SóProvas


ID
2301652
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A conquista da excelência na prestação de serviços públicos decorre de um amplo conjunto de fatores, muitos dos quais associados à incorporação de novas filosofias gerenciais, de avanços tecnológicos, princípios e ferramentas da qualidade, com a efetiva participação da sociedade. Nesse contexto, o modelo de excelência reconhecido e aplicado pela Administração é o prescrito pela FNQ − Fundação Nacional da Qualidade, que aponta fundamentos e critérios de excelência. Entre os critérios elencados pela FNQ, que objetivam medir o estágio em que determinada organização se situa em seu esforço rumo à excelência inclui-se

Alternativas
Comentários
  •  


    Não há mais fundamentos E critérios! Agora só existem OITO fundamentos

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

     

  • 1. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

    2. Aprendizado organizacional e inovação: busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

    3. Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos - mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

    4. Compromisso com as partes interessadas: estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos. 

    5. Adaptabilidade: flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

    6. Desenvolvimento sustentável: compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

    7. Orientação por processos: reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

    8. Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas as partes interessadas.

    FONTE: http://fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/fundamentos

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Critérios na Gestão de Excelência: Liderança; Estratégia e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos; Resultados.

    Fundamentos da Gestão Pública de Excelência: Pensamento Sistêmico, Aprendizado Organizacional e Inovação, Liderança Transformadora, Compromisso com as Partes Interessadas, Adaptabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Orientação por Processo, Geração de Valor.

  • Acertei por causa da classificação da questão. Pena que não prova não tem =/

  • Pessoal, vamos nos atentar que existe um novo MEG da FNQ, em que existem apenas OITO FUNDAMENTOS, conforme site atualizado.

     

    '' A antiga mandala dá lugar ao Diagrama do MEG, com seus oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência.

     

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.



    Fonte: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao e colega Caio

     

    Bons estudos! Persista sempre !!!

  • GABARITO E

  • fui de A fácil

     

    2016

    No programa GESPÚBLICA — modelo de excelência em gestão pública —, pensamento sistêmico é um fundamento que consiste

     a) na compreensão e segmentação do conjunto das atividades e dos processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas.

     b) na busca contínua por novos patamares de conhecimento individual e coletivo, por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências.

     c) no alcance de resultados consistentes que assegurem aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.

     d) nas relações de interdependência entre os diversos componentes da organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco principal na sociedade.

     e) na indicação do rumo da organização e na constância de propósitos que a mantêm nesse rumo, estando diretamente relacionado à capacidade de se estabelecer um estado futuro desejado para a organização.

     

  • Na boa, quem colocou E viu a resposta antes. Só pode rsrs.

  • NÃO VEJO ERRO NA LETRA A, SÓ ESTÁ IMCOMPLETA, MAS NÃO ESTÁ ERRADA:

    PENSAMENTO SISTÊMICO: Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

     

    Gestão Governamental p/ CGM Niterói (Analista de Políticas Públicas - Gestão Governamental)
    Professores: Larissa Emerick Gois, Rodrigo Rennó

     

    DISCORDO DA LETRA E, PORQUE O LÍDER NÃO EXAMINA SÓ O COMPROMETIMENTO DOS MEMBROS DA CÚPULA, ELE INTERAGE COM TODAS AS PARTES INTERESSADAS!!

  • Minemônico que vi aqui no Q :

    CLÃ DO PAGOD

    C - compromisso 

    L - liderança

    A - adaptabilidade

    do

    P - pensamento sistêmico

    A - aprendizado sistêmico e organizacional

    G - geração de valor

    O - orientação por processos

    D - desenvolvimento sustentável

    CRITÉRIOS   LEPPRIC

    L- liderança

    E - estratégia e planos

    C - clientes

    S - sociedade

    I - informações e conhecimentos

    P - pessoas

    P - processos

    R - resultados

  • O Modelo de Excelência da Gestão® está alicerçado por um conjunto de princípios e valores, denominados Fundamentos da Excelência que são:

    1: PENSAMENTO SISTÊMICO Reconhecimento das relações de interdependência e consequências entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

    2: COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS Gerenciamento das relações com as partes interessadas e sua inter-relação com as estratégias e processos numa perspectiva de longo prazo.

    3: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

    4: ADAPTABILIDADE Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

    5: LIDERANÇA TRANSFORMADORA Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar, realizadora e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e a sociedade, no curto e longo prazos, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e pessoas e interagindo com as partes interessadas.

    6: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente, visando ao desenvolvimento sustentável.

    7: ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS Busca da eficiência e eficácia dos conjuntos de atividades de agregação de valor para as partes interessadas.

    8: GERAÇÃO DE VALOR Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam as necessidades e expectativas das partes interessadas.

    Gabarito: E

  • [[[ DOUTRINA ANTIGA, AGORA EXISTEM APENAS 8 FUNDAMENTOS, MAS O CONTEÚDO ABAIXO EXPLICA ESTA QUESTÃO ]]]

    Como o colega Márcio Moreira bem observou, existem os CRITÉRIOS e os FUNDAMENTOS estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade. A ideia da questão é, justamente, misturar esses elementos. Observe:

    São critérios de excelência (oito) :

     Liderança: aborda os processos relativos a orientação filosófica da organização e

    controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e

    partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.

     Estratégias e Planos: examina os processos gerenciais relativos a concepção e a

    execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à

    definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.

     Clientes: aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de

    clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.

     Sociedade: Examina os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das

    demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das

    comunidades mais influenciadas pela organização.

     Informação e Conhecimento: aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento

    organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento

    controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente

    os de conhecimento.

     Pessoas: aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto

    desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu

    bem-estar.

     Processos: examina os processos gerenciais relativos aos processos principais do

    negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os

    econômico-financeiros.

     Resultados: aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e

    acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado,

    e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas,

    para verificar o atendimento.

    São fundamentos para obtenção do Prêmio Nacional da Qualidade estabelecido pela FNQ:

     Aprendizado organizacional

     Conhecimento sobre o cliente e o mercado

     Cultura e inovação

     Desenvolvimento de parcerias

     Geração de valor

     Liderança e constância de propósito

     Orientação por processos e informações

     Pensamento sistêmico

     Responsabilidade social

     Valorização das pessoas

     Visão de futuro

    Essa foi a pegadinha!