SóProvas


ID
2307130
Banca
FIOCRUZ
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A classe de risco dos agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção, e que representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa, é:

Alternativas
Comentários
  • Classe de risco 3

       O risco individual é alto e para a comunidade é limitado. O patógeno pode provocar infecções no homem e nos animais graves, podendo se propagar de indivíduo para indivíduo, porém existem medidas terapêuticas e de profilaxia. Exemplos: Vírus da Encefalite Equina Venezuelana e Mycobacterium tuberculosis

  • SÃO 4 NÍVEIS!

    1 - não faz mal algum

    2- faz um tiquin de mal

    3- faz muito mal mas tem medidas para acabar com o mal

    4 - faz muito mal e não tem tratamento

  • A questão exigiu conhecimento sobre as classes de risco dos agentes biológicos.

    De acordo com o manual do Ministério da Saúde (2006. pág. 13), esses agentes biológicos capazes de causar malefícios ao homem, aos animais e às plantas podem ser categorizados nas seguintes classes:

    • Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a coletividade): abrange os agentes biológicos que não são capazes de causar doenças em pessoas ou animais adultos sadios. Exemplo: Lactobacillus sp e Bacillus subtilis.
    • Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes que causam infecções no homem ou nos animais. Porém há limites em relação ao potencial da sua propagação na comunidade. De acordo com o MS (2006), contra esses agentes biológicos, devem existir medidas terapêuticas e profiláticas eficazes. Exemplo: Schistosoma mansoni e rubéola.
    • Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): De acordo com o manual do MS (2006), nessa classe inclui-se os agentes capazes de transmitir, por via respiratória, e que causar doenças humanas ou animais, potencialmente letais e propagação de pessoa a pessoa. Para essas patologias, existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Exemplo: Bacillus anthracis, HIV.
    • Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): são os agentes biológicos com alto poder de transmissibilidade e causam graves doenças, com alta capacidade de disseminação. Essa se dá por via respiratória ou de transmissão não conhecida. Ressalta-se o fato de não haver medidas profilática ou terapêutica eficaz contra as doenças causadas por esses agentes, nos quais estão especialmente incluídos os vírus. Exemplo: Ebola e varióla.

    *Classe de risco especial (alto risco de causar doença animal grave e de disseminação no meio ambiente):" inclui agentes biológicos de doença animal não existentes no País e que, embora não sejam obrigatoriamente patógenos de importância para o homem, podem gerar graves perdas econômicas e/ou na produção de alimentos". Fonte: Ministério da Saúde (2006). Na atualização da terceira edição, o Ministério da Saúde não incluiu mais essa classe

    Esquematizando os risco para o indíviduo, para a comunidade e a existência ou não de profilaxia para cada risco, temos o seguinte:

    _____________.___(Individual)________(Coletividade)_-_____(Profilaxia/Terapia)_-_

    Risco 1....________.Baixo...._____________Baixo._______ _____Existe

    Risco 2....________.Moderado.._________Baixo._____ _______Existe

    Risco 3....________.Elevado....__________Moderado._______Usualmente existe

    Risco 4....________.Baixo....____________Baixo._______ __..__Não existe

    Portanto, o enunciado da questão está se referindo ao agente biológico classificado como risco 3.

    Fonte:

    Brasil. Ministério da Saúde. Classificação de risco dos agentes biológicos Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C