-
Gabarito: C
-
GABARITO: “c”
Seguem abaixo definição, característica e tipos de crônica, todavia, observe que entre os seus “tipos” (elencados ao final) não há a definição de “crônica crítica”, acredito que seja pelo fato de que tal gênero seja espécie da “crônica dissertativa”, já que dissertação implica necessariamente opinião do autor, que, por conseguinte, resulta em crítica.
Crônica
Definição:
É uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio. Possui assim uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem.
Característica:
Há semelhanças entre a crônica e o texto exclusivamente informativo. Assim como o repórter, o cronista se inspira nos acontecimentos diários, que constituem a base da crônica. Entretanto, há elementos que distinguem um texto do outro. Após cercar-se desses acontecimentos diários, o cronista dá-lhes um toque próprio, incluindo em seu texto elementos como: ficção, fantasia e criticismo, elementos que o texto essencialmente informativo não contém.
Tipos de Crônica:
Crônica Descritiva
Ocorre quando uma crônica explora a caracterização de seres animados e inanimados em um espaço vivo como uma pintura, precisa como uma fotografia ou dinâmica como um filme publicado.
Crônica Narrativa
Tem por eixo uma história, o que a aproxima do conto. Pode ser narrado tanto na 1ª quanto na 3ª pessoa do singular. Texto lírico (poético, mesmo em prosa). Comprometido com fatos cotidianos ("banais", comuns).
Crônica Dissertativa
Opinião explícita, com argumentos mais "sentimentalistas" do que "racionais" (em vez de "segundo o IBGE a mortalidade infantil aumenta no Brasil", seria "vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo"). Exposto tanto na 1ª pessoa do singular quanto na do plural.
Crônica Narrativo-Descritiva
É quando uma crônica explora a caracterização de seres, descrevendo-os. E, ao mesmo tempo mostra fatos cotidianos ("banais", comuns) no qual pode ser narrado em 1ª ou na 3ª pessoa do singular. Ela é baseada em acontecimentos diários.
Crônica Humorística
Deve ter algo que chame a atenção do leitor assim como um pouco de humor. É sempre bom ter poucos personagens e apresentar tempo e espaços reduzidos. A linguagem é próxima do informal. Visão irônica ou cômica de fatos apresentados
Crônica Lírica
Apresenta uma linguagem poética e metafórica. Nela, predominam: emoções, os sentimentos (paixão, nostalgia e saudades ), traduzidos numa atitude poética.
Crônica Poética
Apresenta versos poéticos em forma de crônica, expressando sentimentos e reações de um determinado assunto.
Crônica Jornalística
Apresentação de notícias ou fatos baseados no cotidiano. Pode ser policial, desportiva, etc...
-
Bom pessoal,
para responder essa questão por outra ênfase pode-se seguir pelas explicações
dos gêneros apresentados.
a) "[...] na qual o autor expõe um roteiro de filme cuja finalidade é promover uma
viagem simbólica pelas várias faces da cultura nordestina."
Incorreta, não consta no texto sobre a viagem simbólica ou várias faces.
"a ideia inicial [...] era fazer um documentário sobre as feiras do sertão"
"a montagem final é, de fato, uma ficção sobre a viagem e o amor"
b)"[...] de vez que o autor se limita a dar uma notícia objetiva sobre a produção
de um filme, ressaltando as condições materiais em que foi produzido."
Incorreta, o autor não se limita dessa forma. Ele exprime valor opinativo.
"Como acontece com os bons romances [...] esse filme convida o espectador a assisti-lo duas vezes"
c) "[...] pela qual o autor comenta a produção de um filme, cujo intento inicial foi alterado, e
avalia suas qualidades artísticas e culturais."
Correta, ideia inicial era um documentário e tornou-se uma ficção e dispõe sobre as qualidades.
"[...] uma ficção sobre a viagem e o amor, sem perder uma dimensão crítica sobre a sociedade brasileira"
"O filme transcende o registro do mero documento, transmite emoções ao espectador e convida-o a refletir
sobre a região e as pessoas que nela vivem e trabalham"
d) "[...] por meio da qual o autor divulga o lançamento de um filme cujo maior valor é retratar com
fidedignidade aspectos da vida sertaneja"
Incorreta, em nenhum momento o autor descreve a intenção de um filme verdadeiro sobre a vida sertaneja.
