SóProvas


ID
2330020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A parceria entre avaliação e aprendizagem se estabelece a partir da compreensão, pelos sujeitos envolvidos nesse processo, de que todos são capazes de aprender e que fazem isso de diferentes formas e em diferentes espaços de tempo. As práticas escolares que emergem dessa percepção se desvelam por meio de ações que constituem o trabalho pedagógico concebido e organizado como espaço de participação, ou seja, como processo de democratização emancipatória que contribui decisivamente para a conquista e a construção de novos espaços e de novas formas de cidadania individual e coletiva.

Boaventura de Sousa Santos. A transição paradigmática: da regulação à emancipação. Oficina do Centro de Estudos Sociais (CES), n.º 25. Coimbra, mar./1991 (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsecutivo.

Embora seja uma estratégia promotora da aprendizagem democrática e individual, que respeita o ritmo dos estudantes, a avaliação formativa é ineficaz porque se restringe à autoavaliação.

Alternativas
Comentários
  • 0 Comentários. A maioria dos que acertaram, inclusive eu, não fazem ideia do porque está certa. No máximo leu "é ineficaz porque se restringe à autoavaliação", achou que restringiu demais a afirmativa e, portanto, deve estar errada. 

     

    Foi isso ou não? Tamo junto! kkkkkkkk

  • Pois é, além disso a primeira parte do período vem elogiando demais tal avaliação e chega no final a detona , é , no mínimo, contraditória.

  • Acho que está errada porque a afirmação da assertiva extrapolou o que está no texto

     

    Em nenhum momento o texto diz que a avaliação formativa é ineficaz porque se restringe à autoavaliação

     

    E pelo que entendi é uma questão de compreensão e não de interpretação do texto, ou seja, não cabe nem sequer uma inferência aqui

  • Vamos falar a verdade, todas as questões de interpretação dessa prova não falam nada com nada.....

  • para quem não tem acesso, gaba: Errado

  • Essas questões são exclusivas pra pessoas da área da pedagogia kkkk

    basta ver a quem a prova foi direcionada;

    Mas vale responder pra ganhar um pouco mais de conhecimento

  •  

     

    QUESTÂO DE INTERPRETAÇÃO 

     

    Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica...

    Pessoal, essa questão carece de interpretação à luz dos conhecimentos pedagógicos, além de, claro, dos documentos citados acima. Não é apenas compreensão, é interpretação utilizando a formação educacional.

     

    Dessa forma, sabemos que, em pedagogia, a avaliação formativa é a forma mais bem conceituada pelos autores, e de forma alguma se restringe à autoavaliação, ela é processual e busca compreender todos os aspectos do processo de ensino-aprendizagem.

     

    GAB: E

     

    (Fiz essa prova, mas para outra área específica..)

     

  • ERRADO. Essa é uma questão baseada na pedagogia histórico-crítica. Nessa concepção pedagógica, a avaliação é um processo contínuo que envolve os diversos atores: alunos, professores, pedagogos, diretores, supervisores, etc. Portanto, não se restringe a autoavaliação. 

    PS: Essa é uma questão teórica e não de mera interpretação de texto. 

  • Senti até um alívio depois que li os comentários do Gabriel Vacaro e do Patrulheiro.

    A princípio achei que só eu tinha achado que a questão não diz nada com nada.

    Rsrs

  • Avaliação formativa é ineficaz porque se restringe à autoavaliação.

    Resp: A avaliação formativa não se restringe autoavaliação. não....A autoavaliação também faz parte do processo.

    A avaliação formativa é um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para medir de maneira profunda e individual o processo de ensino-aprendizado dos alunos.