SóProvas


ID
2333878
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está correta a redação da frase que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra a).

     

    Reescrevendo a frase de forma correta e na ordem direta:

     

    * NUNCA SEPARAR O SUJEITO DO SEU VERBO.

     

     

    a) Tudo que parece vazio no espaço seria formado, para os gregos, pelo éter, um quinto elemento invisível, inalterável e com movimento circular uniforme. (GABARITO)

     

     

    b) A despeito do que se via na Antiguidade, para os gregos, a busca pelo conhecimento seria uma busca ética, enquanto que se pode estudar física, hoje, sem um sentido moral.

     

     

    c) Aristóteles deixou um conjunto de textos sobre como argumentar; o foco de seu estudo (SUJEITO) recai sobre os diálogos socráticos de Platão , sobretudo no que diz respeito à refutação e à persuasão.

     

     

    d) O cosmos, para os gregos antigos, era único, com um sol e todos os planetas girando em torno da Terra, além de quatro elementos básicos que (RETOMANDO "QUATRO ELEMENTOS BÁSICOS" E DESEMPENHA FUNÇÃO DE SUJEITO) compõem a matéria: terra, ar, água e fogo.

     

     

    e) Além de explicar padrões que via na natureza, Aristóteles descreveu uma série de espécies, como peixes e corais, questionando a razão com que, por exemplo, certos animais (SUJEITO PLURAL) têm* casco fendido.

     

    * Regra do acento diferencial:

     

    Sujeito na 3° pessoa do singular + verbos "ter" e "vir = "tem" e "vem". Derivados de "ter" e "vir" = acento agudo. Ex: Ele mantém/ Ela advém.

     

    Sujeito na 3° pessoa do plural + verbos "ter" e "vir = "têm" e "vêm". Derivados de "ter" e "vir" =  acento circunflexo. Ex: Eles mantêm/ Elas advêm.

     

    http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono12.php

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • essas questoes que não falam o que querem, me mata...affff

  • a) OK

    b) A despeito

    c) Recai

    d) Sem vírgula entre "cosmos" e "para" / compõem

    e) têm

  • Felipe, reescritura vc tem que atentar: pontuação, concordância, ortografia, regência.... e vai eliminando!

  • Não teria que ter uma vírgula depois da palavra "espaço", na alternativa A?

  • Jorge, a frase ficaria incorreta se houvesse o acréscimo de uma vírgula depois da palavra espaço. Não se pode separar o sujeito do verbo na alternativa A. Além disso, a oração ficaria sem sentido caso o segmento "seria formado" fosse excluído (isso não é um termo deslocado ou intercalado passível de supressão).

     

    Exemplo: Tudo que parece vazio no espaço, seria formado, para os gregos, pelo éter, um quinto elemento invisível, inalterável e com movimento circular uniforme.  

  • A) Gabarito.

     

    B) ''A despeito de''. Essa locução significa ''apesar de'', ''embora'' e não recebe acento indicativo da crase.

     

    C)  ''No que diz respeito a''. Na aplicação feita no contexto, deveria ter sido sinalizada a crase.

     

    D) Além do evidente erro de pontuação logo no princípio da oração, há também erro de concordância no trecho: "elementos básicos que compõe." O verbo ''compor'' devia estar no plural, ''compõem."

     

    E) No final da oração há um erro de concordância. ''certos animais tem casco fendido.'' O verbo ''ter'' deveria estar pluralizado na terceira pessoa, ''têm''.

     

    Gabarito A

     

     

  • e) Além de explicar padrões que via na natureza, Aristóteles descreveu uma série de espécies, como peixes e corais, questionando a razão com que, por exemplo, certos animais têm casco fendido.

     

    Creio que também haja erro neste ponto...  deveria ser "por que".

  • Gabarito: Letra A

    -----

    Complementando...

    Adjunto Adverbial deslocado da sua posição normal ( no final da oração) com até três palavras o uso da vírgula é facultativo =  "para os gregos".

    Ex1: Tudo que parece vazio no espaço seria formado, para os gregos, pelo éter, um quinto elemento invisível, inalterável e com movimento circular uniforme.

    Ex2: Para os gregos, tudo que parece vazio no espaço seria formado pelo éter, um quinto elemento invisível, inalterável e com movimento circular uniforme.

    Ex3: Tudo que parece vazio no espaço seria formado pelo éter, um quinto elemento invisível, inalterável e com movimento circular uniforme, para os gregos. 