"uma ficção sobre a viagem e o amor"
e) "[...] escrita em tom pessoal, em que o autor fala da surpresa que lhe proporcionou um documentário
sobre a diversidade das práticas culturais do Nordeste.
Incorreta, apesar de compreender uma certa surpresa do autor, o filme relatado não é documentário nem mesmo
trata sobre diversidade das práticas culturais.
"Um dos achados do filme [...]
Espero ter contribuído, Bons estudos.
Rodrigo.
-
Eu devo ter lido outro texto! ¬¬
-
Favor prestar atenção nas informações adjacentes (título, subtítulo, fonte, etc) ao texto. Muitas vezes, o que define um gênero é o tipo de suporte (jornal, livro, revista) em que ele é veiculado. Um texto curto publicado em um livro ( observe: HATOUM, Milton. Um solitário à espreita. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 134) não poderia ser uma reportagem, já que esse é um gênero caracteristicamente jornalístico. Provavelmente é um conto ou crônica, reunido sob a forma de coletânea.
No caso trata-se de uma crônica, porque, dentre as opções de resposta, é único gênero que comporta crítica literária ou cinematográfica. Note-se que a palavra crítica, nesse sentido, não tem conotação pejorativa, significando apenas comentário, exegese à obra.
O termo crônica vem do grego chronos, e significa tempo. Geralmente é uma publicação diária, veiculada em periódicos e, posteriormente, reunida sob a forma de livro. A temática da crônica costuma ser temporal, ou seja, se ocupa de assuntos triviais, cujo interesse se esgota no tempo; estréias de filmes, lançamentos de livros, são bons exemplos de temas prováveis de uma crônica, já que são assuntos de interesse transitório, passageiro. Os gêneros propriamente narrativos, como o conto e romance, por exemplo, têm uma perspectiva temática mais séria; além disso, conto e romance possuem uma característica diferencial, que é a presença de enredo (história com começo, meio e fim).
Claro que a crônica nem sempre se resume nesses moldes, mesmo porque sua gama temática pode ser bem ampla. Mas é sempre bom ter em mente um modelo, e ir ampliando a partir daí... o aspecto essencial do gênero não varia.
Dentre as opções acima, fiquei em dúvida entre as letras C (gabarito) e E. Marquei a alternativa C, porque não acho que o objetivo da crônica em questão seja informativo. É uma éspecie de sinopse de filme acompanhada de opinião (o que pode ser ententendido como resenha crítica).
-
A alternativa "E" extrapola ao dizer que o documentário era "sobre a diversidade das práticas culturais do Nordeste".
Nada disso. Há apenas a informação de que, inicialmente, ele retrataria feiras do sertão nordestino.
-
c)uma crônica crítica, pela qual o autor comenta a produção de um filme, cujo intento inicial foi alterado, e avalia suas qualidades artísticas e culturais. GABARITO
Partes do texto: "O filme Viajo porque preciso, volto porque te amo, dirigido por Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, foi rodado no interior de cinco estados do Nordeste. A ideia inicial dos dois cineastas era fazer um documentário sobre as feiras do sertão. Entre a primeira e a última filmagem houve uma interrupção de nove anos, e a montagem final é, de fato, uma ficção sobre a viagem e o amor, sem perder uma dimensão crítica sobre a sociedade brasileira. O filme transcende o registro do mero documento, transmite emoções ao espectador e convida-o a refletir sobre a região e as pessoas que nela vivem e trabalham. "
-
Se não mencionasse a fonte, poderíamos perceber que é uma resenha crítica sobre o filme.
-
To errando todas as questões desse tipo, meu Deus, que raiva.
Agora é estudar pra não errar mais.
-
Características da crônica
Trata de assuntos contemporâneos;
Utiliza linguagem simples e coloquial;
Faz uso de poucos ou nenhum personagem;
Tom irônico e humorístico;
Bastante usado no jornalismo;
Textos rápidos e objetivos.
-
Gabarito C. A alternativa E extrapola o que é informado pelo texto.
-
''cujo intento inicial foi alterado''... sorte que me atentei em ler de novo o texto, porque numa primeira lida não tinha percebido isso
-
Marquei letra "E". Mas, relendo o texto e as alternativas, percebe-se que em momento algum há informação de "surpresa". ENORME FALTA DE ATENÇÃO.