SóProvas


ID
2332315
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder à questão.

Uma estranha descoberta 

  Lá dentro viu dependurados compridos casacos de peles. Lúcia gostava muito do cheiro e do contato das peles. Pulou para dentro e se meteu entre os casacos, deixando que eles lhe afagassem o rosto. Não fechou a porta, naturalmente: sabia muito bem que seria uma tolice fechar-se dentro de um guarda-roupa. Foi avançando cada vez mais e descobriu que havia uma segunda fila de casacos pendurada atrás da primeira. Ali já estava meio escuro, e ela estendia os braços, para não bater com a cara no fundo do móvel. Deu mais uns passos, esperando sempre tocar no fundo com as pontas dos dedos. Mas nada encontrava.
 “Deve ser um guarda-roupa colossal!”, pensou Lúcia, avançando ainda mais. De repente notou que estava pisando qualquer coisa que se desfazia debaixo de seus pés. Seriam outras bolinhas de naftalina? Abaixou-se para examinar com as mãos. Em vez de achar o fundo liso e duro do guarda-roupa, encontrou uma coisa macia e fria, que se esfarelava nos dedos. “É muito estranho”, pensou, e deu mais um ou dois passos.
  O que agora lhe roçava o rosto e as mãos não eram mais as peles macias, mas algo duro, áspero e que espetava.
  – Ora essa! Parecem ramos de árvores!
  Só então viu que havia uma luz em frente, não a dois palmos do nariz, onde deveria estar o fundo do guarda-roupa, mas lá longe. Caía-lhe em cima uma coisa leve e macia. Um minuto depois, percebeu que estava num bosque, à noite, e que havia neve sob os seus pés, enquanto outros flocos tombavam do ar.
  Sentiu-se um pouco assustada, mas, ao mesmo tempo, excitada e cheia de curiosidade. Olhando para trás, lá no fundo, por entre os troncos sombrios das árvores, viu ainda a porta aberta do guarda-roupa e também distinguiu a sala vazia de onde havia saído. Naturalmente, deixara a porta aberta, porque bem sabia que é uma estupidez uma pessoa fechar-se num guarda-roupa. Lá longe ainda parecia divisar a luz do dia.
  - Se alguma coisa não correr bem, posso perfeitamente voltar.
  E ela começou a avançar devagar sobre a neve, na direção da luz distante.
  Dez minutos depois, chegou lá e viu que se tratava de um lampião. O que estaria fazendo um lampião no meio de um bosque? Lúcia pensava no que deveria fazer, quando ouviu uns pulinhos ligeiros e leves que vinham na sua direção. De repente, à luz do lampião, surgiu um tipo muito estranho.
  Era um pouquinho mais alto do que Lúcia e levava uma sombrinha branca. Da cintura para cima parecia um homem, mas as pernas eram de bode (com pelos pretos e acetinados) e, em vez de pés, tinha cascos de bode. Tinha também cauda, mas a princípio Lúcia não notou, pois ela descansava elegantemente sobre o braço que segurava a sombrinha, para não se arrastar pela neve.
  Trazia um cachecol vermelho de lã enrolado no pescoço. Sua pele também era meio avermelhada. A cara era estranha, mas simpática, com uma barbicha pontuda e cabelos frisados, de onde lhe saíam dois chifres, um de cada lado da testa. Na outra mão carregava vários embrulhos de papel pardo. Com todos aqueles pacotes e coberto de neve, parecia que acabava de fazer suas compras de Natal.
  Era um fauno. Quando viu Lúcia, ficou tão espantado que deixou cair os embrulhos.
  – Ora bolas! - exclamou o fauno.
 [...]
LEWIS, C.S. Uma estranha descoberta.In: As Crônicas de Nárnia .Tradução de Paulo Mendes Campos. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p.105-6. Volume único. 

“'Deve ser um guarda-roupa colossal!', pensou Lúcia, avançando ainda mais”
A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.

