Pelo que percebi ela deixou muitos colegas confusos e eu também, eita!

  • Também fiquei na dúvida em relação à informalidade do "você", pois ele é pronome de tratamento, o que traz formalidade. Sugiro que um professor comente essa questão.

  • INFORMAL??????

    QUE P É ESSA.

    ESTÁ ERRADO ISSO

  • TEXTO INJUNTIVO: PARA PODER ALCANÇAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE INTERESSADOS. O TRATAMENTO PARA "VOCÊ(IMPESSOAL: ATINGIR MAIS PESSOAS)" NO IMPERATIVO AJUDA A INFORMALIZAR E DESTA FORMA ATRAIR MAIS LEITORES.

  • Más você (terceira pessoa) é mais informal que TU(segunda pessoa).?
  • Quem também errou por pesar que o "você" era forma ??

    Informal "Você" – usado em quase todo país. É o tratamento do linguajar padrão, da mídia, Televisão, Rádio, Cinema, etc. conjugação verbal é na 3ª pessoa do singular, não na 2ª. 

     Informal "Tu" – usado no estado do Rio Grande do Sul, em alguns estados do Norte-Nordeste, em alguns locais da cidade do Rio de Janeiro, embora o "Você" seja, mesmo nesses locais, razoavelmente aceito, por ser o linguajar padrão, universalizado e televisivo. 

     Formal: São usados o senhor, a senhora, Vossa Alteza, Vossa Majestade, Vossa Excelência, Vossa Santidade, Vossa Senhoria e demais Pronomes de tratamento específicos para autoridades civis, militares, judiciárias, universitárias, acadêmicas, religiosas, monárquicas, imperiais, etc, sempre com conjugação na 3ª pessoa do singular.

    Fote: Wikipédia - Distinção t-v

    ✨ Obs: apesar dos pronomes de tratamento indicarem a 2° pessoa e a concordância ser feita na 3° pessoa o "tu" é de 2° pessoa e faz a concordância é na 2° mesmo.✨

  • Esse informal me pegou, heim :/