SóProvas



Questões de Formação do imperativo


ID
22795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1 Abrir conta em banco é mais simples do que encerrá-la, mas também exige alguns cuidados. Veja abaixo os procedimentos mais adequados para os correntistas.

4 Para abrir uma conta

› Leia com atenção o contrato (ou carta-proposta). Não assine nada sem antes esclarecer todas as dúvidas.
7 › Leve uma cópia e o original da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de um comprovante de residência.
10 › Peça uma cópia de todos os documentos assinados.
< Deposite pelo menos o valor mínimo pedido pelo banco. A quantia varia de acordo com cada banco.
13 › Comunique ao banco, por escrito, qualquer mudança de endereço ou número de telefone.

Para encerrar uma conta

16 › Entregue ao banco uma correspondência em que solicite o encerramento da conta (exija recibo na cópia), ou mande-a pelo correio, por meio de carta registrada.
19 › Verifique se todos os cheques emitidos foram compensados para evitar que seu nome vá parar no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo.
22 › Devolva ao banco os cheques que ainda estão com você. Eles serão incinerados.
› Peça um nada-consta depois do encerramento da conta.

Fonte: IDC/PROCON-DF e Banco Central do Brasil.

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

O uso das formas verbais no imperativo concordando com você no lugar de tu contribui para que o texto instrucional seja mais informal, direto e objetivo.

Alternativas
Comentários
  • NAO entendi a pergunta . Ele diz que deve-se fazer a substituição da concordancia com voce ao inves de tu,mas ja nao esta na concordancia com você ???
    Se alguem puder me ajudar me mande um recado
  • TIPO DE QUESTÃO PRA TOMAR TEMPO DO CANDIDATO, OU SEJA, PELO ENUNCIADO NÃO PRECISARIA NEM DE LER O TEXTO, JÁ QUE A BANCA ESTÁ COBRANDO APENAS PARTE CONCEITUAL.

    O USO DAS FORMAS VERBAIS NO IMPERATIVO "VOCÊ" DARÁ AO TEXTO INFORMALIDADE, OBJETIVIDADE E CLAREZA, JUSTAMENTE POR SER DIRETO/COESO.


    QUESTÃO CORRETA

  • Mas porque a forma verbal concordando com "você" seria mais informal, direta e objetiva do que a forma verbal concordando com "tu"??
  • faço das minhas palavras a suas Alan.

    fiquei com cara de poker face..
  • ?!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!?

    KKKKKKKKK, se é conceitual, podem mudar o conceito, pois TU ou VOCÊ usado numa forma imperativa, têm a mesma CLAREZA e mesma OBJETIVIDADE.

    1ª - Tu devolvas ao banco os cheques que ainda tens.
    2ª - Você devolva ao banco os cheques que ainda tem.

    O que NÃO está OBJETIVO e CLARO na primeira frase?!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!?

  • Mas que questão FDP, o cara que fez essa questão deveria esta querendo confundir a cabeça do candidato. Essas banca examinadoras deveriam ser penalizadas por fazerem questões tao absurdamente burras.

  • Na verdade o TU no imperativo afirmativo ficaria assim:

    Devolve tu ao banco os cheques...

  • O texto injuntivo (ou instrucional) é aquele que, através de uma linguagem apelativa, tem como objetivo persuadir o leitor/alocutário a realizar uma ação ou a adotar determinado comportamento. 

    Nessa tipologia textual, exprimem-se ordens, pedidos, sugestões, orientações. Além disso, o texto injuntivo é marcado pelo emprego de formas verbais no imperativo, seja no afirmativo, seja no negativo, e pelo uso da segunda pessoa (pronomes tu e você) para aproximar o receptor da mensagem. Essa tipologia é muito recorrente em textos publicitários, propagandas, receitas, manuais, leis, horóscopos, provérbios e discursos políticos. 


    Professor Fabiano Sales

  • Os verbos do texto que estão definidos no imperativo são, entre outros, "leia", "leve", "peça", "verifique", "devolva", etc.

    O imperativo afirmativo é formado pela conjugação do verbo no Presente do Subjuntivo, com exceção das 2º pessoas (tu e vós), que são retiradas do Presente do Indicativo sem o "s" no final.

    Então, por exemplo, com os verbo "ler" e "verifique", tem-se:

    - lê tu (do indicativo "lês" sem o 's') e leia você (do subjuntivo "leia")

    - verifica tu (do indicativo "verificas" sem o 's') e verifique você (do subjuntivo "verifique")

    Logo, os comandos do texto estão, de fato, dirigidos a "você" e não a "tu". E como sabemos, o tratamento pessoal por "você" denota informalidade com o interlocutor.

    Resposta: CERTO

  • Concordo que o uso de "você" em detrimento de "tu" torna o texto mais informal, mas o que não entendo é por quê deixaria o texto mais direto e objetivo, alguém poderia me explicar?
  • Tu = 2º pessoa singular (Pessoalidade)

    Você = Conjuga-se na 3º (impessoal)

    Não precisava nem ler o texto, fizeram-no apenas para o candidato perder tempo.

     

    Bons Estudos!!!

  • Desde quando VOCÊ é mais informal que TU? 

  • Cadê o comentário do professor nessa questão? Pelo que percebi ela deixou muitos colegas confusos e eu também, eita!

  • Também fiquei na dúvida em relação à informalidade do "você", pois ele é pronome de tratamento, o que traz formalidade. Sugiro que um professor comente essa questão.

  • INFORMAL??????

    QUE P É ESSA.

    ESTÁ ERRADO ISSO

  • TEXTO INJUNTIVO: PARA PODER ALCANÇAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE INTERESSADOS. O TRATAMENTO PARA "VOCÊ(IMPESSOAL: ATINGIR MAIS PESSOAS)" NO IMPERATIVO AJUDA A INFORMALIZAR E DESTA FORMA ATRAIR MAIS LEITORES.

  • Más você (terceira pessoa) é mais informal que TU(segunda pessoa).?
  • Quem também errou por pesar que o "você" era forma ??

    Informal "Você" – usado em quase todo país. É o tratamento do linguajar padrão, da mídia, Televisão, Rádio, Cinema, etc. conjugação verbal é na 3ª pessoa do singular, não na 2ª. 

     Informal "Tu" – usado no estado do Rio Grande do Sul, em alguns estados do Norte-Nordeste, em alguns locais da cidade do Rio de Janeiro, embora o "Você" seja, mesmo nesses locais, razoavelmente aceito, por ser o linguajar padrão, universalizado e televisivo. 

     Formal: São usados o senhor, a senhora, Vossa Alteza, Vossa Majestade, Vossa Excelência, Vossa Santidade, Vossa Senhoria e demais Pronomes de tratamento específicos para autoridades civis, militares, judiciárias, universitárias, acadêmicas, religiosas, monárquicas, imperiais, etc, sempre com conjugação na 3ª pessoa do singular.

    Fote: Wikipédia - Distinção t-v

    ✨ Obs: apesar dos pronomes de tratamento indicarem a 2° pessoa e a concordância ser feita na 3° pessoa o "tu" é de 2° pessoa e faz a concordância é na 2° mesmo.✨

  • Esse informal me pegou, heim :/


ID
525169
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
BNDES
Ano
2005
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O manifesto do Partido Comunista dizia: “Proletários de todo o mundo, uni-vos!”; se essa mesma frase fosse reescrita com tratamento de “vocês” em lugar de “vós”, a forma verbal do imperativo adequada seria:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B
  • A frase do enunciado possui o verbo na segunda pessoa do plural (= vós) do imperativo.
    Com o tratamento de “vocês” (= terceira pessoa do plural), seria: “unam-se”. 
    A segunda pessoa do imperativo, singular e plural, é idêntica à segunda pessoa do presente do indicativo, suprimindo-se o s:
    tu unesune (tu);
    vós unis uni (vós);
    as demais pessoas são exatamente iguais às do presente do subjuntivo:
    que vocês (= eles) unam unam vocês.

    Fonte: http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/toq_2_henrique_nuno.pdf
  • imperativo afirmativo
     tu = presento do indicativo sem o "s"| 
    ex:
    entrar: eu entro; tu entraS=> entra (imp. afirmativo)
    sair: saio; saias= saia
    amar: amo; amas= ama

    voce: presente do subjuntivo
    ex :
     1° pessoa do singula (eu) sem o "-o"+ desinencia do verbo terminado em "-ar"= e
    "-er" "ir" "-or"= a 
    unir= eu una=  voce una ou voces unam se
    sair= eu saia
    comer= eu coma
    amar= eu ame

ID
973108
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que os verbos em destaque estão no modo imperativo.

Alternativas

ID
1139827
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Nilópolis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Terra, nosso lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado

A situação global

Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, esgotamento dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos equitativamente, e a diferença entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e são causas de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.

Desafios futuros

A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais em nossos valores, instituições e modos de vida. Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem supridas, o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais e não a ter mais. Temos o conhecimento e a tecnologia necessários para abastecer a todos e reduzir nossos impactos no meio ambiente. O surgimento de uma sociedade civil global está criando novas oportunidades para construir um mundo democrático e humano. Nossos desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados e juntos podemos forjar soluções inclusivas.

Responsabilidade universal

Para realizar estas aspirações, devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com a comunidade terrestre como um todo, bem como com nossas comunidades locais. Somos, ao mesmo tempo, cidadãos de nações diferentes e de um mundo no qual as dimensões local e global estão ligadas. Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida e com humildade em relação ao lugar que o ser humano ocupa na natureza [...]

O caminho adiante

[...] Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação dos esforços pela justiça e pela paz e a alegre celebração da vida.

De acordo com o Preâmbulo, para se chegar a uma sociedade sustentável global é imperativo haver

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Se queremos uma sociedade sustentável, precisamos ser solidários, ter mais respeito e estar em comunhão com os outros.

    Entendendo um pouco o significado de sustentabilidade dá pra matar a questão.

    Sustentabilidade é dar suporte a alguma condição, a algo ou alguém em algum professo ou tarefa. Atualmente, o termo é bastante utilizado para designar o bom uso dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas e etc.

    Etimologicamente, a palavra sustentável tem origem no latim "sustentare" , que significa sustentar,apoiar conservar. O conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, e viável no âmbito econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural.

    http://www.significados.com.br/sustentabilidade/

  • Que enunciado confuso


ID
1200304
Banca
SHDIAS
Órgão
CEASA-CAMPINAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Se a forma verbal Tenha estivesse na forma negativa da mesma pessoa do imperativo, sua forma correta seria:

Alternativas
Comentários
  • Imperativo negativo = presente do subjuntivo. 

    Presente do subjuntivo: que ele tenha

    Imperativo negativo: não tenha ele 


    Obs. Não existe primeira pessoa no imperativo negativo

  • Gabarito D

     

    Pessoal, é o seguinte: No imperativo negativo e no imperativo afirmativo você vai fazer o mesmo que o presente do subjuntivo, a diferença é que no imperativo afirmativo TU e VÓS tem origem do presente do indicativo (sem o "s" no final). Não tem segredo! Vejam o exemplo:

     

    Presente do Indicativo                   Presente do Subjuntivo              Imperativo afirmativo                              Imperativo  negativo 

    eu  sei                                                    que eu saiba

    tu sabes                                                que tu saibas                            sabe TU                                             não saibas tu

    ele/ela  sabe                                           que ele/ela  saiba                       saiba ele/ela                                      não saiba ele/elapara 

    nós sabemos                                          que nós saibamos                       saibamos nós                                    não saibamos nós

    vós sabeis                                             que vós saibais                           sabei VÓS                                           não saibais vós

    eles/elas sabem                                      que eles/elas saibam                  saibam eles/elas                                 não saibam eles/elas

     

     

    Se vocês entenderem isso, nunca mais vão errar!

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Tenha você 3a pessoa

    nao tenha = so vai add o "S" se for 2a pessoa na forma negativa do imperativo


ID
1214512
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma propaganda em outdoor em avenida de Cuiabá, veiculada à época do carnaval, trazia a seguinte parte escrita: Se beber, não dirija. Chame um táxi. Sobre esse trecho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Todos os verbos desse escrito foram usados no imperativo, pois conotam ordem.
( ) O sentido presente no trecho Se beber, não dirija. é de condição, se fosse de causa ficaria: Não dirija porque você bebeu.
( ) Se fosse usada a segunda pessoa do singular na segunda frase, ficaria: Chama um táxi.
( ) A correlação verbal continuaria correta com a seguinte alteração: Se bebesse, não dirigirá.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Todos os verbos desse escrito foram usados no imperativo, pois conotam ordem ~> ERRADO = BEBER está no infinitivo; A correlação verbal continuaria correta com a seguinte alteração: Se bebesse, não dirigirá ~> ERRADO = pretérito imperfeito do subjuntivo pede futuro do pretérito, então o certo seria ~> se bebesse, não dirigiria. Logo o Gab. é A


  • (F ) Todos os verbos desse escrito foram usados no imperativo, pois conotam ordem.
    (V ) O sentido presente no trecho Se beber, não dirija. é de condição, se fosse de causa ficaria: Não dirija porque você bebeu.
    (V) Se fosse usada a segunda pessoa do singular na segunda frase, ficaria: Chama um táxi.
    (F ) A correlação verbal continuaria correta com a seguinte alteração: Se bebesse, não dirigirá.

    Assinale a sequência correta.

    ALTERNATIVA: A


  • (F ) Todos os verbos desse escrito foram usados no imperativo, pois conotam ordem. BEBER  (INFINITIVO )
    ( V) O sentido presente no trecho Se beber, não dirija. é de condição, se fosse de causa ficaria: Não dirija porque você bebeu.
    (V ) Se fosse usada a segunda pessoa do singular na segunda frase, ficaria: Chama um táxi.(QUEM CHAMA UM TAXI? resposta: ELE)
    (F ) A correlação verbal continuaria correta com a seguinte alteração: Se bebesse, não dirigirá.


ID
1259104
Banca
FUNCEFET
Órgão
CBM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Não te espantes quando o mundo amanhecer irreconhecível. Para melhor ou pior, isso acontece muitas vezes por ano. “ Quem sou eu no mundo?" Essa indagação perplexa é o lugar-comum de cada história de gente. Quantas vezes mais decifrares essa charada, tão entranhada em ti mesma como os teus ossos, mais forte ficarás. Não importa qual seja a resposta; o importante é dar ou inventar uma resposta. Ainda que seja mentira."
(Paulo Mendes Campos. O Colunista do Morro. Ed. do Autor - Rio de Janeiro, 1965)

Assinale o item incorreto quanto à identificação da forma verbal destacada.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria que alguém me explicasse esta questão, não entendi a pergunta!(se é que existe alguma)

  • Eu fiz essa prova. Essa questão pede o tempo e modo verbal incorreto!


  • fazendo uma relação entre a palavra e sua relação a única que se encontra erro é a letra E, porque amanhecer não está no infinitivo, infinitivo seria "amanhece" e nao "amanhecer", foi assim que resolvi..

  • A incorreta é a E, pq amanhecer é a forma no infinitivo IMpessoal, para que estivesse na forma pessoal deveria vir acompanhado da marca de pessoa.


ID
1300372
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                       Perfume de mulher hoje, no SBT 

Um estudante, atendendo a um anúncio, vai trabalhar como  acompanhante de um coronel. De um coronel cego. De um  coronel cego e inflexível. De um coronel cego, inflexível e  aventureiro. De um coronel cego, inflexível, aventureiro e, no  momento, em crise. De um coronel cego, inflexível, aventureiro,  no momento em crise – mas que dança tango maravilhosamente  bem. Faça como Chris O'Donnell, o estudante do filme. Atenda a  esse anúncio. Assista a Tela de Sucessos hoje, às nove e meia da  noite, no SBT. E descubra um coronel cego, inflexível,  aventureiro, no momento em crise, que dança tango maravilhosamente bem e que ainda por cima tem a cara do Al  Pacino. 


                                                                                                                    (JB, 19 de setembro de 1997)


Se colocarmos as formas de imperativo – faça, atenda, assista, descubra – na forma negativa, mantendo-se a pessoa gramatical, as formas adequadas serão:

Alternativas
Comentários
  • As únicas pessoas que mudam são a segunda do singular e plural, as demais continuarão as mesmas pessoas tanto para o afirmativo quanto para a forma negativa.

    Na questão ele que ele está pedindo é terceira pessoa, a qual tem a mesma formação para o afirmativo quanto para o negativo.

  • Simples meus amigos, o tempo verbal é o mesmo que o PRESENTE DO SUBJUNTIVO!!!!!

    EX:  VERBO CANTAR (PRESENTE DO SUBJUNTIVO) VS (IMPERATIVO NEGATIVO)

                                              EU CANTE                                      NÃO EXISTE PRIMEIRA PESSOA

                                              TU CANTES                                     NÃO CANTES TU

                                              ELE CANTE                                      NÃO CANTE VOCÊ

                                              NÓS CANTEMOS                              NÃO CANTEMOS NÓS

                                              VÓS CANTEIS                                   NÃO CANTEIS VÓS

                                              ELES CANTAM                                  NÃO CANTEM VOCÊS

    "Então é só ser classificado no mesmo tempo verbal, mas colocando na forma negativa"

  • Fiz um resumo para ajudar a fixar o imperativo, compartilho com vocês.


    IMPERATIVO NEGATIVO: conjugar o presente do subjuntivo e depois acrescentar o “não” na frente, exceto na 1ª pessoa do singular.


    Exemplo: verbo falar


    Presente do subjuntivo:


    Que eu fale

    Que tu fales

    Que ele fale

    Que nós falemos

    Que vós faleis

    Que eles falem


    Imperativo negativo:


    (não existe o imperativo negativo na 1ª pessoa do singular)

    Não fales

    Não fale

    Não falemos

    Não faleis

    Não falem


    IMPERATIVO AFIRMATIVO: conjugar o verbo no presente do indicativo e depois no presente do subjuntivo. Na seqüência, utilizar a 2ª do singular e a 2ª pessoa do plural (sem o s) do presente do indicativo para formar as respectivas pessoas no imperativo afirmativo. Em seguida, usar as demais pessoas do presente do subjuntivo para completar a conjugação, com exceção da 1º pessoa do singular, vejamos:


    Exemplo: verbo falar


    Presente do indicativo:


    Eu falo

    Tu falas

    Ele fala

    Nós falamos

    Vós falais

    Eles falam


    Presente do subjuntivo:


    Que eu fale

    Que tu fales

    Que ele fale

    Que nós falemos

    Que vós faleis

    Que eles falem


    Imperativo Afirmativo


    (não existe o imperativo negativo na 1ª pessoa do singular)

    Fala (retirei o "s")

    Fale

    Falemos

    Falai (retirei o "s")

    Falem

  • Como saber, nesse caso, se devo conjugar na terceira pessoa do singular e não na segunda? Errei por isso, marcando letra "c".

  • Galera, já que ninguém respondeu minha dúvida, acabou eu mesmo encontrando a solução (36 dias depois. rsrs ). Para não confundir com o "tu", devemos conjugar o verbo no imperativo afirmativo e comparar com o verbo em questão, no caso o "faça". Olhando na conjugação do imperativo afirmativo podemos ver que o faça corresponde a terceira pessoa do singular e não a segunda, então temos que ver a pessoa correspondente (terceira do singular no caso) na conjugação do imperativo negativo que no caso é a mesma coisa "faça". OBS: use o método da colega Eliane Gomes para fazer a conjugação. :) 

  • letra a

     

  • Gabarito A

     

    Pessoal, é o seguinte: No imperativo negativo e no imperativo afirmativo você vai fazer o mesmo que o presente do subjuntivo, a diferença é que no imperativo afirmativo TU e VÓS tem origem do presente do indicativo (sem o "s" no final). Não tem segredo! Vejam o exemplo:

     

    Presente do Indicativo                   Presente do Subjuntivo              Imperativo afirmativo                              Imperativo  negativo 

    eu  sei                                                    que eu saiba

    tu sabes                                                que tu saibas                            sabe TU                                             não saibas tu

    ele/ela  sabe                                           que ele/ela  saiba                       saiba ele/ela                                      não saiba ele/elapara 

    nós sabemos                                          que nós saibamos                       saibamos nós                                    não saibamos nós

    vós sabeis                                             que vós saibais                           sabei VÓS                                           não saibais vós

    eles/elas sabem                                      que eles/elas saibam                  saibam eles/elas                                 não saibam eles/elas

     

     

    Se vocês entenderem isso, nunca mais vão errar!

