SóProvas


ID
2279995
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme Maximiano, o Estado é uma entidade jurídica que ordena a vida dos cidadãos de um País ou Nação. São funções do Estado: arrecadação de impostos, produção de leis, defesa, justiça, educação, diplomacia e segurança pública, entre outras. O governo cuida dessas funções por meio de organizações de vários tipos: órgãos da administração pública direta (como os ministérios e secretarias), autarquias (como as universidades públicas), fundações e empresas estatais. (MAXIMIANO, 2009, p.6). Todas essas organizações são para atenderem aos interesses públicos, a fim de suprir as necessidades dos cidadãos. No entanto, existem as organizações não governamentais ou as ONG de utilidade pública que têm origem na sociedade e não no governo. Elas contribuem para auxiliar o Estado no cumprimento de algumas de suas funções.

Do ponto de vista de Maximiano, de que forma as ONG dedicam suas causas à sociedade?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Não é Maximiano, mas já ajuda. :D

     

    O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. Com a falência do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.

     

    http://www.filantropia.org/OqueeTerceiroSetor.htm

     

    Bons estudos.

  • A questão cobrou conhecimento sobre as Organização Não Governamentais (ONGs) de acordo com o citado na obra de Maximiano.

    O autor afirma o seguinte sobre as entidades do terceiro setor:

    "O chamado terceiro setor (sendo o governo o primeiro e as empresas o segundo) compreende as organizações de utilidade pública, que têm origem na sociedade e não no governo. Essas organizações, algumas delas chamadas organizações não governamentais, ou ONGs, não têm finalidade lucrativa."

    E continua citado a atuação dessas organizações:

    "As ONGs dedicam-se a causas como educação, assistência médica, desenvolvimento humano e comunitário ou representam os interesses de um grupo social. Esse é o papel ideal das ONGs. Frequentemente, elas são acusadas de não cumprir esse papel e de se apropriar de recursos públicos que são consumidos de forma obscura. Basta ler os jornais." (MAXIMIANO, 2013).

    O autor cita como exemplos de ONGs: a cruz vermelha e o médicos sem fronteiras.

    REFERÊNCIA: MAXIMIANO, A. C A. “Introdução à Administração” 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    Portanto, a única assertiva de acordo com o autor pedido no enunciado é o item "a". Atente-se para o fato de que nos demais itens há afirmações como "criação, elaboração e aprovação de leis e serviços de fins lucrativos" que não têm relação com o escopo das atividades de uma ONG.

    GABARITO: LETRA A.