SóProvas


ID
2333074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item subsequente.

As interações medicamentosas que ocorrem no prontuário do paciente são farmacodinâmicas.

Alternativas
Comentários
  • Seria Farmacocinética 

  • È farmacocinética , pois um dos fatores que altera a farmacocinética é o etário , além dos fatores ambientais e fatores  genéticos.

  • Tetraciclina é quelada pelo cálcio.

  • Já li a respeito de interação química, quando ocorre interação entre uma molécula e o principio. 

  • Interações Farmacocinéticas: são as relacionadas a absorção, distribuição, biotransformação e excreção.

    Interações Farmacodinâmicas: sinergismo e antagonismo

  • ERRADO

    Trata-se de uma interação FARMACOCINÉTICA, pois o Carbonato de Cálcio reage com Tetraciclina formando quelatos (substância insolúvel), o qual prejudicará a absorção.

    Tipos de Interações

    Interação Farmacêutica (ou Incompatibilidade): São interações do tipo físico-químicas que ocorrem quando dois ou mais medicamentos são administrados na mesma solução ou misturados no mesmo recipiente e o produto obtido é capaz de inviabilizar a terapêutica clínica. Portanto, acontecem fora do organismo, durante o preparo e administração dos medicamentos parenterais (incompatibilidade entre os agentes misturados ou com o veiculo adicionado) e freqüentemente resultam em precipitação ou turvação da solução; mudança de coloração do medicamento ou inativação do princípio ativo. 

    Interação Farmacocinética: As interações deste tipo interferem no perfil farmacocinético do medicamento, podendo afetar o padrão de absorção, distribuição, metabolização ou excreção. São interações difíceis de prever, porque ocorrem com medicamentos de princípios ativos não relacionados. Modificam a magnitude e duração do efeito, mas a resposta final do medicamento é preservada.

    Interação Farmacodinâmica: A interação farmacodinâmica causa modificação do efeito bioquímico ou fisiológico do medicamento. Geralmente ocorre no local de ação dos medicamentos (receptores farmacológicos) ou através de mecanismos bioquímicos específicos, sendo capaz de causar efeitos semelhantes (sinergismo) ou opostos (antagonismo).

    fonte: https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1284825419v35n1a04.pdf