SóProvas


ID
2299087
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão a seguir.

Muito antes de haver história, já havia seres humanos. Animais bastante similares aos humanos modernos surgiram por volta de 2,5 milhões de anos atrás. Mas, por incontáveis gerações, eles não se destacaram da miríade de outros organismos com os quais partilhavam seu habitat.
Em um passeio pela África Oriental de 2 milhões de anos atrás, você poderia muito bem observar certas características humanas familiares: mães ansiosas acariciando seus bebês e bandos de crianças despreocupadas brincando na lama; jovens temperamentais rebelando-se contra as regras da sociedade e idosos cansados que só queriam ficar em paz; machos orgulhosos tentando impressionar as beldades locais e velhas matriarcas sábias que já tinham visto de tudo. Esses humanos arcaicos amavam, brincavam, formavam laços fortes de amizade e competiam por status e poder – mas os chimpanzés, os babuínos e os elefantes também. Não havia nada de especial nos humanos. Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua, dividiriam o átomo, mapeariam o código genético e escreveriam livros de história. A coisa mais importante a saber acerca dos humanos pré-históricos é que eles eram animais insignificantes, cujo impacto sobre o ambiente não era maior que o de gorilas, vaga-lumes ou águas-vivas.
(Yuval Noah Harari. Sapiens: uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio, Porto Alegre, L&PM, 2015, p. 08-09)

Acerca da pontuação, de acordo com a norma-padrão da língua, está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Acertei por eliminação.

    Gabarito letra D

  • Alguém pode explicar essa questão?

  • Pode-se usar travessão no lugar de vírgula sem perder o sentido da frase.

    "Ninguém - muito menos eles próprios - tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua..."

    Travessão ( – )

    O travessão é um traço maior que o hífen e costuma ser empregado:

     

    - No discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos.

    Por Exemplo:

     O que é isso, mãe?
     É o seu presente de aniversário, minha filha.

    - Para separar expressões ou frases explicativas, intercaladas.

    Por Exemplo:

    "E logo me apresentou à mulher,  uma estimável senhora  e à filha." (Machado de Assis)

    - Para destacar algum elemento no interior da frase, servindo muitas vezes para realçar o aposto.

    Por Exemplo:

    "Junto do leito meus poetas dormem

     O Dante, a Bíblia, Shakespeare e Byro

    Na mesa confundidos." (Álvares de Azevedo)

    - Para substituir o uso de parênteses, vírgulas e dois-pontos, em alguns casos.

    Por Exemplo:

    "Cruel, obscena, egoísta, imoral, indômita, eternamente selvagem, a arte é a superioridade humana  acima dos preceitos que se combatem, acima das religiões que passam, acima da ciência que se corrige; embriaga como a orgia e como o êxtase." (Raul Pompeia)

    Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono34.php

     

  •  a) o trecho – Animais bastante similares aos humanos modernos surgiram por volta de 2,5 milhões de anos atrás. – permanecerá correto se uma vírgula for acrescida após a palavra “humanos”. Errado.

    O trecho '' humanos modernos  ''  é completo nominal  de '' similares ''. 

     

     

    O complemento nominal não deve ser separado por vírgula do nome ao qual se refere porque completa seu sentido. O completo nominal será sempre acompanhado de preposição; será sempre indireto.

     

     

    Exemplo : A defesa da pátria é importante para os brasileiros.

    Nome: defesa - Complemento nominal: da pátria
    Nome: importante - Complemento nominal: para os brasileiros

  •  b) o trecho – Em um passeio pela África Oriental de 2 milhões de anos atrás, você poderia muito bem observar certas características humanas familiares... – permanecerá correto após a substituição da vírgula por ponto final. ERRADO

     

     

     Eu acho, não tenho certeza, mas nesse caso o ponto final iniciaria outro período, outra ideia, e a vírgula nesse caso está deslocando o termo adverbial   '' Em um passeio pela África Oriental de 2 milhões de anos atrás ''.

     

  •  c)a mensagem do trecho – ... mães ansiosas acariciando seus bebês e bandos de crianças despreocupadas brincando na lama... – permanecerá inalterada caso seja acrescida uma vírgula após “ansiosas” e outra após “despreocupadas”.

     

    O correto seria : mães, ansiosas, acariciando seus bebês e bandos de crianças, despreocupadas, brincando na lama. Não se pode separar por vírgulas o verbo de seu sujeito, você deve isolar os adjetivos '' ansiosas '' e '' despreocupadas '' entre vírgulas para ficar correto.

