SóProvas


ID
2328955
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diversos segmentos populacionais compuseram, em momentos diferentes no Brasil, um estrato de anormalidade social, sendo alvos de variadas intervenções por parte de uma política higienista e excludente (LOBO, 2008). Sobre esse tema, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da B ?
  • Leticia - tbem marquei a b. acho que se existe erro está na questao colonial - nao era essa.

  • Questão correta é a D mas ainda não compreendi o motivo
  • Durante o período colonial, usavam-se práticas isoladas de exclusão - apesar de o Brasil não possuir grandes instituições de internação para pessoas com deficiência. As pessoas com deficiência eram confinadas pela família e, em caso de desordem pública, recolhidas às Santas Casas ou às prisões. (sobre a letra B)

    Em 1854, foi fundado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos e, em 1856, o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos. Durante o século XIX, apenas os cegos e os surdos eram contemplados com ações para a educação. (...) O Estado brasileiro foi pioneiro na América Latina no atendimento às pessoas com deficiência, ao criar, em 1854, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (atual Instituto Benjamin Constant - IBC), e, em 1856, o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos (hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES). Essas instituições, que funcionavam como internatos, inspiravam-se nos preceitos do ideário iluminista e tinham como objetivo central inserir seus alunos na sociedade brasileira, ao fornecer-lhes o ensino das letras, das ciências, da religião e de alguns ofícios manuais. (sobre a letra D)

    fonte: http://www.bengalalegal.com/asprimeiras-historia-pcd