-
Segundo J. B. PInho (Jornalismo na Internet: planejamento e produção da informação on-line), os aspectos críticos que diferenciam a Internet da mídia tradicional são: NÃO-LINEARIDADE, FISIOLOGIA, INSTANTANEIDADE, QUALIFICAÇÃO, CUSTOS DE PRODUÇÃO E DE VEICULAÇÃO, INTERATIVIDADE, PESSOALIDADE, ACESSIBILIDADE E RECEPTOR ATIVO (P. 49).
RESPOSTA E
-
Sistema não linear refere-se a todas as estruturas que não apresentam um único sentido. Um documento interno é um meio linear já que é lido a partir do canto superior esquerdo, palavra por palavra, mesmo tendo diversas páginas, o leitor começa pela primeira, pois não faz sentido qualquer outra ordem de leitura, do mesmo modo um jornal, que também não possibilita a transmutação do leitor a uma outra plataforma.Já a informação alojada na Internet é não-linear. Nela, o hipertexto permite que o usuário se movimente através das estruturas de informação do site sem uma seqüência pré-determinada, mas sim saltando entre os vários tipos de dados que necessita. A principal característica do hipertexto é a sua maneira natural de processar informação, funcionando de uma maneira parecida com a mente humana, que trabalha por associações de idéias e não recebendo a informação linearmente.
Portanto, estruturas lineares apresentam um sentido único e estruturas não-lineares, diversos sentidos.
-
Uma das características que diferencia as novas mídias das mídias offline (tradicionais) é a não linearidade. Os modelos anteriores são focados na transmissão vertical de conteúdo, enquanto a internet. é horizontal.
-
O que ele quer dizer com fisiologia? Estrutura do conteúdo?
-
A verdade é que jornais e revistas já seguiam a não linearidade, pois neles se têm: box, gráficos, imagens, editorias e etc. Ou seja, vc não precisa começar a ler um jornal da primeira página e passando por tudo até chegar em outra editoria. Você tem a opção não linear de ir direto para outro bloco do jornal. O mesmo acontece dentro de uma matéria de jornal ou revista.... vc pode parar no meio do texto e ir dar uma olhada no box/ infográfico e etc, Ao contrário do que muitos pensam, a não linearidade é um estudo antigo e já estava presente antes da internet!
Letra E