I. Os verbos usados são de ligação.
II. De acordo com a nova ortografia, o hífen não é mais usado em guarda-roupa.
III. A palavra COLOSSAL pode ser substituída por EXCEPCIONAL.

Está correto apenas o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Verbo de ligação. Os verbos de ligação ou verbos copulativos não indicam ação, e sim o estado do sujeito. Estes verbos fazem a ligação entre 2 termos: o sujeito e suas características. Existem vários tipos de ligação: ser, estar, continuar, parecer, permanecer, tornar-se, virar, andar, ficar, encontrar-se, etc.

    Os verbos de ligação, tal como o nome indica, têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Distinguem-se, assim, dos verbos intransitivos e transitivos, na medida em que esses expressam uma ação praticada ou sofrida.

    Exemplos:

    A plateia é toda jovem. (Verbo de Ligação)

    Hoje teremos casa cheia. (Verbo Transitivo)

    Não vou! (Verbo Intransitivo)

  •  A palavra guarda-roupa continua com a antiga grafia porque o  seu primeiro elemento  é  um verbo, e não  um prefixo. Ou seja, prefixos que antecedem palavras que comecem com r/s aglutinar-se-ão e terão essas consoantes mencionadas duplicadas, o que não é o caso da palavra guarda-roupa.

    Ex1: contrarregra,antirrugas.

    Ex2: guarda-roupa.

     

  • Colossal por excepcional é meio estranho, mas vá lá.

  • Gabarito Letra C

  • mas o verbos sao de ligacao sim... devia ser a 1 e 3

  • A princípio, eu pensei que todas estavam incorretas. Como vi que não tinha essa opção, a que estava menos errada era a C. Acabei acertando, mas tem que forçar bem a barra para Colossal ser semelhante a Excepcional...

  • Não concordo muito com essa ideia de colossal = excepcional.

    Na minha opinião colossal remete a algo grande, que pode ser interpretado como simplesmente grande mesmo, ou seja tamanho. Já Excepcional remete a algo além das expectativas, algo que impressiona por ser muito bom ou de grande qualidade.

  • Alguém saberia explicar porque os verbos no caso não seriam de ligação?

  • Questão passiva de recurso com certeza

    Guarda-Roupa mesmo tenho os itens obrigatórios para ser escrita junta como

    Terminar em vogal e ter a proxima palavra com R ou S

    Não se aplica pois Guarda que não é um prefixo e sim um verbo.

    https://www.youtube.com/watch?v=ZdNgqSm--Kk

     

  • marquei a letra c...mas não vi nenhuma alternativa correta,  COLOSSAL e EXCEPCIONAL, pra mim, ñ parece ter alguma relação. se alguém puder ajudar...

  • Também não vi relação nenhuma entre COLOSSAL E EXCEPCIONAL

  • A típica questão para marcar a menos errada. 

    Há várias questões controversas que tem por gabarito a opção menos errada.

    Essa questão é um case.  

  • Vale salientar que existem outros verbos no trecho como PENSAR e AVANÇAR. A questão pediu para analisar o trecho e não apenas o pensamento de Lúcia. Logo a primeira opção já se invalida por haver esses outros verbos que nada tem haver com verbo de ligação.

     

  • Pensei a mesma coisa, Grazy.

  •  

    O verbo ser nesse caso não pode ser de ligação.

    Verbos de ligação exige predicativo do sujeito.

  • Quem diria o meu cãozinho
    Chegaria de mansinho 
    E seria o novo astro da televisão...

    Ele é o colosso, eu não largo o osso
    E de dona eu já virei fã
    Ele é o colosso que vem me acordar de manhã

    Acertei pq lembrei dessa música e da Priscila  TV colosso rsrsrs

  • Colossal e seus significados:

     

    1 gigantesco, enorme.

    2 prodigioso, gigante, extraordinário, excepcional.

    3 eterno.

    4 feroz.

    5 vasto, ótimo, gigantesco, desembaraçado, apressado, vivo, espantoso, imenso, excessivo, enorme, desmesurado, desmedido, desmarcado, descomunal, descomedido, agigantado, magnífico, formidável.

