SóProvas


ID
234733
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia as seguintes recomendações referentes ao uso do clipping jornalístico e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Na folha de clipping, ou no espaço correspondente no caso do clipping virtual, deverão aparecer as informações sobre a procedência das notícias: nome do veículo e do jornalista responsável pela matéria, número de páginas do jornal/revista de origem e data de publicação da matéria.
( ) A assessoria de imprensa também pode elaborar um clipping de rádio, televisão e internet ou contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço para fazê-lo.
( ) O clipping de papel pode ser lido por todos na empresa/instituição, ao passo que o clipping virtual é acessado por poucas pessoas.
( ) Uma das principais razões para que o clipping seja entregue logo nas primeiras horas da manhã é o fato de ele tratar basicamente de fornecer informações.
( ) O press-clipping, diferentemente do clipping virtual, é uma coletânea das notícias e comentários sobre a empresa/instituição ou pessoa(s) assessorada(s) veiculados na imprensa em determinado dia.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • número de páginas do jornal/revista de origem????

    por que razão a clipagem precisa dizer quantas páginas tem o jornal ou a revista???
  • Talvez eles queriam falar némro DA página e não DE páginas.

  • CLIPPING (assessoria de imprensa) É uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona. Serve também como aferição do retorno de imagem que é um trabalho realizado pelas assessorias de imprensa das empresas e do governo.

    Fonte: 
    http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/
  • Para Wilson Costa Bueno, no livro "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia", identificar o clipping de maneira incompleta ou imprecisa é um dos grandes equívocos da clipagem. Ele afirma que é importante a descrição exata do dia, da página e mesmo do caderno em que a matéria está inserida. Concordando com o primeiro comentário, não vejo um motivo lógico para identificar o número de páginas da publicação pela qual a matéria foi publicada. Podemos chegar à resposta correta dessa questão pelo método de exclusão das alternativas. Não sei se algum autor defende ser necessário tal ato na clipagem.
  • Letra A