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • FAZ TU

    FAÇA VOCÊ 3P

    ATENDE TU

    ATENDA VOCÊ 3P

  • fGV E VC MESMO ?


ID
1320946
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pedro Pedreiro (Chico Buarque)

Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro fica assim pensando

Assim pensando o tempo passa e a gente vai ficando pra trás
Esperando, esperando, esperando
Esperando o sol, esperando o trem
Esperando aumento desde o ano passado para o mês que vem

Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro espera o carnaval

E a sorte grande do bilhete pela federal todo mês
Esperando, esperando, esperando, esperando o sol
Esperando o trem, esperando aumento para o mês que vem
Esperando a festa, esperando a sorte
E a mulher de Pedro, esperando um filho pra esperar também

Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém

Pedro pedreiro tá esperando a morte
Ou esperando o dia de voltar pro Norte
Pedro não sabe, mas talvez no fundo
Espere alguma coisa mais linda que o mundo

(...)

Esperando a festa, esperando a sorte
Esperando a morte, esperando o Norte
Esperando o dia de esperar ninguém
Esperando enfim, nada mais além 

Da esperança aflita, bendita, infinita do apito de um trem

Pedro pedreiro pedreiro esperando
Pedro pedreiro pedreiro esperando
Pedro pedreiro pedreiro esperando o trem

Que já vem
Que já vem

(Disponível em http://letras.mus.br/)

Sobre a forma verbal "espere", em destaque no texto, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Presente do Subjuntivo = Que ele espere.

    Imperativo Afirmativo = Espere ele.
    a) Concorda com talvez.
    b) Forma nominal seria: esperar. Ex: Pedro vai esperar o trem.
    c) Não. Está no imperativo afirmativo. No negativo seria: não espere ele.
    d) correto
    e) Verbo na primeira conjugação: esperar
  • Se deparar com uma canção de Francisco Buarque de Hollanda numa prova dá uma baita motivação!


ID
1368763
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I
                                             A maçã não tem culpa

    Pela lenda judaico-cristã, o homem nasceu em inocência. Mas a perdeu quando quis conhecer o bem e o mal. Há uma distorção generalizada considerando que o pecado original foi um ato sexual, e a maçã ficou sendo um símbolo de sexo.
    Quando ocorreu o episódio narrado na Bíblia, Adão e Eva já tinham filhos pelos métodos que adotamos até hoje. Não usaram proveta nem recorreram à sapiência técnica e científica do ex-doutor Abdelmassih. Numa palavra, procederam dentro do princípio estabelecido pelo próprio Senhor: “Crescei e multiplicaivos". O pecado foi cometido quando não se submeteram à condição humana e tentaram ser iguais a Deus, conhecendo o bem e o mal. A folha de parreira foi a primeira escamoteação da raça humana.
    Criado diretamente por Deus ou evoluído do macaco, como Darwin sugeriu, o homem teria sido feito para viver num paraíso, em permanente estado de graça. Nas religiões orientais, creio eu, mesmo sem ser entendido no assunto (confesso que não sou entendido em nenhum assunto), o homem, criado ou evoluído, ainda vive numa fase anterior ao pecado dito original.
    Na medida em que se interioriza pela meditação, deixando a barba crescer ou tomando banho no Ganges, o homem busca a si mesmo dentro do universo físico e espiritual. Quando atinge o nirvana, lendo a obra completa do meu amigo Paulo Coelho, ele vive uma situação de felicidade, num paraíso possível. Adão e Eva, com sua imensa prole, poderiam ter continuado no Éden se não tivessem cometido o pecado. A maçã de Steve Jobs não tem nada a ver com isso.
    Repito: o pecado original não foi o sexo, o ato do sexo, prescrito pelo próprio latifundiário, dono de todas as terras e de todos os mares. A responsabilidade pelo pecado foi a soberba do homem em ter uma sabedoria igual à de seu Criador.

                                                                                           (Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo)

A frase “Crescei e multiplicai-vos”, se colocada na mesma pessoa, no singular, deveria assumir a seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • A frase apresenta-se na 2ª pessoa do plural (Vós) do modo imperativo afirmativo e a banca pede que mantenhamos a pessoa, porém a passemos para o singular (Tu), mantendo o paralelismo (a mesma pessoa em ambas as formas verbais)

    (2ª P.S. do Imp. Afirm.) = (2ª P.S. do Presente do Ind.) - ("s")

    Presente indicativo            Imperativo Afirmativo

    Eu cresço                                         -

    Tu Cresces     >>>>>>>>>>    Cresce  Tu 

    ...

    Eu multiplico

    Tu multiplicas   >>>>>>>>>     Multiplica Tu

  • Gabarito C.

    IMPERATIVO - afirmativo

    -
    cresce
    cresça
    cresçamos
    crescei
    cresçam

  • A questão é difícil porque exige o conhecimento da FORMAÇÃO IMPERATIVO AFIRMATIVO.


    Note as pessoas TU e VÓS do Imperativo Afirmativo vêm do Presente do Indicativo e as outras pessoas vêm do Presente do Subjuntivo.

    __________________________________________________________________________________


    (PRES. INDICATIVO)...........................(IMPERAT. AFIRMATIVO).........................(PRES. SUBJUNTIVO)

    Eu cresço.............................................-----------NÃO TEM------------........................Que eu cresça

    Tu cresces.................-->>...................cresce tu...................................................Que tu cresças

    Ele cresce.............................................cresce ele/ela......................<<--................Que ele cresça

    Nós crescemos.....................................crescemos nós....................<<--................Que nós cresçamos

    Vós cresceis..............-->>...................cresce vós................................................Que vós cresçais

    Eles crescem........................................crescem eles/elas................<<--................Que eles cresçam


    __________________________________________________________________________________


    (PRES. INDICATIVO)...........................(IMPERAT. AFIRMATIVO)..................................(PRES. SUBJUNTIVO)

    Eu multiplico.............................................-----------NÃO TEM------------.............................Que eu multiplique

    Tu multiplicas...........-->>.........................multiplica tu..................................................Que tu multipliques

    Ele multiplica.............................................multiplique ele/ela......................<<--...............Que ele multiplique

    Nós multiplicamos.....................................multipliquemos nós....................<<--...............Que nós multipliquemos

    Vós multiplicais.........-->>.......................multiplica vós................................................Que vós multipliqueis

    Eles multiplicam........................................multipliquem eles/elas................<<--...............Que eles multipliquem


    _________________________________________________________________________________


    Assim a correta é a letra "C"



  • A única opção que trás a palavra no mesmo tempo e modo é a alternativa C: presente do indicativo,     Eu cresço, Tu cresçes,  Ele cresce ,   Eu multiplico, Tu multiplicas, Ele multiplica.

  • Olá pessoal.. alguém poderia dizer onde está o erro do item "b" ? Não está correto "Cresça" (ELE/ELA) "Multiplique" (ELE/ELA)?

  • Gleydson Costa, a assertiva B está correta. Não há realmente nenhum erro na construção dos imperativos. Entretanto, na minha opinião, a questão poderia ter sido mais clara. Ela está pedido que você marque a alternativa que esteja na mesma pessoa do enunciado, mas no singular. Como no enunciado o verbo está na 2ª pessoa do plural (vós), você deveria encontrar a resposta que esteja na 2ª pessoa do singular (Tu).
    Abraços

  • Regrinha
    A  E 
    E  A:

    Verbos terminados em AR:
    Tu - A
    Você/ele/ela - E

    Verbos terminados em ER:
    Tu - E
    Você/ele/ela - A


    Logo, multiplicar na segunda pessoa do singular fica: multiplica-te
    crescer na segunda pessoa do singular fica: cresce

    Gabarito letra C

  • Osmar Franco, você se confundiu  na conjugação do verbo crescer imperativo afirmativo. O correto é crescei vós.

  • Formação do Imperativo
     
    O imperativo afirmativo forma-se do seguinte modo: a 2ª pessoa do singular e a 2ª pessoa do plural vêm do presente do indicativo sem o –S, as demais pessoas do presente do subjuntivo sem alterações, sem esquecer que o imperativo não tem a 1ª pessoa do singular. O imperativo negativo vem todo ele do presente do subjuntivo sem modificações. Portanto, as diferenças no imperativo estão nas segundas pessoas, em virtude do tempo de que são derivadas.


     
    Exemplo:


     
    Verbo fazer
    Presente do Ind      
                           Presente do Subj
    Eu faço                      -o+a    =      Eu faça
    Tu fazes                                       Tu faças
    Ele faz                                          Ele faça
    Nós fazemos                                  Nós façamos
    Vós fazeis                                      Vós façais
    Eles fazem                                     Eles façam


     
    IMPERATIVO


     
    Afirmativo                                  Negativo
    XXXXXX                                     XXXXXX
    Faze tu                                      Não faças tu
    Faça você                                   Não faça você
    Façamos nós                               Não façamos nós
    Fazei vós                                    Não façais vós
    Façam vocês                                Não façam vocês



     
    Observação: se um verbo não tiver 1ª pessoa do singular, não terá presente do subjuntivo nem aquelas pessoas do imperativo que derivam do presente do subjuntivo. O verbo abolir, por exemplo, não tem a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, logo não terá presente do subjuntivo, nem a 3ª pessoa do singular, nem a 1ª e a 3ª pessoas do plural do imperativo afirmativo, tampouco o imperativo negativo.

     

    [ Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/1675393 ]

  • Gabarito C

     

    Pessoal, é o seguinte: No imperativo negativo e no imperativo afirmativo você vai fazer o mesmo que o presente do subjuntivo, a diferença é que no imperativo afirmativo TU e VÓS tem origem do presente do indicativo (sem o "s" no final). Não tem segredo! Vejam o exemplo:

     

    Presente do Indicativo                   Presente do Subjuntivo              Imperativo afirmativo                              Imperativo  negativo 

    eu  sei                                                    que eu saiba

    tu sabes                                                que tu saibas                            sabe TU                                             não saibas tu

    ele/ela  sabe                                           que ele/ela  saiba                       saiba ele/ela                                      não saiba ele/elapara 

    nós sabemos                                          que nós saibamos                       saibamos nós                                    não saibamos nós

    vós sabeis                                             que vós saibais                           sabei VÓS                                           não saibais vós

    eles/elas sabem                                      que eles/elas saibam                  saibam eles/elas                                 não saibam eles/elas

     

     

    Se vocês entenderem isso, nunca mais vão errar!

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

     

  • Que ele cresça e eu diminua, que ela apareça e eu me constranja...

  • Imperativo Afirmativo tem origem no Subjuntivo, mas tú e vós tem origem no PRESENTE DO INDICATIVO.

    TU- CRESCES ( singular)

    TU- MULTIPLICAS ( singular )

    [...] supressão do s

    Tu multiplica e tu cresce [ imperativo afirmativo ]

    LETRA C

    APMBB

  • IMPERATIVO:

    Pessoal, é o seguinte: No imperativo negativo e no imperativo afirmativo você vai fazer o mesmo que o presente do subjuntivo, a diferença é que no imperativo afirmativo TU e VÓS tem origem do PRESENTE DO INDICATIVO (sem o "s" no final). Não tem segredo! Vejam o exemplo:

    ●Imperativo negativo-------------------☆Presente do Subjuntivo 

    ■Imperativo afirmativo----------------- ♡Presente do Indicativo 

    • 1°p.s ● --------------------------------------☆1 que eu saiba
    • 1°p.s ■ --------------------------------------♡1 eu sei

    • 2°p.s ● não saibas tu__________ ●☆2 que tu saibas
    • 2°p.s ■ sabe tu_______________ ■♡2 tu sabe

    • 3°p.s ● não saiba você________●■☆3 que ele saiba 
    • 3°p.s ■ saiba você_____|              ♡3 ele sabe 

    • 1°p.p ● não saibamos nós______●■☆1 que nós saibamos
    • 1°p.p ■ saibamos nós_____|             ♡1 nós sabemos

    • 2°p.p ● não saibais vós_________●☆2 que vós saibais 
    • 2°p.p ■ sabei vós______________■♡2 voz sabeis

    • 3°p.p ● não saibam vocês______●■☆3 que eles saibam 
    • 3°p.p ■ saibam vocês______|           ♡3 eles sabem
  • ALTERNATIVA CORRETA

    LETRA C

    Cresce e multiplica-te”.

  • ASSERTIVA CORRETA LETRA "C"

    Complementando;

    No período "Crescei e multiplicai-vos", as formas verbais estão na 2ª pessoa do plural do modo imperativo.

    Substituindo a pessoa do discurso para 2ª pessoa do singular do modo imperativo, temos: "Cresce e multiplica-te".


ID
1387576
Banca
OBJETIVA
Órgão
EPTC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analisar os itens abaixo:

I - Seja um bom motorista e preserva a tua vida.
II - Interveja quando necessário em situações difíceis.
III - Crê sempre em algo maior no teu caminho.

De acordo com as formas verbais no modo imperativo, está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • http://www.infoescola.com/portugues/imperativo-4/

  • I - Seja um bom motorista e preserve a tua vida. X
    II - Intervenha quando necessário em situações difíceis. X
    III - Crê sempre em algo maior no teu caminho.  V

  • I - Seja um bom motorista e preserva a tua vida. CORRETO
    II - Interveja (INTERVENHA) quando necessário em situações difíceis. INCORRETO
    III - Crê sempre em algo maior no teu caminho. INCORRETO, devido a conjugação estar na 3º pessoa do singular do presente do indicativo e não no modo imperativo, pois não está exprimindo uma ordem.
     

  • um bom motorista e preserva a tua vida ( verbo ser é irregular. )

    Intervém (tu ) ou Intervenha (você) quando necessário em situações difíceis.

    Crê sempre em algo maior em teu caminho. Correto. 

    O imperativo afirmativo sai do presente do indicativo. No caso da segunda pessoa do singular, no imperativo retirar o "s". 

    eu creio, tu crês, logo imperativo Crê

  • I - Sê um bom motorista...

    II - Intervenha...

    III - correta


ID
1395547
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Chapecó - SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amor Moderno Dispensa Idealizações



O amor romântico não vive só nas telas de cinema. A publicidade também prega o resgate do romantismo. A atmosfera da ________ com vinho, namorados se beijando na chuva e até mesmo a paquera por telefone ditam o comportamento neo-romântico e ajudam a vender produtos.
De acordo com o diretor de marketing da agência de propagando DPZ, a publicidade ________ o conceito de romantismo ___ modernidade. Para que uma idéia seja aceita pelo público, é necessário que a situação seja pertinente ao seu estilo de vida.
Machado explica que, se a mídia ignorar esse aspecto, vai facilmente despencar para o brega. “Impossível conceber, por exemplo, um comercial onde duas pessoas, de poder aquisitivo alto e residentes em uma metrópole, ficam em casa escrevendo cartas de amor." Na sua opinião, a dose exata de romantismo é aquela que melhor corresponde à modernidade: de forma objetiva, sem cenários idealizados.



(Karin Dauch - O Estado de São Paulo)



Ama! Esquece! Permite!

Passando para a forma negativa do modo imperativo, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe por que a alternativa correta é a letra "c"?

  • Imperativo Afirmativo

    Tu ama ( = presente do indicativo sem o S)

    Imperativo negativo

    Tu NÃO ames ( = presente do subjuntivo - Que tu ames)

  • Fala tu

    Nao fales tu

    Falai vos

    Nao faleis vós

    Fiquem ligados 2pessoa no negativo imperativo alem de mudar o s muda forma

    amar

    ama tu

    nao ames tu

  • GABARITO -C

    Uma das grandes diferenças entre o Imperativo negativo e o afirmativo é que no negativo usamos com " s".

    Imperativo afirmativo - ama tu

    Ame vc

    Imperativo negativo - Não ames tu

    Não esquecer que o Imperativo negativo é formado com o auxílio do Presente do Subjuntivo.


ID
1399477
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre a dificuldade de ler

Gostaria de lhes falar não da leitura e dos riscos que ela comporta, mas de um risco ainda maior, ou seja, da dificuldade ou da impossibilidade de ler; gostaria de tentar lhes falar não da leitura, mas da ilegibilidade.

Cada um de vocês terá feito a experiência daqueles momentos nos quais gostaríamos de ler, mas não conseguimos, nos quais nos obstinamos a folhear as páginas de um livro, mas ele nos cai literalmente das mãos.

Gostaria de lhes sugerir que prestassem atenção aos seus momentos de não leitura, quando o livro do mundo cai das suas mãos, porque a impossibilidade de ler lhes diz respeito tanto quanto a leitura e é, talvez, tanto ou mais instrutiva do que esta.

Há também uma outra e mais radical impossibilidade de ler, que até poucos anos atrás era, antes de tudo, comum. Refiro-me aos analfabetos, que, há apenas um século, eram a maioria. Um grande poeta espanhol do século 20 dedicou um livro de poesia seu “ao analfabeto para/por quem eu escrevo”. É importante compreender o sentido desse “para/por”.

Gostaria que vocês refletissem sobre o estatuto especial desse livro que, na sua essência, é destinado aos olhos que não podem lê-lo e foi escrito com uma mão que, em um certo sentido, não sabe escrever. O poeta ou escritor que escreve pelo/para o analfabeto tenta escrever o que não pode ser lido, põe no papel o ilegível. Mas precisamente isso torna a sua escrita mais interessante do que a que foi escrita somente por/para quem sabe ler.

Há, finalmente, um outro caso de não leitura do qual gostaria de lhes falar. Refiro-me aos livros que foram escritos e publicados, mas estão - talvez para sempre - à espera de serem lidos. Eu conheço - e cada um de vocês, eu acredito, poderia citar - livros que mereciam ser lidos e não foram lidos, ou foram lidos por pouquíssimos leitores. Eu penso que, se esses livros eram verdadeiramente bons, não se deveria falar de uma espera, mas de uma exigência. Esses livros não esperam, mas exigem ser lidos, mesmo que não o tenham sido ou não o serão jamais.

Mas agora gostaria de dar um conselho aos editores e àqueles que se ocupam de livros: parem de olhar para as infames, sim, infames classificações de livros mais vendidos e - presume-se - mais lidos e tentem construir em vez disso na mente de vocês uma classificação dos livros que exigem ser lidos. Só uma editora fundada nessa classificação mental poderia fazer o livro sair da crise que - pelo que ouço ser dito e repetido - está atravessando.

(Adaptado de: AGAMBEN, Giorgio. Sobre a dificuldade de ler. Trad. de Cláudio Oliveira. Revista Cult, ano 16, n. 180. São Paulo: Bregantini, junho de 2013. p. 46 e 47)

Ao final do texto, para dar conselho aos editores e a quem se interessa por livros, o autor utiliza no imperativo os verbos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Modo é a flexão verbal que indica a maneira, o modo como o fato se

    realiza. São três modos do verbo: Indicativo, subjuntivo e imperativo

    O Imperativo indica ordem, pedido, convite, conselho, súplica, etc...

