SóProvas


ID
2355754
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“O processo de uma avaliação clínica em psicopatologia é comparado a um funil. O clínico começa coletando uma grande quantidade de informações sobre muitos aspectos do funcionamento do indivíduo para determinar onde pode estar a fonte do problema. Após obter um juízo preliminar do funcionamento geral da pessoa, é importante que o clínico adote o uso de instrumentos visando estabelecer um foco em áreas que sinalizem ser mais relevantes. Para assegurar que este foco seja bem estabelecido, o instrumento adotado deve ser caracterizado por:
I. Confiabilidade: que é o grau de consistência de uma medida.
II. Validade: que é o grau no qual uma técnica mede o que deve medir.
III. Padronização: que é a aplicação de certos padrões para garantir consistência entre medições diferentes.
Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • a)  I, II e III. 

  • Alguém sabe informar qual é essa referencia utilizada na questão? 

  • Detalhe importante a se destacar é que a questão fez uma pegadinha com o sinônimo da palavra fidedignidade. Fidedignidade=Confiabilidade.

    Psicologia pra Passar - Oslem Klesiano

  • Aline Jeronimo, a referência utilizada nessa questão é o livro "Psicopatologia: Uma Abordagem Integrada", de Barlow e Durand, página 74.

  • I. Confiabilidade: que é o grau de consistência de uma medida.

    II. Validade: que é o grau no qual uma técnica mede o que deve medir.

    III. Padronização: que é a aplicação de certos padrões para garantir consistência entre medições diferentes.

  • A confiabilidade, ou fidedgnidade em psicometria refere-se à capacidade do teste obter os mesmos escores pelas mesmas pessoas em diferentes ocasiões, ou com aplicadores diferentes, ou com diferentes conjuntos de itens equivalentes, ou sob outras condições variáveis do exame. Relaciona-se à estabilidade no tempo e à consistência interna do instrumento.

    A validade, um dos mais relevantes aspectos da construção dos testes psicológicos, refere-se à capacidade de medir exatamente aquilo que um teste se propõe a medir e quão bem ele faz isso.

    Já a padronização se refere à uniformidade dos procedimentos para uso de um teste, desde as preocupações a serem tomadas na aplicação do teste (uniformidade das condições de testagem) até o desenvolvimento de parâmetros ou critérios para a interpretação dos resultados obtidos. Apesar de constantemente se apresentarem associadas, a padronização difere-se da normatização no sentido de que esta está relacionada à uniformidade da interpretação dos escores do teste.


    GABARITO: A

  • O que pode ter confundido alguns é que a banca usou o termo confiabilidade, ao invés de usar os termos mais comuns na literatura, quais sejam, fidedignidade e precisão.

     

    Validade: Segurança de que o teste mede exatamente aquilo a que se propõe, ou seja, o construto para o qual é indicado. É uma verificação direta de o teste satisfazer o não sua função;

     

    Precisão/Fidedignidade: Confiabilidade, consistência e estabilidade dos resultados quando retestado;

     

    Normatização: Uniformidade na interpretação dos resultados a partir de critérios ou parâmetros. É uma etapa da padronização, porque a correção/interpretação é uma das etapas da aplicação;

     

    Padronização: Uniformidade de procedimentos utilizados na aplicaçãodos testes;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A