-
Alguém sabe qual o erro?
-
Acredito que seja uma questão de interpretação: Estratégias não associadas à alocação de recursos organizacionais fazem que a gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard se caracterize como barreira ao alinhamento estratégico e à competividade da organização.
Ora, o uso do BSC não é barreira para o alinhamento estratégico, pelo contrário. Na questão, o que se caracteriza como barreira ao alinhamento estratégico é somente a desassociação da estratégia com a alocação de recursos organizacionais.
Portanto, a afirmativa encontra-se ERRADA!
-
Muito estranho o gabarito.
Kaplan e Norton (1997) que dizem que existem quatro barreiras específicas à implementação eficaz da estratégia, que são: (a) visões e estratégias não executáveis; (b) estratégias não associadas às metas de departamentos, equipes e indivíduos; (c) estratégias não associadas à alocação de recursos a curto e longo prazos; e (e) feedback tático, não estratégico.
Fonte: http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso_internacional/anais/6CCF/0_17.pdf
-
O gabarito da questão está equivocado, galera. O gabarito é ERRADO.
-
Vou dizer qual é minha interpretação
A função do planejamento estratégico não está associada diretamente à alocação de recursos organizacionais, uma vez que esta atividade está relacionada à função organização, porém todas as funções administrativas estão interrelacionadas, assim se houver um desajuste em uma função irá acarretar no desequilíbrio de outra.
"Fazem que a gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard se caracterize como barreira ao alinhamento estratégico e à competividade da organização"
Fazem que, não seria "fazem com que"? Enfim, estamos falando em administração, continuemos
O BS é uma das ferramentas do planejamento, não uma barreira ao alinhamento estratégico, por isso se encontra associada à questão da competitividade da organização.
Para resolver eu troquei a afirmação negativa por uma positiva:
Estratégias associadas à alocação de recursos organizacionais fazem com que a gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard se caracterize como facilitadora do alinhamento estratégico e da competividade da organização
-
Questão:
"Estratégias não associadas à alocação de recursos organizacionais fazem que a gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard se caracterize como barreira ao alinhamento estratégico e à competividade da organização."
(◆ Estratégias não associadas à alocação de recursos – Constata-se falta de alinhamento dos programas e da alocação dos recursos às prioridades estratégicas de longo prazo, em vista de muitas empresas possuírem orçamentação anual. A consequência é que alocações de capital discricionárias raramente estão relacionadas às prioridades estratégicas.
_________________________________________________________________________//_______________________________________________
No livro “A estratégia em ação”, Kaplan e Norton (1997) ilustram como várias empresas utilizam o Balanced Scorecard como um novo sistema de gestão da estratégia corporativa, fechando lacunas entre o desenvolvimento e a formulação da estratégia e a sua implantação, tais como:
◆ Visões e estratégias não executáveis – Em pesquisa realizada por empresa especializada, revelou-se que 59% da alta administração acreditam saber como implementar a visão, entretanto apenas 7% dos gerentes e linha de frente sabem como. Isso retrata que métodos tradicionais de implementação da estratégia geram lacunas para que a visão seja compartilhada em todos os níveis organizacionais.
◆ Estratégias não associadas às metas de departamentos e equipes –Refere-se ao fato de que programas de incentivos baseados em metas de produtividade estão relacionados a metas de curto prazo, dificultando a atenção do nível tático e operacional para implementação de estratégias.
◆ Estratégias não associadas à alocação de recursos – Constata-se falta de alinhamento dos programas e da alocação dos recursos às prioridades estratégicas de longo prazo, em vista de muitas empresas possuírem orçamentação anual. A consequência é que alocações de capital discricionárias raramente estão relacionadas às prioridades estratégicas.
◆ Existência de reporte tático, não estratégico – Constata-se ausência de realimentação sobre como a estratégia está sendo implementada e como os seus resultados não permitem testar e aprender a estratégia na prática.
revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/download/115/55
-
Estratégias não associadas à alocação de recurso
gab errado
-
Errado
O principal objetivo do balanced scorecard é alcançar o alinhamento entre o planejamento estratégico da empresa e as atividades operacionais que ela exerce. Portanto, não há que se falar em barreiras.
-
Estratégias não associadas à alocação de recursos organizacionais são barreiras que prejudicam a implementação da estratégica uma vez que as deciões entre onde investir (planejamento) e quanto investir (orçamento) são tomadas em separado, prejudicando a estratégia da organização. Por exemplo, imagine que uma empresa deseje investir no desenvolvimento de um novo produto que lhe trará vantagem competitiva (estratégica), mas o projeto não sai do papel porque o valor alocado foi insuficiente (planejamento do orçamento). Perceba que há um descasamento, mas ao contrário do que diz a questão, o BSC é uma ferramenta que ajuda exatamente a evitar esse tipo de desassociação entre estratégia e recursos organizacionais pela abordagem mais ampla que inclui indicadores estratégicos e não estratégicos.