    No texto ele dá duas ordens - Parem e Tentem 


ID
1435753
Banca
IBFC
Órgão
PM-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I
                                    Aí pelas três da tarde
                                                                              (Raduan Nassar)

Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo “ciao" ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, e surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assome depois com uma nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas la no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé ( já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.




O texto pode ser entendido também como um convite ao leitor para mudar de realidade. Um elemento gramatical que contribui para esse efeito e:

Alternativas
Comentários
  • Letra D)

    O emprego recorrente do modo imperativo.

  • Imperativo - pedido, súplica, sugestão...  

  • Desça, sem pressa, " você' 
    faça os gestos mais calmos .. ' você'  etc... 
     

  • O texto, em diversas parte, manda. Quem manda é Imperador, por isso o texto é IMPERATIVO. Mandando VOCÊ fazer isso, fazer aquilo...

  • nem precisei ir ao texto.

    GAB D

    Imperativo indica ordem do pedido, da sugestão etc.

  • Modo imperativo, reinou nesse texto rs.

    Raphael Melo- Ipojuca PE

  • a) ERRADA - quase não encontramos vocativos no texto.

    b) ERRADA - o texto é repleto de adjetivos.

    c) ERRADA - não tem nada a ver o emprego da norma culta com o questionamento da questão.

    d) CERTA

  • Eu fiz certo e quando conferi achei que tava errado. No gabarito da banca está dizendo que a alternativa correta ea letra"A".

  • Modo imperativo, ordem!


ID
1455079
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Guardar água em vasilhame de material de limpeza

Não adianta lavar mil vezes. Nunca reutilize galões de material de limpeza ou de qualquer outro produto que tenha substância química para guardar água para consumo. A água pode ser contaminada e causar problemas à saúde.

Sobre as formas destacadas nas frases “Nunca reutilize (1) galões de material de limpeza” e “outro produto que tenha (2) substância química para guardar água para consumo”, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar? please!


  • essa fgv...

  • CORRETA: Letra D

    Reutilize - Modo Imperativo: Ideia de recomendação, ordem.

    Tenha  -  Modo Subjuntivo: Ideia de possibilidade, duvida, não exprime certeza.


  • Questão estranha pois a forma 1 indica imperativo afirmativo, "reutiliza tu" e "reutilize você" e a forma 2 está no modo subjuntivo que caracteriza hipótese, dúvida ou oposição de ideias.

  • RESPOSTA D

    Esse tipo de questão se resolve conhecendo  o "modo verbal", caso contrário, se tentará chutar ou de forma interpretativa


    .Indicativo : Ação certa

    Subjuntivo: possibilidade ou  hipótese.

    Imperativo: ordem, conselho, pedido, interage com o interlocutor.


     “Nunca reutilize..." , está como um CONSELHO, (A e C incorretas, até mesmo pq se a A estivesse correta a C tbm estaria) então trata-se do imperativo negativo: não realize ele/ela (você).


    "... que tenha...", = que ele/ela tenha, subjuntivo que indica possibilidade, hipótese. ( eliminamos a B,C de novo e a E, pois o modo que interage com o leitor é o imperativo, então só o "realize".); a forma 2 indica possibilidade e não fato real


  • Horrorível !!!

  • O que gera a dúvida é o fato de eles citarem que não é pra reutilizar recipientes que DE FATO tiverem sido de materiais de limpeza, etc. Portanto não seria uma hipótese, mas um fato.

  • Gente, aqui é regra geral: subjuntivo é o modo da impossibilidade, da incerteza. Sempre que cair em prova, lembrem-se disso.

  • O clássico item da FGV, com duas alternativas corretas. Fé, força e foco!

  • Passa quem sabe fazer questão da banca e não quem sabe o que deveria pro cargo

  • Por que não a alternativa A? Esta no modo imperativo.

  • Que tenha = Subjuntivo

  • 10. D

    Nunca reutilize (1) galões de material de limpeza” e “outro produto que tenha (2) substância química para guardar água para consumo.”

    Na frase transcrita, a forma (2) indica possibilidade e não fato. A forma verbal “tenha”, do presente do subjuntivo, indica que o produto pode ter substância química ou não.

    Comentário das outras opções:

    (A) “Nunca reutilize”, por ser forma do imperativo, expressa conselho, ordem, não necessariamente indica uma posição autoritária. Até porque, a intenção clara é advertir a população para evitar danos à saúde.

    (B) A forma (1) é do imperativo negativo. A (2) pertence ao presente do subjuntivo.

    (C) A forma (1) indica ordem. A (2) indica possibilidade.

    (E) Só a forma (1) interage com o leitor. Diz a ele que nunca reutilize galões de material de limpeza.

  • Nunca reutilize = Imperativo negativo

    que tenha = Presente do Subjuntivo indica hipótese, dúvida e possibilidade.

     

  • Que possa ter. Indica possibilidade.

  • Sobre a alternativa A

     

    O imperativo é usado TAMBÉM para ordens, não EXCLUSIVAMENTE.

    Ele pode ser usado para conselho, convite (Vamos ao cinema amanhã.), pedido (Fecha a porta por favor.)

     

    Prof. Maria Augusta

  • O professor Fernando Pestana afirma que essa questão não foi bem formulada, dependendo de adivinhação do que a banca estava pensando.

    Isso porque como na a) o imperativo na verdade pode indicar um conselho, na d) poderia indicar fato real.

    Ou seja, ter substância química e não mera possibilidade.

    Exemplo de que é possível utilizar o subjuntivo assim: embora "eu tenha" saúde...", percebam que o subjuntivo está afirmando que eu tenho saúde, não se tratando de mera possibilidade.

    Resumindo, se o gabarito fosse a a) a discussão seguiria. Esse nível de questão flerta com a desonestidade intelectual, e para mim, passível de anulação.

  • TE PEGAY FGV! Estou aprendendo a pensar como você pensa!

    Bizu: Questões sobre imperativo afirmativo que diz que o verbo expressa autoridade ou ordem, geralmente está errada pois não tem como confirmar já que esse modo pode expressar conselho, ordem ou sugestão.

  • Qual o erro da alternativa A?

  • GABARITO D

    O verbo "reutilizar" está sendo utilizado para aconselhar, não ordenar nem nada do tipo. E o "que tenha" está no modo subjuntivo, que indica possibilidade.

  • A vogal temática do verbo ter é ''e'' 2 conjugação, quando for segunda conjugação , o presente do subjuntivo será 1 conjugação com a vogal temática ''a'' . O grande problema é que o verbo ter é muito irregular, mas usemos o presente indicativo como parâmetro

    eu tenho

    tu tens

    ele tem

    nós temos

    vós tendes

    eles têm

    Presente do subjuntivo

    que eu tenha

    que tu tenhas

    que ele tenha

    que nós tenhamos

    que vós tenhais

    que eles tenham

    LETRA D

    APMBB

  • Presente do subjuntivo a 2 fragmento e imperativo o 1 fragmento

  • A forma 1 (“Nunca reutilize”) transmite um conselho, haja vista o emprego do imperativo negativo. Já a forma 2 (“tenha”) transmite a possibilidade de uma ação, haja vista o emprego do presente do subjuntivo.

    A alternativa (A) está errada, porque um conselho não é uma posição autoritária.

    A alternativa (B) está errada, porque somente a primeira forma encontra-se no imperativo. 

    A alternativa (C) está errada, pois a forma 1 indica conselho e a forma 2, possibilidade.

    A alternativa (D) é a correta, pois realmente a forma 2 indica possibilidade e não fato real.

    A alternativa (E) está errada, porque somente a primeira forma interage com o leitor, haja vista a flexão verbal no imperativo negativo.

    LETRA D

  • Está no presente do subjuntivo


ID
1490857
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                            Não canse quem te quer bem
                                                                                    (Martha Medeiros)

              Foi durante o programa Saia Justa que a atriz Camila Morgado, discutindo sobre a chatice dos outros (e a nossa própria), lançou a frase: “Não canse quem te quer bem”. Diz ela que ouviu isso em algum lugar, mas enquanto não consegue lembrar a fonte, dou a ela a posse provisória desse achado.
              Não canse quem te quer bem. Ah, se conseguíssemos manter sob controle nosso ímpeto de apoquentar. Mas não. Uns mais, outros menos, todos passam do limite na arte de encher os tubos. Ou contando uma história que não acaba nunca, ou pior: contando uma história que não acaba nunca cujos protagonistas ninguém jamais ouviu falar. Deveria ser crime inafiançável ficar contando longos casos sobre gente que não conhecemos e por quem não temos o menor interesse. Se for história de doença, então, cadeira elétrica.
              Não canse quem te quer bem. Evite repetir sempre a mesma queixa. Desabafar com amigos, ok. Pedir conselho, ok também, é uma demonstração de carinho e confiança. Agora, ficar anos alugando os ouvidos alheios com as mesmas reclamações, dá licença. Troque o disco. Seus amigos gostam tanto de você, merecem saber que você é capaz de diversificar suas lamúrias.
              Não canse quem te quer bem. Garçons foram treinados para te querer bem. Então não peça para trocar todos os ingredientes do risoto que você solicitou - escolha uma pizza e fim.
              Seu namorado te quer muito bem. Não o obrigue a esperar pelos 20 vestidos que você vai experimentar antes de sair - pense antes no que vai usar. E discutir a relação, só uma vez por ano, se não houver outra saída.
              Sua namorada também te quer muito bem. Não a amole pedindo para ela explicar de onde conhece aquele rapaz que cumprimentou na saída do cinema. Ciúme toda hora, por qualquer bobagem, é esgotante.
              Não canse quem te quer bem. Não peça dinheiro emprestado pra quem vai ficar constrangido em negar. Não exija uma dedicatória especial só porque você é parente do autor do livro. E não exagere ao mostrar fotografias. Se o local que você visitou é realmente incrível, mostre três, quatro no máximo. Na verdade, fotografia a gente só mostra pra mãe e para aqueles que também aparecem na foto.
              Não canse quem te quer bem. Não faça seus filhos demonstrarem dotes artísticos (cantar, dançar, tocar violão) na frente das visitas. Por amor a eles e pelas visitas.
               Implicâncias quase sempre são demonstrações de afeto. Você não implica com quem te esnoba, apenas com quem possui laços fraternos. Se um amigo é barrigudo, será sobre a barriga dele que faremos piada. Se temos uma amiga que sempre chega atrasada, o atraso dela será brindado com sarcasmo. Se nosso filho é cabeludo, “quando é que tu vai cortar esse cabelo, garoto?” será a pergunta que faremos de segunda a domingo. Implicar é uma maneira de confirmar a intimidade. Mas os íntimos poderiam se elogiar, pra variar.
              Não canse quem te quer bem. Se não consegue resistir a dar uma chateada, seja mala com pessoas que não te conhecem. Só esses poderão se afastar, cortar o assunto, te dar um chega pra lá. Quem te quer bem vai te ouvir até o fim e ainda vai fazer de conta que está se divertindo. Coitado. Prive-o desse infortúnio. Ele não tem culpa de gostar de você.”

Marta Medeiros é colunista de um jornal de grande circulação. Nesse sentido, seus textos apresentam características que buscam uma maior aproximação com o leitor. Assinale a opção cujo recurso apontado NÃO represente um comentário correto no cumprimento desse papel.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, crônicas empregam vocábulos informais.

  • a)modo imperativo( exprime desejo, ordem, etc) escolha uma pizza ....correto
    e) texto tem linguagem informal ........... errado 

  • o gabarito oficial na prova ta B......sei lá....não concordo

  • Não entendi o gabarito letra B!! Pra mim é D.

    Alguém pode explicar? por favor.

  • Não sei se acertei pelo motivo correto. Pensei assim: no texto todo ela se refere ao leitor diretamente, utilizando-se do modo imperativo. Porém, no trecho "Ah, se conseguíssemos manter sob controle nosso ímpeto de apoquentar. Mas não. Uns mais, outros menos, todos passam do limite na arte de encher os tubos..... " Me pareceu que ela generalizou as pessoas, não se referiu diretamente e unicamente ao leitor.

     

    Sei lá se esse é o motivo. 

  • Resposta letra "B".

    Discordo. Conforme definição abaixo, entende-se que a resposta é a letra "D".

    Crônica: é uma narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em seção ou artigo de jornal, revistas e programas da TV.. 

    Fonte: http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/tipologia-textual-tipos-generos.html;

     

     

  • Questão que depende muito da sorte da pessoa para adivinhar o que o elaborador pensou quando fazia a questão...

  • A opção pelo gênero crônica que solicita o emprego de vocábulos mais formais como “lamúrias” (3º§ ), por exemplo

    NO GÊNERO CRÔNICA A LINGUAGEM É INFORMAL.

  • Uma das formas de interagir com o leitor é a utilização de verbos no modo imperativo.

  • Uma das formas de interagir com o leitor é a utilização de verbos no modo imperativo.


ID
1510276
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           Previsão do tempo no Sudeste é uma dor de cabeça
                                                 para cientistas


    Se a sucessão de boas e más notícias sobre a chuva que abastece os reservatórios de São Paulo parece uma confusão só, não se preocupe: previsões climáticas sobre o Sudeste brasileiro podem confundir até especialistas.
    Isso acontece porque a região mais populosa do Brasil ocupa uma área do globo terrestre que recebe todo tipo de influência complexa, desde a umidade oriunda da Amazônia até as frentes frias “sopradas" da Antártida.
    Resultado: um nível de incerteza acima do normal numa seara que, por natureza, já é bastante incerta.
    “Isso vale principalmente para prever o clima, ou seja, as variações de médio e longo prazo, mas também é verdade, ainda que em grau bem menor, para as previsões de tempo, ou seja, na escala de dias", diz Tercio Ambrizzi, climatologista da USP.
    Portanto, não é que o tempo seja mais instável na área do sistema Cantareira, o mais castigado pela atual crise e agora em ligeira recuperação. O que ocorre é que a região que abastece o Cantareira às vezes pode ficar mais sujeita a variações aleatórias de um sistema climático naturalmente complicado.

(Folha de S.Paulo, 15.02.2015)

No texto, um verbo no imperativo marca claramente que o autor está se dirigindo ao leitor. Isso se comprova com o trecho:

Alternativas
Comentários
  • c) ... não se preocupe "leitor": previsões climáticas sobre o Sudeste brasileiro podem confundir até especialistas. (primeiro parágrafo).

  • Verbo no imperativo indica ideia de ordem, pedido, convite, súplica.

    c)... não se preocupe: previsões climáticas sobre o Sudeste brasileiro podem confundir até especialistas. (primeiro parágrafo)


  • Gabarito: Letra C

     

    Um verbo no imperativo é usado para expressar ordens, conselhos, exortações, pedidos, súplicas etc. 

     

    C) ...não se preocupe:... (veja que aqui o autor fazendo uma súplica ou dando um conselho.)

  • Usamos o imperativo para ordens , conselhos , pedidos , súplicas.

    Para facilitar a resolução : importante o entendimento de que para formar o imperativo negativo Usamos o presente do Subjuntivo.

    Isso fica evidente na nossa resposa:

    Presente do Subjuntivo

    ele preocupe

    não se preocupe

  • Gabarito: Letra C

     

    Um verbo no imperativo é usado para expressar ordens, conselhos, exortações, pedidos, súplicas etc. 

     

    C) ...não se preocupe:... (veja que aqui o autor fazendo uma súplica ou dando um conselho.)


ID
1514941
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Coloque a forma verbal – saiba – na segunda pessoa do singular do imperativo negativo:

Alternativas
Comentários
  • Imperativo Negativo -- não saibas tu não saiba ele não saibamos nós não saibais vós não saibam eles
  • Imperativo

    Afirmativo                           Negativo                                                Infinitivo Pessoal

       _                                           _                                                       para saber eu

    sabe tu                                  não saibas tu                                      para saberes tu

    saiba ele/ela                          não saiba ele/ela                               para saber ele/ela

    saibamos nós                         não saibamos nós                             para sabermos nós

    sabei vós                                 não saibais vós                                 para saberdes vós

    saibam eles/elas                     não saibam eles/elas                          para saberem eles/elas



     

     

  • Gabarito C

     

    Pessoal, é o seguinte: No imperativo negativo e no imperativo afirmativo você vai fazer o mesmo que o presente do subjuntivo, a diferença é que no imperativo afirmativo TU e VÓS tem origem do presente do indicativo (sem o "s" no final). Não tem segredo! Vejam:

     

    Presente do Indicativo                   Presente do Subjuntivo              Imperativo afirmativo                              Imperativo  negativo 

    eu  sei                                                    que eu saiba

    tu sabes                                                que tu saibas                            sabe TU                                             não saibas tu

    ele/ela  sabe                                           que ele/ela  saiba                       saiba ele/ela                                      não saiba ele/elapara 

    nós sabemos                                          que nós saibamos                       saibamos nós                                    não saibamos nós

    vós sabeis                                             que vós saibais                           sabei VÓS                                        não saibais vós

    eles/elas sabem                                      que eles/elas saibam                  saibam eles/elas                                 não saibam eles/elas

     

     

    Se vocês entenderem isso, nunca mais vão errar!

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

     

     

  • O Imperativo negativo é a cópia e cola do Presente do Subjuntivo.

  •                      

    Obs.: Note que apenas as formas “tu” e “vós” do imperativo afirmativo são formadas a partir do presente do indicativo; as demais formas do imperativo afirmativo e todas as formas do imperativo negativo são formadas a partir do presente do subjuntivo.

  • O imperativo negativo é conjugado com o "não" + sem a presença da 1ª pessoa e o restante do Presente do subjuntivo>

    que tu saibas

    (..)

    (..)

    Não saibas tu

    (..)

    Já no imperativo afirmativo

    temos a construção das 1ª´s pessoas sem o (S) e o restante do presente do indicativo.


ID
1545532
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma empresa de bebidas fez um pequeno texto publicitário em que dizia o seguinte:

DÊ,
MAIS,
PAUSAS
NA,
SUA,
VIDA.

A afirmativa correta sobre a composição desse texto publicitário é:

Alternativas
Comentários
  • Essa fiz pela simples lógica da brincadeira com as vírgulas na frase.

  • As vírgulas ilustram as "pausas" que o texto publicitário sugere.

  • Fiquei muito em dúvida entre a letra a A e a letra B.

    Pq a letra A está errada?
    Não estamos diante de um verbo no imperativo?

  • Na verdade na letra A está sendo dado um CONSELHO, SOLICITAÇÃO...no modo imperativo nem sempre é uma ordem.

  • As vírgulas sugerem as pausas e sugerem tb um gole antes da fala.

  • Erro da Letra A...a ordem não é do fabricante, mas sim da empresa que vende...

  • Acho que o erro da letra A tb diz respeito ao uso especifico do imperativo nesse anuncio: não é ordem, e sim, conselho.

  • Acertei escolhendo a alternativa menos absurda.

  • Alternativa B

     

    As virgulas usadas não foi de forma gramatical e sim conotativo.

  • CONOTATIVO - sentido figurado; outro sentido. As vírgulas não estão conforme a regra de pontuação e sim outro sentido (dar mais pausas de fato).

     

    DENOTATIVO - Dicionário - é o sentido do dicionário. 

  • FUNÇÃO CONOTATIVA - BUSCA MOBILIZAR A ATENÇÃO DO RECEPTOR;

                                              Pode ser volitiva, rebelando vontade; Ex: Por favor, eu gostaria que você se retirasse. ou

                                              Imperativa,como nas propagandas (caso da questão); Ex: "Beba coca-cola.", "Compre um, leve três."

