-
GAB>
b)
Auditoria de sistemas da qualidade.
-
a) EXEMPLO DE CONTROLE POR RETROÇÃO (PRODUTO, FINAL)
c) EXEMPLO DE CONTROLE CONCOMINTANTE (DURANTE)
d) RETROAÇÃO
e) CONCOMINTANTE
-
Unico material que achei sobre isso, foi no ambiente jurídico , então segue a quem interessar :
. Controle prévio ou preventivo (a priori)
Se chama prévio o controle exercido antes do início ou da conclusão do ato, sendo um requisito para sua eficácia e validade. É exemplo de controle prévio quando o Senado Federal autoriza a União, os Estados, o Distrito Federal ou os Municípios a contrair empréstimos externos. Outro exemplo apresentado por Hely Lopes Meirelles é o da liquidação da despesa para oportuno pagamento.
2.2.2. Controle concomitante
É o controle exercido durante o ato, acompanhando a sua realização, com o intento de verificar a regularidade de sua formação. Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo expõem como exemplos do controle concomitante a fiscalização da execução de um contrato administrativo e a realização de uma auditoria durante a execução do orçamento, entre outros.
2.2.3. Controle subsequente ou corretivo (a posteriori)
Considera-se subsequente ou corretivo, o controle exercido após a conclusão do ato, tendo como intenção, segundo Fernanda Marinela, “corrigir eventuais defeitos, declarar sua nulidade ou dar-lhe eficácia, a exemplo da homologação na licitação”. Alexandrino e Paulo ainda constatam que o controle judicial dos atos administrativos, por via de regra é um controle subsequente.
FONTE: http://ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12667
-
essa banca esta de sacagem com esses tipos de pergunta.
-
Indiquem para comentário!
-
Controle a príorí ou feedforwork também pode ser chamado de controle de qualidade preliminar ou preventivo e tem por fim assegurar que a qualidade dos inputs (entradas) seja adequada para prevenir problemas no desempenho das tarefas. Ele é 0 tipo mais desejado, porém nem sempre é viável, pois exige informações precisas e no tempo certo.
Controle concomitante ou simultâneo é aquele em que vai ocorrendo monitoramento das atividades, à medida que elas vão sendo processadas. Tem por objetivo garantir que elas estejam de acordo com os padrões de qualidade. 0 controle simultâneo tem sido facilitado pelos programas computadorizados
Controle posteriori ou de feedback enfoca a produção final ou serviço depois que a tarefa está cumprida; também é chamado de pós-ação ou controle de output. Para Robbins e Coulter (1998), este tipo de controle apresenta duas vantagens sobre os demais: fornece informações importantes para o administrador sobre a eficácia do seu planejamento e pode aumentar a motivação dos empregados com a divulgação dos resultados alcançados.
#Giovanna Carranza
-
Segundo Maximiano - Introdução à Administração
Escolha do momento em as informações são produzidas para o processo de controle: antes, durante ou depois da execução das atividades.
INSUMOS ------> Controle prévio
PROCESSO -------> Controle simultâneo
PRODUTOS -------> Controle final
Controle prévio
Exemplo: teste de seleção de pessoal, auditoria de sistemas de qualidade e programas de manutenção preventiva.
Controle simultâneo
Exemplo: controle estatístico de processo e inspeção da execução da atividade.
Controle final
Exemplo: controle da qualidade tradicional e avaliação do desempenho de estudantes.
-
Banca covarde!!!
-
Nunca vi, nem ouvi
-
Controles de qualidade e desempenho são posteriores.
Auditoria interna é preventiva.
Inspeção e controle estatístico (CEP) são concomitantes ao processo.
-
Fonte: Gran Cursos Online, de acordo com a aula preparada e ministrada pelo professor Bruno Eduardo Martins
TIPOS DE CONTROLE
O controle do desempenho de uma atividade ou processo organizacional pode ser efetuado em diferentes momentos: antes que a atividade comece, enquanto a atividade decorre ou depois que a atividade estiver terminada.
Desta forma os respectivos controles estão baseados no sincronismo temporal: preventivo, simultâneo e posterior.
Controle preventivo:
Consiste na antecipação dos problemas que poderão ocorrer, em vez de resolvê-los depois de acontecerem. Essa modalidade é proativa, que busca detectar problemas antes que determinada sequência de atividades seja iniciada.
-antecipa os problemas;
-foco nos insumos;
Controle simultâneo: Consiste no monitoramento contínuo das atividades de forma a garantir que estejam sendo executadas de acordo com os padrões de desempenho definidos. Esse mecanismo de controle reativo busca detectar e corrigir problemas no momento em que ocorrem.
-corrige problemas a medida que ocorrem;
-foco nos processos;
Controle posterior: Chamado também de controle por feedback, tem como objetivo avaliar o desempenho de uma atividade ou processo após sua realização. Seu foco está na comparação dos resultados obtidos com os parâmetros de desempenho previamente estabelecidos.
-corrige problemas depois de ocorrem;
-foco nos resultados
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1. O controle, como atividade administrativa, permeia toda a organização, podendo ser exercida antes, depois ou durante a execução das atividades. Segundo Chiavenato, o controle é prévio quando
a. Estabelece padrões.
b. Avalia o desempenho.
c. Mensura os resultados.
d. Avalia os fins alcançados.
e. Verifica o fluxo de trabalho.
COMENTÁRIO: O controle é prévio quando estabelece padrões, ou seja, quando já se define, antes de começar, aquilo que se deseja. É por isso que se diz que o controle “nasce” do planejamento
-
Aí pegaram pesado hem... o jeito é apelar pra mãe diná e chutar kkkkkkkkkkkkkkkk
-
Auditoria só se faz DEPOIS que aconteceu um fato. Como que isso pode ser controle prévio?????????
-
Auditoria de sistemas de qualidade, ao meu ver, é como se fosse um meta controle.