    Ou

    Ex4: Tudo que parece vazio no espaço seria formado para os gregos pelo éter, um quinto elemento invisível, inalterável e com movimento circular uniforme.

    -----

     

    Adjunto Adverbial Deslocado

    A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial:

    No mês passado, os governos do Brasil, África do Sul, Índia e China, grupo chamado de Basic, finalizaram declaração conjunta sobre as medidas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

    Ou

    No mês passado os governos do Brasil, África do Sul, Índia e China, grupo chamado de Basic, finalizaram declaração conjunta sobre as medidas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

    -----

    Use sempre a vírgula para separar o adjunto adverbial longo (com mais de três palavras) que estiver deslocado.

    Ex:

    Na reunião de ontem (4 palavras), a CRE aprovou a indicação de Affonso Emílio de Alencastro Massot para o cargo de embaixador no Líbano e a de Arnaldo Caiche D’Oliveira, que já responde pelo Benin, para exercer cumulativamente o cargo de embaixador no Níger.

    -----

    Fonte: https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/adverbio-deslocado

  • Perfeito Pri, a "E" também está errada porque deveria usar a forma "por que", que equivale a "pela qual".

     

    Assim ficaria:

     

    ...a razão por que certos animais têm casco fendido.

     

    ou

     

    ...a razão pela qual certos animais têm casco fendido.

  • Na D, além da ausência de concordância do verbo "compor", obversem que há ausência de vírgula devido a um elendo deslocado, que o fez com o que houvesse quebra da ordem, separando o sujeito de seu verbo. 

     

    "O cosmos, para os gregos antigos, (FALTOU VÍRGULA AQUI) era único, ..." - O cosmos era único. 

     

  • Significado de A despeito de. locução prepositivaApesar de, não obstante; que expressa uma ideia contrária ao que ocorre anteriormente sem impedir sua realização; malgrado: a taxa de desemprego se mantém baixa, adespeito de estarmos em recessão.

  • Não é bem colocado o enunciado da pergunta podendo confundir o participante.

  • ATENÇÃO! NÃO SE USA CRASE ANTES DE SUBSTANTIVO FEMININO INDETERMINADO. 

     

    NÃO HÁ CRASE EM  "sobretudo no que diz respeito a refutação e a persuasão" pelo fato de que fica subentendido dizer respeito "a [uma/alguma] refutação e a [uma/alguma] persuasão, uma vez que elas não estão determinadas. Por outro lado: dizer respeito à refutação dos sofistas leva crase porque está determinada qual é a refutação. 

     

    Do mesmo modo: 

     

    Crédito sujeito a [uma/qualquer] aprovação.

    “Crédito sujeito à aprovação da diretoria

     

    FONTE: http://www.linguabrasil.com.br/img/colunas/coluna_n273_2011-05-18.pdf

     

  • Esse tipo de questão da FCC é um "jogo dos 7 erros gramaticais", por assim dizer.

     b) À despeito do que se via na Antiguidade, para os gregos, a busca pelo conhecimento seria uma busca ética, enquanto que pode-se estudar física, hoje sem um sentido moral. ("que" atraindo a próclise, ênclise proibida)

     c) Aristóteles deixou um conjunto de textos sobre como argumentar; recaem sobre os diálogos socráticos de Platão o foco de seu estudo, sobretudo no que diz respeito a refutação e a persuasão. ("à refutação e à persuasão" faltou a crase)

     d) O cosmos, para os gregos antigos era único, com um sol e todos os planetas girando em torno da Terra, além de quatro elementos básicos que compõe a matéria: terra, ar, água e fogo.( O cosmus- sujeito // era - verbo -> a vírgula está no lugar errado, estaria certa se estivesse após antigos pois é um adjunto adverbial deslocado)

     e) Além de explicar padrões que via na natureza, Aristóteles descreveu uma série de espécies, como peixes e corais, questionando a razão com que, por exemplo, certos animais tem casco fendido. ( têm no pluram com acento pois concorda com animais.)

  • Falaram do TÊM na alternativa E, mas o "com que" também não estaria errado?

  • c) RECAEM sobre (...) o foco do seu estudo.

    c) o foco do seu estudo RECAI sobre ...

  • c) RECAEM sobre (...) o foco do seu estudo.

    c) o foco do seu estudo RECAI sobre ...