                                              

  • sentido conotativo é também chamado de figurado. Nesse caso, a palavra apresenta um significado mais contextual e interpretativo. Trata-se de uma ferramenta estilística.

    ex: O atacante rabiscou toda a defesa antes de fazer o gol.

    Note que o verbo rabiscar não é utilizado no sentido literal ou denotativo. Na frase, usa-se a palavra como referência ao movimento que se faz ao rabiscar, criando uma comparação com a ação que o atacante executou. Ou seja, trata-se de uma linguagem figurada e metafórica.

    Denotação = sentido literal.

    Conotação = sentido figurado.

  • Encarei as vírgulas como goles, pausas conotativas.

  • Modo imperativo: indica ordens, pedido, conselhos, súplicas ou sugestões.

    Denotação: Uma palavra é usada no sentido denotativo quando apresenta seu significado original independentemente do contexto em que aparece.

     Conotação: Uma palavra é usada no sentido conotativo quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto em que esteja inserida, referindo-se a sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra, ampliando sua significação mediante a circunstância em que a mesma é utilizada, assumindo um sentido figurado e simbólico.

    * Dica: Procure associar Denotação com Dicionário: trata-se de definição literal, quando o termo é utilizado com o sentido que consta no dicionário.

  • vindo da FGV pensei que fosse pegadinha ...


ID
1707958
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O homem que conheceu o amor  

1º Do alto de seus oitenta anos, me disse: “Na verdade, fui muito amado.". E __________ isto com tal plenitude como quem dissesse: sempre me trouxeram flores, sempre comi ostra .......... beira-mar.

2º Não havia arrogância em sua frase, mas algo entre a humanidade e a petulância sagrada. Parecia um pintor, que olhando o quadro terminado assina seu nome embaixo. Havia um certo fastio em suas palavras gestos. Se retirava de um banquete satisfeito. Parecia pronto para morrer, já que sempre estivera pronto para amar.

3º Aquele homem me confessou que amava sem nenhuma coerção. Não lhe encostei .......... faca no peito cobrando algo. Ele é que tinha algo a me oferecer. Foi muito diferente daqueles que não confessam seus sentimentos nem mesmo debaixo de um “pau-de-arara": estão ali se afogando de paixão, levando choques de amor, mas não se entregam. E, no entanto, basta ler-lhes a ficha que está tudo lá: traficante ou guerrilheiro do amor.

4º Uns dizem: casei várias vezes. Outros assinalam: fiz vários filhos. Outro dia li numa revista um conhecido ator dizendo: tive todas as mulheres que quis. Outros, ainda, dizem: não posso viver sem fulana (ou fulano). Na Bíblia está que Abraão gerou Isac, Isac gerou Jacó e Jacó gerou as doze tribos de Israel. Mas nenhum deles disse: “Na verdade, fui muito amado.".

5º Mas quando do alto de seus oitenta anos aquele homem desfechou sobre mim aquela frase, me senti não apenas como o filho que quer ser engenheiro como o pai. Senti-me um garoto de quatro anos, de calças curtas, se dizendo: quando eu crescer quero ser um homem de oitenta anos que diga: “Amei muito, na verdade, fui muito amado.". Se não pensasse isto, não seria digno daquela frase que acabava de me ser ofertada. E eu não poderia desperdiçar uma sabedoria que levou oitenta anos para se formar. É como se eu não visse o instante em que a lagarta se transformaria em libélula.

6º Ouvindo-o, por um instante, suspeitei que a psicanálise havia fracassado; que tudo aquilo que Freud sempre disse de que o desejo nunca é preenchido, que se o é, o é por frações de segundos, e que a vida é insatisfação e procura, tudo isto era coisa passada. Sim, porque sobre o amor há muitas frases inquietantes por aí.

7º Frase que se pode atualizar: eu era amado e não sabia. Porque nem todos sabem reconhecer quando são amados. Flores despencam em arco-íris sobre sua cama, um banquete real está sendo servido e, sonolento, olha noutra direção.

8º Sei que vocês vão me repreender, dizendo: deveria ter-nos apresentado o personagem, também o queríamos conhecer, repartir tal acontecimento. E é justa a reprimenda. Porque quando alguém está amando, já nos contamina de jasmins. Temos vontade de dizer, vendo-o passar: ame por mim, já que não pode se deter para me amar a mim. Exatamente como se diz a alguém que está indo .......... Europa: por favor, na Itália, coma e beba por mim.

9º Ver uma pessoa amando é como ler um romance de amor. É como ver um filme de amor. Também se ama por contaminação na tela do instante. A estória é do outro, mas passa das páginas e telas para a gente.

10° Reconhece-se a cinquenta metros um desamado, o carente. Mas reconhece-se a cem metros o bem-amado. Lá vem ele: sua luz nos chega antes de suas roupas e pele. Sinos batem nas dobras de seu ser. Pássaros pousam em seus ombros e frases. Flores está colorindo o chão em que pisou.

11° O que ama é um disseminador.

12° O bem-amado é uma usina de luz. Tão necessário .......... comunidade, que deveria ser declarado bem de utilidade pública.

                                                                                                    Affonso Romano de Sant'Anna.

Assinale a alternativa em que os verbos retirados do oitavo parágrafo estão no modo imperativo afirmativo:  

Alternativas
Comentários
  • Verbo no imperativo Podem ser aqueles que nos dá ideia de ordem.

    A alternativa d) é a única contém verbos  no imperativo .

  •  O verbo no imperativo usado para expressar ordens,conselhos ,pedidos , súplicas ... muito presente no gênero textual propaganda,ex: COMPRE BATON ,COMPRE BATON ,seu filho merece BATON. ( também pode indicar hipótese). PESTANA  gramática para concurso público, página 388.

  • Verbos no imperativo normalmente indicam uma ordem, um pedido, uma sugestão. 

    Ex: Compre agora!
     
  • Alguém poderia ficar na dúvida da letra A, segue a justificativa:

    A segunda pessoal do singular do Imperativo afirmativo será a forma idêntica da segunda pessoa singular do Presente Indicativo menos o -S:

    Tu podes (Presente Indicativo)

    Pode Tu ( Imperativo Afirmativo)

    Tu Dizes  (Presente Indicativo)

    Diz tu ( Imperativo Afirmativo)

    Tu bebes ( Presente Indicativo)

    Bebe Tu ( Imperativo Afirmativo) - Nota que na letra A está BEBA indicando que está  Presente do Subjuntivo (Que eu beba ...) portanto não poderá ser letra A.

    Gabarito D: Quando o Imperativo Afirmativo estiver na 3ª pessoal singular, terá a forma idêntica da 3ª pessoa do Presente do Subjuntivo:

    Presente Subjuntivo:

    Que ele Ame

    Que ele Coma

    Que ele Beba


    Att,



  • Os verbos da C também não estão no imperativo?! 

  • Maurício Coutinho

    está - ele está - verbo na terceira pessoa do singular do presento do indicativo.

    contamina - ele contamina - verbo na terceira pessoa do singular do presento do indicativo.

    pode - ele pode - verbo na terceira pessoa do singular do presento do indicativo.

  • a letra C estão com os verbos no imperativo afirmativo da 2° pessoa, porém como pede para ir ao texto, no texto, eles não estão querendo dizer ordem, desejo nem nada disso

  • Gabarito: D

    As palavras "ame", "coma" e "beba", destacadas no texto, estão expressando um pedido. No modo imperativo, o termo sempre expressa orgem, pedido, conselho, convite, sugestão, orientação, etc.


ID
1717120
Banca
IESES
Órgão
CRM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O imperativo negativo é conjugado pela forma do:

Alternativas
Comentários
  • Imperativo Negativo:

    não pares tu
    não pare você
    não paremos nós
    não pareis vós
    não parem vocês

    OBSERVAÇÃO:

    No imperativo negativo, todas as pessoas coincidem com a forma verbal do presente do subjuntivo.

    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Modo_imperativo
    http://educacao.uol.com.br/portugues/modo-imperativo-e-subjuntivo.jhtm
    http://www.dicio.com.br/imperativo/
    http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Classifica%C3%A7%C3%A3o_das_palavras/Verbos/Modo_Imperativo
    http://www.radames.manosso.nom.br/gramatica/temposverbais/imp.htm

    agora não esqueço mais.

  • Imperativo afirmativo - TU e VÓS do presente do indicativo sem o " S " 

    e o restante do presente do subjuntivo sem o " S ".
  • Negativo Fábio. "Imperativo afirmativo - TU e VÓS do presente do indicativo sem o " S " " Está correto, mas dizer que o "restante do presente do subjuntivo sem o " S " " você se equivocou. O restante é idêntico ao do presente do subjuntivo, não se retira o "s".

    Logo, o correto seria dizer:

    Imperativo afirmativo - TU e VÓS (2ª pessoa do singular e 2ª do plural) é igual ao presente do indicativo sem o " S "  e o restante do presente do subjuntivo de forma idêntica.




  • Imperativo negativo é o presente do subjuntivo.

    Imperativo afirmativo também. 

    Mas "tu" e "vós" tem origem no presente do indicativo, é a única exceção. 


    Esse vídeo mostra como fica fácil entender os verbos com a música. (Profº Laerte Junior)


    https://www.youtube.com/watch?v=-O7DQfkBnCA





  • Para formar o imperativo afirmativo usamos:

    2º As primeiras pessoas do presente do indicativo

    O restante do Presente do subjuntivo

    Exemplo:

    Samba tu

    Sambe Vc

    Para formar o imperativo negativo> Usamos o presente do Subjuntivo.

    Não sambes tu

    Não sambes vc

    (..)

    Não desista!


ID
1725031
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Não _________ acusações falsas contra teus amigos. 

Alternativas
Comentários
  • " Teus"- Segunda pessoa do plural = faças

  • Gabarito C

    Imperativo Negativo

    Verbo FAZER

    Não faças acusações falsas contra teus amigos.

    Não faças tu.

  • Não ______ acusações falsas contra teus amigos.

    Não faças tu.

    Não faças você.

  • "TU" não faças acusações aos teus amigos.

  • Questão simples que te pega de surpresa kkkkk

  • Imperativo


ID
1726621
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder às questões abaixo.

Personalidade versus conhecimento

Durante o processo seletivo, companhias dão mais valor
à avaliação 
pessoal dos candidatos do que a
competências na área de atuação

14 de maio de 2012 - Márcia Rodrigues, de O Estado de S. Paulo 

      O aquecimento econômico, que vem gerando uma verdadeira caçada de profissionais qualificados, não impede as empresas de dar prioridade à avaliação do perfil psicológico dos candidatos, antes mesmo de pesar a experiência técnica durante os processos seletivos. É o que aponta pesquisa da Catho Online com 46.067 entrevistados entre candidatos e profissionais da área de recursos humanos.
      De acordo com o levantamento, 52,1% das empresas pesquisadas aplicam algum tipo de teste no processo seletivo. Destas, 71,7% valorizam a avaliação da personalidade, aptidão e as competências dos candidatos em testes psicológicos ou de análise de comportamento durante a seleção. O conhecimento técnico também é analisado no currículo, em entrevistas ou em testes situacionais - quando a empresa simula um conflito do dia a dia da função para ver se o candidato consegue solucioná-lo - , mas somente depois da aprovação do perfil comportamental.  
      "Normalmente, as pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas e são demitidas por problemas de comportamento. Por isso, é natural que as companhias deem prioridade a este tipo de avaliação. Afinal, é muito mais fácil oferecer um curso técnico para aprimorar os conhecimentos do profissional na área e, assim, suprir a sua deficiência, do que 'moldar' a personalidade de alguém", comenta diretor de educação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Luiz Edmundo Rosa.
      A gerente de recursos humanos da rede hoteleira Grupo Salinas, Eliana Castro, concorda com Rosa. Para ela, em muitos casos é importante avaliar se a personalidade do candidato se encaixa com a dos demais funcionários da equipe para não prejudicar o clima amistoso no ambiente de trabalho.
      "Há candidatos que nós desencorajamos o chefe do setor a contratar, porque sua personalidade destoa dos demais da equipe. Claro que não eliminamos o candidato logo de cara, mas é algo que conta ponto", diz Eliana.
      Recém-contratadas pelo grupo hoteleiro de Alagoas, Natalia Pinto Rabelo, de 22 anos, e Karina Sencades, de 32 anos, passaram por vários testes antes de obterem a efetivação.
      Por ser psicóloga, Karina, que assumiu o cargo de consultora de recursos humanos em março, não passou por testes psicológicos, já que não se aplica este tipo de exame em profissionais da área. "Mas passei por entrevistas, provas situacionais e de competência, que também ressaltam características que possibilitam ao recrutador traçar meu perfil psicológico", conta Karina.
      Natália, contratada este mês como assistente de vendas, fez testes de personalidade, passou por três entrevistas e ainda pela prova situacional. "De todos os testes, o mais difícil foi a simulação de um problema corriqueiro da função. 'Tirei de letra' as entrevistas e o teste psicológico."
(www.estadao.com.br)

Sobre a forma verbal "impede", também destacada no primeiro parágrafo, analise as afirmações.

I. Está no modo Imperativo.

II. Tem como sujeito "O aquecimento econômico", cujo núcleo é "aquecimento".

III. Está no pretérito perfeito.

IV. Concorda com a segunda pessoa do singular.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • É a questão B. Tem como sujeito "O aquecimento econômico", cujo núcleo é "aquecimento". Pois, não está no modo Imperativo, nem no pretérito perfeito e também não concorda com a segunda pessoa do singular.

  • Me disseram que não se separa verbo do sujeito com vírgula, então é mentira? Nesse caso não seria o sujeito em elipse 'ele'?
  • Lucas, uma virgula separa, duas virgulas unem.

    Se você tem uma frase e no meio delas tem algo entre duas virgulas, sua frase pode ser entendida sem o termo que está entre as virgulas.
    exemplo:
    João, que era magro, saiu para comer.
    Você pode entender a frase sem o termo entre as virgulas. Neste caso só serve para adicionar uma informação.
  • Gabarito: B


    I: Errado, presente do INDICATIVO.

    II: Correto.

    III: Errado, está no presente.

    IV: Errado, terceira pessoa do singular (ele).


  • Pessoal, as bancas não podem mais cobrar questões com essa estrutura, pois fere o princípio da publicidade. Fiquem atentos!

  •  

    I: Falso, está no modo indicativo

    II: Verdadeira, observem que, ao separar as orações, fica mais claro:

    O aquecimento econômico que vem gerando uma verdadeira caçada de profissionais qualificadosnão impede as empresas...

    oração principal: "O aquecimento econômico não impede as empresas..."

                                           SUJEITO            ADJ. ADV.     VTD         OD

    III: Falsa, está no presente do indicativo

    IV: Falsa, está na 3ª pessoa do singular

  • I. No modo imperativo temos uma ordem, pedido, conselho uma súplica.

    (..)  O aquecimento econômico, que vem gerando uma verdadeira caçada de profissionais qualificados, não impede (...) A noção apresentada é o presente do indicativo.

    II. Tem como sujeito "O aquecimento econômico", cujo núcleo é "aquecimento".

    Que Não impede? O aquecimento não impede!

    III. Não se faz presente a noção de pretérito.

    Não esquecer no pretérito perfeito temos a noção de algo que aconteceu no passado, mas teve encerramento no passado.

    IV. O aquecimento...(ele) Não impede.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!


ID
1745950
Banca
SIGMA ASSESSORIA
Órgão
Prefeitura de Iracemápolis - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Ouvira Major Alberto dizer...” A form a ouvira pode ser substituída pela equivalente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D


    Pretérito-Mais-Que-Perfeito: expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado.

    Por exemplo:

    Ele já tinha estudado / Tinha ouvido Major Alberto

    Ele já estudara / Ouvira Major Alberto 


  • Pretérito mais-que-perfeito ----------------> Tem como equivalente Pretérito Imperfeito - tanto no modo Indicativo, quanto no modo subjuntivo.

  • Letra B- Ouvisse-Imperfeito do subjuntivo

  • Tinha ouvido = locução verbal, forma composta do verbo ouvira no pretérito mais que perfeito.

     

    Alternativa D

  • Fiquei na duvida quanto a essa questão: Va IA NHA ( Preterito imperfeito do indicativo) = gerundio.

    Fiz por eliminação: A) teRIA ouvido (Futuro do preterito mais participio)

    B) ouviSSE (Preterito do subjeuntivo)

    C) terRÁ ouvido; (Futuro do presente mais participio)

    D) Alternativa que sobrou.

  • Tempos Compostos: São formados por locuções verbais que têm como auxiliares os verbos ter haver e como principal, qualquer verbo no particípio

    "tinha ouvido"

  • Pretérito-mais-que-perfeito > Terminação -RA) ou Tinha + verbo

  • Ouviram do Ipiranga as margens plácidas. De um povo heroico o brado retumbante.

    Lembrei do hino e fui substituindo, pra ver qual varia mais sentido


ID
1778353
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Semana Nacional do Trânsito
     Estamos no último dia da Semana Nacional do Trânsito e vamos encerrar falando sobre o tema que foi bem escolhido pelo Denatran: Seja Você a Mudança no Trânsito.
    Vivemos numa sociedade que tem o hábito de responsabilizar o Estado, autoridades e governos pelas mazelas do país. Em muitos casos são críticas absolutamente procedentes, mas, quando o tema é segurança no trânsito, não nos podemos esquecer que quem faz o trânsito são seres humanos, ou seja, somos nós.
    Deveríamos aproveitar a importância desta semana para refletir sobre nosso comportamento como pedestres, passageiros, motoristas, motociclistas, ciclistas, pais, enfim, como cidadãos cujas ações tem reflexo na nossa segurança, assim como dos demais. O pedestre que não respeita a faixa coloca em risco sua vida e também a do motorista e de terceiros. Muitas vezes para desviar de um pedestre e evitar seu atropelamento, um motorista perde o controle do veículo e provoca um acidente grave com outras pessoas que nada têm a ver com o comportamento do pedestre. Não precisamos nem aprofundar as consequências dos motoristas que andam em excesso de velocidade, sob efeito de álcool, ou que dirigem uma carreta cansados. São todos fatores humanos que contribuem para o que chamamos de acidente.
    (....) Nesta semana nacional do trânsito pelo menos mil pessoas vão ter morrido nas ruas e nas estradas. Não podemos mais tolerar esses números e, para que isso mude realmente, é preciso que você e cada um de nós sejamos de fato os agentes da mudança na direção de um trânsito mais seguro. Com certeza você pode contribuir para isso, aproveite esta semana para refletir e conversar sobre o tema com seus entes queridos e amigos, afinal, quem morre no trânsito é amigo ou parente de alguém. Ninguém está livre disso.
Rodolfo Alberto Rizzotto (adaptado)

“Seja você a mudança no trânsito"; a forma de reescrever-se essa mesma frase que mostra uma incorreção da forma verbal no imperativo é:

Alternativas
Comentários
  • Imperativo do verbo ser

    Imperativo Afirmativo
    sê tu
    seja ele
    sejamos nós
    sede vós
    sejam eles

    Imperativo Negativo
    não sejas tu
    não seja ele
    não sejamos nós
    não sejais vós
    não sejam eles

  • O imperativo negativo é cópia do presente do subjuntivo; já o imperativo afirmativo também é cópia do presente do subjuntivo, exceto as segundas pessoas do singular e plural, as quais ficam iguais ao do presente do indicativo SEM o "s" no final.

  • O IMPERATIVO AFIRMATIVO DO VERBO "SER" É EXCEÇÃO À REGRA!!!

    a) Na segunda pessoa (Tu ou Vós) usa-se o verbo conjugado nas segundas pessoas do singular e plural, respectivamente, pertencentes ao presente do indicativo cortando-se a letra s. A exceção é o verbo "ser": sê tu, sede vós.

    b) Para os pronomes você ou vocês usa-se o verbo conjugado na terceira pessoa do presente do subjuntivo.

    c) Na primeira pessoa do plural (nós), usamos o verbo conjugado na primeira pessoa do plural do modo subjuntivo.

