SóProvas


ID
2337781
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A instituição/organização/entidade social pode ser definida como unidade que faz com que seja possível aos integrantes de um grupo ou equipe trabalharem juntos, em busca de objetivos. Criar espaços de participação dos usuários, em todos os níveis, na estrutura organizacional da instituição, constitui uma das demandas profissionais do Serviço Social. Para tanto, há de se considerar alguns traços de nossa tradição autoritária que contribuem para dificultar o desenvolvimento de processos participativos nas instituições, e, consequentemente, na atuação profissional. São determinantes imediatos do autoritarismo presentes nas instituições:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • Em qual fundamento? Bibliografia?

  • Este artigo ajuda a entender a questão:

    Práticas inovadoras de modelo de gestão participativa: um estudo de caso na rede municipal de ensino de Jundiaí
    Virginia Fernandes Cavazzani

     

    Ao analisar as funções do diretor de escola pública, observa-se o uso da “autoridade” que o cargo lhe compete, para exercício de “poder” reduzindo os envolvidos à condição de coisas, roubando-lhes o direito de serem sujeitos de seu próprio discurso, fingindo não haver uma diferença entre o real interesse do diretor e a necessidade da comunidade, no momento em que é o responsável em teleguiar a relação.

    ...

    A escola reproduz o processo de uma sociedade autoritária, com tradição autoritária, com organização autoritária, articulada com interesses autoritários de uma minoria. Os determinantes imediatos do autoritarismo que se dão no interior da escola e que dificultam a participação da comunidade na gestão, são decorrentes de múltiplos interesses de grupos que nela interagem, bem como os condicionantes materiais, institucionais e ideológicos desse autoritarismo. Refiro-me aos condicionantes institucionais, por tratarem dos que mais dificultam o estabelecimento de relações  democráticas na gestão.

     

    Instagram: Mentoring Concursos Públicos

  • Amanda Diniz, a fundamentação da questão está no livro "Gestão democrática e Serviço Social: princípios e propostas para a intervenção crítica", da biblioteca básica do SS. De acordo com os autores do livro, com fundamento em Paro (2000), os múltiplos interesses dos grupos, bem como os condicionantes materiais, institucionais e ideológicos conformam os determinantes imediatos do autoritarismo de toda e qualquer instituição de nossa sociedade.