  • a) Tudo que parece vazio no espaço seria formado, para os gregos, pelo éter, um quinto elemento invisível, inalterável e com movimento circular uniforme. CERTO!

    b) À¹ despeito do que se via na Antiguidade, para os gregos, a busca pelo conhecimento seria uma busca ética, enquanto que pode-se² estudar física, hoje sem um sentido moral.

    ¹ [crase inadequada antes de palavra masculina]

    ² [ênclise inadequada; "que" = fator de próclise]

    A despeito do que se via na Antiguidade, para os gregos, a busca pelo conhecimento seria uma busca ética, enquanto que se pode estudar física, hoje sem um sentido moral.

    c) Aristóteles deixou um conjunto de textos sobre como argumentar; recaem¹ sobre os diálogos socráticos de Platão o foco de seu estudo [sujeito], sobretudo no que diz respeito refutação e persuasão.

    ¹ [concordância verbal equivocada; sujeito no singular]

    ² ["diz respeito a" + "a refutação" = fenômeno do acento indicativo de crase (a+a)]

    ³ ["diz respeito a" + "a persuasão" = fenômeno do acento indicativo de crase (a+a)]

    → Aristóteles deixou um conjunto de textos sobre como argumentar; recai sobre os diálogos socráticos de Platão o foco de seu estudo, sobretudo no que diz respeito à refutação e à persuasão.

    d) O cosmos, para os gregos antigos era único¹, com um sol e todos os planetas girando em torno da Terra, além de quatro elementos básicos que compõe a matéria: terra, ar, água e fogo.

    ¹ [ausência de vírgula inadequada, pois existe uma vírgula antes da preposição "para"; sem a vírgula após o adjetivo "antigos", o verbo "era" fica separado do seu sujeito ('O cosmos'), violando a norma gramatical]

    ² [concordância verbal inadequada; sujeito no plural (subordinante) e verbo no singular (subordinado)]

    → O cosmos, para os gregos antigos, era único, com um sol e todos os planetas girando em torno da Terra, além de quatro elementos básicos que compõe a matéria: terra, ar, água e fogo.

    e) Além de explicar padrões que via na natureza, Aristóteles descreveu uma série de espécies, como peixes e corais, questionando a razão com que¹, por exemplo, certos animais tem² casco fendido.

    ¹ ["questionando a razão por que (pela qual) certos animais têm casco fendido"]

    ² [concordância verbal inadequada; sujeito no plural (subordinante) e verbo no singular (subordinado)]

    → Além de explicar padrões que via na natureza, Aristóteles descreveu uma série de espécies, como peixes e corais, questionando a razão por que, por exemplo, certos animais têm casco fendido.

    -----------------------------------------------------------------------------

    Se houver algum erro da minha parte, perdoem-me e corrijam, se possível.

  • Boa questão! Nesse tipo, você tem que ter um olho de águia para pegar os erros!

  • GABARITO A

    A Tudo que parece vazio no espaço seria formado, para os gregos, pelo éter, um quinto elemento invisível, inalterável e com movimento circular uniforme.

    B À despeito do que se via na Antiguidade, para os gregos, a busca pelo conhecimento seria uma busca ética, enquanto que pode-se estudar física, hoje sem um sentido moral.

    Erro mínimo de colocação pronominal.

    Que = fator atrativo de pronome oblíquo átono, não há o que se falar em próclise no verbo "pode", o correto seria "que se pode".

    C Aristóteles deixou um conjunto de textos sobre como argumentar; recaem sobre os diálogos socráticos de Platão o foco de seu estudo, sobretudo no que diz respeito a refutação e a persuasão.

    O que ''recaem'' sobre os diálogos? o foco de seu estudo. Logo, o foco de seu estudo recai* sobre os diálogos...

    D O cosmos, para os gregos antigos era único, com um sol e todos os planetas girando em torno da Terra, além de quatro elementos básicos que compõe a matéria: terra, ar, água e fogo.

    Erro mínimo.

    Quatro elementos básicos que COMPÕEM*.

    E Além de explicar padrões que via na natureza, Aristóteles descreveu uma série de espécies, como peixes e corais, questionando a razão com que, por exemplo, certos animais tem casco fendido.

    Erro mínimo outra vez.

    Certos animais TÊM*.

  • Boto no filtro tipo lógica textual e vem pergunta sobre concordância? É isso mesmo?. Fiquei perdido na questão. Enfim