SóProvas


ID
2336470
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Em “Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]” há duas orações, sendo que, na primeira, o sujeito está elíptico e, na segunda, é o termo “você”. [Errado]

    ► Na primeira oração, o sujeito não é elíptico (determinado). O correto é sujeito indeterminado.

    Sujeito Indeterminado: é aquele que, embora existindo, não se pode determinar nem pelo contexto, nem pela terminação do verbo. Uma das três maneiras diferentes de indeterminar o sujeito de uma oração é:

    Com verbo na 3ª pessoa do plural:

    O verbo é colocado na terceira pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração).

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]”→ o verbo “dizem” está na terceira pessoa do plural e não se refere a termo anterior ou posterior na oração.

     

    b) Em “Ainda bem que somos crescidinhos”, o termo em destaque funciona como objeto direto do verbo “ser”. [Errado]

    ► “(...) que NÓS somos crescidinhos”. Nessa oração, o sujeito é implícito e determinado, pois está indicado pela desinência verbal -mos. Além disso, o verbo ser é um verbo de ligação, e não, transitivo direto.

    A palavra “crescidinhos” é predicativo do sujeito. No predicado nominal, o núcleo é sempre um nome, que desempenha a função de predicativo do sujeito. O predicativo do sujeito é um termo que caracteriza o sujeito, tendo como intermediário um verbo de ligação. SUJEITO = Nós; VERBO DE LIGAÇÃO = somos; PREDICATIVO DO SUJEITO = crescidinhos.

     

    c) No excerto “[...] assim você toma água e escova os dentes.”, há duas orações sindéticas ligadas pela conjunção “e”, todavia os dois verbos possuem funções sintáticas distintas. [Errado]

    ► Os dois verbos possuem a mesma função sintática: VERBO TRANSITIVO DIRETO

     

    d) Em “Chame os amigos junto com os seus pais.”, a expressão em destaque funciona como objeto direto e o sujeito, que está elíptico, é “você”. [GABARITO]

     

    e) No excerto “E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta [...]”, há um período composto por subordinação e o sujeito das orações é o mesmo. [Errado]

    ► As orações não possuem o mesmo sujeito.

    “E você deve cuidar das amizades” → sujeito = VOCÊ

    “porque são como uma planta” → sujeito = AMIZADES

     

  •  

    a) Em “Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]” há duas orações, sendo que, na primeira, o sujeito está elíptico e, na segunda, é o termo “você”. Errada, 2ª oração sjujeito é você, na 1ª há indice de indeterminação do sujeito {macete: quando quiser saber se o sujeito é indeterminado coloque um substantivo próprio antes do verbo, se a frase não fizer sentido há IIS}

     

    b) Em “Ainda bem que somos crescidinhos”, o termo em destaque funciona como objeto direto do verbo “ser”. Errada, predicativo do sujeito (caracteristica do sujeito)

     

    c) No excerto “[...] assim você toma água e escova os dentes.”, há duas orações sindéticas ligadas pela conjunção “e”, todavia os dois verbos possuem funções sintáticas distintas. Errada, há uma conjunção aditiva (e), mesma função sintatica objeto direto (quem toma, toma algo)

     

    d) Em “Chame os amigos junto com os seus pais.”, a expressão em destaque funciona como objeto direto e o sujeito, que está elíptico, é “você”. Correta, quem chama chama alguém, que você chame!)

     

    e) No excerto “E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta [...]”, há um período composto por subordinação e o sujeito das orações é o mesmo. Errada, há relação de subordinação, porém os sujeitos são diferentes (1ª você, 2ª amizades)

  • Não vejo subordinação na letra E e sim uma explicação. Lembrando que o conectivo PORQUE tanto pode ser  subordinado como coordenado.

  • ótima

  • Correta a letra C

    Mas a é o certo não seria período composto e uma oração coordenação explicativa. 

  • Regência  -  O verbo chamar admite duas regências:
    1. Chamar = xingar, apelidar  -  Admite qualquer construção. Pode ser transitivo direto ou indireto, indiferentemente. Vem sempre acompanhado de predicativo do objeto, formando o predicado verbo-nominal.
    2. Chamar = convocar, fazer vir  -  É verbo transitivo direto (pede complemento sem preposição).
     

  • LETRA D.

     a)

    Em “Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]” há duas orações, sendo que, na primeira, o sujeito está elíptico e, na segunda, é o termo “você”. - ERRADO, dizem(verbo na 3° plural sem referência) não é possivel saber quem disse, logo é SUJEITO INDETERMINADO.

     b)

    Em “Ainda bem que somos crescidinhos”, o termo em destaque funciona como objeto direto do verbo “ser”. - ERRADO, o verbo "ser" é VL

     c)

    No excerto “[...] assim você toma água e escova os dentes.”, há duas orações sindéticas ligadas pela conjunção “e”, todavia os dois verbos possuem funções sintáticas distintas. - ERRADO, há um ASSINDÉTICA e outra SINDÉTICA.

     d)

    Em “Chame os amigos junto com os seus pais.”, a expressão em destaque funciona como objeto direto e o sujeito, que está elíptico, é “você”. - CERTO, "chamar" é VTD, o sujeito é ELIPTICO/OCULTO expresso pela desinência verbal.

     e)

    No excerto “E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta [...]”, há um período composto por subordinação e o sujeito das orações é o mesmo.- ERRADO, sujeitos diferentes, na 1° oração o sujeito é "VOCÊ", na 2° oração o sujeito é "AMIZADES".

  • d)

    Em “Chame os amigos junto com os seus pais.”, a expressão em destaque funciona como objeto direto e o sujeito, que está elíptico, é “você”. 

    O verbo "chamar", está na terceira pessoa do singular, do imperativo Afirmativo, que nesse caso é conjugado como "CHAME (VOCÊ)".

    "Você" é sujeito elíptico da oração.

  • Estou tão nervosa com esta banca, gente! Esta questão foi umas das poucas que acertei e que fizerem sentido. Só Jesus!!! 

    Dia 10 será punk!!!

  • Sobre o IMPERATIVO, galera:


    O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente. Em ambos não existe flexão na 1.ª pessoa do singular (eu).


    No imperativo afirmativo, a 2.ª pessoa do singular (tu) e a 2.ª pessoa do plural (vós) derivam do presente do indicativo, sendo retirado o -s final das formas conjugadas no presente.

    Presente do indicativo:

    Tu estudas

    Vós estudais

    Imperativo afirmativo:

    Estuda tu

    Estudai vós

    A 3.ª pessoa do singular (ele), a 1.ª pessoa do plural (nós) e a 3.ª pessoa do plural (eles) derivam do presente do subjuntivo, sendo conjugadas da mesma forma.

    Presente do subjuntivo:

    Que ele estude

    Que nós estudemos

    Que eles estudem

    Imperativo afirmativo:

    Estude ele

    Estudemos nós

    Estudem eles


    O imperativo negativo é conjugado conforme o presente do subjuntivo.

    Presente do subjuntivo:

    Que tu estudes

    Que ele estude

    Que nós estudemos

    Que vós estudeis

    Que eles estudem

    Imperativo negativo:

    Não estudes tu

    Não estude ele

    Não estudemos nós

    Não estudeis vós

    Não estudem eles

    =======================


  • Rumo a PC ES!

  • RUMO À PMES!