Alternativa "A": Um dia é da caça, outro é do caçador = Não há recompensa para quem não se esforça.
INCORRETA. O dito popular acima indica que às vezes perdemos, mas às vezes ganhamos. As vitórias e derrotas misturam-se: nem sempre você ganha, nem sempre você perde. Não existe o sentido de que não há recompensa para quem não se esforça.
Alternativa "B": O lobo perde os dentes, mas não o costume = O desafio de deixar um hábito é não ceder a outro.
INCORRETA. O provérbio acima indica que os hábitos são difíceis de serem desconstruídos, mesmo que sejam prejudiciais. Temos a ideia de "desafio de deixar um hábito", mas não de "não ceder a outro".
Alternativa "C": Quem não tem cão caça com gato = A improvisação rápida não supre uma necessidade duradoura.
INCORRETA. O ditado popular acima refere-se à ideia de se adaptar às circunstâncias para suprir as necessidades. Existe, sim, a ideia de que a improvisação supre uma necessidade.
Alternativa "D": Depois da tempestade vem a bonança = O adiamento das obrigações leva à ruína.
INCORRETA. O provérbio acima indica que, depois de momentos difíceis, inicia-se uma fase de tranquilidade e felicidade. Não existe a ideia de adiamento de obrigações.
Alternativa "E": Cachorro de muitos donos morre de fome = Compartilhar responsabilidade pode resultar em não assumi-la.
CORRETA. Se o cachorro tem muitos donos, cada um deles vai deixando a responsabilidade de alimentar o animal para os demais, e assim o cachorro termina morrendo de fome. Essa metáfora indica que, quando muitas pessoas assumem uma mesma responsabilidade, a obrigação acaba não sendo realizada, já que existe essa tendência de deixá-la a cargo das demais pessoas que compartilham a responsabilidade. A alternativa está correta.
FONTE:Professora Denise carneiro