-
-
A questão exemplifica uma barreira à implementação da estratégia, que são:
--> Visão e estratégia não compreendidas e internalizadas;
--> Estratégia não associada às metas de departamento;
--> Estratégias não associadas à alocação de recursos organizacionais;
--> Feedback tático;
Fonte: Maximização da Estratégia - Promovendo Resultados por Meio do Alinhamento, Execução e Medição - Marly Monteiro de Carvalho, Ruy Bouer, Vanderli Correia Prieto
A gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard não são barreiras!
-
Alinhamento e controle são palavras de ordem no Balanced Scorecard. Logo, o BSC não pode ser barreira ao alinhamento estratégico ou à competividade.
-
A questão afirma que a implementação do BSC constituirá barreira à competitividade da organização, o que não é verdade, tendo em vista que o BSC constitui-se como ferramenta para implementação de estratégias que levem a organização a ter sucesso no futuro.
-
O BSC BUSCA ESTRATÉGIAS E AÇÕES EQUILIBRADAS EM TODAS AS ÁREAS DA ORGANIZAÇÃO QUE AFETAM OS NEGÓCIO DA ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO. LEMBRANDO QUE SE TRATA DE UM SISTEMA VOLTADO PARA O COMPORTAMENTO, E NÃO PARA O CONTROLE. LOGO, SE TORNA UMA SOLUÇÃO PARA A BARREIRA (a desassociação da estratégia com a alocação de recursos organizacionais), E NÃO A BARREIRA EM SI.
A MESMA LINHA DE RACIOCÍNIO SE APLICA PARA A GESTÃO POR OBJETIVOS, QUE DÁ ÊNFASE NA MENSURAÇÃO E NO CONTROLE DE RESULTADOS, TUDO DE FORMA PARTICIPATIVA (ENVOLVENDO OS SUBORDINADOS E OS GERENTES).
GABARITO ERRADO
-
BSC - Essa nova ferramenta PERMITE o ALINHAMENTO das estratégias, ações e indicadores aos objetivos da organização, proporcionando ampla visão do desempenho, liagando as estratégias de longo prazo com as de curto prazo, de forma balanceada, reduzindo possíveis conflitos.
Adm Geral e Pública, Elisabete Moreira cap 10, pág 136.
-
A questão afirma que a implementação do BSC constituirá barreira à competitividade da organização, o que não é verdade, tendo em vista que o BSC constitui-se como ferramenta para implementação de estratégias que levem a organização a ter sucesso no futuro.
-
BALANCE SCORECARD
Traduz a visão e a estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho base para um sistema de gerenciamento estratégico e da comunicação.
GABARITO ERRADO.
-
É uma ferramenta de gestão utilizada para alinhar a missão, visão, objetivos e metas de longo prazo com os objetivos de curto prazo.
Ela busca o equilíbrio da organização através dos indicadores financeiros e não financeiros.
-
É só vc pensar que o BSC pode ser usado para organizações sem fins lucrativos.
-
Essa matéria administração é tão desesperadora, que tem comentários totalmente equivocados de alguns colegas que são bem positivados. É o desespero de quem procura por informações e não consegue encontrar. rsrsrs
-
Como essa professora é ruim. Ela sempre olha a cola que faz. Não há um vídeo em que ela não deixa de olhar para a cola.
-
Complementando.
GABARITO ERRADO. Na verdade, segundo Carvalho, Bouer e Prieto (2013), o descompasso entre a formulação e a implementação da estratégia é causada por barreiras criadas pelos sistemas gerenciais tradicionais. Em particular, destacam-se quatro barreiras específicas:
- Visão e estratégia não compreendida e internalizadas;
- Estratégia não associada às metas de departamentos;
-Estratégia não associadas à alocação de recursos organizacionais;
- Feedback tático ou operacional, e não estratégico.
Note, portanto, que essas é que são as 4 barreiras à estratégia, e não a gestão por objetivos e o balanced scoreard!
Fonte: Professor Adriel Sá – Tec concursos
-
Ela é pessima, por favor troquem essa professora.
-
Sinceramente, com todo o respeito à profissional e a seus títulos fora do País, mas é necessário ter vocação e didática para lecionar. Ler a questão e "explicar" com o próprio enunciado até eu, que sou aluna em processo de aprendizagem desta matéria tão subjetiva e praticamente inaplicável na administração pública, sei explicar. Alô Alô Qconcursos contratarem outro profissional!!!! Vamos deixar o nosso NÃO GOSTEI. Aff...
-
Estratégias não associadas à alocação de recursos organizacionais fazem que a gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard se caracterize como barreira ao alinhamento estratégico e à competividade da organização. Resposta: Errado.
Comentário: na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta Balanced Scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas.
-
Galera, não sei se todos vocês são assinantes, mas, as aulas que a professora ministra no pacote são boas!
-
O QC precisa de bons profs de:
◆ Adm Geral e Pública
◆ Arquivologia
◆ Administração de Recursos materiais
-
Concordo com a Marcela. Essa professora de adm é péssima. Parece ter sempre uma cola com ela. Nunca dá aula olhando para o vídeo com firmeza. Está sempre olhando para baixo para olhar a cola. Professora Giovanna Carranza Urgente no QC! Essa Karen deve ser parente do dono, não é possível!