  • o certo é SEDE vós a mudança no trânsito.

  • https://www.laits.utexas.edu/clicabrasil/sites/laits.utexas.edu.clicabrasil/files/IMPERATIVO.pdf

    VERBOS IRREGULARES. NO IMPERATIVO 

    SER Sê tu Seja você Seja ele Sejamos nós Sede vós Sejam vocês Sejam eles   (LETRA E )

    IR Vai tu Vá você Vá ele Vamos nós Ide vós Vão vocês Vão eles 

    QUERER Quer tu / Quere tu Queira você Queira ele Queiramos nós Querei vós Queiram vocês Queiram eles

    ESTAR Está tu Esteja você Esteja ele Estejamos nós Estai vós Estejam vocês Estejam eles 

    HAVER Há tu Haja você Haja ele Hajamos nós Havei vós Hajam vocês Hajam eles 

    DAR Dá tu Dê você Dê ele Demos nós Dai vós Dêem vocês Dêem eles 

    SABER Sabe tu Saiba você Saiba ele Saibamos nós Sabei vós Saibam vocês Saibam eles

  • Pessoal o Imperativo é feito com o Presente do Subjuntivo! Mais aí temos uma OBS bem importante: No imperativo AFIRMATIVO a 2ª pessoa do singular e a 2ª pessoa do plural não derivam do Subjuntivo, mas sim do Presente do Indicativo sem o S.EX: verbo cantar Presente do Subjuntivo: Tu cantesPresente do Indicativo: Tu cantas Então o Imperativo .....--> CANTA TU ( presente do indicativo sem o s)

    Agora em relação ao verbo SER  temos que lembra que ele além de ser irregular não dá pra utilizar a regrinha basica do presente do indicativo sem o s,  o afirmativo dele é diferente. Então só pra revisar e ninguém ter dúvida....Presente do Indicativo do verbo ser:  Tú és       Vós sois     (se tirássemos o S aí ficaria bem estranho neh?! rs)  O Imperativo Afirmativo dele é...Sê Tú e Sêde Vós
  • Agora deu nó...

    A professora Isabel Vega ensinou que na formação do imperativo não se usa o pronome "ele", porque o imperativo só é conjugado nas pessoas que indicam "aquele a quem se fala". A 3ª pessoa (plural ou singular) do imperativo, portanto, corresponderia sempre a pronome de tratamento. O pronome reto 'ele' indica pessoa "de quem se fala", por isso seria inadequado no imperativo.

    Eu já sei que a alternativa 'e' está incorreta, por se tratar de verbo irregular. Ok. Mas a alternativa 'd' também não estaria errada?

    Se puderem me ajudar nessa dúvida...

    Obrigada!

  • Gabriela, eu tb tinha ficado com essa dúvida, só que ao meu ver essa alternativa d) nao respondia o comando da questao, pois apesar de estar errada nao é oq a questao pede. Acredito q se o enunciado se referisse apenas a incorreção (sem especificar q era incorreção da forma verbal) ai sim teriam duas alternativas como resposta. 
    Tenho treinado a FGV e notado q eles colocam as respostas de forma q ambas estejam corretas de modo geral, só que apenas uma se encaixa no comando da questao. 

  • Esta foi para separar o joio do trigo!

  • Verbo ser – Presente do subjuntivo:
    (Que eu) seja
    (Que tu) sejas
    (Que ele) seja
    (Que nós) sejamos
    (Que vós) sejais
    (Que eles) sejam

    Verbo ser - Imperativo:
    (Eu) ---
    (Tu) sê
    (Ele) seja
    (Nós) sejamos
    (Vós) sede
    (Eles) sejam
     

  • EU errei... Nunca vou passar em concurso, apenas eu, pois todo mundo vai passar, todos acertam a questão.. não entendo porquê ninguém passa.

  • Alternativa Errada Letra E, a forma correta é sede vós.

    Modo Imperativo Afirmativo

    sê- tu

    seja- ele/ela

    sejamos- nós

    sede- vós

    sejam- eles/elas

  • Alternativa E

     

    e - sejai (sede) vós a mudança no trânsito.

     

  • Excelente o professor Arenildo. 

     

  • Nessa eu fechei os olhos para responder. Cansado de errar na FGV.

  • Formas do verbo ser no imperativo: SÊ tu / SEDE VÓS

  • Imperativo

    Positivo: sede vós

    Negativo: Não sejais vós.

  • Caramba levei meia hora p entender q o enunciado pede p marcar a ERRADA e que a forma do enunciado ta correta

  • 28/05/2019

    Errei

    Gab E

  • Imperativo afirmativo:

    tu

    seja você

    sejamos nós

    sede vós

    sejam eles

  • Pegaram pesado, foram logo no verbo mais esquisito da língua. kkkk

  • Quem lê a biblia acerta mole mole kkkk 

     

    Jesus repetia isso toda hora em seus sermões

     

  • vixe, não existe sejai

    é sejais

    As outras estão corretas, e a Letra A é menos comum, no entanto se vc analisar q não é pq vc não conhece que esteja errada. Da p deduzir que seja a alternativa E.

    Questão difícil.

  • Sede vós.

  • tu

    seja você

    sejamos nós

    sede vós

    sejam vocês

  • tu

    seja você

    sejamos nós

    sede vós

    sejam vocês

    Fonte:https://www.conjugacao.com.br/verbo-ser/

  • sejai forçou né

  • exceção a regra, galera! O imperativo afirmativo do verbo ser, nas segundas pessoas, como de costume, não vem do presente do indicativo sem o "s", mas sim da forma latim, logo: tu sê e vós sede.

  • Gabarito E

    IMPERATIVO:

    Imperativo afirmativo:

    Para “tu” e “vós” >>> empregar a conjugação do presente do indicativo, cortado o “S”.

    Os demais >>> empregar a conjugação do presente do subjuntivo.

    O verbo “ser”, contudo, não segue exatamente essa regra, é exceção. Para esse verbo, teremos “sê tu” e “sede vós”.


ID
1847815
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em “Embarcaremos amanhã, então, vimos dizer-lhe adeus, hoje.", a alternativa que classifica corretamente a conjugação modo-temporal do verbo destacado no fragmento é

Alternativas
Comentários
  • PRESENTE DO INDICATIVO

    Eu venho

    Tu vens

    Ele vem

    Nós vimos

    Vós vindes

    Eles vêm

  • Tem logo depois da frase "hoje". Daí se vc não soubesse conjugar era só olhar

  • melzinho na pepeta

  • O verbo vir é um verbo irregular, por isso poderia ser que muitos tivessem duvidas:

    A

    Pretérito Perfeito do Indicativo=viemos

    B

    Futuro do Presente do indicativo=viremos

    C

    Presente do Indicativo=vimos

    D

    Imperativo Afirmativo=venhamos

    E

    Pretérito Imperfeito do Indicativo=vínhamos

  • Palavra no presente e não exprime ideia de ordem, letra C


ID
1851271
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Santo André - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada foi corretamente aplicada. 

Alternativas
Comentários
  • Imperativo Negativo (origina-se do Modo Subjuntivo)

    Que eu discrimine            --->            x

    Que tu discrimines           ---> Não discrimines tu

    Que ele discrimine           ---> Não discrimine você

    Que nós discriminemos   ---> Não discriminemos nós

    Que vós discrimineis       ---> Não discrimineis vós

    Que eles discriminem      ---> Não discriminem vocês

  • A) tráfico

    B)mandato
    C) correto
    D)mau
  • maL - bem.

    maU - bom

  • A questão usou palavras parônimas que são parecidas na grafia e na pronúncia, mas mantêm significados distintos.

    DIscriminação = significa distinguir ou separar. Discriminação racial

    DEscriminação = significa tirar o crime, absolvição. / DES = tirar 

  • Tráfico

    Mandato

    Mau

    Discrimine = GABARITO

  • As outras alternativas são obvias, inclusive o gabarito "C", a unica duvida seria arespeito da palavra mal, visto que esta palavra sempre cause dúvidas, vamos lá:

    Mal é um adverbio de modo, e é antônimo de bem, modificador de verbos e adjetivos.

  • descriminar - inocentar.

    discriminar -  separar, segregar

  • Descriminar inocentar Discriminar Separar segregar
  • Gabarito: C. 

    Discriminar: diferenciar. 

    Descriminar: inocentar, absolver, "tirar" o crime. 

    -----

    Tráfego: movimento de veículos, no trânsito.

    Tráfico: comércio ilegal. 

    ------

    Mandado: ordem ou despacho escrito de juiz para que seja realizada determinada diligência ou para que seja transmitida, a quem cabe por lei, uma ordem judicial. Mandamento. 

    Mandato: período de duração de um cargo eleitoral.

    -----

    Mal: contrário de bem. 

    Mau: contrário de bom. Mau humor, por exemplo. 

    Fonte: http://michaelis.uol.com.br

  • Discriminar= ter preconceito Descriminar= descrever alguém
  • Há maLes que vem para o BEM. (logo, mau é oposto de bom)

  • Resposta C


    Parônimos


    tráfego - trânsito -/ tráfico - drogas

    mandado-ordem judicial/mandato-eleito pelo povo

    discriminar- lembrar da palavra DIStinguir/descriminar- "des" significa negação e "criminar" vem de crime...sem crime ( inocentar)

    mau-bom/mal-bem

  • Da para confundir assim:

    Mau humor=Bom humor

    Mal humorado=Bem humorado

  • Tráfego e Mandado, é fácil entender; relativamente a Mal/Mau...a diferença entre eles é q Mal é advérbio e não se prende ao nome, portanto nunca pode ser Mal Humor, mas sim Mau humor pq mau é adjetivo. Resumindo, se quiser caracterizar um nome, use Mau e Bom, se quiser referir-se ao verbo ou adjetivo ou outro advérbio, use Mal e Bem. É interessante, veja: ele está de mau humor, mas...ele acordou mal humorado.

  • As palavras mau-humormal humor e mal-humor estão erradas. Sempre que quisermos referir a má disposição de alguém devemos utilizar as palavras mau humor, que são sinônimas de irritação, neurastenia, nervosismo, agastamento, zanga, ranzinzice, aborrecimento, irascibilidade, entre outras.

  • mandaDo De segurança

  • ManDado = orDem

    MandaTo = contraTo

  • "Há maLes que vem para o bEm" gravem essa frase que sempre caberá a substituição de uma pela outra


ID
1855996
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Vassouras - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cace a liberdade
(Martha Medeiros)
     Arroz, feijão, bife, ovo. Isso nós temos no prato, é a fonte de energia que nos faz levantar de manhã e sair para trabalhar. Nossa meta primeira é a sobrevivência do corpo. Mas como anda a dieta da alma? 
     Outro dia, no meio da tarde, senti uma fome me revirando por dentro. Uma fome que me deixou melancólica. Me dei conta de que estava indo pouco ao cinema, conversando pouco com as pessoas, e senti uma abstinência de viajar que me deixou até meio tonta. Minha geladeira, afortunadamente, está cheia, e ando até um pouco acima do meu peso ideal, mas me senti desnutrida. Você já se sentiu assim também, precisando se alimentar? 
     Revista, jornal, internet, isso tudo nos informa, nos situa no mundo, mas não sacia. A informação entra dentro da casa da gente em doses cavalares e nos encontra passivos, a gente apenas seleciona o que nos interessa e despreza o resto, e nem levantamos da cadeira neste processo. Para alimentar a alma, é obrigatório sair de casa. Sair à caça. Perseguir. 
     Se não há silêncio a sua volta, cace o silêncio onde ele se esconde, pegue uma estradinha de terra batida, visite um sítio, uma cachoeira, ou vá para a beira da praia, o litoral é bonito nesta época, tem uma luz diferente, o mar parece maior, há menos gente. 
    Cace o afeto, procure quem você gosta de verdade, tire férias de rancores e mágoas, abrace forte, sorria, permita que o cacem também.
    Cace a liberdade que anda tão rara, liberdade de pensamento, de atitudes, vá ao encontro de tudo que não tem regra, patrulha, horários. Cace o amanhã, o novo, o que ainda não foi contaminado por críticas, modismos, conceitos, vá atrás do que é surpreendente, o que se expande na sua frente, o que lhe provoca prazer de olhar, sentir, sorver. Entre numa galeria de arte. Vá assistir a um filme de um diretor que não conhece. Olhe para a sua cidade com olhos de estrangeiro, como se você fosse um turista. Abra portas. E páginas.
      Arroz, feijão, bife, ovo. Isso me mantém de pé, mas não acaba com meu cansaço diante de uma vida que, se eu me descuido, se torna repetitiva, monótona, entediante. Mas nada de descuido. Vou me entupir de calorias na alma. Há fartas sugestões no cardápio. Quero engordar no lugar certo. O ritmo dos meus dias é tão intenso que às vezes a gente se esquece de se alimentar direito.  

No 5º parágrafo, os verbos estão, predominantemente, flexionados em um modo verbal que evidencia a ênfase:

Alternativas
Comentários
  • Verbos no Imperativo: como se fosse uma Ordem ao LEITOR.

  • Gab. A

    imperativo é o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, desejo, súplica, conselho, sugestão, recomendação, solicitação, orientação, alerta ou aviso. Uma aproximação com o leitor.  

  • Gab: A

    Caros Jidies,

    deixando a teoria de lado, posto que nossos colegas acima já fizeram muito bem esse acréscimo, acertei a questão ao verificar que os verbos fazem uma espécie de ordenamento a quem lê, como se fosse a mãe da gente mandando, ordenando, que executemos determinadas tarefas. Parece que nesse trecho o texto olha nos nossos olhos e nos fala diretamente, para mim e para vc que o lê.

    Portanto, o modo verbal aí contido é uma espada de Sabre que atinge diretamente o "peito" do leitor.

    Que a força esteja com vocês!!!

  • Cace ( você)..Procure (você)..Tire (você)..

    Ou seja, DIRECIONADO AO LEITOR!

    GABA A

  • Uma ênfase NO leitor, DA autora!

  • Essa questão se repetiu na PM PB 2018. É bom ficar ligado 

  • Quase sempre, nossa intenção, ao utilizar o imperativo, é estimular ou exortar alguém (leitor) a cumprir a ação indicada pelo verbo... 

  • Observemos o 5º parágrafo:

              Cace o afeto, procure quem você gosta de verdade, tire férias de rancores e mágoas, abrace forte, sorria, permita que o cacem também.

    Os verbos estão flexionados predominantemente no imperativo, modo verbal que designa a ideia de ordem, pedido ou conselho. Uma das evidências dessa flexão é a interação com um interlocutor, no caso o leitor do texto.

    O direcionamento, portanto, dessa mensagem está centrado na figura do leitor.

    Resposta: A


ID
1866925
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Conheça Aris, que se divide entre socorrer e fotografar náufragos
Profissional da AFP diz que a experiência de documentar o sofrimento dos refugiados deixou-o mais rígido com as próprias filhas. 

    O grego Aris Messinis é fotógrafo da agência AFP em Atenas. Cobriu guerras e os protestos da Primavera Árabe. Nos últimos meses, tem se dedicado a registrar a onda de refugiados na Europa. Ele conta em um blog da AFP, ilustrado com muitas fotos, como tem sido o trabalho na ilha de Lesbos, na Grécia, onde milhares de refugiados pisam pela primeira vez em território europeu. Mais de 700.000 refugiados e imigrantes clandestinos já desembarcaram no litoral grego este ano. As autoridades locais estão sendo acusadas de não dar apoio suficiente aos que chegam pelo mar, e há até a ameaça de suspender o país do Acordo Schengen, que permite a livre circulação de pessoas entre os Estados-membros.
     Messinis diz que o mais chocante do seu trabalho é retratar, em território pacífico, pessoas que trazem no rosto o sofrimento da guerra. “Só de saber que você não está em uma zona de guerra torna isso ainda mais emocional. E muito mais doloroso”, diz Messinis.Numa guerra, o fotógrafo também corre perigo, então, de certa forma, está em pé de igualdade com as pessoas que protagonizam as cenas que ele documenta. Em Lesbos, não é assim. Ele está em absoluta segurança. As pessoas que chegam estão lutando por suas vidas. Não são poucas as que morrem de hipotermia mesmo depois de pisar em terra firme, por falta de atendimento médico.
     Exatamente por causa dessa assimetria entre o fotojornalista e os protagonistas de suas fotos, muitas vezes Messinis deixa a câmera de lado e põe-se a ajudá-los. Ele se impressiona e se preocupa muito com os bebês que chegam nos botes. Obviamente, são os mais vulneráveis aos perigos da travessia. Messinis fotografou os cadáveres de alguns deles nas pedras à beira-mar.
    O fotógrafo grego diz que a experiência de ver o sofrimento das crianças refugiadas deixou-o mais rígido com as próprias filhas. As maiores têm 9 e sete anos. A menor, 7 meses. Quando vê o que acontece com as crianças que chegam nos botes, Messinis pensa em como suas filhas têm sorte de estarem vivas, de terem onde morar e de viverem num país em paz. Elas não têm do que reclamar.
(Por: Diogo Schelp 04/12/2015. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/a-boa-e-velha-reportagem/conheca-aris-que-se-divide-entresocorrer-e-fotografar-naufragos/.)

O uso do imperativo no título do texto orienta o leitor a determinada ação. Sobre o emprego descrito anteriormente, considerando-se a situação de produção do enunciado, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Imperativo Afirmativo                                   Imperativo Negativo

    conhece tu                                                   não conheças tu

    conheça ele/ela                                             não conheça ele/ela

    conheçamos nós                                           não conheçamos nós

    conhecei vós                                                não conheçais vós

    conheçam eles/elas                                       não conheçam eles/elas

     

    O verbo "Conheça", no título, refere-se a terceira pessoa do singular, que é uma situação formal em nossa língua.

  • LETRA C

     

  • Imperativo afirmativo: Tu e vós = Pres do Ind (-s); Resto = Pres do Subjuntivo. 

     

  • Não existe 1 pessoa do singular no IMPERATIVO AFIRMATIVO.

    2 p.s - CONHECE

    3 p.s - CONHEÇA

  • Conhece tu

    Conheça você

  • C) a utilização do verbo na terceira pessoa do imperativo está de acordo com a norma-padrão, caracterizando uma situação formal.

    Por que formal? se está na terceira pessoa imperativo, está concordando com você (conheça você) e você não é um pronome de tratamento formal, é?

  • 'você' é segunda pessoa, indiferentemente das questões históricas envolvidas na conjugação que rege.


ID
1894828
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Aragoiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere esta frase:

______ teus gastos e _____ -te porque estamos vivendo um período de recessão.


Levando em consideração a necessidade de manter a uniformidade de tratamento gramatical, indique a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase acima:

Alternativas
Comentários
  • A frase requer os verbos no modo imperativo afirmativo. Desta forma, segue a regra:

    Imperativo afirmativo -> na conjugação a 2ªpessoa do singular e a 2ªpessoa do plural são retiradas do modo Indicativo, sendo retirado o "s"

    Imperativo Afirmativo

    ---
    controla tu
    controle ele
    controlemos nós
    controlai vós
    controlem eles 

    Gabarito : letra B

  • GABARITO: LETRA B;

     

    Devido à presença dos pronomes demonstrativos de 2ª pessoa, “teus” e “te”, concluímos que os dois verbos devem ser usados na 2° pessoa do singular.

     

    Como tais verbos expressam uma ordem, sabemos que estamos diante do modo imperativo afirmativo. Logo, usamos a 2° pessoa do singular do presente do indicativo sem o “s”.