  • Alguém pode explicar melhor a letra B?

  • Alguem concurseiro, 

     

    Em um passeio pela África Oriental de 2 milhões de anos atrás é um termo adverbial deslocado e por isso deve ser usado vírgula, especialmente por ser longo, e outra coisa, vc NAO PODE usar ponto final porque perderia total sentido, já que sao oracoes subordinadas (uma depende da outra). Apenas poderia ser usado ponto caso fossem orações coordenadas (cada uma com sentido completo). Bastar ver, caso vc leia Em um passeio pela África Oriental de 2 milhões de anos atrás sozinho, faz algum sentido? Não, logo está subordinado a outra oração. 

     

    Bons estudos! 

  • Alguém poderia explicar o motivo da Alternativa E estar errada?

    Obrigado.

  • o uso de aspas traria ironia ou sentido diferente na letra E. Por isso está errado. 

    Usam-se aspas:

    a) Quando há palavras ou expressões populares, gírias, neologismos, estrangeirismos ou arcaísmos.

    b) Antes ou depois de citações. (*) 

    c) Para assinalar palavras ou expressões irônicas.
    Exemplos: Eles se comportaram “super” bem.

    http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/aspas.htm
    Sim, porque são uns “anjinhos”.

  • pq a letra "c" está incorreta?

  • Carol Pondorf,

    Não se usa vírgula entre ação e quem a pratica.

  • Carol Pondorf)

     

    seus bebês e bandos de crianças despreocupadas(,) brincando na lama.

     

    se colocar a virgula estara separando seu sujeito do verbo.

     

    quem tava brincando na lama? bebês e bandos de crianças despreocupadas

     

     

     

  • Charlisom Murilo, obrigado pela explicação. Abraços.

     

  • Teve um comentário (Guerreira Concurseira) explicando sobre a alternativa "E" de forma equivocada, pois a questão fala de parênteses e não de aspas.

    Alguém, por favor, poderia explicar melhor porque a letra "e" está incorreta.

    Agradeço desde já.

  • Também não entendi a alternativa E. Se alguém souber explicar, ficarei grato. Caso contrário, indique para que o professor comente.

    Vi essa explicação que me confundiu ainda mais.

    Parênteses ( ( ) ) Os parênteses têm a função de intercalar no texto qualquer indicação que, embora não pertença propriamente ao discurso, possa esclarecer o assunto. Empregam-se:

    - Para isolar orações intercaladas com verbos declarativos, em substituição à vírgula e aos travessões.

    Por Exemplo: Afirma-se (não se prova) que é muito comum o recebimento de propina para que os carros apreendidos sejam liberados sem o recolhimento das multas.

    site: http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono33.php

  • Professora, boa noite.

    Esses dias li em um livro", e, " algumas vezes, isso está incorreto ne?

  • O erro da E, com o uso dos parênteses indicados, é um erro SEMÂNTICO, isto é, de sentido da MENSAGEM.

     

    A coisa mais importante acerca (sobre os) (dos) humanos

    A coisa mais importante a saber acerca dos humanos.

  • Resposta letra d

     

     a) o trecho – Animais bastante similares aos humanos modernos surgiram por volta de 2,5 milhões de anos atrás. – permanecerá correto se uma vírgula for acrescida após a palavra “humanos”.ERRADO, pois modernos está adjetivando humanos e não se separa complento.

     

     b) o trecho – Em um passeio pela África Oriental de 2 milhões de anos atrás, você poderia muito bem observar certas características humanas familiares... – permanecerá correto após a substituição da vírgula por ponto final.ERRADO, fica sem sentindo, começa uma frase e para do nada. Além disso "em um passeio (...)" é advérbio deslocado, por isso a virgula é obrigatória. 

     

     c)a mensagem do trecho – ... mães ansiosas acariciando seus bebês e bandos de crianças despreocupadas brincando na lama... – permanecerá inalterada caso seja acrescida uma vírgula após “ansiosas” e outra após “despreocupadas”.ERRADO, quem estava acariando seus bebês? R: mães ancoiosas (sujeito). não se separa sujeito do verbo. 

     

     d) o trecho – Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua... – permanecerá correto caso as vírgulas sejam substituídas por travessões. Gabarito da questão. não há erro algum. 

     

     e)a mensagem do trecho – A coisa mais importante a saber acerca dos humanos pré-históricos é que eles eram animais insignificantes... – permanecerá inalterada se a expressão “a saber” ficar entre parênteses. ERRADO. não saberei explicar o porque, mas para mim perde o sentido isolar o a saber. 