     

    A palavra colossal aparece também nas seguintes entradas:

    admirável, louco, informe, monstruoso, grande, terrível, brutal, bruto, muito, exagerado, imensurável, homérico, épico, exorbitante, imane, piramidal, vastíssimo, babilônio, titânico, muita

     

    Fonte:  https://www.sinonimos.com.br/colossal/

     

  • Boa madrugada,

     

    Errando e aprendendo rs, questões de significado são um PORRE

     

    Bons estudos

  • Pessoal, parando para analisar:

    Sabendo-se que, a e a II estavam erradas, dava-se para chegar no gabarito, mesmo sem saber o significado da palavra COLOSSAL.

    Bons Estudos.

  • Não entendo praticamente nada de verbos, mas errei de verdade porque não fazia um pingo de ideia que colossal poderia significar excepcional.

  • GABARITO "C" - A questão pergunta se pode ser substituida e não se mantem o mesmo significado/sentido, portato, item III correto
     

    ...Nenhum dicumê é de graça...

  • CAMPANHA COMENTÁRIOS EM FOCO!

     

    Que tal uma campanha de otimização de estudos?  

    Vamos repassar as orientações abaixo para um melhor aproveitamento de todos nós!?

     

    1- quando colarmos textos, artigos ou passagens mais densas, vamos grifar as partes diretas e mais importantes;

    2- quando comertarmos com mais propriedade trazendo informações diretas e elaboradas vamos citar a fonte - direta ou indiretamente;

    3- ao comentar vamos ser diretos, informando inicialmente a qual(ais) alternativa(s) esta se referindo, exemplo:

    ALTERNATIVA D:

    No livro de "fulano' está a resposta para a pergunta, conforme se obeserva.... (etc.. etc...)

    4- por mais dificil que possa parecer - eu mesmo já cometi esse deslize - evitar comentários desnecessários e que não tenham relação direta ou indireta com a questão.

     

    Vamos repassar, tentar fazer essas informações se espalharem aqui no QC

    ;-D

    Obrigado!

  • III. A palavra COLOSSAL pode ser substituída por EXCEPCIONAL. ATÉ PODERIA SER SUBSTITUÍDO POR COLOSSAL, MAS NO TEXTO O SENTIDO É DE GRANDE, IMENSO E NÃO DE MARAVILHOSO.

  • I- Os verbos usados são de ligação (ERRADA)

    Verbos de ligação são : ser, estar , permanecer, parecer , continuar, ficar ...) Portanto o verbo SER é de ligação , o verbo PENSAR não é de ligação.


    II- De acordo com a nova ortografia, o hífen não é mais usado em guarda-roupa (ERRADA)

    O hífen ainda continua para guarda-roupa, não existe mais hífen quando os elementos se unem com vogais diferentes (autoescola, semiaberto) E se o segundo elemento começa com s ou r (antirreligioso, minissaia, ultrassom).


    III- A palavra COLOSSAL pode ser substituída por EXCEPCIONAL (CORRETA)

    A palavra colossal e excepcional podem ser sinônimas.

  • Essa banca é doente. Com dor no coração eu acertei a questão, pq forçou d+
  • Questãozinha malfeita

  • Colossal: algo muiiito grande.

    Excepcional: algo especial, eventual .

  • colossal

    adjetivo de dois gêneros

    1. 1.
    2. que tem volume, altura ou proporções de colosso ('estátua').
    3. 2.
    4. POR EXTENSÃO
    5. grande como um colosso; gigantesco, descomunal, vastíssimo.
    6. "império c."

    Dicionário

    excepcional

    adjetivo de dois gêneros

    1. 1.
    2. que é fora do comum, que ocorre além dos limites do estabelecido ou do que é normal, frequente ou corriqueiro.
    3. "ocasião e."
    4. 2.
    5. que está muito acima do padrão ou da qualidade normal; excelente, brilhante.
    6. "inteligência e."