     

    Tu controlas (presente do indicativo) ---- Controla  tu (imperativo afirmativo).

     

    Tu preparas (presente do indicativo) ---- Prepara  tu (imperativo afirmativo).


ID
1939792
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Domina, se vive;

Se morre, descansa

Dos seus na lembrança,

Na voz do porvir.

Não cures da vida!

bravo, forte!

Não fujas da morte,

Que a morte há-de vir!”

A alternativa que apresenta o verbo conjugado no mesmo modo, tempo, pessoa e número que os destacados no sexto verso da estrofe acima é:

Alternativas
Comentários
  • C

  • Está no imperativo afirmativo. Como não existe, na conjugação do verbo 'ser', a forma "seje", usa-se o "Sê" no imperativo afirmativo, não se esqueça que também está na 2 pessoa do singular. a) modo indicativo b) modo indicativo c) CORRETO d) Refere-se à 2p plural e) O correto seria Venha
  • CONJUGAÇAO DO MODO IMPERATIVO AFIMATIVO;

    SE TU

    SEJA VOCE

    SEJAMOS NOS

    SEDE VOS

    SEJAM VOCES

    LOGO A UNICA QUE ESTA NO MODO IMPERATIVO AFIRMATIVO E LETRA C;

    vem tu

    venha você

    venhamos nós

    vinde vós

    venham você


ID
1942966
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IF-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o enunciado: Experimente e saboreie a nova sopa! É concentrada e mais nutritiva.
Em relação à frase, está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  •  Aos não assinantes ...

     

    Gabarito: ( D )

  • A - NOVA é um adejtivo primitivo

    B - MAIS NUTRIVIVA é uma locunção adjetiva que caracteriza o substantivo SOPA

    C - Os verbos em questão estão no modo imperativo

    D - GABARITO! As palavras NOVA, CONCENTRADA e NUTRITIVA são adejtivos que se referem ao substantivo SOPA. Se você analisar o campo semântico das palavras, irá perceber que indicam uma ideia de qualidade e estado.

     

  • Questao bem sossegada D


ID
1960969
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
CASAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dado o trecho abaixo,

“Passai, passai, desfeitas em tormentos,

Em lágrimas, em prantos, em lamentos"

                                     SOUZA, Cruz e. Broqueis. São Paulo: L&PM Pochet, 2002.


o verbo do primeiro verso, se utilizado na 2ª pessoa do singular, resulta na seguinte forma: 

Alternativas
Comentários
  • A frase está no imperativo. A 2º pessoa do singular ( e o vós)  do imperativo afirmativo é formada pelo presente do indicativo sem o s no final. 

  •             Imperativo Afirmativo

           –                 (Não tem primeira pessoa)

    passa tu              ( 2º Pessoa no singular )

    passe ele/ela       ( 3º Pessoa no singular )

    passemos nós     ( 1º Pessoa no plural )

    passai vós           ( 2º Pessoa no plural )

    passem eles/elas ( 3º Pessoa no plural )

     

     

     

    Gabarito ( C )

     

     

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

     

  • alô você #forçaguerreiro

  • Imperativo Afirmativo na 2ª pessoa

    Passa Tu <> Passai vós

    Letra C


ID
1974595
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em qual das alternativas abaixo a flexão dos verbos está de acordo com a norma culta?

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    a)Prova (errado - prove você) que você tem bom caráter: devolva (certo - devolva você) o dinheiro que você retirou do cofre! 

     b)Em caso de dúvida, não tome (certo - não tome você) nenhuma iniciativa: chame (certo - chame você) o responsável pelo setor. 

     c)Clica (certo - clica tu) neste link e confira (errado - confere tu) os resultados de todos os jogos do Campeonato Brasileiro

     d)Siga (errado - segue tu) o conselho de nossos pais: economiza (certo - economiza tu) hoje para garantir uma velhice tranquila. 

  • Alguém pode explicar quando conjugar com tu e quando conjugar com vc? pq aí fica diferente....

  • Erro por alternativa:

    A) Prova (Certo - Prove)

    B) Gabarito

    C) Clica (Certo - Clique)

    D) Economiza (Certo - Economize)

    Foi assim que eu matei... se estiver algo errado só avisar, tmj galera bons estudos

  • ( B )

    Quando nos referimos a uma 3ª pessoa usamos o você e não o tu.

    No Imp. Afirmativo a 2ª é formada pelo presente do indicativo

    e o resto vem do presente do subjuntivo.

    Toma tu

    Tome vc

    Em caso de dúvida, não tome nenhuma iniciativa: chame o responsável pelo setor.


ID
1992112
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia:

“Amigo, abraça tuas quedas e tira delas o conhecimento. Não te deixes abater.”

Optando-se pela forma você em vez da forma tu, a alternativa que contém a correta conjugação verbal é 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Abrace(VOCÊ) suas quedas e tire(VOCÊ) delas o conhecimento. Não se deixe(VOCÊ) abater.

    b) Abraçai  (VÓS) suas quedas e tirai (VÓS) delas o conhecimento. Não se deixai (VÓS) abater.

    c) Abraça (TU) suas quedas e tire delas o conhecimento. Não se deixa abater.

    d) Abrace suas quedas e tira (TU) delas o conhecimento. Não se deixa abater.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • vc ja mata a questao pela primeira

  • GABARITO - A

    I) O imperativo é construído da seguinte forma: Para as segundas pessoas ( pronomes tu e vós ) utiliza-se o presente do indicativo sem o S do final;

    II) O resto vem do subjuntivo

    Abraça tu

    Abrace vc

    ------

    Tira tu

    Tire vc

    ------

    Deixa tu

    Deixe vc

    Bons estudos!


ID
1994209
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Coloque C (certo) ou E (errado) para a flexão de tempo e modo dos verbos destacados e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Quando vocês lhes derem essa boa notícia, eles não desistirão do curso. (futuro do subjuntivo)

( ) Não é necessário que ele se aborreça por ter ela evitado o último encontro. (presente do indicativo)

( ) Enquanto o cientista não obtiver todos os dados, não terminará a pesquisa. (futuro do pretérito do indicativo)

Alternativas
Comentários
  • futuro do subjuntivo: indica ação que ainda não aconteceu, mas pode acontecer no futuro, geralmente com a particula "quando"


    presente do subjuntivo: desejos, hipóteses e suposições. geralmente com a partícula "que"


    a última eu não sei, se alguém souber pfvr comenta ai

  • Terminará é no Futuro do PRESENTE indicativo

    Eu - Terminarei

    Tu - Terminarás

    Ele - Terminará

    Nós - Terminaremos

    Vós - Terminareis

    Eles - terminarão

  • MODO INDICATIVO -> expressa certeza, fato certo, positivo

    MODO SUBJUNTIVO -> expressa dúvida, fato hipotético

  • O futuro do pretérito sempre termina com RIA

  • (C) Quando vocês lhes derem essa boa notícia, eles não desistirão do curso. (futuro do subjuntivo)

    (E) Não é necessário que ele se aborreça por ter ela evitado o último encontro. (presente do indicativo) PRESENTE DO SUBJUNTIVO

    (E) Enquanto o cientista não obtiver todos os dados, não terminará a pesquisa. (futuro do pretérito do indicativo) FUTUDO DO PRESENTE DO INDICATIVO.

  • Uma dica para ajudar na conjugação do Subjuntivo:

    Use o " que " ou " se "

    SE eles derem

     que ele se aborreça 

    Bons estudos!


ID
1998151
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia:

Não esqueçais o passado, mas pensai também no futuro.

Os verbos da frase acima estão na segunda pessoa do plural, no modo imperativo. Assinale a opção incorreta quanto à transposição da frase para outras pessoas gramaticais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : B. 

    "Não esqueças do passado,  mas PENSA também no futuro. "

  • Conjugação:

    Imperativo NEGATIVO = Igual à do PRESENTE do Subjuntivo

    Imperativo AFIRMATIVO = Igual à do PRESENTE do Subjuntivo, com exceção da segunda pessoa do singular e plural.

  • kkkkkkkk não me liguei que tava no imperativo perdi a questão por besteira.

  • Quem não ta manjando nas conjugações é bom cuidar, ajuda muito nas questões, e não só nessas que pedem conjugação

  • não esqueça tu do passado , mas pense tu tambem no futuro 2º pessoa do singular

  • AUAUAUA, FUI pensando que era tudo imperativo negativo


ID
2021746
Banca
Jota Consultoria
Órgão
Prefeitura de Jambeiro - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Não ___ as alegrias que recebeste; ___ sempre que o sucesso se ___ com paciência.”

Alternativas
Comentários
  • Imperativo Afirmativo 
    lembra tu
    lembre ele
    lembremos nós
    lembrai vós
    lembrem eles

  • Imperativo afirmativo

    Tu e Vós
    : conjuga-se o verbo no presente do indicativo, retirando-se a letra s. Por exemplo:

    Todos os dias tu estudas (retirando-se a letra sEstuda tu).
    Todos os dias vós estudais (retirando-se o sEstudai vós).
    A exceção é o verbo "ser": sê tu, sede vós.

    lembra tu
    lembre ele
    lembremos nós
    lembrai vós
    lembrem eles

     

    fonte:http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/modo-imperativo-e-subjuntivo.htm

    http://www.conjugacao.com.br/

  • O verbo "esqueças" está na 2° pessoa do singular do Imperativo negativo. Vejam que tem um não antes do verbo. Importante observar que o Imperativo negativo é formado pelo presente do subjuntivo. 

  • “Não ___ as alegrias que recebeste; ___ sempre que o sucesso se ___ com paciência.”

    Imperativo negativo = presente do subjuntivo!

    Que eu esqueça

    Que tu esqueças ( é o correto, pois o verbo recebeste está indicando que a frase está na 2a pessoa)

     

    Imperativo Afirmativo = presente do indicativo sem a desinência "s" para a 2a pessoa:

    Eu esqueço

    Tu esqueces ==> esquece tu

     

    Eu construo

    tu constróis==> constrói tu

     

  • b-

    Modo imperativo afirmativo:

    A segunda pessoa do singular (tu) e a segunda pessoa do plural (vós) seguem o presente do indicativo, sem s.

    As demais pessoas (ele, nós, eles) seguem o presente do subjuntivo.

    No verbo ser, a 2ª pessoa é sê no singular e sede no plural.

  • Graças a Deus e aos comentários dos caros colegas eu tenho aprendido esse assunto.

  • hoje olhei a aula até está saindo algumas questões, e no dia da prova lembrar tantos detalhes tão pouco usados...

    Enfim, bora lá!

  • “Não ___ as alegrias que recebeste; ___ sempre que o sucesso se ___ com paciência.”

    Primeiro, saber em que pessoa está: Recebeste = tu recebeste (2a pessoa).

    Agora passar tudo para a 2a pessoa.

    “Não esquece (tu) as alegrias que recebeste; Lembre (tu) sempre que o sucesso se constrói com paciência.”

    REGRA: o imperativo é igual o presente do subjuntivo.

    EXCEÇÃO: o imperativo afirmativo na SEGUNDA PESSOA é igual ao indicativo sem o S do final.

    presente do subjuntivo imperativo NEGATIVO

    que eu esqueça ------------

    que tu esqueças ==> esqueças tu

    que ele esqueça ==> esqueça ele

    que nós esqueçamos ==> esqueçamos nós

    que vós esqueçais ==> esqueçais vós

    que eles esqueçam ==> esqueçam ele

    presente do subjuntivo imperativo AFIRMATIVO presente do indicativo

    que eu esqueça ------------ eu esqueço

    que tu esqueças esquece tu <== tu esqueces

    que ele esqueça ==> esqueça ele ele esquece

    que nós esqueçamos ==> esqueçamos nós nós esquecemos

    que vós esqueçais esquecei vós <== vós esqueceis

    que eles esqueçam ==> esqueçam ele eles esquecem

  • Imperativo negativo > idêntico ao presente do subjuntivo, apenas incluindo o NÃO na frente

    imperativo afirmativo > para tu e vós: presente do indicativo, retirando o S ; para você, nós, vocês: presente do subjuntivo


ID
2035501
Banca
IESES
Órgão
PM-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    “Talvez tenha acabado o verão. Há um grande vento frio cavalgando as ondas, mas o céu está limpo e o sol é muito claro. Duas aves dançam sobre as espumas assanhadas. As cigarras não cantam mais. Talvez tenha acabado o verão.

    Estamos tranquilos. Fizemos este verão com paciência e firmeza, como os veteranos fazem a guerra. Estivemos atentos à lua e ao mar; suamos nosso corpo; contemplamos as evoluções de nossas mulheres, pois sabemos o quanto é perigoso para elas o verão.”

(Rubem Braga: O desaparecido, in A traição das elegantes. Rio de Janeiro: Editora Sabiá, 1967.)

Assinale a alternativa gramaticalmente ERRADA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B. 

    "Pensa no que combinamos e faça logo o prometido! "

    "Pensa" está na segunda pessoa do imperativo: pensa tu.

    "Faça ", porém,  está usando a forma você

    Então , o certo seria:

    "Pensa no que combinamos  e faz logo o prometido" ou "Pense no que combinamos e faça logo o prometido".

  • GABARITO: LETRA B

    Pensa no que combinamos e faça logo o prometido! → temos correlações entre pessoas verbais divergentes, "pensa" está na segunda pessoa do imperativo afirmativa "pensa TU", enquanto "faça" está na terceira pessoa do singular do imperativo afirmativo "faça VOCÊ", sendo assim é configurado erro.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • GABARITO - B

    Outra sobre o mesmo assunto:

    Texto associado

    Considerando a norma culta da língua, a propaganda Vem pra Caixa você também contém erro, pois mistura formas de tratamento tu (Vem) / você.

    As frases abaixo também apresentam erro gramatical, do ponto de vista da norma culta da língua. Assinale a alternativa que antecede a frase com o mesmo tipo de erro do exemplo acima.

    c) “Se quiseres qualidade certamente sua escolha é Y.”


ID
2054107
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Facepe
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Txt: o futuro do app?
Luli Radfahrer

O futuro é mesmo imprevisível. Enquanto muita gente sonha com carros voadores e realidades aumentadas, as mensagens de texto persistem, telegráficas. O protocolo de troca de mensagens curtas (Short Message Service, ou SMS em inglês), criado em 1992 e a princípio usado apenas por adolescentes para se exprimir por meio de siglas – LOL, VDD, CTZ, OMG, AMG, FTW, SDDS, FLW, BJS, CMG, BFF etc. – cresceu. Serviço indispensável nos dispositivos móveis, a troca de bilhetes digitais é considerada por muitos mais importante do que a própria chamada de voz.

Ao misturar conveniência, simplicidade e disponibilidade, o texto se tornou sinônimo de comunicação em tempo real. Sua popularidade é tamanha que, em 2010, o serviço era o que mais transferia dados pela rede, usado por cerca de 80% dos usuários de telefones móveis. Daí surgiu o smartphone. E, com ele, muitos se apressaram a decretar a morte de um serviço tão primário. No entanto, apesar do crescimento de outros canais de comunicação por voz e vídeo, o envio de mensagens de texto, seja por SMS ou por aplicativos baseados na internet, como WhatsApp, Facebook Messenger, Apple iMessage e Skype (que tenta recuperar o sucesso que um dia teve o MSN Messenger) ainda é muito popular.

Por mais que a tecnologia pareça antiquada em tempos de conexão 4G e streaming de vídeo, a troca de bilhetinhos se tornou parte essencial da vida contemporânea. A interação é intuitiva, rápida, divertida, íntima, descritiva e consistente, de forma que a voz e outras interfaces dificilmente conseguem ser. Ela funciona bem tanto em comunicações individuais quanto para enviar mensagens para grupos, mandar alertas ou compartilhar links. Conteúdos escritos por esse meio podem ser facilmente classificados, organizados, traduzidos, copiados, pesquisados, citados e consumidos em velocidades diferentes. Em um mundo hiperconectado, o texto é, quem diria, o sinônimo de comunicação assíncrona.

A natureza das mensagens de texto é diferente da conversa por telefone: seu formato, velocidade e discrição são adequados para pequenas explosões de comunicação funcional, mais do que para conversas extensas. Ampliadas pelo uso de emojis, elas permitem uma relação de natureza instintiva, quase telepática, que pode ocorrer simultaneamente com outros tipos de comunicação, alguns até ao vivo. Ferramentas de conversação são tecnologias sociais, em que as regras de etiqueta e os códigos do grupo costumam ser mais importantes do que os recursos tecnológicos. Um dos motivos de seu enorme sucesso em um ambiente de assistentes virtuais como Siri e Google Now está no conteúdo de mensagens que podem não ser adequadas ao vivo. O texto é rápido, privativo e poderoso, tanto que a melhor alternativa para ele até hoje ainda tem sido outra forma de texto.

Aplicativos de troca de mensagens em vídeo, como Skype, Vine e SnapChat, buscam ser o próximo passo. Eles tentam criar uma comunicação mais intensa, que valorize tons de voz, expressões faciais e linguagem corporal para exprimir sutilezas em que o texto não é fluente. Apesar de seu sucesso em determinados grupos e faixas etárias, até hoje não conseguiram atingir uma parcela da popularidade do singelo texto. O velho SMS, de tão seguro e confiável, se transformou em uma ferramenta poderosa de autenticação, usado por vários serviços para garantir a identidade e a segurança de seus usuários. Ele é usado até por tecnologias extremamente inovadoras como a comunicação máquina a máquina (M2M), que usa o protocolo para envio de dados de telemetria para usuários e centros de controle a partir de lugares em constante movimento ou cuja conexão de dados não seja confiável. Há até quem aposte no texto como alternativa para um mundo pós-apps. Diferentemente de interfaces que criam regras de interação a cada serviço, website ou aplicativo, conversas baseadas em texto são confortavelmente familiares. Na China, o popular WeChat incorpora muita interação na interface do aplicativo. Pode-se falar com serviços públicos, empresas e marcas na mesma tela com que se conversa com os amigos ou com o chefe.

Bancos, concessionárias de telefonia, jornais, hospitais, lojas e serviços públicos podem ser consultados dessa forma, em busca de transações imediatas de forma bem prática. Seus usuários consultam saldos, pagam cartões, enviam dinheiro, pedem táxis, reservam mesas em restaurantes e acompanham a entrega de pedidos comprados on-line em simples conversas. Algumas vezes a interação é feita por um ser humano, outras por um robô, outras por um sistema de menus. Tudo da forma mais natural e transparente possível. Pode soar estranho interagir com o banco por texto, mas a realidade é que essa troca de mensagens é mais confortável, mesmo que às vezes seja inconveniente. E é certamente mais fácil, segura e familiar do que os complicados aplicativos de hoje e suas camadas múltiplas de senhas e tokens. Imagine a simplicidade de mandar mensagens como "pague o condomínio" ou "mande R$ 1500 para minha mãe" comparado com a forma com que tais serviços são feitos hoje. De certa forma, essa é a maneira como os privilegiados que têm assistentes pessoais interagem com eles no mundo real.

No rápido desenvolvimento tecnológico, logo se entrará no mundo pós-aplicativo. Enquanto muitos especulam a respeito de máquinas vestíveis, óculos de realidade virtual e agentes por comando de voz, talvez a resposta esteja em uma tecnologia com quase 25 anos de idade, para que poucos dão a devida atenção.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/luliradfahrer/2015/10/1695904-txt-o-futuro-do-app.shtml Acesso em: 23 out. 2015. Adaptado.

Analise a pertinência das afirmativas seguintes acerca das formas verbais destacadas nos enunciados. 