  • Pessoal,alguém pode explicar a letra E?Por favor.

  • Bom,não entendi o motivo de ser a letra B.Eu pensei que era a C.

  • A letra C está incorreta porque deveria haver uma vírgula também após "bebês"; da mesma forma, se houver vígula após "despreocupadas", deve haver antes também. Nos dois casos, as expressões se encontram intercaladas na oração. 
    letra E está incorreta porque a expressão "a saber " tem o sentido de "que se deve saber". Se for colocada entre parênteses, ela é originalmente suprimida da frase, sendo inserida apenas como uma observação externa à construção gramatical da frase, alterando o sentido da mesma. Há outro sentido para essa expressão, que seria o de anteceder uma lista ou enumeração de conceitos, mas nunca a vi ser utilizada entre parênteses nesse caso. De qualquer forma, sua supressão - entre parênteses ou não -  não alteraria o sentido da frase. Exemplo: "A sessão foi suspensa em virtude de três ocorrências, a saber: motivo 1, motivo 2, motivo 3".

  • Na minha opinião, gabarito letra D

    Vírgulas podem ser substituidas por travessões, nesse caso, sem alterar o sentido da frase.

  • Alguém pode me informar, na alternativa A,  caso a virgula fosse depois de "modernos", seria correto ? 

  • Não Luiz Santos.

    Não se separa o sujeito do verbo com vírgulas. So poderia colocar vírgula após "modernos" se colocasse também após "animais". 

    Ex.: Animais, bastante similares aos humanos modernossurgiram por volta (ou deixa ambas as vírgulas, ou não deixa nenhuma)

  • Gabarito letra D.

    Quanto a alternativa E, também fiquei em dúvida. Sabe-se que os parênteses são empregados para isolar comentários acessórios, ou seja, que ao serem retirados da frase não alteraria seu sentido. No entanto, na alternativa em questão ao isolar a expressão (a saber) estaria modificando seu sentido original. Leia-se: "A coisa mais importante acerca dos humanos pré-históricos é que eles eram animais insignificantes..." (sentido de apenas trazer a informação) e, "A coisa mais importante a saber (a se RELEVAR NA PRESENTE INFORMAÇÃO É) acerca dos humanos pré-históricos é que eles eram animais insignificantes..."

    Raciocinei dessa maneira e entendi a D como correta, por não conter erro algum. Além disso, enxerguei uma alteração semântica na frase isolando a expressão (a saber) entre parênteses.

    Quem tiver outra explicação ou pensou de outra maneira, favor agregar. =)

  • Gabarito D

    A alternativa C, se for colocar a virgula, muda o sentido. Ao inves das crinaças brincarem na lama, quem brinca e as maes ansioas KKKKJJ

  • Quem resolve questões CESPE lembrou dela nessa alternativa D. Muito comum nas questões de português daquela banca. 


    Que Deus ilumine o caminho de todos.

     

    Grande abraço

  • Pode ser substituída por travessão quando for um termo EXPLICATIVO ou ACESSÓRIO (que pode ser retirado sem mudar o sentido da frase)

     -- Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua...

    -- Ninguém tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua...

  • Limito-me aos ítens "d " e " e ". 

     

     d) o trecho – Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua... – permanecerá correto caso as vírgulas sejam substituídas por travessões.

    O TRAVESSÃO TAMBÉM SERVE PARA SE POSICIONAR ENTRE TERMOS EXPLICATIVOS EM UMA ORAÇÃO. 

     e) a mensagem do trecho – A coisa mais importante a saber acerca dos humanos pré-históricos é que eles eram animais insignificantes... – permanecerá inalterada se a expressão “a saber” ficar entre parênteses.

     O uso do parenteses está enterligado a explicações acessórias deslocada nas orações e podem ser até substituídos por travessões. Portanto, na introdução de explicações, comentários, considerações e reflexões sobre algo que foi mencionado na frase. No caso a saber, um verbo no infinitivo que concorda com o sujeito, jamais poderia ser julgada acessória. Logo, sujeito e predicado verbal são termos integrantes essenciais da oração!

  • Obrigada professor Elias - GranCursos =D

     

  • d-

    virgulas, travessoes ou parenteses sao equivalentes ao demarcar aposto explicativo

  • Explicação


    https://www.youtube.com/watch?v=vw5dCDp_Wu0

  • TRAVESSÃO DUPLO: Serve para evidenciar o aposto explicativo, servindo de substituto das vírgulas (é o exemplo dado na questão)

     

    Também serve como substituto dos parênteses.