-
Boa tarde,
Se a "Empresa" tem estratégias não associadas à alocação de recursos o BSC irá ajudá-la e não se configurar como uma barreira à competividade da organização.
Bons estudos
-
Se vcs tão achando essa professora ruim é porque não viram ainda o professor de AFO, misericórdia!
-
Eu abro o vídeo dela e nem o assisto. Eu só abro mesmo pra mandar o NÃO GOSTEI pro QC. Só que não adianta nada! Eu ja mandei milhares e amulher continua aí firme e forte.
-
Questão estranha! Eu, hein!
-
Parem de reclamar da professora! Ela explicou bem e eu entendi direitinho. A questão é que pra entendê-la tem-se que ao menos ter estudado o conteúdo. Vamos lá:
"Estratégias não associadas à alocação de recursos organizacionais fazem que a gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard se caracterize como barreira ao alinhamento estratégico e à competividade da organização."
Gestão por objetivos e incentivos do BSC NUNCA é uma barreira. Ao contrário, é uma forma de remover as barreiras. Questão errada. Sem muita polêmica.
-
Pontos
Estratégias não associadas à alocação de recursos organizacionais = Basicamente está falando sobre perspectiva não financeira.
...fazem que a gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard se caracterize como barreira ao alinhamento estratégico e à competividade da organização. Gente, o BSC tem como característica justamente o fato de não ser amarrada somente à perspectiva financeira.
As demais perspectivas financeira agregam e muito o para a efetividade das estratégias organizacionais e, sendo assim, também favorece a competitividade no mercado.
-
Estratégias não associadas à alocação de recursos organizacionais fazem que a gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard se caracterize como barreira ao alinhamento estratégico e à competividade da organização.
O BSC tem como um dos seus princípios o alinhamento entre estratégia e organização, e traduz essa estratégia em guias operacionais. Além disso, não conheço uma estratégia que não esteja vinculada com alocação de recursos. Além de errado, achei o item confuso de ser traduzido. Por isso, marquei como errado.
-
Entendi a questão com foco nas barreiras
Barreiras na execução estratégica:
Barreira de visão
Barreira Humana
Barreira Gerencial
Barreira de Recurso
O BSC não é uma barreira, pelo contrário, é ferramenta de gestão e identifica processos críticos.
Consultei para estudo: UNIBB.
-
Ao meu entender estaria correto se fosse redigido da seguinte forma!
Estratégias não associadas à alocação de recursos se caracteriza como barreira ao alinhamento estratégico e à competividade da organização
-
Questãozinha tranquila.. é só saber intepretar.
-
O BSC não se torna uma barreira em caso de um estratégias não associadas à alocação de recursos. Ele justamente é utilizado para identificar problemas.
-
ERRADO !
BSC barreira? JAMAIS.
-
Pessoal acho que o motivo de erro é o enunciado inverter consequência no lugar de causa, vejam:
.
A respeito de aspectos de planejamento nas organizações, julgue o item subsequente.
.
ORIGINAL: Estratégias não associadas à alocaçãode recursos organizacionais fazem que a gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard se caracterize como barreira ao alinhamento estratégico e à competividade da organização.
.
.
Reorganizado:
Estratégias não associadas à alocação de recursos organizacionais, constituem barreira ao alinhamento estratégico e à competividade da organização à gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard
-
essa professora é uma viagem...em 99% das questões ela tá usando uma cola pra responder...E mesmo assim, em 99% a resposta é meia boca....hahaha
-
ERRADO
O BSC não é e nunca será uma barreira. Ao contrário do que a questão diz, tal ferramenta é a solução para o alinhamento de estratégias e alocação de recursos.
" O BSC cria um contexto para que as decisões relacionadas com as operações cotidianas possam ser alinhadas com a estratégia e a visão organizacional, permitindo divulgar a estratégia, promover o consenso e o espírito de equipe, integrando as partes da organização e criando meios para envolver todos os programas do negócio, catalisar esforços e motivar as pessoas."
- CHIAVENATO (2009)
-
ERRADA
O BSC é utilizado para identificar problemas e nunca será uma barreira
Gostei (
12
)
-
O texto é confuso.
-
Enunciado:
Estratégias não associadas à alocação de recursos organizacionais fazem que a gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard se caracterize como barreira ao alinhamento estratégico e à competividade da organização.
Indicadores do BSC:
Estratégias ligadas à alocação de recursos:
Financeiro
Demais estratégias não vinculadas a recursos:
Clientes
Processo Interno
Apendizado/ Crescimento
Logo, não se pode generalizar ao dizer que as demais estratégias não associadas a recursos tornam-se barreiras.
Assim desenhei a questão para tentar entender o gabarito.
GAB. E
-
materia do meu abuso
-
As barreiras podem ser superadas com a integração do BSC.
A estratégia em ação: Balanced Scorecard
Robert S. Kaplan, David P. Norton