I. Em: “o serviço era o que mais transferia dados pela rede”, o tempo da forma verbal destacada indica que se trata de ação concluída.

II. Em: “No rápido desenvolvimento tecnológico, logo se entrará no mundo pós-aplicativo.”, o tempo verbal destacado está empregado de modo a indicar uma ação em andamento.

III. No trecho: “a realidade é que essa troca de mensagens é mais confortável, mesmo que às vezes seja inconveniente.”, a escolha da forma verbal destacada é adequada por indicar “probabilidade”.
IV. Observe: “Imagine a simplicidade de mandar mensagens como "pague o condomínio". Apesar de o modo imperativo ser comum às duas formas verbais destacadas, o efeito de sentido dessa opção em cada uma delas não é o mesmo.

Estão CORRETAS, apenas: 

Alternativas
Comentários
  • O Pretérito Imperfeito do indicativo, presente na questão, (I): INDICA fato realizado e não concluído, em curso no momento em que ocorreu outro fato, de certa duração no passado ( continuidade de processo que no passado era constante ou frequente), e que apresenta certa duração. 

    II) :  O verbo está conjugado no futuro do presente indicativo e expressa um fato ainda não realizado no momento do presente mas já passado em relação a outro fato futuro. Indica fato posterior certo de correr no futuro.

  • letra E

    I- FALSA. transferia: indica ação que ocorreu, mas não foi concluída.

    II- FALSA. entrará indica ação que acontecerá

    III- VERDADEIRA. seja indica possobilidade de algo acontecer

    IV- VERDADEIRA. Imagine foi usado no imperativo para mandar a pessoa imaginar e pague foi usado tbm o imperativo, mas a pesoa não tinha que pagar nada, só imaginar, tendo portanto, sentidos diferentes.

     

     

  • Letra A

    I - ação não concluída. Ex.: Ele transferia um arquivo, um raio caiu acabou a luz, não conseguiu transferir o arquivo.

    ação não concluída.

    II - em andamento serio correto se fala-se gerúndio.

  • Mas se o raio cai, não conclui o objetivo, mas a ação é terminada, sim. Se não terminou, tem de estar acontecendo até hoje.

  • O pretérito imperfeito do indicativo designa um fato passado, mas não concluído (imperfeito = não perfeito, inacabado). Transmite uma ideia de continuidade e duração, podendo indicar, por exemplo, uma ação que se configurou como hábito. O pretérito imperfeito, portanto, indica uma ação que começou no passado e que, até o presente, não foi concluída. Com isso, ele pode transmitir a ideia de um hábito passado, a continuidade de um acontecimento em relação a outro, etc. O pretérito perfeito é que indica uma ação acabada que ocorreu em determinado momento no passado.

  • O imperativo nem sempre indica uma ordem, podendo indicar solicitação, advertência, convite, súplica.


ID
2281447
Banca
Aprender - SC
Órgão
SIMAE - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1- Hino da Independência

Poucos se lembram, mas a letra do Hino da Independência tem letra de Evaristo da Veiga e música do Imperador D.Pedro I. A música foi composta por D. Pedro em 1821, mas apenas em 1922 Evaristo da Veiga escreveu a letra que conhecemos hoje. 

Já podeis, da Pátria filhos,

Ver contente a mãe gentil;

Já raiou a liberdade

No horizonte do Brasil.


Brava gente brasileira!

Longe vá...temor servil:

Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.


Os grilhões que nos forjava

Da perfídia astuto ardil...

Houve mão mais poderosa:

Zombou deles o Brasil.


Brava gente brasileira!

Longe vá ...temor servil:

Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.


Não temais ímpias falanges,

Que apresentam face hostil;

Vossos peitos, vossos braços

São muralhas do Brasil.


Brava gente brasileira!

Longe vá...temor servil:

Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.


Parabéns, ó brasileiro,

Já, com garbo varonil,

Do universo entre as nações

Resplandece a do Brasil.


Brava gente brasileira!

Longe vá...temor servil:


Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.


http://www.bravagentebrasileira.art.br/inicio/brava-gente-brasileira-ohino/para-entender-o-hino-a-independencia.html 

Se o verso, em destaque, fosse reescrito no imperativo afirmativo, mantendo a mesma pessoa verbal, a proposição correta seria a alternativa:
“Não temais ímpias falanges...”  

Alternativas
Comentários
  • A 2º Pessoa Sigular ("Tu") e 2º Pessoa Plural ("Vós"), no modo imperativo afirmativo, ficam conjugadas pelo Presente do Indicativo sem o "s".

  • d-

    A segunda pessoa do singular (tu) e a segunda pessoa do plural (vós) suguem presente do indicativo SEM S


  • GABARITO LETRA D



    O verbo está na segunda pessoa do plural (não temais VÓS)


    A questão quer imperativo afirmativo, que se faz a partir da conjugação do verbo no presente do indicativo (salvo as segundas pessoas TU e VÓS que apenas se tira o "s")


    Presente do indicativo

    Eu temo
    Tu Temes
    Ele teme
    Nós tememos
    Vós temeis  (tira o "s" fica TEMEI)
    Eles temem


    TEMEI ímpias falanges.  

  • A segunda pessoa do singular (tu) e a segunda pessoa do plural (vós) suguem presente do indicativo sem "S"

     

    as demais vem do presente do subjuntivo (TALVEZ), assim como o imperativo negativo 

  • Assertiva D

    Não temais ímpias "Retira o "s"

    Temei ímpias falanges.

  • Se na oração está "temais", por que no imperativo afirmativo passa pra "temei"?


ID
2287702
Banca
ZAMBINI
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão a seguir.

Formação 

Têm sido propostos vários mecanismos para explicar a formação da Lua, a qual ocorreu há 4,527 bilhões de anos e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar. Uma pesquisa recente propõe uma idade ligeiramente mais jovem, entre 4,4 e 4,45 bilhões de anos. Entre os mecanismos propostos estão a fissão da Lua a partir da crosta terrestre através de força centrífuga (o que exigiria uma imensa força de rotação da Terra), a captura gravitacional de uma lua pré-formada (o que exigiria uma improvável atmosfera alargada da Terra capaz de dissipar a energia da passagem da Lua) e a formação simultânea da Terra e da Lua no disco de acreção primordial (que não explica o esgotamento de ferro metálico na Lua). Estas hipóteses também não conseguem explicar o elevado momento angular do sistema Terra-Lua.

A hipótese que hoje em dia prevalece é a de que o sistema Terra-Lua se formou em resultado de um gigantesco impacto, durante qual um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada protoTerra, projetando material para a sua órbita que se aglutinou até formar a Lua. Dezoito meses antes de uma conferência sobre a possível origem da Lua em outubro de 1984, Bill Hartmann, Roger Phillips e Jeff Taylor desafiaram os colegas cientistas ao dizer: “Vocês têm 18 meses. Voltem para os dados da Apollo, voltem para os computadores, façam o que tiverem que fazer, mas decidam-se. Não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”. Na conferência de 1984 em Kona, no Havaí, a hipótese do grande impacto emergiu como a mais popular. “Antes da conferência havia partidários das três teorias ‘tradicionais’, além de algumas pessoas que estavam começando a considerar o impacto gigante como uma possibilidade séria e havia um enorme grupo apático que achava que o debate jamais seria resolvido. Posteriormente, havia essencialmente apenas dois grupos: os defensores do grande impacto e os agnósticos”.

Pensa-se que os impactos gigantes tenham sido comuns nos primórdios do Sistema Solar. As simulações em computador do modelo do grande impacto são consistentes com as medições do momento angular do sistema Terra-Lua e com o pequeno tamanho do núcleo lunar. Estas simulações mostram também que a maior parte da Lua tem origem no corpo que embateu, e não na proto-Terra. No entanto, há testes mais recentes que sugerem que a maior parte da Lua se formou a partir da Terra, e não do impacto. 

Os meteoritos mostram que os outros corpos do Sistema Solar interior, como Marte e Vesta, têm composições isotópicas de oxigênio e tungstênio muito diferentes das encontradas na Terra, enquanto a Terra e a Lua têm composições isotópicas praticamente idênticas. A mistura de material vaporizado entre a Terra e a Lua em formação após o impacto poderia ter equilibrado as suas composições isotópicas, embora isto ainda seja debatido.

(Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em 29 out. 2016.)

Assinale a alternativa em que há uma forma verbal que indica ordem.

Alternativas
Comentários
  • a-

    Modo imperativo afirmativo:

    A segunda pessoa do singular (tu) e a segunda pessoa do plural (vós) são presente do indicativo sem s;

    As demais pessoas sao presente do subjuntivo;

    Não existe flexão da primeira pessoa do singular (eu).

  • GABARITO: LETRA A

    O modo imperativo é um modo verbal utilizado para exprimir uma atitude de ordem, conselho, convite ou solicitação.

    Há duas formas de imperativo: afirmativa negativa.

    Tanto o imperativo afirmativo, como o negativo usam-se somente em orações absolutas, em orações principais, ou em orações coordenadas.

    FONTE: TODAMATERIA.COM.BR

  • Assertiva A

    Indica ordem“Voltem para os dados da Apollo”.


ID
2367550
Banca
UECE-CEV
Órgão
METROFOR - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto a seguir, com os verbos entre parênteses no modo imperativo.
Carta de Ano Novo
Emmanuel e Francisco Cândido Xavier
Ano Novo é também renovação de nossa oportunidade de aprender, trabalhar e servir. […] Novo Ano! Novo Dia! _____________ 1 (Sorrir) para os que te feriram e busca harmonia com aqueles que não te entenderam até agora. _____________ 2 (Recordar) que há mais ignorância que maldade, em torno de teu destino. Não maldigas, nem _____________3 (condenar). Auxilia a acender alguma luz para quem passa ao teu lado, na inquietude da escuridão. Não te _____________4 (desanimar), nem te _____________ 5 (desconsolar). Cultiva o bom ânimo com os que te visitam, dominados pelo frio do desencanto ou da indiferença. Não te _____________6 (esquecer) de que Jesus jamais se desespera conosco e, como que oculto ao nosso lado, paciente e bondoso, repete-nos de hora a hora:
— Ama e auxilia sempre. Ajuda aos outros, amparando a ti mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou contigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de teu coração.
Fonte: http://rapidshare.com/files/CAMINHO_E_VIDA.rar. Acesso em 12/11/2016

Alternativas
Comentários
  • sorri para os que te feriram ou sorria para os que te feriram? nao entendi

  • 1 - (Sorrir) para os que te feriram e busca harmonia com aqueles que não te entenderam até agora.

    IMPERATIVO AFIRMATIVO - PRESENTE DO INDICATIVO DA PESSOA TU MENOS O S - AGORA TU SORRIS

     

    2 - (Recordar) que há mais ignorância que maldade, em torno de teu destino

    IMPERATIVO AFIRMATIVO - PRESENTE DO INDICATIVO DA PESSOA TU MENOS O S - TU RECORDAS

     

    3 -  Não maldigas, nem _____________ (condenar)

    IMPERATIVO NEGATIVO - PRESENTE DO SUBJUNTIVO - QUE TU CONDENES

     

    4 - Não te _____________ (desanimar)

    IMPERATIVO NEGATIVO - PRESENTE DO SUBJUNTIVO - QUE TU DESANIMES

     

    5 - nem te _____________ (desconsolar).

    IMPERATIVO NEGATIVO - PRESENTE DO SUBJUNTIVO - QUE TU DESCONSOLES

     

    6 - Não te _____________ (esquecer)

    IMPERATIVO NEGATIVO - PRESENTE DO SUBJUNTIVO - QUE TU ESQUEÇAS

     

     

  • Gabarito: C

  • Se vc n souber conjugar, se lasca todim! Conjuguei sorrir errado! 

  • Que texto bonito!

  • Essa regrinha de formação do imperativo é molezinha.

     

    Se liga só:

     

    - Imperativo Afirmativo - 2 Pessoa do Singular e 2 Pessoa do Plural são formadas através do Presente do Indicativo, desaparecendo o S. O restante da conjugação imita o Presente do Subjuntivo;

     

    - Imperativo Negativo - Conjugação é a mesma do Presente do Subjuntivo.

     

    obs: SUBJUNTIVO                MARIA QUER QUE EU ...

                                                                                    TU ...

                                           

  • letra c.

  • c-

    No modo imperativo, a segunda pessoa do singular (tu) e a segunda pessoa do plural (vós) se baseam nas pessoas do presente do indicativo, sem s do final;

    As demais pessoas se baseam do presente do subjuntivo sem alterações.

    O imperativo negativo segue o presente do subjuntivo.

  • Dicas sobre imperativo afirmativo:

    CANTAR    =    (tira o "R")          canta (tu)

    CANTA: Troca o "A"  por "E"  = cantE (você).

     

     

    VENDER    =    (tira o "R")          vende (tu)

    VENDE: Troca o "E"  por "A"   = vendA você.

     

    OBS: O imperativo negativo conjuga pela escrita do VOCÊ.

    não cantes tu

    não cante ele

    não cantemos nós

    não canteis vós

    não cantem eles

     

  • Dica massa da Aurelane Costa:

     

     

    Dicas sobre imperativo afirmativo:

    CANTAR    =    (tira o "R")          canta (tu)

    CANTA: Troca o "A"  por "E"  = cantE (você).

     

     

    VENDER    =    (tira o "R")          vende (tu)

    VENDE: Troca o "E"  por "A"   = vendA você.

     

    Que dica foda:

     

    OBS: O imperativo negativo conjuga pela escrita do VOCÊ.

    não cantes tu

    não cante ele

    não cantemos nós

    não canteis vós

    não cantem eles"

     

    Bons estudos.

  • eu não errei sozinho ne!

  • Uniformidade de tratamento, motivo pelo qual o imperativo deve ser conjugado em consonância com o pronome utilizado (tu);

  • sorri tu Eridiana

  • Outra dica é procurar os pronomes no período.

    TEU, TUA, TE, TI, CONTIGO = TU

    SEU, SUA, SE, SI, CONSIGO, O, A, LHE= VOCÊ

    vamo q vamo!

  • Assertiva C

    Sorri1 – Recorda2 – condenes3 – desanimes4 – desconsoles5 – esqueças6


ID
2414491
Banca
CRO - SC
Órgão
CRO - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Nesta prova, considera-se uso correto da Língua Portuguesa o que está de acordo com a norma padrão escrita.

Leia o texto a seguir para responder a questão sobre seu conteúdo. 

   MISSÃO CASSINI INICIA MERGULHO NOS ANÉIS DE SATURNO

   Sonda vai terminar missão de duas décadas em setembro de 2017, com uma série de mergulhos nos anéis do planeta

                      Por: Da redação. Atualizado em 30 nov 2016, 17h22 Disponível em:

                    http://veja.abril.com.br/ciencia/missao-cassini-inicia-mergulho-nos-

                                                                aneis-de-saturno/ Acesso em 03 dez 2016. 

      Depois de duas décadas ao redor de Saturno, a missão Cassini, da Nasa, começa nesta quarta-feira uma série de mergulhos nos anéis do planeta, que encerrará a jornada da sonda que trouxe incríveis descobertas sobre o gigante gasoso. Até 2017, Cassini utilizará o que resta de seu combustível para orbitar ao redor dos polos do planeta e explorar as regiões ainda desconhecidas dos anéis. Com essa experiência, os astrônomos da agência espacial americana esperam captar ainda mais informações sobre Saturno, antes que a sonda realize uma colisão final no planeta, em 15 de setembro, e encerre a missão.

    Lançada em 1997 com o objetivo de buscar informações sobre Saturno, seus anéis e campo magnético, a missão Cassini chegou ao planeta em 2004 e, desde então, registrou mais de 300.000 imagens. Seus instrumentos revelaram as sete luas de Saturno, mostraram grandes tempestades no planeta e trouxeram evidências para a existência de lagos de metano em Titã, uma das luas de Saturno, e de um oceano (e talvez, vida), na lua Enceladus.

      Para o que a Nasa está chamando de “Grand finale”, a sonda vai realizar diversos rasantes entre os anéis e os polos e, em seguida, a partir de abril de 2017, nos anéis mais internos do planeta. Essa será a observação mais próxima e detalhada dessa região e pretende sondar a composição dos anéis, que podem revelar como se formaram e qual sua idade. As manobras também devem oferecer mais informações sobre as menores luas de Saturno, como Atlas e Pandora. Pouco antes de colidir com o planeta e encerrar a missão, Cassini será a sonda que mais chegou perto de Saturno – estará a 1.628 quilômetros das nuvens que o formam o gigante gasoso. A pequena distância dará a oportunidade de estudar os campos gravitacional e magnético.

      Segundo a Nasa, a decisão de encerrar a missão dessa forma aconteceu para evitar o impacto e a contaminação em algumas das luas que podem abrigar vida.

      Enceladus e Titã ganharam as primeiras páginas do noticiário na última década porque Cassini revelou o potencial de que essas luas sejam habitáveis – ou pré-bióticas. Para evitar a improvável possibilidade de que Cassini colida, algum dia, com essas luas e as contamine com algum micróbio terrestre que sobreviveu na sonda, a Nasa escolheu fazer o descarte seguro da espaçonave em Saturno”, afirma a Nasa no site da missão.

Assinale a alternativa em que o verbo esteja conjugado corretamente no imperativo afirmativo em segunda pessoa do singular.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

     

     

    Para saber a conjugação do Imperativo Afirmativo, basta atribui-lhe os "valores" no Presente do Subjuntivo, excetuadas a 2ª pessoa do singular e a 2ª pessoa do plural, que herdarão a 2ª pessoa do singular e plural do Presente do Indicativo suprimidos os "s", respectivamente. Ex.:

     

    Presente do Indicativo                  Presente do Subjuntivo                            Imperativo Afirmativo

     

            Eu falo                                      Que Eu fale                                            ------ Eu 

            Tu falas                                          Que Tu fales                                          FalaTu

            Ele fala                                          Que Ele fale                                           Fale Ele

            Nós falamos                                  Que Nós falemos                                   Falemos Nós

            Vós falais                                       Que Vós faleis                                       Falai Vós

            Eles falam                                      Que Eles falem                                      Falem Eles

     

    Dica para conferir as conjugações: http://www.conjuga-me.net

     

    PS: sei que as cores deram uma conotoção de "zona".

  •  

    Gabarito: C 

     

    a. Assistamos ao episódio e aceitemos seu desfecho.

    Errada: A questão pede 2a pessoa do singular: tu!

     

     b. Pegueis o livro e o entregueis à criança. 

    Idem anterior e devemos estar alertas quanto a regrinha do imperativo afirmativo na 2a pessoa: não tem "s" no final!

     

    c. Ouve a voz do coração e reflete. 

     Certo, lembrando que a 2a pessoa do imperativo afirmativo é o presente do indicativo sem a desinência "s". Veja só:

    Eu ouço (presente do ind)  ; Tu ouves (presente do ind)  ==> Tira o "s" e temos o verbo na 2a PS: ouve

    Eu reflito (presente do ind) ; Tu refletes (presente do ind) ==> Tira o "s" e pronto: reflete

     

    d. Fale menos e ouça mais.

    Seguindo a regra anterior:

    Eu falo ; Tu falas ==> na 2a pessoa do afirmativo: fala tu (e não fale)

    Eu ouço ; tu ouves ==> Ouve tu

  • Atenção: do Presente Indicativo, forma-se o imperativo afirmativo. Do presente subjuntivo forma-se o imperativo negativo.