     

    TRAVESSÃO SIMPLES: Utilizado para iniciar a fala de uma personagem; indicar mudança de interlocutor em diálogos; e unir grupo de palavras quem indicam itinerário.

     

    Gabarito: D

     

    Siga no Insta: LordCaldas_Concurseiro - dicas diárias para a prova do TJSP

     

    Entre no nosso grupo de dicas no facebook: https://www.facebook.com/groups/427697000767477/

  • A) o trecho – Animais bastante similares aos humanos modernos surgiram por volta de 2,5 milhões de anos atrás. – permanecerá correto se uma vírgula for acrescida após a palavra “humanos”.

    -Não pode separar NOME e ADJUNTO ADNOMINAL.-

    Adjunto adnominal é uma palavra vem junto ao nome para qualificá-lo ou especificá-lo.

    Pode ser representado por adjetivos, artigos, pronomes, numerais e até mesmo locuções adjetivas.

    ex: A garota alta entrou no salão.

    nome: garota(substantivo) Adjuntos: A(artigo), Alta(adjetivo)

    -Por esse motivo não devemos separar humanos e modernos por vírgula.

    nome: humanos Adjunto: modernos

    B) o trecho – Em um passeio pela África Oriental de 2 milhões de anos atrás, você poderia muito bem observar certas características humanas familiares... – permanecerá correto após a substituição da vírgula por ponto final.

    -ADJUNTO ADVERBIAL-

    Adjunto adverbial indica a circunstância em que se desenvolve o processo verbal (observar).

    ex: Hoje pela manhã, eu fiz uma caminhada pelo quarteirão.

    C) a mensagem do trecho – ... mães ansiosas acariciando seus bebês e bandos de crianças despreocupadas brincando na lama... – permanecerá inalterada caso seja acrescida uma vírgula após “ansiosas” e outra após “despreocupadas”.

    -Sujeito e verbo-

    Proibido o uso da vírgula separando sujeito (mães), e verbo(acariciando). Sujeito (crianças), e verbo (brincando).

    ex:

    Os concurseiros estudam muito. CERTO

    Os concurseiros, estudam muito. ERRADO

    D) o trecho – Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua... – permanecerá correto caso as vírgulas sejam substituídas por travessões.

    Podem ser usados travessões para intercalar o APOSTO.

    O aposto amplia, explica, desenvolve ou resume o conteúdo relacionado ao termo anterior.

    ex: Eu e você - que somos namorados- nos amaremos para sempre.

    E) a mensagem do trecho – A coisa mais importante a saber acerca dos humanos pré-históricos é que eles eram animais insignificantes... – permanecerá inalterada se a expressão “a saber” ficar entre parênteses.

    Entendo neste caso que quando se coloca "a saber" entre parênteses dá se um ênfase. Como se estivesse dizendo que a única informação que devemos procurar saber sobre os humanos primitivos é que eles eram insignificantes.

    Qualquer erro é só me informar.

    Bons estudos e força a todos.

  • SOBRE A PALAVRINHA BASTANTES X BASTANTE

    DEVE-SE ANALISAR DA SEGUINTE FORMA:

    PODE SER SUBSTITUÍDO POR MUITOS? SE SIM, VOCÊ ESTA AUTORIZADO A UTILIZAR

  • Gloomy Gulch, está certíssimo, a sabedoria reside na simplicidade!

  • a) Errada, no trecho “Humanos Modernos” modernos trata-se de Objeto Indireto na ordem canônica e, por esse motivo, não pode estar separado do verbo por pontuação.

    b) Errado, trata-se de Ajunto Adverbial deslocado que dá circunstância ao verbo, não podendo ser separado por ponto final mas devendo ser obrigatoriamente separado por vírgula.

    c) Errada, estaríamos diante de uma intercalação indevida que alteraria o sentido da frase. No caso, “Mães Ansiosas” passaria a ser o sujeito que realiza a ação de brincar na lama. Ainda, Mães ansas é sujeito do verbo acariciando e em hipótese alguma separa-se sujeito do verbo.

    d) Correto, vírgulas, parênteses ou travessões cumprem o mesmo papel quando se trata de intercalação.

    e) Errado, estaríamos diante da denominada vírgula solteira, para o emprego correto deveriam ser adicionadas duas vírgulas, uma após “a saber” e outra após “históricos”.