SóProvas


ID
2313334
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As organizações que aprendem utilizam o aprendizado de

Alternativas
Comentários
  • As organizações que aprendem utilizam o aprendizado de círculo duplo ou doble looping feedback. 

  • A aprendizagem de circuito simples (ou simple looping feedback) baseia-se na detecção do erro e na sua correção, preservando-se, no entanto, os pressupostos do sistema operacional – os valores de base, que inspiram o seu funcionamento.

     

    Em se tratando de processos de produção ou administrativos, pode-se dizer que a aprendizagem de circuito simples se refere à melhoria contínua de processos, na qual melhora-se cada vez mais a eficiência de um dado processo, aperfeiçoando-se a sua prática e a sua execução até um nível ótimo, sem questionar-se, no entanto, os valores de base do sistema ou as suas etapas de funcionamento.

    Em se tratando de processos cognitivos individuais, a aprendizagem de circuito simples refere-se ao indivíduo que incorpora novas práticas à medida em que elas não contradigam os seus pressupostos e valores de base. Não há questionamento dos seus valores e práticas anteriores. Não há incorporação de novos comportamentos que questionem o seu sistema cognitivo, que bloqueia a incorporação de informações contrárias ao mesmo, que ameacem a sua auto-imagem ou os elementos constitutivos de sua identidade.

     

     

    Por outro lado, a aprendizagem de circuito duplo (doble looping feedback) envolve um processo de percepção e exploração das possibilidades do ambiente. Em primeiro lugar o indivíduo tem acesso a novas informações. Em segundo lugar, compara-se as informações obtidas com as normas de funcionamento de um dado sistema ou processo, ao que se segue o questionamento da pertinência das normas de funcionamento do sistema e a iniciação de ações corretivas apropriadas, que podem envolver a mudança das práticas, valores e pressupostos do sistema ou processo antigo.

     

    No que se refere aos processos produtivos e gerenciais, a aprendizagem de circuito duplo tem lugar quando se questiona as bases de funcionamento do mesmo, a partir de novas informações. A partir deste questionamento, redesenha-se o processo, inclui-se modificações relevantes no sistema ou reconfigura-se o processo produtivo, a tecnologia e a organização.

     

     

    Fonte: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/3071/P00251_1.pdf?sequence=1

  • Circuito duplo há questionamento da validade dos sistemas anteriores com base em novos paradigmas, ao passo que no circuito simples só há melhoria, mas não há questionamento acerca do que já foi incorporado ao sistema.

  • aprendizagem de circuito simples (ou simple looping feedback) baseia-se na detecção do erro e na sua correção, preservando-se, no entanto, os pressupostos do sistema operacional – os valores de base, que inspiram o seu funcionamento.

     

    Em se tratando de processos de produção ou administrativos, pode-se dizer que a aprendizagem de circuito simples se refere à melhoria contínua de processos, na qual melhora-se cada vez mais a eficiência de um dado processo, aperfeiçoando-se a sua prática e a sua execução até um nível ótimo, sem questionar-se, no entanto, os valores de base do sistema ou as suas etapas de funcionamento.

    Em se tratando de processos cognitivos individuais, a aprendizagem de circuito simples refere-se ao indivíduo que incorpora novas práticas à medida em que elas não contradigam os seus pressupostos e valores de baseNão há questionamento dos seus valores e práticas anteriores. Não há incorporação de novos comportamentos que questionem o seu sistema cognitivo, que bloqueia a incorporação de informações contrárias ao mesmo, que ameacem a sua auto-imagem ou os elementos constitutivos de sua identidade.

     

     

    Por outro lado, a aprendizagem de circuito duplo (doble looping feedback) envolve um processo de percepção e exploração das possibilidades do ambiente. Em primeiro lugar o indivíduo tem acesso a novas informações. Em segundo lugar, compara-se as informações obtidas com as normas de funcionamento de um dado sistema ou processo, ao que se segue o questionamento da pertinência das normas de funcionamento do sistema e a iniciação de ações corretivas apropriadas, que podem envolver a mudança das práticas, valores e pressupostos do sistema ou processo antigo.

     

    No que se refere aos processos produtivos e gerenciais, a aprendizagem de circuito duplo tem lugar quando se questiona as bases de funcionamento do mesmo, a partir de novas informações. A partir deste questionamento, redesenha-se o processo, inclui-se modificações relevantes no sistema ou reconfigura-se o processo produtivo, a tecnologia e a organização