    Presente do Indicativo                   Imperativo Afirmativo          Presente do Subjuntivo                        

     

            Eu falo                                       ------ Eu                               Que Eu fale                                          

            Tu falas                                            FalaTu                         Que Tu fales                                    

            Ele fala                                             Fale Ele                       Que Ele fale                                       

            Nós falamos                                    Falemos Nós                 Que Nós falemos                                 

            Vós falais                                        Falai Vós                        Que Vós faleis                                      

            Eles falam                                      Falem Eles                     Que Eles falem                

     

  • c-

    A segunda pessoa do singular (tu) e a segunda pessoa do plural (vós) seguem o presente do indicativo, sem o s

  • Assertiva C

    "Tu" Ouve a voz do coração e reflete.


ID
2910025
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nativos digitais: como as novas tecnologias contribuem para o aprendizado infantil


     O uso de tecnologia por crianças exige o acompanhamento cuidadoso

            dos pais, mas pode trazer bons resultados no aprendizado


      Cada vez mais, a tecnologia é usada no processo de aprendizagem infantil, com ferramentas interativas que facilitam a aquisição de conhecimento, o compartilhamento de pontos de vista e a discussão de diferentes ideias, auxiliando no desenvolvimento de um pensamento crítico e colaborativo. O Brasil vem em queda no ranking mundial de aprendizado de inglês. De acordo com o Índice de Proficiência em Inglês da Education First, em apenas 5 anos o país caiu 10 posições no ranking. Em 2011 ocupava o 31º lugar entre 80 países. Atualmente, a performance dos brasileiros com o inglês desceu até o posto 41.

      Em relação ao ensino do inglês na infância, um estudo da plataforma global Lingokids, para crianças de 2 a 8 anos, mostra que os pequenos retêm o dobro de vocabulário com o uso de aplicativos, em comparação com os métodos de aprendizado mais comuns. "A diversão é um fator chave para a rápida aquisição de vocabulário. Aprender brincando é uma forma muito eficaz de ensino, porque motiva as crianças e aumenta consideravelmente o tempo de atenção à atividade. Vídeos e jogos permitem interações com as palavras de forma divertida”, diz Cristobal Viedma, CEO e fundador de Lingokids.

      Há alguns anos, os pais tentavam decidir o tempo que seria permitido para seus filhos assistirem a televisão e jogarem videogame. Recentemente, essa preocupação passou a se estender para a utilização de tablets, celulares e computador. Desde tenra idade, as crianças estão imersas em um mundo tecnológico que influencia seus comportamentos. Por isso, há vários estudos que recomendam os limites de utilização de tecnologia, bem como a maneira como os pequenos devem interagir com ela.

      Para a diretora de tecnologias de aprendizagem da New America Foundation Lisa Guernsey, autora do livro Toque, clique e Leia com Michael Levine, crianças a partir de 18 meses já podem se beneficiar do uso de dispositivos tecnológicos. É importante que os pais participem ativamente dessas interações, supervisionando a qualidade do conteúdo que seus filhos consomem e o tempo de uso, bem como estabelecendo horários para brincadeiras, estudo, refeições e descanso.

       A jornalista Anya Kamenetz, autora do livro A arte do tempo de tela, compartilha da mesma ideia e assinala que “há um exagero quando se fala dos malefícios das telas” e que o importante é o acompanhamento ativo dos pais. “As crianças precisam da nossa ajuda para aprender a respeito das mídias e para interpretar o que veem. E ao ouvir seus filhos, você também pode compreender seus interesses. A paternidade digital positiva exige dedicação”, salienta a especialista.

      Com conteúdo da Divisão de Ensino da Língua Inglesa (ELT) da Oxford University Press, o aplicativo da Lingokids contém diferentes tipos de atividades, como vídeos e músicas com personagens animados, jogos e exercícios de alfabetização para atender a diferentes estilos de aprendizagem. Como 50% da capacidade de aprender é desenvolvida nos primeiros anos de vida, os sites e aplicativos pedagógicos são uma das formas mais interessantes de apresentar as crianças à tecnologia. A responsabilidade sobre o uso dos mesmos, como de tudo o que acontece com as crianças, fica do lado dos papais.

Por Camila Achutti Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/Novos-tempos/noticia/2018/08/nativos-digitais-como-novas-tecnologias-contribuem-para-o-aprendizado-infantil.html

No título do livro de Lisa Guernsey mencionado no texto, os verbos estão no:

Alternativas
Comentários
  • Primeira linha do 4º parágrafo: toque, clique e Leia

  • GABARITO: LETRA E

    Primeiramente, vamos localizar em que lugar está o título: 4º parágrafo -  Para a diretora de tecnologias de aprendizagem da New America Foundation Lisa Guernsey, autora do livro Toque, clique e Leia

    O título do livro possui verbos no IMPERATIVO -  modo imperativo é o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, desejo, súplica.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Para a diretora de tecnologias de aprendizagem da New America Foundation Lisa Guernsey, autora do livro Toque, clique e Leia com Michael Levine

    Imperativo

  • Achei que era o titulo do texto....

  • Essa questão foi mais de interpretação do que de tempos verbais propriamente dito, hahaha, pegou geral.

  • fui ler o titulo do texto. kkk

  • Fico feliz mesmo tendo acertado o titulo lá de cima kkkk

  • kkk boa

     

    '' Para a diretora de tecnologias de aprendizagem da New America Foundation Lisa Guernsey, autora do livro Toque, clique e Leia...''

     

    Verbos no imperativo.

  • "No título do livro de Lisa Guernsey MENCIONADO NO TEXTO, os verbos estão no"

    Na pressa de resolver a questão, isso é uma baita casca de banana. Chega a ser covardia da banca. kkk

  • que maldade no coração kkkk

  • Poxa, li o titulo do texto.

  • Coração peludo, do examinador. *_*

  • É bem provável que a maioria tenha lido só o título do texto como eu. kk

  • recurso ja!! não se faz isso não kkkk

  • kkkk quem mais caiu na pegadinha? =(

  • A questão é fácil quando se descobre o titulo. rsrs

  • questão induz a pessoa a ler o título do texto

  • li só o titulo do texto...bisonho,rsrsrsrsrrs

  • casca de banana....rsrsrs

  • Afff... Sou um eterno refém da falta de atenção. Li o título do texto.

  • É reconfortante saber que não foi somente eu que que leu o título do texto kkkkkkk

  •  

    Infinitivo pessoal: É quando tem como sujeito uma das pessoas gramaticais / Eu, tu, ele, nós, vós, eles

     

     Presente do indicativo: Indica um fato que ocorre no momento em que se fala

     

    Particípio: verbo terminado em do normalmente

     

    Presente do subjuntivo: Geralmente utilizado quando desejamos expressar desejos, possibilidades, suposiçoes, conselho, oposição, cuja a concretização pode depender da relização de um outro acontecimento.

     

    Imperativo: Usado para expressar ordens, conselhos, exortações, pedidos, súplicas, etc 

    Alternativa E pois o titulo diz um seguinte: TOQUE, CLIQUE E LEIA, entendo que seja um pedido, assim encaixando no conceito do Modo Imperativo

     

    FONTE: Gramatica para concursos públicos Fernando Pestana

  • tb li só o título kkkk

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mais um pro clube dos que leram o título!

  • Caí feito um pato!

  •  Lisa Guernsey, autora do livro Toque, clique e Leia com Michael Levine

  • oxente,

    pensei ser outro título kkk

  • Caraca! Era o título DO LIVRO, e não o título do texto.

    Que m...

  • No título do livro... mencionado no texto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Atenção no comando da questão!

    Atenção no comando da questão!

    Atenção no comando da questão!

  • Quem acertou essa questão não deve ser normal!!!

  • Errei por não dar atenção ao enunciado.

  • 90 % de quem fez a prova leu o titulo do texto ehehe

  • Reconheço a derrota nesta questão.. kkkk

  • cara, que voadora que tomei agora.

  • Rapaz levei bem no pé do ouvido. Kkkkk

  • Oxe!!

  • Morri com essa kkkkk falta de atenção!

  • Resposta na linha na 15ª linha.

  • O pessoal dessa banca que ser engraçadinho igual os da Cebrasp.

  • No título do livro de Lisa Guernsey mencionado no texto, os verbos estão no:

    ... Toque, clique e Leia

    IMPERATIVO

    Gabarito: E

  • Não tô acreditando... Era no texto e eu fui procurar no Título :X

  • Errei por achar que era o título do texto kkkkkkkkkkk

  • Banca n0j&nta, priorizando pegadinhas ao invés de conhecimento. Od&i0 essa banca.

    Não é de hoje que ela elabora cada questãozinha de m&rd@

  • Não está também no Presente do Subjuntivo? :/

  • E assim descubro que estou péssimo em interpretação...

  • mano, sou péssimo nisso, não dá não
  • kkkkkkkk o assunto eu sei, agora a interpretação me pegou, acontece!

  • Caberia recurso para anulação dessa questão kkk

  •  Título do Livro:

    Toque, clique e Leia com Michael Levine

    Forma no imperativo afirmativo => a partir do presente do subjuntivo.

    Pres subj : Que eu/ele toque , clique, leia -> Toque, tecle

  • Eis a necessidade ler o texto para resolver a questão! rsrs

  • Que banca filha da mãe pra não dizer outra coisa, pensei que o título ficasse bem no início do texto e não no quarto parágrafo.

  • A banca queria que nós lessem o texto! kkkkkkkkkkkkk

  • infinitivo pessoal - eu tocar, eu clicar e eu ler

    presente do indicativo - toco, clico e leio

    particípio - tocado, clicado e lido

    presente do subjuntivo - que eu toque, que eu clique e que eu leia

    imperativo - toque, clique e Leia

  • um genjutsu desse nível não funciona em mim

  • me passei nessa. achei que o imperativo fosse apenas uma ação terminada em ar ou outra vogal + r / fazer, concretizar...

ID
2937241
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Abaetetuba - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto e responda o que se pede nos comandos da questão.


                           A força das palavras
 

      Palavras assustam mais do que fatos: às vezes é assim.

      Descobri isso quando as pessoas discutiam e lançavam palavras como dardos sobre a mesa de jantar. Nessa época, meus olhos mal alcançavam o tampo da mesa e o mundo dos adultos me parecia fascinante. O meu era demais limitado por horários que tinham de ser obedecidos (porque criança tinha de dormir tão cedo?), regras chatas (porque não correr descalça na chuva? por que não botar os pés em cima do sofá, por quê, por quê, por quê ...?), e a escola era um fardo (seria tão mais divertido ficar lendo debaixo das árvores no jardim de casa...).

      Mas, em compensação, na escola também se brincava com palavras: lá, como em casa, havia livros, e neles as palavras eram caramelos saborosos ou pedrinhas coloridas que a gente colecionava, olhava contra a luz, revirava no céu da boca. E, às vezes, cuspia na cara de alguém de propósito para machucar (...).

      A palavra faz parte da nossa essência: com ela, nos acercamos do outro, nos entregamos ou nos negamos, apaziguamos, ferimos e matamos. Com a palavra seduzimos num texto; com a palavra, liquidamos - negócios, amores. Uma palavra confere o nome ao filho que nasce e ao navio que transportará vidas ou armas.

      "Vá”, “Venha”, "Fique”, “Eu vou”, “Eu não sei”, “Eu quero, mas não posso”, “Eu não sou capaz”, “Sim, eu mereço” - dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso medo ou a vitória sobre o nosso susto. Viemos ao mundo para dar nome às coisas: dessa forma, nos tornamos senhores delas ou servos de quem as batizar antes de nós.

                                              Fonte: Lya Luft. Ponto de Vista. Veja, 14/07/04

“Vá”, “Venha”, “Fique”. Sobre essas formas verbais, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    3º pessoa do singular do modo imperativo

    A) CERTO: Modo imperativo indica certeza.

    B) CERTO: Gerúndio: final do verbo NDO

    C) GABARITO

    D) CERTO: Infinitivo: final do verbo R

    E) CERTO: Verbos anômalos: apresentam grande alteração na raíz durante a conjução

    EX: SER

    EU sou NÓS somos

    TU és VÓS sois

    ELE é ELES são

    Verbos Irregulares: apresentam uma pequena alteração em sua raíz durante a conjulgação

    EX: DIZER

    EU digo NÓS dizemos

    TU dizes VÓS dizes

    ELE diz ELES dizem

  • GABARITO: C (questão pede a alternativa INCORRETA)

    Os verbos estão conjugados na 3ª PESSOA do singular do modo IMPERATIVO afirmativo.

    -> Vá VOCÊ

    -> Venha VOCÊ

    -> Fique VOCÊ

    Em 2ª PESSOA do singular ficaria:

    -> Vai tu

    -> Vem tu

    -> Fica tu

    Lembrando que no modo Imperativo não há 1ª pessoa.

  • Salve pra quem não leu " INCORRETO "
  • Assertiva C

    A pessoa do discurso, nas três formas indicadas, é a 2ª do singular.

  • O imperativo é construído da seguinte forma: para os pronomes tu e vós, utiliza-se o presente do indicativo sem o S do final; para os pronomes você, vocês e nós a conjugação do imperativo é idêntica ao presente do subjuntivo.

    Assim, para o verbo ir:

    Se no presente do indicativo é tu vais >> o imperativo é vai (tu) >> sujeito oculto tu

    Se no presente do subjuntivo é ele vá >> o imperativo é (você) >> sujeito oculto você >> você se conjuga na 3p do singular.

    Pra o verbo vir:

    Se no presente do indicativo é tu vens >> o imperativo é vem (tu) >> sujeito oculto tu

    Se no presente do subjuntivo é ele venha >> o imperativo é venha (você)

    Fica (tu)

    Fique (você)

    Corrigindo a letra C, todos estão na 3 pessoa do singular

    ***O imperativo não possui a primeira pessoa do singular, mas a 1 pessoa do plural existe sim.

  • ponto importante

    Regulares / Anômalos / Irregulares / Defectivos /

    Regulares - Não sofrem alteração no radical durante a conjugação.

    EX: eu canto / cantas / canta / cantamos

    -------------------------------

    Irregulares:

    Sofrem alteração no seu radical

    EX: Eu passeio , passeias , passeia ...

    ------------------------------------

    Anômalos

    Apresentam alterações profunda no radical.. ex: Ser / Ir.

    Ex: Sou , es ...

    --------------------------

    Defectivos

    Não apresentam todas as formas de conjugação.

    Verbo colorir

    Eu coloro ( Não existe )

  • MODO IMPRERATIVO NÃO HÁ 1a PESSOA! obrigada Téo!
  • Vá você = 3 pessoa

  • Todos os 3 verbos fazem parte de 3 pessoa do singular do imperativo

    Voce vá

    Voce venha

    Você fique


ID
4218358
Banca
UniREDENTOR
Órgão
UniREDENTOR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto: Aos estudantes de Medicina

Na coluna de hoje vou resumir-lhes as lições mais importantes que aprendi em quarenta anos de atividade clínica. Na verdade, a ideia de reuni-las surgiu semanas atrás quando o diretor Wolf Maia me convidou para fazer uma pequena palestra para atrizes e atores que interpretavam papéis de estudantes de medicina numa cena da novela das nove. “Haverá uma classe com alunos e nenhuma dramaturgia, diga o que quiser”, propôs ele. Hesitei diante do convite inusitado, mas no fim achei que seria boa oportunidade para dizer aos alunos: 1- Tenham sempre em mente que encontrarão mais dificuldade para receber os cuidados de vocês justamente as pessoas que mais necessitarão deles. O médico deve lutar por condições dignas de trabalho e por remuneração condizente com as exigências do exercício profissional, mas sem esquecer de cobrar da sociedade o acesso universal dos brasileiros ao sistema de saúde. 2- É fundamental ouvir as queixas dos doentes. Sem ouvi-las com atenção, como descobrir o mal que os aflige? Embora as características do atendimento em ambulatórios, hospitais e unidades de saúde criem restrições de tempo, cabe a nós exigirmos para cada consulta a duração mínima que nos permita recolher as informações imprescindíveis. Com a prática vocês verão que ficará mais fácil, porque aprenderão a orientar o interrogatório, especialmente no caso de pessoas prolixas e pouco objetivas. O desconhecimento da história e da evolução da enfermidade é causa de erros graves. 3- Medicina se faz com as mãos. Os exames laboratoriais e as imagens radiológicas ajudam bastante, mas não substituem o exame físico. Esse ensinamento dos tempos de Hipócrates deve ser repetido à exaustão, porque a tendência do ensino nas faculdades tem sido a ênfase nos exames subsidiários em prejuízo da palpação, da ausculta e da observação atenta aos sinais que o corpo emite. Como consequência, cada vez são mais frequentes as queixas de que o médico pediu e analisou os exames e preencheu a prescrição sem chegar perto do doente. Não culpem a falta de tempo nem tenham preguiça, em cinco minutos é possível fazer um exame físico razoável. Tocar o corpo do outro faz parte dos fundamentos de nossa profissão. 4- Procurem colocar-se na pele da pessoa enferma. Quanto mais empatia houver, mais fácil será compreender suas angústias, seus desejos e seu modo de encarar a vida. Não cabe ao médico fazer julgamentos morais, impor soluções nem decidir por ela, mas orientá-la para encontrar o caminho que mais atenda suas necessidades. 5- Medicina é profissão para quem gosta muito. Exige do estudante bem mais do que as outras: são seis anos de graduação, dos quais os dois últimos dedicados ao internato, que não por acaso recebeu esse nome. Depois vem a residência, com três, quatro e até cinco anos de duração. O dia inteiro nos hospitais públicos, os plantões de vinte e quatro horas, as jornadas intermináveis. É a única profissão que obriga o trabalhador a cumprir horários que a abolição da escravatura eliminou. Por exemplo, trabalhar o dia inteiro, entrar no plantão noturno e emendar o expediente do dia seguinte; trinta e seis horas sem dormir. Existe outra categoria de profissionais em que essa prática desumana faça parte da rotina? Se o exercício da medicina já é árduo para os apaixonados por ela, é possível que se torne insuportável para os demais. Se vocês escolheram segui-la apenas em busca de reconhecimento social ou recompensa financeira, estão no caminho errado, existem opções menos sacrificadas e bem mais vantajosas. 6- Medicina é para quem pretende estudar a vida inteira. É para gente curiosa que tem fascínio pelo funcionamento corpo humano e quer aprender como ele reage nas diversas circunstâncias que se apresentam. O médico que não estuda é mais do que irresponsável, coloca em risco a vida alheia. 7- Finalmente, para que foi criada a medicina? Qual a função desse ofício que resiste à passagem dos séculos? Embora a arte de curar encante os jovens e encha de prazer os mais experientes, não é esse o papel mais importante do médico. É interminável a lista de doenças que não sabemos curar. A finalidade primordial de nossa profissão é aliviar o sofrimento humano. (Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Disponível em https://drauziovarella.uol.com.br/dra uzio/aos-estudantes-de-medicina/)

Segundo a gramática normativa, o imperativo é um modo verbal em que a ação transmitida pelo verbo constitui um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica.
Aponte a opção em que há ocorrência de verbo no imperativo.

Alternativas

ID
4890049
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de São Pedro - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo do verbo “abolir” é

Alternativas
Comentários
  • 2ª Pessoa do Singular do Imperativo Afirmativo = 2ª Pessoa do Singular do Presente do Indicativo, sem o "s".

    Tu aboles → Abole tu

  • PRESENTE

    eu -

    tu abol - es

    ele abol - e

    nós abol - imos

    vós abol - is

    eles abol - em

    imperativo

    abol - e tu

    abol - i vós

    fonte: http://www.conjugador.com.br/index.php?verbo=abolir&pesquisa=1

  • Para formação do imperativo afirmativo, tiramos do presente do Indicativo as 2 pessoas, mas sem o " s" .

    tu   aboles

    Abole tu

  • Quem em 2020 usa segunda pessoa do imperativo? Além do mais de um verbo quase nunca usado...