SóProvas


ID
2293606
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

A sociedade do espetáculo

    Num admirável e recente livro de ensaios, a escritora Susan Sontag afirmou que “vivemos numa sociedade do espetáculo”. Segundo ela, cada situação deve ser transformada em espetáculo para ser real, ou seja, interessante para o público. A realidade perdeu o prestígio. A realidade só aparece representada de modo espetacular na mídia. A consequência disso é que os cidadãos da modernidade, consumidores da violência como espetáculo, adeptos da proximidade sem risco, se tornaram pessoas instruídas no cinismo.

    Mas quem são os cínicos? Os espectadores, os documentaristas da mídia? Ou, quem sabe, os próprios críticos da mídia? Para estes, é cômodo denunciar as imagens da violência culpando-as pelo que retratam. Ganham, assim, a suposta superioridade de quem estaria desmascarando um falso espetáculo, um truque em que todos caem. Com isso, a violência real acaba sendo poupada de qualquer condenação.

(Baseado em: CALLIGARIS, Contardo. Terra de Ninguém. S. Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 343)

Está clara, correta e coerente a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • GAbarito letra A

     

  • Ayonara, seus comentários são esclarecedores.

     

  • Quem SE ENTRETE, SE ENTRETE COM alguma coisa..!

    Os espectadores deverão se ENTRETER COM ESPATÁCULO ( Equivale COM O QUAL)

  • Qual o erro da letra "E"?

  • Gabarito letra a).

     

     

    a) É a preocupação com a audiência que leva a mídia a fazer da violência das ruas um espetáculo com o qual os espectadores deverão se entreter em casa. (CORRETA)

     

     

    b) A cada momento em que/ no qual a violência ganha força pelo tratamento que lhe dá a mídia, ela só faz crescer.

     

    * Na língua culta, escrita ou falada, "onde" deve ser limitado aos casos em que há indicação de lugar físico, espacial. Quando não houver essa indicação, deve-se preferir o uso de em queno qual (e suas flexões na qual, nos quais, nas quais) e nos casos da ideia de causa / efeito ou de conclusão. Logo, o uso de "onde", na frase acima, implica erro. O correto seria "em que" ou "no qual".

     

     

    c) Há cinismo em se naturalizarem as notícias da violência (SUJEITO PLURAL), em vez de usá-las como um espetáculo que se pudesse a todo custo evitar.

     

    * Na voz passiva sintética (SE), não há objeto direto, portanto "as notícias da violência" é o sujeito da oração. Recomendo a resolução da Q666395 (QUESTÃO SOBRE VOZ PASSIVA SINTÉTICA = SE) para complementar os estudos.

     

    ** Crase não pode (os principais) = "MISVIP":

    asculino

    ndefinidos

    ingular + Plural

    erbo

    guais (gota a gota, passo a passo)

    ronomes (maioria deles) {TODO}

     

    Segue um bom link para complementar os estudos: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint77.php

     

     

    d) Por mais que nos esforcemos, não é fácil deixarmos de nos atrair pelo que a mídia sabe emprestar de espetáculo a uma notícia violenta.

     

    * Quando o infinitivo pessoal está em uma locução verbal, não se flexiona o infinitivo, sendo este o verbo principal da locução verbal, quando em virtude da ordem dos termos da oração, sua ligação com o verbo auxiliar for nítida. (FLEXIONA SÓ O PRIMEIRO PARA O PLURAL)

     

    Ex: Nós acabamos (PRIMEIRO + VERBO AUXILIAR + FLEXIONA) de fazer (SEGUNDO + VERBO PRINCIPAL + NÃO FLEXIONA) os exercícios.

     

    Fonte: http://portugues.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html

     

     

    e) Falando da mídia, Susan Sontag e Contardo Calligaris atribuem-lhe (OI) um papel e uma responsabilidade (OD) determinantes na representação da violência.

     

    * Verbo "atribuir", na oração acima, é transitivo direto e indireto. A alternativa está errada, pois, do modo como está construída, o verbo possui dois objetos diretos ("um papel e uma responsabilidade" e "na"). Logo, deve-se utilizar "lhe" para indicar a existência de um objeto indireto. Recomendo a resolução da Q585267 para complementar os estudos. Segue um resumo abaixo:

     

    o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas = OBJETO DIRETO

     

    lhe = OBJETO INDIRETO

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/