SóProvas


ID
2295628
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A chegada da imprensa no Brasil ocorreu tardiamente. Nesse período, o Brasil ainda não tinha meios próprios para a impressão de jornais. Acerca desse tema, entre os primeiros jornais brasileiros, é correto citar a (o)

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada: o primeiro jornal do Brasil foi o Correio Braziliense, funcionou de 1808 a 1822, com periodicidade mensal. Era impresso em Londres e seu editor era Hipólito José da Costa. 

    A Gazeta do Rio de Janeiro (Rio-1808) e a Idade D'ouro no Brasil (Bahia-1811) eram impressos no Brasil mas não são conceituados com conteúdo jornalístico pois seu conteúdo era apenas de atos e informes do Governo, uma espécie de diário oficial da época. Apesar de se declarar como independente, a Gazeta do Rio de Janeiro, dirigida por frei Tibúrcio José da Rocha, apresentava conteúdo exclusivamente de notas da corte real.

    A questão mistura as duas coisas perguntando do jornal que não era impresso no país por não ter meios próprios, mas sem dar essa opção. O Mosquito é um jornal caricatural de 1871 e o Globo é um jornal já da era moderna do jornalismo no Brasil (1911). Portanto, segundo o enunciado, todos os itens são falsos.

    Para casar o enunciado com o gabarito dado, letra d, teria que se retirar essa frase da pergunta: "Nesse período, o Brasil ainda não tinha meios próprios para a impressão de jornais. "- 

  • Desculpe, Sibele, mas a questão apenas pergunta sobre os primeiros jornais BRASILEIROS, e o Correio não era brasileiro, era inglês. As duas primeiras frases do enunciado são apenas motivadoras e não fazem parte da pergunta.

  • letra d

    A Gazeta do Rio de Janeiro foi o primeiro jornal impresso do Brasil. O primeiro exemplar foi publicado em 10 de setembro de 1808.

     

    O período entre 1890 e 1920 é conhecido inclusive como Era De Ouro dos Jornais.

     

    Idade d’Ouro do Brasil

    Publicado em Salvador, foi o primeiro jornal a ser impresso na então Província da Bahia. Com quatro páginas, circulou às terças e sextas-feiras, no período de 14 de maio de 1811 a 24 de junho de 1823. Foi apenas um coadjuvante no processo de consolidação de uma cultura científica no país, publicando esporadicamente artigos ligados ao desenvolvimento científico e tecnológico.

    Tinha uma linha editorial conservadora, defendendo o absolutismo monárquico português.

  • O primeiro jornal que a Imprensa Régia foi autorizada a imprimir, marcando assim o início da imprensa no Brasil, foi a Gazetta do Rio de Janeiro. Sua circulação em 10 de setembro de 1808, como uma espécie de Diário Oficial - dirigida por Frei Tibúrcio José da Costa.


    Fonte: pdf Estratégia Concursos

  • Letra D

    Uma dica para resolver essa questão é lembrar que o Correio Braziliense é um jornal importante para a história do nosso país, mas que NÃO é considerado um jornal brasileiro (por ter sido editado em Londres e distribuído de forma clandestina).

    Assim, o primeiro jornal a ser impresso e 100% produzido no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808. Ademais, o primeiro periódico publicado na Bahia foi o Idade d`Ouro do Brasil, a partir de 1811 e é, portanto, um marco na história do nosso jornalismo impresso.

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia